A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciberdependência é uma doença Os Ciberdependência são vítimas de uma doença já classificada como "Internet Addiction disorder", de acordo com o psiquiatra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciberdependência é uma doença Os Ciberdependência são vítimas de uma doença já classificada como "Internet Addiction disorder", de acordo com o psiquiatra."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ciberdependência é uma doença Os Ciberdependência são vítimas de uma doença já classificada como "Internet Addiction disorder", de acordo com o psiquiatra Luís Patrício. A ciberdependência pode aparentar-se à perturbação obsessiva compulsiva e à perturbação do controlo dos impulsos.

3 Para não interromper as maratonas no computador, alguns recorrem a doses excessivas de cafés e outros estimulantes. Não tomam as refeições em família Evitam conviver com os amigos e, nos casos mais extremos, faltam ao emprego ou às aulas.

4 Na impossibilidade de ter acesso ao computador, ao telemóvel ou à consola de jogos, o dependente dá sinais de irritabilidade. Por vezes, apercebe-se do seu descontrolo e faz tentativas falhadas para parar.

5 As consequências vão desde: A desvalorização pessoal perturbações Mudança personalidade. O insucesso escolar Desleixo profissional Perdas financeiras. Graves crises familiares Rupturas conjugais.

6 "A dependência do computador, da Internet, de jogos vídeo ou da televisão é uma perturbação em que o utilizador, consumindo, tenta obter bem-estar ou prazer, ou o alívio do mal- estar ….

7 Um dependente da internet pode apresentar os mesmos síndromas de abstinência que um consumidor de estupefacientes. Na impossibilidade de se ligar à internet, pode apresentar mal-estar, ansiedade, angústia, e quando a está a utilizar pode não ter controlo para interromper.

8 Afinal, como pode alguém saber se é um Ciberdependência ou se está a seguir esse caminho?

9 Na internet encontram-se já algumas formas de o avaliar. A melhor delas - garante pelo menos o seu autor - é o Teste de Dependência da Internet, (desenvolvido pelo Dr. Kimberly) constituído por 20 perguntas que mede o grau de viciação em fraco, moderado e grave.

10 Sinais de alerta para os pais O seu filho passa horas na Internet?

11 Não larga o telemóvel, nem quando vai para a cama? Prefere os chats a sair com os amigos ou os jogos solitários de computador a brincar com os colegas? As notas desceram e anda triste ou ausente?

12 Se o seu filho apresenta esses sintomas, pode sofrer de uma dependência cada vez mais frequente entre crianças, jovens e adultos. Conhecida por ciberpatologia é muito mais do que o uso doentio da Internet ou do telemóvel. É uma perturbação que indicia outros problemas psicológicos e sociais.

13 "Um jovem sempre sozinho com o seu computador é um sinal de alerta. O que não quer dizer que usar a Internet seja, em si, um perigo. Bem pelo contrário. O que está em causa quando se fala de ciberdependência, em qualquer idade, é o consumo excessivo, descontrolado, prejudicando a vida pessoal, conjugal, social, escolar ou profissional.

14 No caso dos jovens, é especialmente sintomática a falta de amizades com pares e a descida da média das notas na escola. Normalmente, assiste-se também a uma degradação das relações familiares.

15 O "isolamento obstinado e permanente" em torno do computador é um sinal de que algo não está bem, sublinha o especialista do Hospital de Crianças Maria Pia (Porto). "Cabe aos pais estarem atentos e não deixarem que os filhos sejam educados pela televisão ou pela Internet".

16 A utilização excessiva do computador, Internet, televisão e videojogos associada a isolamento no quarto, desinteresse escolar e retracção em actividades desportivas ou lúdicas antes realizadas são sinais de alarme para os pais.

17 Sentir irritação por não ter acesso ao computador ou telemóvel e fazer tentativas frustradas para reduzir o consumo, são sintomas de dependência.

18 Quando estes sinais de alerta se somam a quadros depressivos, está na hora de procurar ajuda. Em Portugal, ainda não há consultas especializadas no tratamento da dependência patológica das novas tecnologias.

19 Mas, noutros países como França e Espanha, já existem serviços vocacionados para o problema. Na Galiza, os hospitais públicos já estão a receber pessoas que procuram tratamento.

20 Mundo dos Viciados filme

21


Carregar ppt "Ciberdependência é uma doença Os Ciberdependência são vítimas de uma doença já classificada como "Internet Addiction disorder", de acordo com o psiquiatra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google