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UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina AI AI (Atividade de Investigação) e MULTIMODOS e Múltiplas Representações AI AI (Atividade de.

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1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina AI AI (Atividade de Investigação) e MULTIMODOS e Múltiplas Representações AI AI (Atividade de Investigação) e MULTIMODOS e Múltiplas Representações http://paginapessoal.utfpr.edu.br/goya

2 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina I)Fenômeno e Problema : o professor apresenta o problema bem como o fenômeno a ser estudado e o equipamento a ser trabalhado. São identificados as variáveis e feito uma explicação qualitativa. II)Hipóteses e Plano de Trabalho: os alunos (com ajuda do professor) devem formular hipóteses (exemplo: possibilidade de uma relação matemática entre as variáveis, o modelo teórico que envolve o fenômeno estudado) e traçar um plano de trabalho (o que fazer para responder o problema, o que e como medir) para verificar as suas hipóteses. AI : Atividade de Investigação

3 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina III) Análise de dados e Conclusão: como tratar o conjunto de dados (tabelas, gráficos, cálculos matemáticos, etc) para se poder verificar as hipóteses. Concluir comentando todos os 3 passos da atividade, especialmente confrontando as hipóteses com os resultados e suas incertezas. IV) Comunicação dos resultados: apresentação da solução do problema aos colegas fazendo uso de multimodos e múltiplas representações. AI : Atividade de Investigação

4 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina 1) verbal: descrição utilizando a lingua natural; 2) pictórica: descrição com imagens e figuras; MULTIMODOS E MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES 3) matemática: descrição utilizando a representação simbólica das equações, as tabelas e gráficos; 4)cinestésicas: através de atuações em experimentos e encenações.

5 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina MULTIMODOS E MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES Multimodos e múltiplas representações aprofundam a aprendizagem, pois os alunos ao prepararem as explicações terão de apresentar um mesmo conceito ou proposição de formas diferentes. Nesse caso espera-se que o aluno possa entender completamente as relações entre as representações, possam traduzir e ir de um para outro com facilidade, enfim, possam convergir (traduzir informações entre as representações) e não somente apresentar bons resultados de aprendizagem numa única representação.

6 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina APRESENTAÇÃO DOS PROBLEMAS PROBLEMA DA EQUIPE A (cinemática unidimensional): Considerando os conceitos de cinemática explicados nos livros didáticos, apresentem experimento que ilustre o movimento MU e MUV. Procurem apresentar uma explicação científica desses movimentos, fazendo uso dos recursos de multimodos e múltiplas representações. Podem adaptar alguns exercícios mais complexos, que estejam relacionados com o problema, para completar a apresentação que será realizada para outras equipes. Preparação: dias 10, 17 e 31/03, quinta, das 13h30 às 14h40, na sala B-103.

7 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina APRESENTAÇÃO DOS PROBLEMAS PROBLEMA DA EQUIPE B (Cinemática Vetorial): Considerando os conceitos de cinemática explicados nos livros didáticos, apresentem experimentos que ilustrem a composição dos movimentos MU e MUV através do lançamento horizontal e lançamento oblíquo. Procurem apresentar uma explicação científica desses movimentos, fazendo uso dos recursos de multimodos e múltiplas representações. Podem adaptar alguns exercícios mais complexos, que estejam relacionados com o problema, para completar a apresentação que será realizada para outras equipes. Preparação: dias 10, 17 e 31/03, quinta, das 13h30 às 14h40, na sala B-103.

8 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina APRESENTAÇÃO DOS PROBLEMAS PROBLEMA DA EQUIPE C (Leis de Newton): Considerando os conceitos das leis de Newton explicados nos livros didáticos, apresentem experimentos que ilustrem as 3 leis de Newton. Procurem apresentar uma explicação científica desses movimentos, fazendo uso dos recursos de multimodos e múltiplas representações. Podem adaptar alguns exercícios mais complexos, que estejam relacionados com o problema, para completar a apresentação que será realizada para outras equipes. Preparação: dias 31/3, 07/04 e 14/04 quinta, das 13h30 às 14h40, na sala B-103.

9 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina APRESENTAÇÃO DOS PROBLEMAS PROBLEMA DA EQUIPE D (Dissipação de Energia): Considerando os conceitos do trabalho e da energia explicados nos livros didáticos, apresentem estudos experimentais de lançamento horizontal e oblíquo de um objeto que não gira ao escorregar num plano inclinado. Procurem apresentar uma explicação científica desses movimentos, fazendo uso dos recursos de multimodos e múltiplas representações. Podem adaptar alguns exercícios mais complexos, que estejam relacionados com o problema, para completar a apresentação que será realizada para outras equipes. Preparação: dias 07, 14 e 28/04, quinta, das 13h30 às 14h40, na sala B-103.

10 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina APRESENTAÇÃO DOS PROBLEMAS PROBLEMA DA EQUIPE E (colisões): Considerando as variáveis da rotação, os conceitos de centro de massa, da conservação de energia e da conservação do momento linear explicados nos livros didáticos, apresentem estudos experimentais de colisões de duas bolas. Procurem apresentar uma explicação científica desses eventos, fazendo uso dos recursos de multimodos e múltiplas representações. Podem adaptar alguns exercícios simples, que estejam relacionados com o problema, para completar a apresentação que será realizada para outras equipes. Preparação: dias 28/4, 5 e 12/05, quinta, das 13h30 às 14h40, na sala B-103.

11 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina APRESENTAÇÃO DOS PROBLEMAS PROBLEMA DA EQUIPE F (rotações): Considerando as variáveis da rotação, os conceitos de torque e da conservação do momento angular, bem como a 2ª lei de Newton para a rotação explicados nos livros didáticos, apresentem estudos experimentais que meçam o momento de inércia de 3 corpos diferentes. Procurem apresentar também experimentos que ilustrem a precessão de um giroscópio utilizando a roda do laboratório e a plataforma girante fornecendo uma explicação científica desses eventos, fazendo uso dos recursos de multimodos e múltiplas representações. Preparação: dias 5, 12 e 19/05, quinta, das 13h30 às 14h40, na sala B-103.

12 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina TRILHO MULTIFUNCIONAL Fig 1: Trilho Multifuncional, segmento liso (à esquerda) e acanalado (à direita), sobre uma mesa de laboratório BAIXAR O ARTIGO SOBRE O TRILHO DO SITE

13 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Como ler o paquímetro

14 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina


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