A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

10.5 – Momento angular Unidades S.I.: kg.m 2 /s O Direção e sentido: regra da mão direita Módulo: (momento angular de uma partícula) Relação entre momento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "10.5 – Momento angular Unidades S.I.: kg.m 2 /s O Direção e sentido: regra da mão direita Módulo: (momento angular de uma partícula) Relação entre momento."— Transcrição da apresentação:

1 10.5 – Momento angular Unidades S.I.: kg.m 2 /s O Direção e sentido: regra da mão direita Módulo: (momento angular de uma partícula) Relação entre momento angular e torque: 0

2 (análogo a ) Momento angular de corpo rígido girando em torno de um eixo: Dividimos o CR em fatias: Fatia do CR girando em torno do eixo z Momento angular da i-ésima partícula Somando por todas as partículas da fatia: (análogo a )

3 Outra fatia do CR girando em torno de z Partícula movendo-se para fora do plano Partícula movendo-se para dentro do plano Somando por todas as fatias: Se o eixo de rotação for um eixo de simetria, o momento angular terá a mesma direção do eixo Assim: De maneira semelhante, partindo da equação para uma partícula: E somando por todas as partículas do CR, obtemos: (aqui contribuem apenas os torques externos)

4 10.6 – Conservação do momento angular Se a resultante dos torques externos for nula: Exemplo: patinadora no gelo Ao fechar os braços, a patinadora reduz o momento de inércia ( ), de modo que a velocidade angular aumenta ( ).

5 Vídeo: Physics Demonstrations in Mechanics II-9 Demonstração: cadeira giratória Um gato em queda livre conserva o momento angular? Exemplo: Y&F 10.11

6 Análise do movimento: Exemplo: Y&F 10.14

7 Problema: Y&F (centro de percussão) Vídeo: Physics Demonstrations in Mechanics II-11

8 10.7 – Giroscópios e precessão Demonstração: roda de bicicleta Caso 1: roda parada Vista de cima Caso 2: roda girando Vista de cima Precessão do momento angular Momento angular inicial da roda

9 Outros exemplos: precessão do eixo de rotação da Terra, precessão do pião (demonstração) Vídeo: Physics Demonstrations in Mechanics VI-5

10 Cálculo da velocidade angular de precessão: Em um intervalo dt, o momento angular e o eixo de rotação da roda precessionam por um ângulo dφ Velocidade angular de precessão (no caso do eixo de rotação ortogonal ao eixo de precessão):

11 Exemplo: torque na precessão do eixo de rotação da Terra

12 Cinemática de uma partículaRotação de um CR PosiçãoÂngulo VelocidadeVelocidade angular AceleraçãoAceleração angular MassaMomento de inércia Energia cinética ForçaTorque 2a. Lei Trabalho Potência Momento linearMomento angular 2a. Lei Completando a analogia cinemática linear e rotação de CR:

13 Próximas aulas: 6a. Feira 18/11: Aula de Exercícios (sala A-327) 4a. Feira 23/11: Aula de Exercícios (sala A-327) 6a. Feira 25/11: Aula de Revisão e Testes dos Caps. 9 e 10 (sala A-327) 2a. Feira 28/11: P2


Carregar ppt "10.5 – Momento angular Unidades S.I.: kg.m 2 /s O Direção e sentido: regra da mão direita Módulo: (momento angular de uma partícula) Relação entre momento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google