A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Maria Imaculada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Maria Imaculada"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Maria Imaculada
NORTE BRASIL Vamos apresentar um trabalho sobre a região norte do país e explicar um pouco sobre sua economia, sua cultura e seus costumes. Rebeca nº19 Guilherme Campos nº7 Júlia Hamra de Sá nº 14 Rafaella nº18 Heloisa nº9 Prof. Wilson 7°B

2 Características físicas da região
ÍNDICE Características físicas da região Ocupação e exploração da região norte Curiosidades Devastação da Amazônia legal Desenvolvimento Sustentável

3 CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA REGIÃO
A região Norte é a maior região do país, ela tem sete estados que são: Pará(PA), Amazonas(AM), Acre(AC), Amapá(AP), Rondônia(RO),Roraima(RR) e Tocantins(TO).

4 CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA REGIÃO
A região Norte é caracterizada por ser muito quente e úmida. Ela é cortada pela linha do Equador, por isso as elevadas temperaturas.

5 CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA REGIÃO
O relevo da região Norte é a planície, chama Planície Amazônica, que ficaentre dois planaltos. Nas margens do Rio Amazonas (o maior e mais profundo do mundo) exitem os Igapós, áreas que ficam inundadas a maior parte do ano, as Várzeas, inundadas em certos períodos de cheia e a terra firme, que não inunda. Ao norte da região, temos o Planalto das Guianas, onde encontramos algumas serras, localizando-se o Pico da Neblina, o ponto mais alto do país. E por último temos o Planalto Central, ao sul, extensão do planalto da região Centro-Oeste.

6 CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA REGIÃO
A vegetação do Norte é a maior floresta equatorial do mundo, a Amazônia. Nesta região podemos encontrar coberturas vegetais, bastante heterogêneas com áreas de cerrado, campos e vegetação litorânea. A Floresta Amazônica é exuberante e abrange aproximadamente 80% da região norte. Ela é uma floresta tropical fechada, o solo é formado pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Como as árvores crescem muito juntas, as espécies de vegetação rasteira estão em pouca quantidade na floresta. A maioria dos animais da floresta são de pequeno e médio porte, pois vivem em árvores. Como: macacos, tucanos, cobras, etc. Os rios que cortam a floresta, há várias espécies de peixes.

7 CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA REGIÃO
A região Norte tem a maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia amazônica, que é formada pelo Rio Amazonas. No Rio Amazonas acontece um fenômeno chamado pororoca, que é uma onda de 5 metros de altura. A importância desse rio é sua foz onde encontramos a ilha de Marajó, maior ilha de água fluvio marítima do mundo e com o maior rebanho de búfalos do Brasil.

8 OCUPAÇÃO E EXPLORAÇÃO DA REGIÃO
As atividades econômicas da região Norte são: Setor Primário: agricultura pecuária extrativismo Setor Secundário: indústria zona franca de Manaus energia Setor terciário: transporte turismos

9 OCUPAÇÃO E EXPLORAÇÃO DA REGIÃO
Os primeiros habitantes da região foram os indígenas, em 1616 apareceram os portugueses que se interessaram pelas riquezas da fauna e da flora da Floresta Amazônica, com isso a região também foi parte de caminhos do Movimento das Bandeiras. Os missionários vieram para a região em busca de índios para catequizar. Eles os reuniam nas aldeias chamadas missões. As missões deram origem a várias cidades. Os brasileiros de outros estados, principalmente nordestinos, vieram para a região norte a fim de trabalhar na extração de borracha, famílias japonesas vieram trabalhar nas colônias agrícolas. Durante as décadas 60,70 e 80 os governos militares implantaram um grande plano de integração dessa região com as demais regiões do Brasil, incluindo a construção de varias rodovias, instalação de indústrias e a criação da Zona Franca de Manaus.

10 OCUPAÇÃO E EXPLORAÇÃO DA REGIÃO
Uma das danças típicas da região Norte é o Carimbó. A culinária do Norte teve forte influência indígena receitas vindas da caça. Nas comidas de lá é possível perceber a presença de ingredientes oferecidos pela floresta. Teve também grande influência portuguesa, japoneses, italianos e libaneses. Comidas típicas da região: Pato ao tucupi; Peixada de Tucunaré; Tacacá; Pescada Paraense; Mujica de peixe; Damorida; Bolo de Macaxeira; Caruru; Gurijuba; Maniçoba; Pirarucu de Casaca; Castanha do Pará; Açaí; Bolo de Milho.

11 Ocupação e exploração da Região FOLCLORE
O folclore da região são as lendas... Vamos contar um pouco sobre a lenda da vitória-régia. “A muitos anos em um uma tribo indígena, chamado tupi-guarani contava-se que a lua (para os indígenas Jaci) era uma deusa que ao despontar a noite beijava e enchia de luz os rostos das mais belas virgens índias da aldeia- as cunhantãs- moças. Sempre que ela se escondia atrás das montanhas levava as para si as moças de sua preferência e as transformava em estrelas. Uma linda jovem virgem da tribo, a guerreira Naiá, vivia sonhando com este encontro e mal podia esperar o dia em que seria chamada por Jaci. Os mais experientes da tribo (idosos) alertavam Naiá que depois de seu encontro com a sedutora deusa, as moças perdiam o seu sangue e sua carne, tornando- se luz, elas viravam estrelas do céu. Naiá queria porque queria ser levada pela lua. A noite caminhava pelas montanhas atrás dela, sem nunca alcançá-la. Todas as noites eram assim, e a jovem índia sonhando com o encontro, sem desistir. Não comia nem bebia nada. Tão obsecada ficou, que não havia pajé que lhe desse jeito. Um dia tendo parado para descansar à beira de um lago, viu em sua superfície o reflexo da deusa amada (a lua). Sega por seu sonho lançou-se ao fundo do lago e se afogou. A lua, grata, quis recompensá-la por seu sacrifício e resolveu transformá-la em uma estrela diferente de todas aquelas que brilham no céu. A transformou então numa estrela das aguas, única e perfeita, que é a planta vitória-régia. Assim nasceu uma linda planta, cuja as flores perfumadas e brancas, só abrem à noite, iam nascer do Sol ficam rosadas.

12 Ocupação e exploração da Região RELIGIOSIDADE
A religiosidade da região é bastante variada, porém predomina a religião católica. Vale ressaltar a maior manifestação religiosa católica do Brasil, que ocorre em Belém- Pará, chamada Círio de Nazaré.

13 DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA

14 DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA
É um dos maiores problemas ambientais do mundo. As principais causas são: o corte ilegal para uso da madeira e as queimadas para uso agrícola e pecuária. Dentre as consequências negativas principais podemos apontar a destruição do ecossistema, o aumento da poluição do ar e a extinção de diversas espécies da fauna e da flora. Exemplos de espécies em extinção: Jaguatirica, Peixe-boi, Pirarucu, Tamanduá bandeira, Onça Pintada, Arara Azul e muitos outros.

15 DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA
Exemplos de fauna e flora em extinção Castanheira Vitória régia Tamanduá bandeira Peixe boi

16 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Conceito: obter crescimento econômico necessário garantindo a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento social e os recursos naturais para as futuras gerações. Na região Norte, destaca-se a extração de recursos naturais de florestas de forma a não prejudicar o meio ambiente, de castanhas, açaí e palmito) Gera empregos para a população ribeirinha e ajuda na preservação do açaizeiro e outras espécies vegetais. Garante alimentos para a população local.

17 Desenvolvimento Sustentável Exemplo: Açaí
O açaí é colhido próximo da casa do ribeirinho, que sobe no açaizeiro, suas sementes são colocadas em um cesto, a polpa vira um delicioso suco, e a casca da semente vira artesanato.

18 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O Programa de Apoio à Conservação Ambiental Bolsa Verde, lançado pelo governo em setembro de 2011, concede, a cada trimestre, um benefício de R$ 300 às famílias em situação de extrema pobreza que vivem em áreas  consideradas prioritárias para conservação ambiental. O programa trouxe muitas melhorias às comunidades que vivem do extrativismo da região. Lembrando que a região Norte, concentra apenas 8,3% da população total do País, e 16,3% das pessoas em extrema pobreza.

19 Bibliografia Wikipedia www.infoescola.com www.suapesquisa.com


Carregar ppt "Colégio Maria Imaculada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google