A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Falar do Sul.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Falar do Sul."— Transcrição da apresentação:

1 O Falar do Sul

2 O que é língua? Língua - O conjunto das palavras e expressões usadas por um povo, por uma nação, e o conjunto de regras da sua gramática; idioma. Modo de expressão escrita ou verbal de um autor, de uma escola, de uma época; estilo; linguagem. A linguagem própria de uma pessoa ou de um grupo. Sistema de signos que permite a comunicação entre os indivíduos de uma comunidade lingüística. Qualquer dos sons emitidos por um animal e que imitam a voz humana; fala.

3 O que é variação lingüística?
Entende-se por variação linguística os vários falares entre falantes de uma língua. No Brasil temos muitos falares. Essa variação é justificada não apenas pelo fato histórico, que, necessariamente, leva a profundas transformações qualquer língua, como também pelas diferenças regionais, sociais, grau de escolaridade, sexo e principalmente pelas categorias profissionais. Dentro de uma mesma região, as pessoas formam pequenas comunidades que acabam criando, por repetição de hábitos e tendências, suas características, até não entendível por outras comunidades: presidiários, internautas, trabalhadores rurais, os urbanos, os políticos, etc. O que é muito importante compreender é que essas variações não devem ser vistas como 'erro' e sim – variações.

4 O modo de falar do gaúcho
O dialeto gaúcho é um dialeto do português falado no Rio Grande do Sul, e em parte do Paraná e de Santa Catarina. Fortemente influenciado pelo alemão e italiano, por força da colonização, e espanhol e pelo guarani, especialmente nas áreas próximas à fronteira com o Uruguai, possui diferenças léxicas e semânticas muito numerosas em relação ao português padrão.

5 Algumas gírias e falas próprias do Sul:
Bah = interjeição multiuso Tri = bastante Guisado = carne moída Sinaleira = semáforo Parada de ônibus = ponto de ônibus Bicuíra- é aquele gaúcho cujo coração se divide entre o campo e o mar Negrinho = brigadeiro (doce) Mas que barbaridade!- Espanto Mais curto que coice de porco. Mais desocupado que barbeiro de índio! Devagarzito como enterro de viúva rica. Mais feio que briga de foice no escuro. Mais feliz que lambari de sanga. Mais apertado que bombacha de fresco. Mais pesado que sono de surdo. Mais nervoso do que gato em dia de faxina. Saracoteando mais que bolacha em boca de véia. Solto que nem peido em bombacha.

6


Carregar ppt "O Falar do Sul."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google