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Programa de Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares Prodesc.

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Apresentação em tema: "Programa de Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares Prodesc."— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares Prodesc

2 Abordagem quantitativa, relativa à aprovação de projetos 2006 - 2012

3 Aspectos Gerenciais 1- Objetivo: Propor uma alternativa metodológica, que viabilize os objetivos a serem alcançados, propostos no plano de ação da Unidade Escolar ou de uma determinada disciplina ou área do conhecimento,...

4 através da implementação de projetos pedagógicos com foco de atenção na dualidade do trabalho docente e discente.

5 2- Prioridades: Os projetos deverão priorizar atividades estritamente curriculares e não aquelas de caráter pontual, de cunho assistencialista, ou aquelas que se configurem como eventos, tais como: concursos, festivais, campeonatos, jogos, passeios. Aspectos Gerenciais

6 3- Caracterização dos projetos: Os projetos a serem elaborados serão analisados a partir dos seguintes perfis: Aspectos Gerenciais

7 Projetos alternativos para alunos com defasagem na aprendizagem, utilizando o material disponível no link “Práticas Pedagógicas”; Implementação de ações referentes à Educação Especial;

8 Implementação de ações pedagógicas referentes às Escolas de Tempo Integral; Implementação de ações pedagógicas referentes às Escolas Indígenas; Implementação de ações referentes ao estudo e pesquisa da memória escolar;

9 Apoio financeiro aos projetos das “Disciplinas Eletivas” das Escolas de Ensino Integral; Implementação de ações pedagógicas referentes aos CELs; Implementação de ações pedagógicas referentes às Unidades de Ensino da Fundação CASA.

10 4- Dinâmica de aprovação de projetos Projetos demandados pela Unidade Escolar. Aspectos Gerenciais

11 Unidade Escolar Diretoria de Ensino CGEB/COFI Elaboração: Corpo Docente Análise: Professor Coordenador Parecer: Diretor ou Vice Triagem: Diretor do NP ou PCNP responsável pelo Prodesc Análise: PCNP da área ou disciplina descrita no projeto Diretor do Núcleo de Finanças (obrigatório) Parecer: Dirigente de Ensino Parecer: Equipe do Prodesc na CGEB Repasse: COFI

12 4- Dinâmica de aprovação de projetos Projetos demandados pela Diretoria de Ensino. Aspectos Gerenciais

13 Diretoria de Ensino CGEB COFI Elaboração: Núcleo Pedagógico Análise: Supervisor de Ensino responsável pelo NP Parecer: Dirigente de Ensino Triagem: Equipe do Prodesc na CGEB Análise: Pedagógica: Técnico do currículo na CGEB Financeira: Equipe de gerenciamento do Prodesc Parecer: Equipe do Prodesc Repasse

14 5- Recomendações Os projetos do Prodesc não são destinados à formação docente, seu público-alvo é única e exclusivamente composto por alunos. Aspectos Gerenciais

15 Para os projetos que possuem uma pesquisa de campo, evitar o envolvimento de todos os alunos da escola num mesmo dia e em local distante e com vários dias de duração, pois atividades assim organizadas acabam elevando os custos e, consequentemente, provável desaprovação.

16 Vale lembrar que materiais permanentes, como filmadoras, câmeras fotográficas comuns ou digitais, filmes, DVDs, carrinhos de mão, livros didáticos e paradidáticos, para acervo de biblioteca, e mobiliários não poderão ser adquiridos.

17 Não deverão ser contratados especialistas para ministrar aulas de longa duração; autoriza-se somente a contratação de especialistas para oficinas, sendo vedada a contratação de palestrantes; e materiais que ofereçam perigo aos participantes (formicida, defensivos agrícolas) não devem ser adquiridos (esse tipo de aquisição exige termo de responsabilidade emitido por um técnico profissional habilitado).

18 Não se autoriza o pagamento de diárias para pernoite em hotéis, pousadas etc., tanto para alunos quanto para professores.

19 Somente são autorizadas despesas de transporte e serviços, no caso para alimentação e para as pesquisas de campo realizadas na região geográfica do Estado de São Paulo.

20 Não se autoriza a liberação de recursos para a realização de pequenas reformas e/ou melhoria da aparência do prédio escolar.


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