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1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.

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Apresentação em tema: "1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016."— Transcrição da apresentação:

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2 1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016

3 Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE), Atualização da situação das Bibliotecas Escolares na REE e papel do NTE

4 Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE) Programa do FNDE desenvolvido desde 1997, tem o objetivo de promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência Fonte: http://www.mundodoslivros.com/2013/08/tag-incentivo-leitura.html

5 Hoje, o programa atende de forma universal e gratuita todas as escolas públicas de educação básica cadastradas no Censo Escolar. Fonte: http://www.dreamstime.com/

6 A partir da LEI Nº 12.244, DE 24 DE MAIO DE 2010 as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, precisaram dar mais atenção as bibliotecas em suas escolas. Esta lei dispõe sobre a universalização das bibliotecas na instituições de ensino do País e dá um prazo de 10 anos para que seja efetivada. Fonte: www.paraiba.com.br

7 Importante saber que a Lei nº 12.244 estabelece no Art. 2º que “biblioteca escolar é a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura”.

8 No Parágrafo único do Art. 2º, fica determinado que “Será obrigatório um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares.

9 Diante das determinações da Lei nº 12.244, a Secretaria Estadual de Educação do MS realizou concursos para Bibliotecários e Técnicos em Biblioteconomia, bem como formações para gestores de bibliotecas das escolas da rede. Fonte: http://blogtailors.com/6426543.html

10 Assim, foi necessário traçar o perfil das bibliotecas e dos gestores das bibliotecas que atuam em nossas escolas, para que pudéssemos planejar as formações e as ações que resultariam na otimização do uso de seus espaços.

11 Atualização da situação das Bibliotecas Escolares na Rede Estadual de Educação do MS

12 QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORESQUANTIDADE% Bibliotecário20,3 Coordenador Readaptado51,7 Técnico em biblioteconomia5618,7 Administrativo Readaptado6923,1 Professor Readaptado16856,2 Perfil dos Servidores que atuam nas Bibliotecas Escolares – MS – 2015 Obs: A quantidade de servidores não refere-se ao quantitativo de escolas, ou seja, algumas escolas apontaram mais de um servidor atuando em sua biblioteca, enquanto que outras não os possuem.

13 SITUAÇÃOQUANTIDADE Construção/projeto Biblioteca Padrão64 Sala Adaptada78 Sala Própria91 Não possuem/ espaço alternativo131 Situação Bibliotecas Escolares da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul – 2015

14 Dentre as 364 escolas mantidas pela Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, 175 não possuem servidores atuando nas bibliotecas. Considerando que 131 escolas não possuem bibliotecas, pode-se afirmar que 44 bibliotecas escolares da rede funcionam sem nenhum tipo de servidor. Nas 178 escolas que possuem bibliotecas ou estão em fase de construção tem-se 299 servidores atuando nestes espaços

15 Participação do NTE -Diretor: -Divulgar o curso entre os diretores e convocar o GB das escolas sob sua jurisdição para a inscrição no curso. -Indicar um multiplicador referência para ser o meio de comunicação entre COTED e biblioteca. (Formação na COTED ou Web). -Acompanhar e possibilitar as ações referentes à biblioteca no NTE. -Multiplicador referência: -Sistematizar as informações, organizar o curso no NTE. -Acompanhar as ações que compete aos gestores das bibliotecas das escolas sob sua responsabilidade. -Orientar o PROGETEC quanto à sua função, nesta ação. -Mediar as informações entre COTED e demais multiplicadores. -Tutoriar o curso “Formação Para Gestores de Bibliotecas Escolares”.

16 -Demais multiplicadores: -Participar da organização do curso no NTE. -Acompanhar as ações que compete aos gestores das bibliotecas das escolas sob sua responsabilidade. -Orientar o PROGETEC quanto à sua função, nesta ação. -Tutoriar o curso “Formação Para Gestores de Bibliotecas Escolares” se necessário -Repassar informações sobre o desempenho das ações da biblioteca da escola sob sua responsabilidade, ao multiplicador referência do NTE. -PROGETEC: -Auxiliar o gestor da biblioteca quanto ao (re)conhecimento do ambiente virtual Moodle, à inscrição e às possíveis dificuldades que este encontrar para a realização do curso. -Registrar e repassar informações sobre o desempenho das atividades realizadas na biblioteca da escola ao seu multiplicador. Participação do NTE

17 Obrigado! emlazzari@sed.ms.gov.br


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