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GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 2016 1ª Reunião Grupo de Benchmarking Melhores Práticas na Manutenção 23 de Março de 2016 Clariant.

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1 GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 2016 1ª Reunião Grupo de Benchmarking Melhores Práticas na Manutenção 23 de Março de 2016 Clariant – Suzano - SP Empresa: Braidotti Engenharia e Consultoria Ltda. Título: Quais são as “dores” atuais na Manutenção e os desafios no contexto econômico atual?

2 GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 2016 Quais são as “dores” atuais na Manutenção e os desafios no contexto econômico atual? Uma das principais “causa-raiz” das “dores” atuais na Manutenção: “O Ativo da Informação” A maneira na qual a informação diária é: a)Gerada b)Compreendida c)Tratada d)Distribuída e)Registrada f)Gerenciada g)Divulgada h)Corrigida i)Armazenada

3 GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 2016 Planejamento PLA Programação PRO Execução EXE Engenharia Mnt Conf GateKeeper GKP SSM’s diárias OS PLA OS PEN SSM’s aprovadas classificação Analista de Materiais Inspeção de Rota OS ENC (1/2/3/4/5/6) OS PRO OS CON Gestão da Manutenção OS EXE Governança Preventivas Sistemáticas

4 GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 2016 SSM’s diárias SSM: Solicitação de Serviço de Manutenção Uma grande parte das atividades das equipes das oficinas são originadas nesta fase do processo de manutenção. Portanto, é de fundamental importância que a qualidade das informações provenientes das solicitações de serviços, seja a mais assertiva possível. Quando uma necessidade de serviço é solicitada, é necessário que a informação seja clara e completa, e de fácil entendimento por todos os envolvidos.

5 GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 2016 GateKeeper GKP SSM’s diárias SSM’s aprovadas classificação (1/2/3/4/5/6) Isto irá contribuir para que a análise, classificação, viabilização, priorização e aprovação da solicitação, seja realizada no melhor tempo associada à necessidade do solicitante. Desta maneira, fica evidente que a qualidade da informação na geração do serviço, interfere diretamente na atividade do “Gatekeeper”. Esta atividade é realizada pela Função “Gatekeeper”.

6 GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 2016 Planejamento PLA GateKeeper GKP SSM’s diárias OS PLA SSM’s aprovadas classificação (1/2/3/4/5/6) Com a solicitação de serviço analisada, classificada, viabilizada, priorizada e aprovada, a atividade a ser realizada deve ser, primeiramente, Planejada. É nesta fase de Planejamento que todos os recursos necessários são provisionados e garantidos. Para que os serviços sejam provisionados sem desperdícios, é fundamental que a informação esteja correta. Com o Planejamento é definido “O Quê?” e “Como?” as tarefas devem ser realizadas.

7 GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 2016 Planejamento PLA Engenharia Mnt Conf GateKeeper GKP SSM’s diárias OS PLA SSM’s aprovadas classificação Analista de Materiais Inspeção de Rota (1/2/3/4/5/6) A Engenharia de Manutenção constrói informações com qualidade, e utiliza as informações das tarefas realizadas para análise e melhoria contínua. A Inspeção de Rota segue os padrões do “check-list” e gera resultados através de informações com qualidade e assertividade das condições dos Ativos Físicos. O Analista de Materiais utiliza as informações geradas, para garantir o provisionamento dos recursos materiais, e daí confirma a necessidade de receber a informação com qualidade.

8 GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 2016 Planejamento PLA Programação PRO Engenharia Mnt Conf GateKeeper GKP SSM’s diárias OS PLA OS PEN SSM’s aprovadas classificação Analista de Materiais Inspeção de Rota (1/2/3/4/5/6) OS PRO Preventivas Sistemáticas Com o serviço Planejado, o mesmo deve ser Programado, já direcionado para ser realizado em campo. É nesta fase de Programação que é utilizada a melhor estratégia de manutenção, na aplicação dos recursos provisionados durante a etapa de Planejamento. Com a Programação é definido “Quem?” e “Quando?” as tarefas devem ser realizadas. A qualidade da informação possui uma relação direta com as Ordens de Serviços Pendentes.

9 GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 2016 Planejamento PLA Programação PRO Execução EXE Engenharia Mnt Conf GateKeeper GKP SSM’s diárias OS PLA OS EXE OS PEN SSM’s aprovadas classificação Analista de Materiais Inspeção de Rota OS ENC (1/2/3/4/5/6) OS PRO OS CON Com o serviço Planejado e Programado, o mesmo pode ser Executado, já direcionado para ser realizado em campo. Preventivas Sistemáticas A qualidade da Execução depende diretamente da qualidade da Programação e do Planejamento, na qual dependem diretamente da qualidade da informação gerada na solicitação do serviço. Portanto, é possível relacionar diretamente o impacto da origem da informação no resultado da Execução, contribuindo diretamente com a confiabilidade do ativo físico.

10 GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 2016 Planejamento PLA Programação PRO Execução EXE Engenharia Mnt Conf GateKeeper GKP SSM’s diárias OS PLA OS PEN SSM’s aprovadas classificação Analista de Materiais Inspeção de Rota OS ENC (1/2/3/4/5/6) OS PRO OS CON Gestão da Manutenção OS EXE Governança Preventivas Sistemáticas Os indicadores são calculados baseados nos resultados dos processos produtivos, tais como, Disponibilidade e Confiabilidade dos ativos físicos. Desta maneira, fica claro a dependência direta da Governança da Manutenção com a qualidade da informação em todas as etapas apresentadas no fluxo dos processos de manutenção.

11 GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 2016 MUITO OBRIGADO Eng ° José Wagner Braidotti Junior Braidotti Engenharia e Consultoria Ltda. Telefones: (+55 11) 9 8411-4444 / 9 5500-8020 E-mail: wagner@jwb.com.br Site: www.jwb.com.br


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