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Sistema de Gestão Integrada Baseado nas normas: zISO 9001:2000 zISO 14001:2004 zOHSAS 18001:1999 Cláudia Mendonça Castro 2005.

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1 Sistema de Gestão Integrada Baseado nas normas: zISO 9001:2000 zISO 14001:2004 zOHSAS 18001:1999 Cláudia Mendonça Castro 2005

2 PARTE 0 INTRODUÇAO

3 O SGI proposto baseia-se em três normas: NBR-ISO 9001:2000; NBR-ISO 14001:2004; BSI- OHSAS 18001:1999. NOTA: NBR-Norma Brasileira ISO- International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização) ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas BSI-Britich Standards Institution (Instituição Britânica de Normas) OHSAS: Occupational Health and Safety Assessment Series (Serie para Avaliaçao da Segurança e Saúde Ocupacional) Introdução ao SGI

4 A norma OHSAS é publicada pela BSI, que detém a sua propriedade e os direitos autorais. As norma NBR são publicadas pela ABNT, que detém a sua propriedade e os direitos autorais. Introdução ao SGI

5 Um sistema de gestão visa alcançar resultados, em relação aos objetivos de uma organização, para satisfazer as necessidades, expectativas e requisitos das partes interessadas, conforme apropriado O SGQ representa a parte do sistema de gestão da organização que visa alcançar resultados, em relação aos objetivos da qualidade. O SGA ambiental representa a parte do sistema de gestão da organização que visa alcançar resultados, em relação aos objetivos e metas ambientais. O SSSO representa a parte do sistema de gestão da organização que visa alcançar resultados, em relação aos objetivos e metas de SSO. Introdução ao SGI Abordagem de sistema(s) de gestão

6 Alem dos objetivos da qualidade, meio ambiente e SSO, uma organização apresenta outros objetivos tais como: Aqueles relacionados ao crescimento; Aqueles relacionados a financiamento; Lucratividade. Os objetivos de uma organização se complementam. Introdução ao SGI Abordagem de sistema(s) de gestão

7 As várias partes de um sistema de gestão da organização podem ser integradas, dentro um sistema de gestão único, utilizando-se de elementos comuns. Isto pode facilitar: o planejamento; a alocação de recursos; definição de objetivos complementares; avaliação da eficácia global da organização. Introdução ao SGI Abordagem de sistema(s) de gestão

8 O sistema de gestão da organização pode ser: avaliado com relação à sua organização gerencial ser auditado com base nos requisitos de normas tais como NBR ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Essas auditorias de sistema de gestão podem ser realizadas de forma conjunta ou separadas. Introdução ao SGI Abordagem de sistema(s) de gestão

9 PARTE I TERMOS E DEFINIÇOES

10 Sistema de Gestão Integrada AMBIENTAL QUALIDADE OSS CERTIFICÁVEL ISO 14001 ISO 9001 CERTIFICÁVEL OHSAS 18001 CERTIFICÁVEL

11 “Conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. Fonte: “Lei 6.938 de 03/08/81” - Meio Ambiente Meio Ambiente

12 “Circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter- relações”. Nota: neste contexto, circunvizinhança estende-se do interior de uma organização para o sistema global. Fonte: “Norma ISO 14001:2004 Meio Ambiente

13 “Empresa, corporação, firma, empreendimento, autoridade ou instituição, ou parte de uma combinação desses, incorporada ou não, publica ou privada, que tenha funções e administração próprias”. Fonte: “Norma ISO 14001:2004” Organização

14 “Grupo de pessoas e instalações com responsabilidades, autoridades e relações definidas. EXEMPLOSCompanhia, corporação, firma, empresa, instituições, organização beneficente, trabalhador autônomo, associação, ou parte ou combinação destas. NOTA 1Este conjunto é geralmente estruturado. NOTA 2Uma organização pode ser pública ou privada. NOTA 3Esta definição é válida aos propósitos das normas de sistemas de gestão da qualidade (3.2.3). O termo organização é definido de forma diferente no ABNT ISO/IEC Guia 2. ”. Fonte: “Norma ISO 9000:2000” Organização

15 “Companhia, corporação, firma, empresa, organização ou associação, ou parte dela, incorporada ou não, pública ou privada, que tem funções e estrutura administrativa próprias”. Fonte: “Norma OHSAS 18001:1999” Organização

16 “Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”. xNOTA 1O termo "qualidade" pode ser usado com adjetivos tais como má, boa ou excelente. xNOTA 2"Inerente" significa a existência em alguma coisa, especialmente como uma característica permanente. Fonte: “Norma NBR ISO 9000:2000” Qualidade

17 “Propriedade diferenciadora”. z NOTA 1 Uma característica pode ser inerente ou atribuída. z NOTA 2 Uma característica pode estar qualitativa ou quantitativa. z NOTA 3 Existem vários tipos de características, tal como: -físicas, por exemplo: características mecânicas, elétricas, químicas ou biológicas; -sensoriais, por exemplo: relacionadas com olfato, tato, paladar, visão, audição; -comportamentais, por exemplo: cortesia, honestidade, veracidade; -temporais, por exemplo: pontualidade, confiabilidade, disponibilidade; Características

18 -ergonômicas, por exemplo: características fisiológicas relacionadas à segurança humana; -funcionais, por exemplo: velocidade máxima de um avião. Fonte: “Norma NBR ISO 9000:2000” Características

19 “Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. NOTA 1"Geralmente implícito" significa que é uma prática costumeira ou usual para a organização, seus clientes e outras partes interessadas, de que a necessidade ou expectativa sob consideração está implícita. NOTA 2Um qualificador pode ser usado para distinguir um tipo específico de requisito, como por exemplo, requisito do produto requisito da gestão da qualidade, requisito do cliente. Requisitos

20 NOTA 3 Um requisito especificado é um requisito declarado, por exemplo, em um documento. NOTA 4 Requisitos podem ser gerados pelas diferentes partes interessadas. Fonte: “Norma NBR ISO 9000:2000” Requisitos

21 “ Informação (dados que são significativos- 9000:2000) e o meio no qual ela está contida”. Fonte: “Normas NBR ISO 9000:2000 e 14001:2004” ExemplosRegistro, especificação, procedimento, documento, desenho, relatório, padrão. NOTA 1O meio físico pode ser papel, magnético, eletrônico, ótico, fotografia, ou amostra padrão, ou uma combinação destes meios. NOTA 2 Um conjunto de documentos, por exemplo, especificações e registros, é freqüentemente chamado de “documentação”. Documento

22 NOTA 3Alguns requisitos (por exemplo: o requisito deve ser legível) relacionam-se a todos os tipos de documentos. Entretanto, pode haver diferentes requisitos para especificações (por exemplo: o requisito de ter controle das revisões) e para registros (por exemplo: o requisito (3.1.2) de ser recuperável). Fonte: “Norma NBR ISO 9000:2000” Documento

23 “Pessoa ou grupo que tem um interesse no desempenho ou no sucesso de uma organização”. EXEMPLOSClientes, proprietários, pessoas em uma organização, fornecedores, banqueiros, grupo de pessoas, parceiros ou a sociedade. NOTAUm grupo pode compor uma organização, uma parte dela, ou mais de uma organização. Fonte: “Norma NBR ISO 9000:2000” Parte Interessada

24 “Individuo ou grupo interessado ou afetado pelo desempenho ambiental de uma organização”. Fonte: “Norma NBR ISO 14001:2004” “Indivíduo ou grupo preocupado com, ou afetado pelo, desempenho da SSO de uma organização”. Fonte: “Norma OHSAS 18001:1999” Parte Interessada

25 “Resultados mensuráveis da gestão de uma organização sobre seus aspectos ambientais”. Fonte: “Norma NBR ISO 14001:2004” Desempenho Ambiental

26 “Resultados mensuráveis do Sistema de Gestão da SSO, relacionados ao controle da organização sobre seus riscos à segurança e saúde, com base em sua política e objetivos de SSO”. NOTA - Medição do desempenho inclui a medição de atividades e resultados da gestão de SSO. Fonte: “Norma NBR ISO 14001:2004” Desempenho SSO

27 Eficácia: “extensão na qual as atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados são atingidos”. Eficiência: “relação entre o resultado alcançado e os recursos usados”. Fonte: “Norma NBR ISO 9000:2000” Desempenho Qualidade (eficácia e eficiência)

28 “Condições e fatores que afetam o bem- estar de funcionários, trabalhadores temporários, pessoal contratado, visitantes e qualquer outra pessoa no local de trabalho”. Fonte: “Norma OHSAS 18001:1999” Segurança e Saúde Ocupacional

29 “Aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às próprias necessidades” Fonte: Comissão Mundial sobre Meio Ambiente /ONU - “Nosso Futuro Comum” Desenvolvimento Sustentável (objetivo da gestão ambiental)

30 “ Conjunto de elementos que estão inter- relacionados ou em interação (sistema) que visam estabelecer a política e objetivos para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade (SGQ), bem como atingir estes objetivos (gestão) Fonte: “NBR ISO 9000:2000” Sistema de Gestão da Qualidade

31 “Parte do sistema de gestão global que facilita o gerenciamento dos riscos de SSO associados aos negócios da organização. Isto inclui a estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política de SSO da organização”. Fonte: “Norma OHSAS 18001:1999” Sistema de Gestão da SSO

32 “A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e para gerenciar aspectos ambientais”. Fonte: “Norma NBR ISO 14001:2004” Sistema de Gestão Ambiental

33 Definições Importantes X FATORES INTERNOS FATORES EXTERNOS Forças fora do controle da organização que afetam as questões internas e precisam ser levadas em consideração dentro de um período apropriado; por exemplo, regulamentações, normas industriais, fatores sócio-culturais. Forças fora do controle da organização que afetam as questões internas e precisam ser levadas em consideração dentro de um período apropriado; por exemplo, regulamentações, normas industriais, fatores sócio-culturais. Forças internas à organização que podem afetar sua capacidade de transmitir a política integrada; por exemplo, reorganização interna, cultura, hábitos... Forças internas à organização que podem afetar sua capacidade de transmitir a política integrada; por exemplo, reorganização interna, cultura, hábitos...

34 Elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente. Um aspecto ambiental significativo é aquele que tem ou pode ter impacto ambiental significativo Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais de uma organização. X ASPECTOS AMBIENTAIS IMPACTOS AMBIENTAIS Definições Importantes Fonte: “Norma NBR ISO 14001:2004”

35 Tipo de falha possível potencial ou real que pode ocorrer ou ocorre em um processo, produto ou serviço, gerando alteração das características ou especificações. É a alteração real ou potencial das características ou especificações de um processo, produto ou serviço. X CAUSA POTENCIAL OU REAL EFEITO POTENCIAL OU REAL (ocorrência indesejável) Definições Importantes Fonte: interpretação de conceitos da “Norma NBR ISO 9000:2000”

36 Fonte ou uma situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à propriedade, dano ao meio ambiente do local de trabalho ou uma combinação destes. Mal que se faz a alguém, prejuízo ou deterioração de coisa alheia, perda. É a severidade da lesão, perda física, funcional ou econômica, que pode resultar se o controle sobre um risco é perdido X PERIGO DANO Definições Importantes Fonte: interpretação de conceitos da “Norma OHSAS 18001:1999”

37 Combinação da probabilidade ou freqüência de ocorrência e da(s) conseqüência(s) de um determinado evento perigoso (ou aspecto, ou causa potencial ou real). RISCO Definições Importantes Fonte: interpretação de conceitos da “Norma OHSAS 18001:1999”

38 Definições Importantes INCIDENTE Evento que deu origem a um acidente ou que tinha o potencial de levar a um acidente. NOTA - Um incidente em que não ocorre doença, lesão, dano ou outra perda também é chamado de "quase-acidente". O termo "incidente" inclui " quase-acidente ". ACIDENTE Evento indesejado que resulta em morte, doença, lesão, dano ou outra perda. Fonte: “Norma OHSAS 18001:1999”

39 Definições Importantes MELHORIA CONTÍNUA Processo de aprimoramento do Sistema de Gestão da SSO, visando atingir melhorias no desempenho global da Segurança e Saúde Ocupacional, de acordo com a política de SSO da organização. NOTA - Não é necessário que o processo seja aplicado simultaneamente a todas as áreas de atividade. Fonte: “Norma OHSAS 18001:1999”

40 Definições Importantes MELHORIA CONTÍNUA Processo decorrente de se avançar com o SGA com o propósito de atingir o aprimoramento do desempenho ambiental geral, coerente com a política ambiental da organização 14001. Fonte: “Norma NBR ISO 14001:2004”

41 Definições Importantes MELHORIA CONTÍNUA Atividade regular para aumentar a capacidade de satisfazer requisitos. NOTAO processo de estabelecer objetivos e identificar oportunidades para melhoria é um processo contínuo, através do uso das constatações da auditoria e conclusões da auditoria, análise de dados, análises críticas pela Administração, ou outros meios e geralmente conduz à ação corretiva ou ação preventiva. Fonte: “NBR ISO 9000:2000”

42 Definições Importantes NÃO-CONFORMIDADE Qualquer desvio das normas de trabalho, práticas, procedimentos, regulamentos, desempenho do sistema de gestão etc., que possa levar, direta ou indiretamente, à lesão ou doença, dano à propriedade, dano ao meio ambiente de trabalho, ou uma combinação destes. Fonte: “Norma OHSAS 18001:1999”

43 Definições Importantes NÃO-CONFORMIDADE Não atendimento a um requisito 14001 e 9000 Fonte: “NBR ISO 9000:2000 e NBR ISO14001:2004”

44 PARTE II Análise e interpretação dos requisitos do SGI (em conformidade com as normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001).

45 RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO [5] [*] [*] Comprometimento da Direção [5.1] [5.2] [5.2] Comunicação a organização da importância em atender a requisitos das partes interessadas, bem como requisitos legais Estabelecimento da política integrada, objetivos e metas Condução de analises criticas Disponibilidade de recursos Assegurando a satisfação do público relevante NOTA: somente com o comprometimento da alta direção torna-se possível vencer resistências a mudança e gerar confiança O comprometimento da ALTA DIREÇÃO deve ser evidenciado através de:

46 RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO [5] [*] [*] Foco nas Partes Interessadas [5.2] [4.2;4.3.2] [4.2;4.3.2] A ALTA DIREÇÃO possibilita deve assegurar que os requisitos das partes interessadas sejam determinados e atendidos, com o propósito de aumentar a satisfação de clientes, o desempenho ambiental e da SSO. Para tal, faz-se necessário o estabelecimento, implementação e manutenção de procedimento para identificar, ter acesso, analisar e manter atualizadas informações sobre requisitos legais e outros requisitos. Deve-se comunicar as informações referentes a requisitos legais e outros requisitos aos funcionários e partes interessadas

47 LEGISLAÇÃO zSão requisitos legais e outros requisitos: yLegislação aplicável; ynormas; yContratos de trabalho ycódigos de ética; yacordos coletivos de trabalho; yrecomendações de fabricantes de insumos; yfichas de segurança de produtos; ycontratos/especificações; ymanuais de instrução, etc. CONTRATOS RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO [5] [*] [*] Foco nas Partes Interessadas [5.2] [4.2;4.3.2] [4.2;4.3.2]

48 REQUISISTOS GERAIS [4.1] [4.1] [4.1] zEstabelecer, documentar, implementar e manter um Sistema de Gestão, melhorando-o continuamente. Para tal: yIdentificar processos existentes, seqüência e interação entre eles; yDefinir e documentar o escopo do SGI;

49 REQUISISTOS GERAIS [4.1] [4.1] [4.1] yDisponibilizar recursos e informações; yControlar, monitorar, medir e analisar processos; yImplementar ações para atingir resultados desejados; yImplementar de ações que promovam a melhoria contínua dos processos.

50 Análise Crítica Inicial Política Auditoria Medição de eficácia ANÁLISE CRÍTICA INICIAL DA SITUAÇÃO [*] [*] [*]

51 ANÁLISE CRÍTICA INICIAL DA SITUAÇÃO [*] [*] [*] ANÁLISE CRÍTICA INICIAL COMPARAR A SITUAÇÃO REAL COM REQUISITOS/ DIRETRIZES/LEIS DECISÕES / PLANEJAMENTO PROVIDÊNCIAS melhoria Onde estamos?

52 POLÍTICA [5.3] [4.2] [4.2] Política Planejamento Auditoria Medição de eficácia Análise Crítica pela Administração

53 POLÍTICA [5.3] [4.2] [4.2] zDocumento que demonstra o comprometimento da administração para: INTEGRAR O SGQ, SSO e o SGA AO DESEMPENHO DO NEGÓCIO REALIZAR ANÁLISE CRÍTICA ENVOLVER FUNCIONÁRIOS FORNECER RECURSOS ASSEGURAR TREINAMENTO / COMPETENCIA CUMPRIR NO MÍNIMO REQUISITOS LEGAIS ESTABELECER OBJETIVOS RESPONSABILIZAR GERENTES / SUPERVISORES

54 POLÍTICA [5.3] [4.2] [4.2] “Se você não sabe para onde está indo, não faz muita diferença o que você faz.” Lewis Carroll

55 PLANEJAMENTO [5.4] [4.3] [4.3] Planejamento Implementação e Operação Auditoria Medição de eficácia Política

56 zLevantar todos os processos ydefinir os elementos que podem interagir com a SSO e meio ambiente ydefinir os elementos que podem modificar os resultados esperados (alterações benéficas ou adversas), causando danos pessoais, materiais, perda de tempo, etc. zRealizar avaliações de riscos yidentificar perigos e aspectos e seus impactos ydefinindo significância. PLANEJAMENTO [5.4] [4.3] [4.3] Aspectos e Impactos Ambientais e Ocupacionais [7.2.1;7.2.2] [4.3.1] [4.2.2]

57 PLANEJAMENTO [5.4] [4.3] [4.3] Aspectos e Impactos Ambientais e Ocupacionais [7.2.1;7.2.2] [4.3.1] [4.2.2] zConsiderar os perigos, aspectos, danos e impactos possíveis e suas “Avaliações de Riscos”, definindo: yparâmetros para estimar o nível de risco; yas ações necessária de acordo com um “Plano de Controle Baseado em Riscos”; xPriorize as ações para auxiliar na definição dos objetivos, metas e programas do SGI.

58 Recursos (material, equipamento, pessoal) Pedido Processo Produto Desperdício passívos, etc.) Lucro OUTPUTINPUT (perdas, PLANEJAMENTO [5.4] [4.3] [4.3] Aspectos e Impactos Ambientais e Ocupacionais [7.2.1;7.2.2] [4.3.1] [4.2.2]

59 PLANEJAMENTO [5.4] [4.3] [4.3] Aspectos e Impactos Ambientais e Ocupacionais [7.2.1;7.2.2] [4.3.1] [4.2.2] AspectoProcesso ImpactoOcorrência AI/I/P Gravidade (LP/P/EP) Nível de Risco (I a V) Ações Recomendá- veis AI = altamente improvável; I = improvável; P = provável. LP = levemente prejudicial; P = Prejudicial; EP = extremamente prejudicial

60 PLANEJAMENTO [5.4] [4.3] [4.3] Requisitos legais e outros requisitos [7.2.1;7.2.2;7.3.2] [4.3.2] [4.3.2] LEGISLAÇÃO CONTRATOS zIdentificar, ter acesso e manter atualizada a informação sobre requisitos legais zIdentificar e ter acesso a outros requisitos; zAnalisar os requisitos legais e outros requisitos; zComunicar as informações referentes a requisitos legais e outros requisitos aos funcionários e partes interessadas.

61 PLANEJAMENTO [5.4] [4.3] [4.3] Objetivos e Metas [5.4.1] [4.3.3] [4.3.3] zOs objetivos e as metas do sistema SGI devem ser definidos, sendo a base para o desenvolvimento da política e para estruturação do sistema. yOs objetivos vão direcionar as ações do sistema; yAs metas vão quantificar os objetivos possibilitando medir e acompanhar os resultados. Onde queremos chegar?

62 PLANEJAMENTO [5.4] [4.3] [4.3] Objetivos e Metas [5.4.1] [4.3.3] [4.3.3] zRevisar os objetivos considerando: yrequisitos legais e outros requisitos; yperigos e riscos, aspectos e impactos, modo de falha e efeito de falha; yopções tecnológicas; yrequisitos financeiros, operacionais e de negócio; yvisão das partes interessadas; zDevem ser compatíveis com a política e incluir o comprometimento com a melhoria contínua. Onde queremos chegar?

63 PLANEJAMENTO [5.4] [4.3] [4.3] Programa(s) de Gestão [*] [4.3.3] [4.3.4] 3) Definir meios e prazos para cumprir os objetivos e metas 2) No(s) programa(s), atribuir responsabilidade e autoridade em cada função e nível 1) Estabelecer e manter programas para atingir os objetivos e metas 4) Analisar periodicamente o(s) programa(s) em intervalos planejados e regulares, alterando-os quando necessário. Plan Do Check Act PDCA

64 PLANEJAMENTO [5.4] [4.3] [4.3] Programa(s) de Gestão [*] [4.3.3] [4.3.4] zOs programas traçam as diretrizes e estratégias Como chegar lá?

65 PLANEJAMENTO [5.4] [4.3] [4.3] Sistema de Gestão Integrada [5.4.2] [4.3.3] [4.3.3] zConsiderar no planejamento: ymecanismos que possibilitem a percepção do sucesso ou falha de qualquer atividade yidentificação de requisitos do SGI e estabelecimento de critérios de desempenho Definir cronograma manutenções/melhorias

66 PLANEJAMENTO [5.4] [4.3] [4.3] Sistema de Gestão Integrada [5.4.2] [4.3.3] [4.3.3] zNo planejamento do SGI, considerar ainda: yAtendimento a política, objetivos e metas; yPrevenção da poluição; yRequisitos legais e outros requisitos; yOpções tecnológicas; yRequisitos financeiros, operacionais e comerciais (ou de negócios); yVisão das partes interessadas

67 PLANEJAMENTO [5.4] [4.3] [4.3] Sistema de Gestão Integrada [5.4.2] [4.3.3] [4.3.3] zDefinir requisitos de documentação: yestrutura; yformatação; yhierarquia de documentos; ycontrole.

68 RESPONSABILIDADE, AUTORIDADE E COMUNICAÇAO [5.5] [4.4] [4.4] Responsabilidade e Autoridade [5.51] [4.4.1] [4.4.1] zDefinir e documentar em todos os níveis da organização: yFunções, responsabilidades e autoridades (do pessoal que gerencia, verifica e desempenha atividades) zComunicar as pessoas sobre responsabilidades e autoridades, conscientizando-as da inter-relação (influencia) de sua ação ou omissão sobre os resultados do SGI zA responsabilidade formal relativa aos resultados do SGI é da alta direção, que deve demonstrar interesse pela melhoria contínua.

69 RESPONSABILIDADE, AUTORIDADE E COMUNICAÇAO [5.5] [4.4] [4.4] Representante da Direção [5.5.2] [4.4.1] [4.4.1] A alta direção deve indicar um membro da administração para, alem de responder pelas suas atribuições, responsabilizar-se pelo estabelecimento, implementação e manutenção do SGI. Obs: 14001 considera representante(s). SGI

70 RESPONSABILIDADE, AUTORIDADE E COMUNICAÇAO [5.5] [4.4] [4.4] Consulta e Comunicação [5.5.3] [4.4.3] [4.3.3] Divulgar internamente resultados do SGI; Definir necessidade de comunicação externa relativa aos aspectos ambientais, bem como forma de realiza-la ou de registrar a decisão; Divulgar ou consultar informações sobre o SSO para e a partir de funcionários e outras partes interessadas; Realizar recebimento, documentação e resposta a comunicações oriundas de partes interessadas (internas e externas) Identificar a necessidade de assessoria e serviços especializados. INSTITUIR CANAIS DE COMUNICAÇÃO APROPRIADOS, COM MEDIDAS / PROCEDIMENTOS PARA:

71 RESPONSABILIDADE, AUTORIDADE E COMUNICAÇAO [5.5] [4.4] [4.4] Consulta e Comunicação [5.5.3] [4.4.3] [4.3.3] zOs funcionários devem: yser envolvidos no desenvolvimento e análise crítica das políticas e procedimentos; yser consultados quanto a mudanças referentes ao SGI; yser representados nos assuntos do SGI; yser informados sobre quem é (são) o(s) representante(s) da administração.

72 “Uma boa regra geral é a de envolver todos em tudo.” Tom Peters RESPONSABILIDADE, AUTORIDADE E COMUNICAÇAO [5.5] [4.4] [4.4] Consulta e Comunicação [5.5.3] [4.4.3] [4.3.3]

73 REQUISITOS DE DOCUMENTAÇÃO [4.2] [4.4.4] [4.4.4] zA organização deve estabelecer e manter informações, em papel ou meio eletrônico, para: ydescrever os principais elementos de gestão e a interação entre eles, capacitando-se para a implementação de um SGI; yfornecer orientação sobre a documentação relacionada. xA documentação possibilita reunir e reter o conhecimento sobre qualidade, SST e meio ambiente

74 REQUISITOS DE DOCUMENTAÇÃO [4.2] [4.4.4] [4.4.4] zDefinir estrutura e hierarquia da documentação do sistema integrado (primeiro nível - manual do sistema) (segundo nível - procedimentos) (terceiro nível - instruções) (quarto nível - formulários, registros)

75 REQUISITOS DE DOCUMENTAÇÃO [4.2] [4.4.4] [4.4.4] ? O que deve ser feito? Quem é o responsável? Quando deve ser feito? Qual o resultado? “Escreva o que você faz e, então, faça o que você escreveu.”

76 REQUISITOS DE DOCUMENTAÇÃO [4.2] [4.4.4] [4.4.4] Controle De Documentos [4.2.3] [4.4.5] [4.4.5] MantidaSuficiente Disponível Proporcional as necessidades Aplicados aos propósitos para os quais foram criados Atualizados

77 Elaboração e/ou Revisão (doc. Interno) Análise Crítica e atualização Aprovação ou reprovação quanto a adequação Distribuição de versões pertinentes (legíveis e identificáveis) Controle de obsoletos retidos Utilização Identificação do status do documento Necessidade de documento Externo (novo ou revisado) REQUISITOS DE DOCUMENTAÇÃO [4.2] [4.4.4] [4.4.4] Controle De Documentos [4.2.3] [4.4.5] [4.4.5]

78 zO controle de documentos é um item de muita importância porque: yDocumentação é um veículo de disseminação seletiva de informação, criação e transmissão de conhecimento. Gerenciar documentos e eletronicamente pode ser uma boa alternativa para um sistema de gestão. REQUISITOS DE DOCUMENTAÇÃO [4.2] [4.4.4] [4.4.4] Controle De Documentos [4.2.3] [4.4.5] [4.4.5]

79 REQUISITOS DE DOCUMENTAÇÃO [4.2] [4.4.4] [4.4.4] Controle de Registros [4.2.4] [4.5.4] [4.5.3] zOs registros indicam a conformidade com os padrões estabelecidos, requisitos legais e outros requisitos yDevem ser mantidos de forma adequada para preservar a integridade física xIdentificar todos os registros do SGI xDefinir temporalidade dos registros xDefinir forma de arquivamento e endereçamento (localização)

80 zOs registros devem incluir: yregistros de treinamento; yresultados de auditorias; yanálises críticas; yregistros que demonstrem conformidade com requisitos legais e outros requisitos; youtros. REQUISITOS DE DOCUMENTAÇÃO [4.2] [4.4.4] [4.4.4] Controle de Registros [4.2.4] [4.5.4] [4.5.3]

81 “Faça o que você escreveu e, então, comprove.” REQUISITOS DE DOCUMENTAÇÃO [4.2] [4.4.4] [4.4.4] Controle de Registros [4.2.4] [4.5.4] [4.5.3]

82 GESTÃO DE RECURSOS [6;6.1] [4.1] [4.1] zA organização deve, dentro do escopo do SGI, fornecer recursos para sua implementação, manutenção e melhoria, objetivando aumentar a satisfação das partes interessadas mediante atendimento de requisitos. Recursos: yhumanos e financeiros; yqualificações específicas; ytecnologia; yinfra-estrutura; yambiente de trabalho.

83 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS [6.2] [4.4.2] [4.4.2] Treinamento, Conscientização e Competências [6.2.1;6.2.2] [4.4.2] [4.4.2] TODOS OS NÍVEIS (pessoal interno, terceiros) COMPETÊNCIAS TREINAMENTOS OU AÇÕES Em todos os níveis, identificar competências requeridas com base em educação, treinamento, habilidades e experiência apropriadas.

84 zFornecer treinamento (transmissão de conhecimento) ou tomar outras ações para satisfazer as necessidades de competência. zManter registros apropriados da educação, treinamento, habilidade e experiência. zAvaliar a eficácia destas ações. zEstabelecer procedimento para assegurar a conscientização sobre: yConseqüências de suas atividades no resultado do SGI; GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS [6.2] [4.4.2] [4.4.2] Treinamento, Conscientização e Competências [6.2.1;6.2.2] [4.4.2] [4.4.2]

85 yBenefícios para o resultado do SGI oriundos da melhoria do desempenho pessoal; yDe suas funções e responsabilidades em atingir conformidade com a política, procedimentos e requisitos do SGI; yDos aspectos e perigos significativos e ações preventivas a serem tomadas; yDas potenciais conseqüências da inobservância dos procedimentos operacionais específicos. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS [6.2] [4.4.2] [4.4.2] Treinamento, Conscientização e Competências [6.2.1;6.2.2] [4.4.2] [4.4.2]

86 “Treinamento transforma boas intenções em bons resultados.” Thomas Berry GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS [6.2] [4.4.2] [4.4.2] Treinamento, Conscientização e Competências [6.2.1;6.2.2] [4.4.2] [4.4.2]

87 INFRA-ESTRUTURA [6.3] [4.1] [4.1] zA organização deve prover e manter a infra-estrutura necessária para alcançar a conformidade com os requisitos do produto: yinstalações físicas; yequipamentos; yserviços de apoio (transporte, comunicação, etc)

88 AMBIENTE DE TRABALHO [6.4] [*] [*] zA organização deve determinar e gerir as condições do ambiente de trabalho necessárias para alcançar os resultados esperados: yconformidade com requisitos do produto, requisitos legais e outros requisitos.

89 IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO [*] [4.4 ;4.3.1;4.3.2] [4.4 ;4.3.1;4.3.2] Implementação e operação Verificação e Ação Corretiva Auditoria Medição de eficácia Planejamento

90 zPlanejar a realização do produto yconsiderar outros requisitos do sistema zProcessos relacionados a clientes ydeterminação de requisitos relacionados ao produto (especificados, não declarados, estatutários, regulamentares, outros) yanálise crítica dos requisitos relacionados ao produto (ainda na fase de contrato), verificando a definição dos requisitos necessários, solução de divergências, capacidade técnica. IMPLEMENTAÇAO E OPERACAO [*] [4.4] [4.4] Realização do Produto [7] [4.4;4.3.1;4.3.2] [4.4 ;4.3.1;4.3.2]

91 zComunicação com o cliente yinformações sobre o produto, tratamento de consultas, contratos e emendas e realimentação zProjeto e desenvolvimento yplanejamento yentradas e saídas ysaídas análise crítica yverificação yvalidação ycontrole de alterações IMPLEMENTAÇAO E OPERACAO [*] [4.4] [4.4] Realização do Produto [7] [4.4;4.3.1;4.3.2] [4.4 ;4.3.1;4.3.2]

92 zAquisição yprocesso de aquisição yinformações de aquisição yverificação do produto adquirido zProdução e fornecimento de serviço ycontrole de produção e fornecimento de serviço yvalidação dos processos de produção e fornecimento de serviço IMPLEMENTAÇAO E OPERACAO [*] [4.4] [4.4] Realização do Produto [7] [4.4;4.3.1;4.3.2] [4.4 ;4.3.1;4.3.2]

93 yidentificação e rastreabilidade ypropriedade do cliente ypreservação do produto

94 IMPLEMENTAÇAO E OPERACAO [*] [4.4] [4.4] Controle de Dispositivos de Medição e Monitoramento [7.6] [4.4.6] [4.4.6] zOs equipamentos utilizados em monitoramento ambiental e de segurança do trabalho e em inspeções e ensaios devem: yser selecionados de acordo com as características e rigor do processo (limites de tolerância do processo) y estar calibrados contra padrões rastreáveis a rede brasileira de calibração yatender a especificações para guarda e uso ysofrer verificações internas para assegurar o resultado das calibrações yter histórico de calibração e verificação internas Calibração Data: 08/04 Próxima: 08/05

95 CONTROLE OPERACIONAL [7] [4.4.6] [4.3.6] “Não podem ocorrer melhorias onde não existem padrões de trabalho “ Maasaki Imai Estipular critérios operacionais nos procedimentos, incluindo responsabilidades e autoridades definidas Procedimentos para projetos de locais de trabalho, processos, instalações, equipamentos, adaptações às capacidades humanas (eliminar/reduzir riscos) Procedimentos para que as atividades sejam conduzidas de forma segura e conforme o planejado (em conformidade com política e objetivos) Procedimentos relativos aos riscos identificados, bens, equipamentos e serviços adquiridos (fornecedores e contratados)

96 CONTROLE OPERACIONAL [7] [4.4.6] [4.3.6] zIdentificar, planejar e executar os processos sob condições controladas, considerando: yaspectos, perigos e falhas potenciais ymétodos e critérios de execução padronizados yequipamentos e ambiente adequados ymanutenção preventiva yconformidade com requisitos especificados ymonitoramento e controle de parâmetros de processo / produto Tudo dentro do padrão!!!

97 CONTROLE OPERACIONAL [7] [4.4.6] [4.3.6] zAs atividades devem ser executadas de modo a assegurar: yo cumprimento da política do SGI, bem como os objetivos e metas ya conformidade com critérios operacionais; yo cumprimento de procedimentos, inclusive em terceirizações ya utilização de recursos adequados, inclusive financeiros. Qualificação do processo e/ou do operador

98 CONTROLE OPERACIONAL [7] [4.4.6] [4.3.6] zA organização deve: yidentificar operações e atividades associadas aos riscos existentes, onde medidas de controle necessitam ser aplicadas; yplanejar tais atividades, inclusive manutenção, assegurando que sejam executadas sob condições específicas.

99 MEDICAO, ANALISE E MELHORIA [8] [4.5] [4.5] Medição, analise e melhoria Análise Crítica pela Administração Auditoria Medição de eficácia Implementação e Operação

100 MEDICAO, ANALISE E MELHORIA [8] [4.5] [4.5] zA organização deve: yEstabelecer e manter procedimentos para monitorar, medir, analisar e melhorar periodicamente o desempenho do SGI xAtendimento aos objetivos e metas definidos xConformidade de produto e processo; xRegistro de dados. yIdentificar as necessidades, tipos e pontos de medição e monitoramento (externo e interno). Considerar: xSatisfação das partes interessadas xUso de técnicas estatísticas e a extensão de seu uso xDocumentação de informações para monitorar desempenho xControles operacionais pertinentes

101 MEDICAO, ANALISE E MELHORIA [8] [4.5] [4.5] zMonitoramento e medição auxiliam na mensuração do desempenho. yDevem considerar fatores quantitativos e qualitativos. yDevem considerar na verificação do atendimento a política, objetivos e metas do sistema SGI, a tomada de medidas: pró-ativas e reativas

102 MEDICAO, ANALISE E MELHORIA [8;8.2.1] [4.5] [4.5] zMedidas pró-ativas: ymonitoram a conformidade com as providencias tomadas xexemplos: sistemas seguros de trabalho, permissões de trabalho, procedimentos, satisfação das partes interessadas xa conformidade é monitorada através de verificações e inspeções, etc. zMedidas reativas: ymonitoram acidentes, quase-acidentes, doenças, incidentes, perdas, retrabalhos, concessões, reclamações de partes interessadas e outras evidências de desempenho deficiente do SGI.

103 MEDICAO, ANALISE E MELHORIA [8] [4.5] [4.5] Medição e Monitoramento de Processo, Produto e de Requisitos [8.2.3;8.2.4] [4.5.1;4.5.2] [4.5.1] zAvaliar periodicamente a capacidade do SGI em demonstrar os resultados planejados aplicando métodos para monitoramento e medição (quando aplicável) de: zProcessos do SGI; zImpactos significativos; zAgentes de riscos (quantitativa e qualitativamente); zDo atendimento a requisitos legais e outros requisitos; zDas características do produto.

104 MEDICAO, ANALISE E MELHORIA [8] [4.5] [4.5] Medição e Monitoramento de Processo, Produto e de Requisitos [8.2.3;8.2.4] [4.5.1;4.5.2] [4.5.1] zTomar ações preventivas para assegurar os resultados planejados; zTomar ações corretivas em caso de não alcançar resultado planejado; zEvidenciar atendimento a resultados planejados; zLiberar produtos e serviços somente após certificar-se do atendimento de todas as providencias planejadas zDe outra maneira, somente se aprovado por autoridade pertinente.

105 MEDICAO, ANALISE E MELHORIA [8] [4.5] [4.5] Controle de Não Conformidade [8.3] [4.5.3] [4.5.2] zA organização deve estabelecer procedimentos para: yTratar, investigar, registrar e analisar acidentes, incidentes e não conformidades; yDefinir responsabilidades e autoridades para lidar com ocorrências indesejáveis; yAdotar medidas para neutralizar a ocorrência dos mesmos; yAdotar medidas para evitar a sua repetição; yAdotar medidas para eliminar a ocorrência indesejável ou reduzir as conseqüências da mesma.

106 MEDICAO, ANALISE E MELHORIA [8] [4.5] [4.5] Preparação e Atendimento a Emergências [8.3] [4.4.7] [4.4.7] Estabelecer e manter planos e procedimentos para atender a incidentes e emergência PARA Prevenir e reduzir doenças e lesões

107 MEDICAO, ANALISE E MELHORIA [8] [4.5] [4.5] Preparação e Atendimento a Emergências [8.3] [4.4.7] [4.4.7] zAnalisar criticamente os planos e procedimentos de preparação e atendimento a emergências, em particular após a ocorrências de incidentes ou situações de emergência; zTestar periodicamente tais procedimentos, onde exeqüível.

108 MEDICAO, ANALISE E MELHORIA [8] [4.5] [4.5] Análise de Dados [8.4] [4.5.1] [4.5.1] zDeterminar, coletar e analisar dados para demonstrar adequação, desempenho e eficácia do SGI e para definir melhorias; zDefinir padrão de aplicação e controle de técnicas estatísticas utilizadas para auxiliar na interpretação de fatos ocorridos, tais como: yestatística de acidentes pessoais, materiais e ambientais, monitoramentos e medições ycontrole estatístico de processo (CEP)

109 MEDICAO, ANALISE E MELHORIA [8] [4.5] [4.5] Análise de Dados [8.4] [4.5.1] [4.5.1] yIdentificação de necessidade de melhorias contínuas e aumento da eficácia do SGI: xAnalise da conformidade de processo, produto e de requisitos; xAnalise da satisfação das partes interessadas

110 MEDICAO, ANALISE E MELHORIA [8;8.2.1] [4.5] [4.5] Melhoria Continua [8.5;8.5.1] [4.2;4.3.3;4.6] [4.2;4.3.3;4.6] zA organização deve melhorar continuamente através do uso de: yPolítica yObjetivos e metas yResultados de auditoria; yAnalise de dados; yAções corretivas e preventivas; yAnalise critica pela direção.

111 Melhoria Continua [8.5;8.5.1] [4.2;4.3.3;4.6] [4.2;4.3.3;4.6] ações corretivas [8.5.2] [4.5.3] [4.5.2] zA organização deve estabelecer procedimentos para evitar repetição de não conformidades (NC’s): yAnalisar criticamente as NC’s; yDeterminas as causa(s) real(is); yAvaliar necessidade de ações corretivas (apropriadas ao efeito e adequadas a magnitude dos problemas e impactos e proporcional aos riscos); yDeterminar e implantar as ações necessárias (inclusive mudança de documentação, se aplicável);

112 Melhoria Continua [8.5;8.5.1] [4.2;4.3.3;4.6] [4.2;4.3.3;4.6] ações corretivas [8.5.2] [4.5.3] [4.5.2] yManter registros dos resultados alcançados; yAnalisar criticamente ações corretivas executadas. NOTA: os acidentes podem ser analisados conforme as não conformidades para definição de ações corretivas, acrescentando-se avaliação de riscos antes da implementação.

113 Melhoria Continua [8.5;8.5.1] [4.2;4.3.3;4.6] [4.2;4.3.3;4.6] ações corretivas [8.5.2] [4.5.3] [4.5.2] “Não procure culpados, encontre soluções.” Henry Ford

114 Melhoria Continua [8.5;8.5.1] [4.2;4.3.3;4.6] [4.2;4.3.3;4.6] ações preventivas [8.5.3] [4.5.3] [4.5.2] zA organização deve estabelecer procedimentos para prevenir a ocorrência não conformidades (NC’s): yDefinir NC’s potenciais e suas causas; yAvaliar necessidade de ações para prevenir a ocorrência (apropriadas ao efeito ou da magnitude do problema ou impacto potencial e proporcional aos riscos previstos); yDeterminar e implantar as ações necessárias (inclusive mudança ou criação de documentação, se aplicável);

115 Melhoria Continua [8.5;8.5.1] [4.2;4.3.3;4.6] [4.2;4.3.3;4.6] ações preventivas [8.5.3] [4.5.3] [4.5.2] yManter registros dos resultados alcançados; yAnalisar criticamente ações preventivas executadas. NOTA: os incidentes podem ser analisados conforme as não conformidades potenciais para definição de ações preventivas, acrescentando- se avaliação de riscos antes da implementação

116 CAUSAS (reais ou potenciais) MÃO-DE-OBRAMÉTODO MATERIALMÁQUINA OCORRÊNCIA INDESEJADA (Real ou potencial) EFEITO MEIO AMBIENTE MEDIDA MEDICAO, ANALISE E MELHORIA [8;8.2.1] [4.5] [4.5] Melhoria Continua [8.5;8.5.1] [4.2;4.3.3;4.6] [4.2;4.3.3;4.6] AÇÕES CORRETIVA OU AÇOES PREVENTIVAS

117 MEDICAO, ANALISE E MELHORIA [8] [4.5] [4.5] Auditoria [8.2.2] [4.5.5] [4.5.4] zAs auditorias possibilitam o aprofundamento em uma avaliação crítica de todos os elementos do SGI yComplementam o monitoramento de rotina do desempenho do SGI; yDeterminam se o SGI esta mantido e implementado eficazmente, atendendo a política, objetivos e metas, bem como se esta em conformidade com: xDisposições e arranjos planejados para processos e produto; xrequisitos das normas aplicáveis; xrequisitos instituídos pela organização.

118 MEDICAO, ANALISE E MELHORIA [8] [4.5] [4.5] Auditoria [8.2.2] [4.5.5] [4.5.4] zPara a realização de auditorias, definir: ypessoal independente (tanto quanto possível) e competente para auditar yperiodicidade / freqüência yo escopo xdeve abranger todos os elementos, respeitando a maturidade do Sistema e o porte da organização xdeve ser compatível com o porte dos perigos, aspectos e falhas yRequisitos para se planejar, conduzir e apresentar resultados encontrados (metodologia)

119 MEDICAO, ANALISE E MELHORIA [8] [4.5] [4.5] Auditoria [8.2.2] [4.5.5] [4.5.4] zOs resultados da auditoria : yretratam a capacidade do sistema (pontos fortes e fracos) com relação ao atendimento de objetivos, metas e requisitos ydevem ser comunicados aos responsáveis pelas áreas auditadas yDevem gerar a tomada de ações corretivas, bem como o acompanhamento das ações propostas

120 ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO [5.6] [4.6] [4.6] Fatores Internos Verificação e Ação Corretiva Análise Crítica pela Administração Fatores Externos Política

121 ANÁLISE DE DESEMPENHO Global (política) e de elementos Individuais (objetivos, metas, desempenho e comunicações de partes interessadas) AÇÕES CORRETIVAS/ PREVENTIVAS /MELHORIA /ALTERAÇOES NO SGI FATORES INTERNOS E EXTERNOS AUDITORIAS/AVALIAÇOES DE REQUISITOS E OUTRAS ANALISES zPara assegurar continua pertinência, Adequação e eficácia, realizar análise Crítica do SGI, devendo: ydefinir a freqüência (intervalos planejados) ydefinir objeto destas analises, considerando: ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO [5.6] [4.6] [4.6] yManter registros das analises.

122 zNa análise crítica são considerados dados e fatos ocorridos, possibilitando replanejar e projetar o futuro... “As árvores morrem a partir do topo.” Peter Drucker ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO [5.6] [4.6] [4.6]

123 zA Análise Crítica pela Administração possibilita a retroalimentação do SGI ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO [5.6] [4.6] [4.6]

124 zNeste ponto completa-se o macro ciclo PDCA, gerando alterações ou melhorias no SGI: ycorreção de deficiências; ymelhoria de processos e produtos; ynovas diretrizes, novos recursos, tecnologia; yestabelecimento de novas metas; yestabelecimento de novos planos / programas; yrevisão dos pontos falhos do sistema; yrevisão da política do SGI. ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO [5.6] [4.6] [4.6]

125 PARTE III Estruturação e Implementação do Sistema de Gestão Integrada

126 Elementos de um Sistema de Gestão ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Responsabilidades Autoridades RECURSOS Mão de Obra Material Máquina Tecnologia Conhecimento DOCUMENTAÇÃO Procedimentos Instruções Disseminação seletiva de informação e/ou conhecimento PROCESSOS Métodos (intra e extra estabelecimento) S.G.

127 Fases da instituição e implementação do SGI Análise Crítica Inicial (BS 8800) Política Verificação e Ação Corretiva Planejamento Implementação e Operação Análise Crítica pela Administração MELHORIA CONTÍNUA

128 PARTE III.1 MAPEAMENTO DE PROCESSOS

129 Processo Uma atividade, ou conjunto de atividades, que usa recursos e que é a gerida de forma a possibilitar transformação de “entradas” em “saídas” pode ser considerada um processo. NOTA: Quase sempre, a saída de um processo se constitui na entrada do processo seguinte.

130 Produto – serviço É o resultado (saída) de um processo ou atividade. Produto Intencional É aquele produto que o processo ou atividade objetiva realizar. Ex: peça usinada, fatura, etc. Produto Não-Intencional É aquele produto não objetivado pelo processo ou atividade – efluentes, rejeitos. Ex: óleo usado, resíduos de tinta, efluentes, etc.

131 Abordagem de Processo Para que as organizações funcionem de forma eficaz, devem identificar e gerenciar processos inter- relacionados e interativos (atividades interligadas). A "abordagem de processos“ é a aplicação de um sistema de processos em uma organização, junto com a identificação, interações desses processos, e sua gestão. NOTA: as normas ISO 9001 e 14001 incentivam a adoção de uma abordagem de processo para o desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de um sistema de gestão que visa aumentar a satisfação das partes interessadas.

132 Abordagem de Processo Uma vantagem da abordagem de processo é o controle contínuo que ela permite sobre a ligação entre os processos individuais dentro do sistema de processos, bem como sua combinação e interação. Quando usado em um sistema de gestão, esta abordagem enfatiza a importância de: entendimento dos requisitos e seu atendimento; necessidade de considerar os processos em termos de valor agregado; obtenção de resultados de desempenho e eficácia de processos, e; melhoria contínua de processos baseada em medições objetivas.

133 Figura 1 - Modelo de um sistema de gestão baseado em processo e outras partes interessa- das (externas) e outras partes interessa- das (externas) funcionários (ou serviço)

134 A figura 1 mostra que as partes interessadas desempenham um papel importante em fornecer entradas para a organização. O monitoramento da satisfação das partes interessadas exige: a avaliação de informações relativas à percepção dessas partes; A avaliação do grau de atendimento das necessidades e expectativas das partes interessadas. NOTA: o modelo apresentado na Figura 1 não mostra os processos em um nível detalhado. Abordagem de Processo

135 Adicionalmente, pode ser aplicado a metodologia conhecida como "Plan-Do-Check-Act" (PDCA) para todos os processos. O modelo PDCA pode ser descrito resumidamente como segue: Plan (planejar): estabelecer os objetivos e processos necessários para entregar resultados de acordo com os requisitos e políticas da organização; Do (fazer): implementar os processos; Check (checar):monitorizar e medir processos e produtos contra as políticas, objetivos e requisitos para o produto e relatar os resultados; Act (agir):tomar ações para promover continuamente a melhoria do desempenho do processo. Fonte: “NBR ISO 9000 e 9001:2000, NBR ISSO 14001:2004” Abordagem de Processo

136 PARTE III.2 IDENTIFICAÇAO E AVALIAÇAO DE ASPECTOS E IMPACTOS OCUPACIONAIS E AMBIENTAIS

137 Introdução zObjetivo: yestabelecer a rotina para continua identificação e análise dos aspectos ambientais e de segurança e saúde no trabalho relacionados aos produtos, processos, atividades e serviços realizados por uma organização; yavaliar os possíveis impactos quanto à sua significância.

138 zÁrea de Aplicação: yeste procedimento se aplica a ocorrências passadas, presentes e futuras provenientes dos processos, atividades e serviços realizados por uma organização. zReferências: ytodos os procedimentos do Sistema de Gestão Ambiental e do Sistema de Segurança e Saúde no Trabalho Introdução

139 Definições Insumo É aquilo de que o processo ou atividade se utiliza (entrada). Insumo Direto É aquele insumo que se agrega ao produto intencional. Ex: matéria plástica, formulário, etc. Insumo Indireto É aquele insumo que não se agrega (ou se agrega pouco) ao produto intencional. Ex: óleo de lubrificação, energia elétrica.

140 zLista dos Aspectos / Impactos / Riscos Ambientais yConjunto dos principais aspectos / impactos e riscos ambientais provenientes dos diversos processos, atividades e serviços da organização. zSignificância yCombinação da probabilidade de ocorrência e da conseqüência de um determinado aspecto ambiental somado ao enquadramento nos filtros de significância. Definições

141 zSituação normal yAquela em que as atividades estão sendo desempenhadas em total conformidade com as rotinas operacionais (freqüência de ocorrências indesejáveis ou de impactos adversos inerente ao processo). NOTA: consideramos como situação anormal os processos de apoio. Exemplo: manutenção ou ampliações, mudança de produto ou equipamento, etc. zSituação de risco - São aquelas possíveis de serem levantadas e que apresentam “probabilidade” de ocorrências indesejáveis ou de impactos adversos potenciais. Definições

142 Sistematização do Processo AI zNa implantação do SGI: ydefinir autoridades e responsabilidades em todos os níveis para o levantamento e analise de aspectos e impactos yrealizar levantamento e a avaliação dos aspectos e impactos dos processos. zAtualização: yModificações ou novos projetos de expansão, produtos ou serviços, processos, empreendimentos, instalações, layout, etc; xNovos insumos, materiais, substituição ou alteração significativa de quantidades.

143 zAtualização: yNovos requisitos legais e outros requisitos; yOcorrência de incidentes ou acidentes não vislumbrados no levantamento ambiental ou considerados de baixa probabilidade; yNo mínimo revisões anuais. zFormulário: yLevantamento e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais e Ocupacionais Sistematização do Processo AI

144 zColeta de Dados ydeve-se percorrer o fluxo operacional na procura dos aspectos ambientais. zIdentificação dos Aspectos yOs responsáveis pela coleta de dados devem: xOrientar-se pela “Lista das Áreas / Processos / Tarefas”; xEmpregar a ”Lista dos Aspectos / Impactos / Riscos” (identificação de aspectos); xDefinir a situação operacional do aspecto identificado. Sistematização do Processo AI

145 zIdentificação dos Impactos Ambientais yPara cada aspecto identificar os impactos, tendo como base a “Lista dos Aspectos / Impactos / Riscos”. yVerificar: xse o impacto é real e/ou potencial (a ORGANIZAÇÃO apresenta ou pode apresentar); xestabelecer o tipo de risco, tendo como base a “Tabela de Riscos”. NOTA: aspecto / impacto não previsto na(s) lista(s) deve gerar atualização da(s) mesma(s). Sistematização do Processo AI

146 zCaracterísticas dos Aspectos e Impactos Identificados yIncidência:geração direta ou indireta; yClasse: impacto benéfico ou adverso; yTemporalidade: período de ocorrência do processo ou atividade, da qual decorre o impacto (passada, atual, futura). zSignificância de aspectos e impactos adversos yAvaliação ambiental: xAbrangência no meio ambiente (extensão do dano); xMagnitude, (capacidade do meio ambiente de suporta-lo ou reverter seus efeitos); xFreqüência de ocorrência ou grau de Probabilidade de sua ocorrência (se houver situação de risco). Sistematização do Processo AI

147 zResultado da Avaliação de Graduação Ambiental dos Impactos yAvaliação ambiental = abrangência (+ ou x) magnitude (+ ou x) freqüência/probabilidade. zSignificância de aspectos e impactos adversos yAvaliação dos Filtros de Significância: xUm impacto e respectivo aspecto é considerado “significativo” quando pelo menos um dos seguintes requisitos denominados “Filtros de Significância” aplica-se ao mesmo. São tipos de elemntos do Filtro de significância: Requisitos legais e outros requisitos Partes Interessadas; Política Sistematização do Processo AI

148 zPlano de Ação yApós avaliados os aspectos e impactos quanto à sua significância, os mesmos deverão ser priorizados quanto a tomada de ações gerenciais xutilizar o formulário do Plano de Ação dos Aspectos/Impactos Ambientais e Ocupacionais. zAções sobre Aspectos e Impactos Significativos Priorizados yO QUE, QUANDO, QUANTO, QUEM.. Sistematização do Processo AI

149 PARTE IV POR QUE GESTAO INTEGRADA

150 Porque Gestão Integrada? zPara otimizar esforços na implantação, implementação e manutenção relacionados a: yMotivação Interna yTransmissão de Conhecimento yEscolha de Indicadores de Desempenho do Negócio yRealização de Análise Crítica (redução de tempo da Alta Administração e priorização de oportunidades de melhoria)

151 Porque Gestão Integrada? zPara minimizar custos com: ycertificações yauditorias ytreinamento ySimplificação da documentação yGerenciamento do sistema

152 PARTE V EXPERIENCIAS PRATICAS


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