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A PROBLEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CEAP – 2009 Disc. Metodologia Científica Profº Luiz Alberto C. Guedes.

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1 A PROBLEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CEAP – 2009 Disc. Metodologia Científica Profº Luiz Alberto C. Guedes

2 A INTUIÇÃO  “Tipo de reflexão, inaugurado por Platão na antiga Grécia, que se destacou pela possibilidade de gerar teorias unitárias sobre a natureza e desvincular o saber racional do saber mítico”. (Matallo, in Construindo o Saber, 2000). A PROBLEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

3 OPINIÃO X CIÊNCIA  “... quando as opiniões certas são amarradas, transformam-se em conhecimento, em ciência, permanecem estáveis. Por esse motivo é que dizemos ter a ciência mais valor do que a opinião certa: a ciência se distingue da opinião certa por seu encadeamento racional”.

4 OPINIÃO  Senso Comum. CIÊNCIA  Refinamento do Senso Comum.

5 ESQUEMA DE RELAÇÃO TEORIAS CIENTÍFICAS... NOVAS TEORIAS MODIFICAÇÕES SENSO COMUM (VALORAÇÕES, CRENÇAS RELIGIOSAS, SENSO COMUM POLÍTICAS), MODIFICADO.

6 O Senso Comum é a base sobre a qual se constroem as Teorias Científicas. O objetivo da explicação científica é buscar as afirmações e teorias universais, cujo campo de aplicação seja o maior possível.

7 SOBRE O INDUTIVISMO x SENSO COMUM O grande problema do indutivismo é o da “passagem” das afirmações singulares para as universais.  Como podem ser justificadas as afirmações e teorias gerais cuja base é um número limitado de observações.

8 A essas questões o INDUTIVISMO responde que: O número de observações levantadas para a generalização deve ser muito grande. As observações devem ser feitas sob uma grande variedade de condições; Não se deve admitir, que alguma das observações entre em conflito com a lei geral.

9 Essas três condições seriam necessárias para formar a base de sustentação da indução. CRÍTICAS:  Números de observações necessárias e  Variedades de condições.

10 EM DIREÇÃO À CIÊNCIA Ciência  conhecimento “amarrado”  Conhecimento  despido de subjetividade e valoração.  Solucionadora de problemas  a partir de conjecturas.  Provisoriedade  do conhecimento científico.


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