A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FILOSOFIA POLÍTICA DE MAQUIAVEL. Prof. Douglas Gregorio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FILOSOFIA POLÍTICA DE MAQUIAVEL. Prof. Douglas Gregorio."— Transcrição da apresentação:

1 A FILOSOFIA POLÍTICA DE MAQUIAVEL. Prof. Douglas Gregorio

2 Objetivo da aula: apresentar a filosofia política de Maquiavel. - Quem foi, onde viveu – o contexto. -- Sua obra. -- A revolução na ciência política. -- Os princípios básicos da filosofia política de Maquiavel.

3 Até o Renascimento, a Filosofia Política sempre girou em torno da idéia da associação da vontade de Deus com a justiça social, ou seja, uma política CRISTÃ.

4 Mas foi justamente no Renascimento que surgiu um filósofo que veio a revolucionar as abordagens filosóficas da política.

5 Nicolau Maquiavel. Florença, Itália. 1469 – 1527.

6 Fundador da Ciência Política Moderna, Maquiavel também foi historiador, diplomata, dramaturgo, poeta, músico. Foi chanceler e secretário das relações exteriores de César Borgia, condottiere (governante absolutista) de Florença que era filho do Papa (isso mesmo, filho do Papa) Alexandre VI.

7 Principais Obras: A Primeira Década de Tito Lívio – tema: história da antiguidade romana. A Mandrágora: peça teatral, comédia. O Príncipe: sua obra- prima, filosofia e ciência política.

8 Princípios básicos do pensamento político de Maquiavel: (Entenda-se por Príncipe todo e qualquer político).

9 1 - Todo governo é dividido por dois princípios opostos: o desejo dos grandes de oprimir e comandar, e o desejo do povo de não ser oprimido nem comandado – a política resulta da ação social a partir das divisões sociais. 1 - Todo governo é dividido por dois princípios opostos: o desejo dos grandes de oprimir e comandar, e o desejo do povo de não ser oprimido nem comandado – a política resulta da ação social a partir das divisões sociais.

10 2 - O objetivo real da política não é o bem comum e a justiça – a mentira dos grandes - mas sim a TOMADA E MANUTENÇÃO DO PODER. 2 - O objetivo real da política não é o bem comum e a justiça – a mentira dos grandes - mas sim a TOMADA E MANUTENÇÃO DO PODER. A lógica da política não é a lógica da justiça e da ética, mas sim A LÓGICA DA FORÇA TRANSFORMADA EM PODER E LEI.

11 3 – A virtude de um Príncipe não é ser “sábio e justo”. 3 – A virtude de um Príncipe não é ser “sábio e justo”. A virtude de um Príncipe é saber ser RESPEITADO E TEMIDO, porém, não odiado. Para isso, é lícito mentir, usar violência, astúcia e força.

12 4 – Não interessa se o governo é uma monarquia, democracia ou ditadura. Um governo se legitima se o poder é superior aos grandes e se faz a serviço do povo, ou seja, a liberdade da RES PUBLICA – interesses particulares não podem se sobrepor ao interesse geral. 4 – Não interessa se o governo é uma monarquia, democracia ou ditadura. Um governo se legitima se o poder é superior aos grandes e se faz a serviço do povo, ou seja, a liberdade da RES PUBLICA – interesses particulares não podem se sobrepor ao interesse geral.

13 Máximas famosas de Maquiavel.

14 Pois a força é justa quando necessária. Pois a força é justa quando necessária. Quem quiser ser bonzinho não pode evitar sua ruína entre tantos que são maus. Quem quiser ser bonzinho não pode evitar sua ruína entre tantos que são maus.

15 É melhor ser temido que ser amado. O amor se rompe quando não é mais necessário, mas o medo da punição nunca falha. É melhor ser temido que ser amado. O amor se rompe quando não é mais necessário, mas o medo da punição nunca falha. Os fins justificam os meios. Os fins justificam os meios.

16

17


Carregar ppt "A FILOSOFIA POLÍTICA DE MAQUIAVEL. Prof. Douglas Gregorio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google