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O dual loop – alinhando o planejamento estratégico da SES ao planejamento operacional. Francisco Antônio Tavares Junior Assessor-chefe de Gestão Estratégica.

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1 O dual loop – alinhando o planejamento estratégico da SES ao planejamento operacional. Francisco Antônio Tavares Junior Assessor-chefe de Gestão Estratégica

2 Scorecards Pacto pela Saúde Planejamento de Consumo Estado para Resultados Relatórios Financeiros Painéis de Bordo LOA Programação Anual de Saúde Escritório de Projetos Execução Acordo de Resultados SIGPLAN GERAES LDO Plano Estadual de Saúde PMDI Scorecards Acordo de 2ª etapa Reuniões Relatórios de gestão Dashboards Gerenciamento de Projetos Relatório do TCE Arquivos Project Agenda de Compras Planilhas Painéis de Contribuição Projetos Estruturadores Agenda Setorial Mensagem do Governador PPAG Mapa Estratégico Boas idéias Balanced Scorecard POUCO ALINHAMENTO E MUITO RETRABALHO!!!

3 O governo do Estado de Minas Gerais, tem adotado a partir do Choque de Gestão, a lógica do duplo planejamento ou processo dual onde ocorrem estratégias “simultâneas e coerentes entre si” (VILHENA, [et al.] (org.) 2006) Para que os resultados propostos sejam alcançados é necessário um completo alinhamento entre o que se pretende, a estrutura organizacional e os processos realizados pela organização O primeiro passo significativo foi compreender sua inserção no planejamento estratégico do Governo Estadual. Isso inclui alinhar a visão de futuro e definir o mapa estratégico da Secretaria, fortemente articulado com o mapa estratégico do governo de Minas Gerais.

4 À partir da elaboração do Mapa Estratégico da SES/MG (feito em consonância com o PMDI e o PPAG), foram definidos e priorizados os programas e projetos estruturadores, bem como indicadores estratégicos para o acompanhamento das metas. Estes, por sua vez, são pactuados no Acordo de Resultados de 1ª etapa, instrumento que define as metas da organização e os seus compromissos com o Governador e com a sociedade.

5 De forma paralela ao processo de definição do mapa estratégico e da definição dos indicadores do mapa e dos painéis de contribuição das equipes, foi realizado um processo que surgiu como um fruto da percepção de que o processo de compras realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais precisava ser modernizado. Este processo é o planejamento de consumo, também já descrito em outro trabalho apresentado ao CONSAD. O grande ponto em questão é que embora as duas atividades se referissem a processos de planejamento, foram realizadas em sua 1ª etapa de forma desarticulada.

6 Riscos do desalinhamento A Secretaria e as áreas que a compõe não atingirem os resultados almejados (baixo desempenho); Possibilidade de aquisições não prioritárias para a Secretaria de Estado de Saúde, ocasionando desperdícios de recursos financeiros e sobrecarga na agenda do gestor de compras (baixo nível de execução ou execução desalinhada da estratégia); Falta de compreensão estratégica das áreas ao definirem suas demandas; O processo de planejamento de consumo reduzido a um processo de coleta sistemática de demandas que induz o consumo excessivo e desordenado pelas áreas.

7 Detalhamento do Planejamento Estratégico (Definição de metas por áreas, garantindo o alinhamento organziacional) Planejamento Operacional Consideração das metas para realização do planejamento de consumo. A lógica passa a ser: o que eu preciso “consumir” para alcançar minhas metas? Planejamento Estratégico da SES/MG (Onde queremos chegar? Quais serão as estratégias para chegar lá?)

8 Os Acordos de Resultados de 1ª etapa são desdobrados em contribuições por equipe. Cada equipe deve verificar e comprometer-se com suas contribuições. Para isso, foram realizadas reuniões de disseminação da estratégia, foi elaborada a cartilha do Mapa Estratégico e foram preenchidos os painéis de contribuição. Como resultado, foi elaborado o Acordo de 2ª etapa.

9 O processo de pactuação de metas antecedeu o planejamento de consumo e foi usado neste processo, de modo a induzir a lógica: o que eu devo fazer? O que preciso para fazer?

10 O CICLO COMPLETO

11 AGENDA ESTRATÉGICA VISÃO: Ser instituição modelo de inovação da gestão da saúde pública no Brasil, contribuindo para que MG seja o Estado onde se vive mais e melhor. METAS MOBILIZADORAS: Redução da mortalidade infantil Redução do APVP por doenças cardiovasculares e diabetes Redução do APVP por causas externas Ampliar resolubilidade micro e macrorregional Universalização da Atenção Primária Saúde em Casa Viva Vida Hiperdia Urgência & Emergência Mais Vida Transporte em Saúde Regulação Assistencial Pro-hosp Prontuário Eletrônico Teleassistência Farmácia de Minas ACORDO DE RESULTADOS Central de Resultados (Assessoria de Gestão Estratégica) Painel de Controle Escritório de Projetos Núcleo de Planejamento Estratégico GABINETE SUPERINTENDÊNCIA A SUPERINTENDÊNCIA B... PARCEIRO (MUNICÍPIOS, BENEFICIÁRIOS, ETC) GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE ASSESSORIA A... ACORDO DE RESULTADOS CONTRATUALIZAÇÃO


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