A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceito A comunicação entre o consumidor e o profissional de turismo ecológico é muito importante na divulgação e venda de um produto turístico ecológico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceito A comunicação entre o consumidor e o profissional de turismo ecológico é muito importante na divulgação e venda de um produto turístico ecológico."— Transcrição da apresentação:

1

2 Conceito A comunicação entre o consumidor e o profissional de turismo ecológico é muito importante na divulgação e venda de um produto turístico ecológico. Como a maioria dos comerciantes já sabe, propaganda é tudo, e um pouco mais. A mídia é responsável pela circulação de informações, bem como para o lançamento da oferta de destinos ecoturísticos. Em tempos de informatização e globalização, as informações são transmitidas mais depressa, a competição entre as companhias de turismo se torna mais intensa.

3 Qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode obter acesso as mesmas informações de certa atividade turística ao mesmo tempo. Os consumidores de produtos e destinos turísticos com características ecológicas, são mais exigentes e possuem mais autonomia para decidirem como serão satisfeitas as suas necessidades e motivações. É muito importante que o profissional do setor turístico esteja atentos a este fenômeno.

4 Como vender o turismo ecológico O cumprimento dos artigos exigirá seriedade e profissionalismo dos relacionamentos comerciais (hotéis/ operadoras/ agências de turismo/ companhias aéreas) e, lançamento de propagandas coerentes, beneficiará não somente ao turista, como também ao próprio setor turístico, exigindo dos profissionais tratamento de informações com maior qualidade e dinamismo. O produto turístico ecológico deve ser vendido de acordo com a realidade do cliente, de forma que a proposta da oferta turística seja reconhecida pela sua qualidade. A credibilidade das mensagens oferecidas por propaganda devem estar fundamentadas na comercialização do produto e destino turístico. Ao fim, o consumidor adquire um serviço tal qual lhe foi informado.

5 No turismo ecológico é muito importante a parceria com Hotéis, Camping, operadores de turismo, agências de turismo, guias especializados, profissionais da área. A comunicação deve ser com o máximo de objetividade, as informações devem estar de forma clara e objetiva para que a programação de uma viagem transcorra como o previsto. A parceria com profissionais da área e a integração com a comunidade visitada devem transcorrer de modo que o local, a cultura e os costumes sejam preservados, gerando recursos para o local de destino e preocupando-se com as gerações futuras.

6 Como divulgar o turismo ecológico As fontes comerciais estabelecidas devem oferecer aos turistas credibilidade e estimulo referente ao produto procurado, contendo informações claras e objetivas dos serviços que estão inclusos dentro da atividade turística a ser oferecido, portanto o turista sentira mais segurança na escolha do serviço e do destino turístico. O turista é influenciado pelos meios de comunicação, sendo assim, através de uma boa divulgação e um meio de comunicação respeitável o turista pode ser convencido a ter seu destino mudado. Isso requer uma grande responsabilidade por parte do vendedor, portanto tudo deve estar bem explicado para que não haja surpresas por ambas as partes.

7 A venda do produto turístico ecológico requer comunicação e marketing e esses se esforçam na realização de estratégias no sentido de persuadir as pessoas a compra de destino e serviços. A comunicação, quer a informal, através da troca de impressões entre pessoas, quer a formal, feita através de vários meios de divulgação por agencias de viagens, operadoras e hotéis, quer a institucional, feita pelos governos, sempre continuará a existir, pois são dessas formas de promoção que os produtos turísticos dependem para serem consumidos em escala maciça.

8 A comunicação publicitária deve estar voltada para as aspirações humanas e não embasadas em planos e especulações mercadológicas. Afinal, o melhor divulgador de um produto turístico é o consumidor que retorna de sua viagem satisfeito com os serviços que lhe foram oferecidos. A qualidade das informações e a ecologia e sustentabilidade, devem ser respeitados. O processo de marketing precisa ser cuidadosamente estudado, pois a atividade refere-se à visitações em ecossistemas frágeis, que não podem ser agredido pela ação humana desorientada.

9 Na busca pela qualidade na oferta proposta, é necessário observar nos aspectos de propaganda “a clareza na redação das informações dos preços e as vantagens dos pacotes, além da especificação dos equipamentos e serviços incluídos no programa. Estes são elementos obrigatórios na divulgação dos produtos das empresas filiadas. Ressalta-se também, o compromisso de comunicar, antecipadamente aos clientes, as modificações ou substituições que eventualmente ocorram.

10 A propaganda deve estudar bem o produto e divulgar com clareza os preços destinos, e atividades direcionando assim os canais de distribuição dessas informações. O turismo pode ser divulgado tanto pelos órgãos governamentais, sites da internet priorizando aqueles que são voltados para o turismo ecológico, agencias de turismo, televisão priorizando os programas voltados para o meio ambiente como Globo Ecologia, programas de pescarias, revistas rurais, restaurantes mineiros do tipo pesque e pague, hotéis fazendas, pousadas rurais, rádio, e empresas privadas, todas a divulgações devem transmitir com seriedade e segurança ao turista. As características do produto de divulgação, além de auxiliarem o turista a planejar uma viagem e a escolher um roteiro ecológico, também devem levar a mensagem de um responsável em termos ambientais, sociais e econômicos.

11 Público alvo O eco turismo é a atividade do turismo que mais cresce ao ano. A busca por locais tranqüilos e o contato com a natureza tem feito com que as empresas, escolas e até mesmo as famílias, incentivem as pessoas a buscarem destinos harmônicos. O respeito pelo ambiente, a consciência ecológica e a necessidade de planejar a atividade, tem despertado a atenção para que turismo ecológico, torne-se mais presente nas diversas áreas. O público alvo são turistas ecológicos que tem necessidades em preservar e manter esse habitat natural, conseqüentemente despertar nas outras pessoas o prazer pelo meio ambiente.

12 Características do produto turístico O material de divulgação deve ser elaborado de acordo com o atrativo e atividade turística. Localização, relevo, clima, vegetação e fauna predominante; Localização, relevo, clima, vegetação e fauna predominante; Tipo de programas oferecidos: caminhada, acampamento, escaladas, ou mergulhos; Tipo de programas oferecidos: caminhada, acampamento, escaladas, ou mergulhos; Grau de dificuldade da atividade relacionada ao preparo físico do turista; Grau de dificuldade da atividade relacionada ao preparo físico do turista; Datas estabelecidas; Datas estabelecidas; Programação adicional; Programação adicional; Preço por pessoa ou por grupo (serviços incluídos e não incluídos); Preço por pessoa ou por grupo (serviços incluídos e não incluídos); Tipo de transporte e hospedagem; Tipo de transporte e hospedagem; Alimentação. Alimentação.

13 Os dez mandamentos do ecoturista Amarás a Natureza sobre todas as coisas. Amarás a Natureza sobre todas as coisas. Honrarás e preservarás o bom humor; Honrarás e preservarás o bom humor; Estarás sempre pronto a colaborar; Estarás sempre pronto a colaborar; Serás capaz de te adaptares aos imprevistos; Serás capaz de te adaptares aos imprevistos; Utilizarás os serviços dos guias credenciados; Utilizarás os serviços dos guias credenciados; Não reclamarás; Não reclamarás; Não invocarás o nome do guia em vão, para perguntar se falta muito para chegar; Não invocarás o nome do guia em vão, para perguntar se falta muito para chegar; Não considerarás chuvas, atoleiros ou pontes quebradas como imprevistos; Não considerarás chuvas, atoleiros ou pontes quebradas como imprevistos; Não poluirás o meio-ambiente. Não poluirás o meio-ambiente. Preserve e Respeite a biodiversidade, não polua as nascentes,os leitos e margens, não destrua as matas ciliares, não degrade o meio ambiente, e compartilhe a sustentabilidade. Preserve e Respeite a biodiversidade, não polua as nascentes,os leitos e margens, não destrua as matas ciliares, não degrade o meio ambiente, e compartilhe a sustentabilidade.

14 Os cinco mandamentos do ecoturismo Da natureza nada se tira a não ser fotos. Da natureza nada se tira a não ser fotos. Nada se deixa a não ser pegadas. Nada se deixa a não ser pegadas. Nada se leva a não ser recordações. Nada se leva a não ser recordações. Andar em silêncio e em grupos pequenos. Andar em silêncio e em grupos pequenos. Respeitar uma distância dos animais, evitando gerar stress. Respeitar uma distância dos animais, evitando gerar stress.

15 Conclusão Observa-se em meio às evidências recolhidas e citadas, que o perfil do consumidor de produtos turísticos está mudando, tornando-se mais exigente, com relação às mensagens sobre destinos que lhe são propostas. Hoje os veículos publicitários e informativos documentam uma série de informações que o futuro turista necessita para que possa se decidir a viajar, e que até um tempo atrás, eram manipuladas por agentes de viagem, que precisavam persuadir o cliente na escolha por um determinado produto turístico. A informatização das mensagens, estão acessíveis a qualquer tipo de pessoa, portanto o turista esta apto a entender toda as estratégias de marketing.

16 A globalização fez surgir a competição entre os meios de comunicação e as empresas de turismo torna-se cada vez mais disputada, onde os bons profissionais, dinâmicos, responsáveis e atentos à novas formas de divulgação de seus produtos, dominarão o mercado, buscando sempre atender às solicitações do cliente com qualidade. Os profissionais da área devem estar atentos as novas direções mercadológicas, que tendem ao turismo relacionada com o ambiente, procurando formas de ensino profissionalizante que atenda às suas aspirações, uma vez que a qualidade das informações e no atendimento são essenciais ao desenvolver da atividade.

17 Fonte: http://ecoturismoembonito.files.wordpress.com/2008/10/bonito_pantanal2.jpg Turismo variado.

18 Fonte:http://2.bp.blogspot.com/_aP5P_oC2aR8/SYGm4tsI_OI/AAAAAAAABt8/mbyA 9HTzFu0/s320/brasil-turismo.jpg A divulgação do turismo ecológico a nível Brasil.

19 Fonte:http://www.ecuadorextremo.com/images/TURISMOECOLOGICO.jpg Fauna e relevo.

20 Fonte:http://www.ajbonito.com.br/admin/uploads/storage/77_sucurisitenovo.jpg Turismo de mergulho.

21 Fonte:http://pensandoverde.blogtv.uol.com.br/img/Image/Spintravel/2008/Julho/ecotur ismo.jpg Caminhada.

22 Fonte:http://www.mensageironoticias.com/uploads/news/921/0_big.jpg Observação de aves: tem como objetivo a observação das aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente.

23 Fonte:http://www.rodromano.com.br/bomjardim/tirolesa_snow_valley.jpg Tirolesa: é a prática da travessia de montanhas, vales ou canyons, por meio de cordas.

24 Fonte:http://www.brotasbrasil.com.br/administracao/operadoras/fotos/Boia- cross%20Brotas%20-%20EcoAcao.JPG Bóia-Cross: é a prática de descer corredeiras em grandes bóias redondas.

25 Fonte: http://www.cp2_parati.blogger.com.br/cavalgada.JPG Cavalgada: Percorrer a cavalo percursos em meio à natureza.

26 Fonte:http://www.ajbonito.com.br/admin/uploads/storage/ 39_zzzsucurisitenovo.jpg Snorkeling e flutuação: é um passeio em que o turista flutua com equipamentos aquáticos.

27 Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_aNwkmJ9bAsc/R--uh- wTEyI/AAAAAAAAA2U/PzdK0tES-0k/s400/cicloturismo_div1.jpg Cicloturismo: turista que pratica Cicloturismo, passa pelo menos um pernoite fora de seu local de convívio habitual, além de ser uma atividade não competitiva.

28 Fonte: http://www.nepal-visitor.com/canyoning.jpg Canyoning: Descida de penhascos e/ou cachoeiras, com auxílio de equipamento especial (rappel).

29 Referências bibliográficas http://ecoturismoembonito.files.wordpress.com/2008/10/bonito_panta nal2.jpg http://ecoturismoembonito.files.wordpress.com/2008/10/bonito_panta nal2.jpg http://ecoturismoembonito.files.wordpress.com/2008/10/bonito_panta nal2.jpg http://ecoturismoembonito.files.wordpress.com/2008/10/bonito_panta nal2.jpg http://2.bp.blogspot.com/_aP5P_oC2aR8/SYGm4tsI_OI/AAAAAAAA Bt8/mbyA9HTzFu0/s320/brasil-turismo.jpg http://2.bp.blogspot.com/_aP5P_oC2aR8/SYGm4tsI_OI/AAAAAAAA Bt8/mbyA9HTzFu0/s320/brasil-turismo.jpg http://2.bp.blogspot.com/_aP5P_oC2aR8/SYGm4tsI_OI/AAAAAAAA Bt8/mbyA9HTzFu0/s320/brasil-turismo.jpg http://2.bp.blogspot.com/_aP5P_oC2aR8/SYGm4tsI_OI/AAAAAAAA Bt8/mbyA9HTzFu0/s320/brasil-turismo.jpg http://www.ecuadorextremo.com/images/TURISMOECOLOGICO.jpg http://www.ecuadorextremo.com/images/TURISMOECOLOGICO.jpg http://www.ecuadorextremo.com/images/TURISMOECOLOGICO.jpg http://www.ajbonito.com.br/admin/uploads/storage/77_sucurisitenovo.jpg http://www.ajbonito.com.br/admin/uploads/storage/77_sucurisitenovo.jpg http://www.ajbonito.com.br/admin/uploads/storage/77_sucurisitenovo.jpg http://www.ajbonito.com.br/admin/uploads/storage/77_sucurisitenovo.jpg http://pensandoverde.blogtv.uol.com.br/img/Image/Spintravel/2008/J ulho/ecoturismo.jpg http://pensandoverde.blogtv.uol.com.br/img/Image/Spintravel/2008/J ulho/ecoturismo.jpg http://pensandoverde.blogtv.uol.com.br/img/Image/Spintravel/2008/J ulho/ecoturismo.jpg http://pensandoverde.blogtv.uol.com.br/img/Image/Spintravel/2008/J ulho/ecoturismo.jpg http://www.mensageironoticias.com/uploads/news/921/0_big.jpg http://www.mensageironoticias.com/uploads/news/921/0_big.jpg http://www.mensageironoticias.com/uploads/news/921/0_big.jpg http://www.rodromano.com.br/bomjardim/tirolesa_snow_valley.jpg http://www.rodromano.com.br/bomjardim/tirolesa_snow_valley.jpg http://www.rodromano.com.br/bomjardim/tirolesa_snow_valley.jpg http://www.brotasbrasil.com.br/administracao/operadoras/fotos/Boia- cross%20Brotas%20-%20EcoAcao.JPG http://www.brotasbrasil.com.br/administracao/operadoras/fotos/Boia- cross%20Brotas%20-%20EcoAcao.JPG http://www.brotasbrasil.com.br/administracao/operadoras/fotos/Boia- cross%20Brotas%20-%20EcoAcao.JPG http://www.brotasbrasil.com.br/administracao/operadoras/fotos/Boia- cross%20Brotas%20-%20EcoAcao.JPG http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecoturismo http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecoturismo http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecoturismo

30 http://www.cp2_parati.blogger.com.br/cavalgada.JPG http://www.cp2_parati.blogger.com.br/cavalgada.JPG http://www.cp2_parati.blogger.com.br/cavalgada.JPG http://www.ajbonito.com.br/admin/uploads/storage/39_zzzsucurisiten ovo.jpg http://www.ajbonito.com.br/admin/uploads/storage/39_zzzsucurisiten ovo.jpg http://www.ajbonito.com.br/admin/uploads/storage/39_zzzsucurisiten ovo.jpg http://www.ajbonito.com.br/admin/uploads/storage/39_zzzsucurisiten ovo.jpg http://4.bp.blogspot.com/_aNwkmJ9bAsc/R--uh- wTEyI/AAAAAAAAA2U/PzdK0tES-0k/s400/cicloturismo_div1.jpg http://4.bp.blogspot.com/_aNwkmJ9bAsc/R--uh- wTEyI/AAAAAAAAA2U/PzdK0tES-0k/s400/cicloturismo_div1.jpg http://4.bp.blogspot.com/_aNwkmJ9bAsc/R--uh- wTEyI/AAAAAAAAA2U/PzdK0tES-0k/s400/cicloturismo_div1.jpg http://4.bp.blogspot.com/_aNwkmJ9bAsc/R--uh- wTEyI/AAAAAAAAA2U/PzdK0tES-0k/s400/cicloturismo_div1.jpg http://www.nepal-visitor.com/canyoning.jpghttp://www.nepal-visitor.com/canyoning.jpghttp://www.nepal-visitor.com/canyoning.jpg


Carregar ppt "Conceito A comunicação entre o consumidor e o profissional de turismo ecológico é muito importante na divulgação e venda de um produto turístico ecológico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google