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ANÁLISE COMPARATIVA DE INTRODUÇÕES DE MONOGRAFIAS NAS ÁREAS DE LÍNGUA E LITERATURA DO CURSO DE LETRAS DA UNISUL: FOCO NO USO DA MODALIDADE (ART. 170).

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Apresentação em tema: "ANÁLISE COMPARATIVA DE INTRODUÇÕES DE MONOGRAFIAS NAS ÁREAS DE LÍNGUA E LITERATURA DO CURSO DE LETRAS DA UNISUL: FOCO NO USO DA MODALIDADE (ART. 170)."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE COMPARATIVA DE INTRODUÇÕES DE MONOGRAFIAS NAS ÁREAS DE LÍNGUA E LITERATURA DO CURSO DE LETRAS DA UNISUL: FOCO NO USO DA MODALIDADE (ART. 170). Introdução Um recurso lingüístico amplamente usado em textos acadêmicos é a modalidade segundo Gruber (2005).. A modalidade está ligada ao estabelecimento de papéis entre o falante e o ouvinte (Halliday, 1994), ou seja, é um sistema que nos faz entender o posicionamento do escritor, a sua expressão de atitude, julgamento e comprometimento com as suas afirmações assim como os papéis que ele estabelece para ele mesmo e para seus leitores. Assim, o estudo pretendeu comparar o uso da modalidade em introduções de monografias de conclusão do curso de Letras da Unisul em duas subáreas, a saber: lingüística e literatura. Uma vez que o gênero monografias de conclusão de cursos de graduação ainda permanece pouco explorado, a pesquisa objetivou, dessa forma, preencher essa lacuna na literatura, disseminando conhecimento sobre essa seção de uma monografia. Objetivos O projeto de pesquisa pretendeu comparar o uso da modalidade em introduções de monografias de conclusão do curso de Letras da Unisul em duas subáreas, a saber: lingüística e literatura Metodologia O corpus para a pesquisa consistiu em 12 introduções de monografias escritas para a conclusão do curso de Letras português/inglês da Unisul – Pedra Branca, sendo 06 (seis) monografias que foram desenvolvidas na área de língua, a saber: língua portuguesa, lingüística, lingüística aplicada, etc., e 06 (seis) na área de literatura. A taxonomia de análise com grupo 1: pode, conseguem, grupo 2: deve, precisa, grupo 3: nunca, talvez, grupo 4: percebe-se, possível. Resultados Os resultados da análise revelaram que os modais do Grupo 1 forma os mais utilizados no corpus investigado. Foram encontrados 29 modalizadores pertencentes esse grupo nas introduções de Língua Portuguesa, sendo esse o grupo com maior número de ocorrências também em Literatura, com 24 ocorrências. O grupo 2 teve um número um pouco reduzido, mas significante em Língua Portuguesa, totalizando 13 ocorrências e em literatura apenas 4. O grupo 3 apresentou um número menor de ocorrências em Língua Portuguesa, apenas 2, já em Literatura foram 7. O grupo 4 apresentou 5 ocorrências em Língua Portuguesa e 6 em Literatura. Já o único grupo que não teve ocorrência foi o 5, apresenta expressões como: deveria talvez, pode frequentemente, etc. Conclusões Após o estudo observou-se que os resultados indicaram um relativo equilíbrio no uso dos modais nas duas disciplinas, sendo que a Língua Portuguesa apresentou 53,9% de modalização em seu corpus enquanto que, a Literatura 45,1%. Ogrupo 1 teve mais ocorrências com os modais: pode(m), consegue(m) e o futuro. Bibliografia HALLIDAY, M.A K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1994. HYLAND, K.. Disciplinary discourses: Social interactions in academic writing. Harlow: Longman, 2000. MORITZ, M. E. W. A Genre study of conclusions of research articles across Portuguese as L1 and English as L1 and L2, Unpublished doctoral thesis Federal University of Santa Catarina, Florianópolis - SC, Brazil, 2006. Apoio Financeiro: Unisul O corpus para a pesquisa consiste em 12 introdu ç ões de monografias escritas para a conclusão do curso de Letras português/inglês da Unisul – Pedra Branca, sendo 06 (seis) monografias desenvolvidas na á rea de l í ngua, a saber: l í ngua portuguesa, ling üí stica, ling üí stica aplicada, etc., e 06 (seis) na á rea de literatura.


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