A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS"— Transcrição da apresentação:

1 INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS
Comunicação e Expressão Verbal II Prof. Taïs Bressane – SLIDE SHARE

2 Linguagem e comunicação
A comunicação linguística é sempre motivada pela interação social em que acontece e não existe fora de um contexto particular. Sempre que produzimos ou interpretamos um enunciado, nos valemos de conhecimentos e informações que vão além do significado das expressões constantes nas frases que formam o enunciado. A frase “Passe muito bem!”, por exemplo, pode adquirir significados totalmente diferentes dependendo do contexto em que for empregada. .

3 Pragmática: objeto de estudo
Nossas escolhas de linguagem são reguladas pelo conhecimento de regras e princípios da língua em situação de uso, que estão para além do conhecimento gramatical. Esses princípios reguladores da atividade verbal são o objeto de estudo da Pragmática, uma área da Linguística, nascida a partir de estudos de filósofos da linguagem. A Pragmática, portanto, tem por objetivo estudar a relação existente entre as línguas enquanto sistemas formais e a sua atualização em situações de uso. 

4 Pragmática: fatores de contexto
Os significados pragmáticos surgem de fatores linguísticos ou não linguísticos, envolvidos na situação de produção dos enunciados, como: o que é dito, o modo como é dito e a intenção com que é dito; o posicionamento físico; os papéis sociais, as identidades, as atitudes, os comportamentos e crenças dos participantes; a relação entre os participantes; a localização espacial e temporal dos participantes. Esses fatores dependem, portanto, do contexto de situação e do contexto de cultura em que a interação acontece

5 Informações Implícitas
As informações implícitas são percebidas não pelo significado das expressões usadas nas frases, mas por dados do contexto em que a interação acontece. Essas informações podem ficar marcadas gramaticalmente nas frases ou apenas sugeridas pela situação. Essa distinção marca dois tipos de enunciados implícitos: pressupostos e subentendidos

6 Pressupostos Os pressupostos, embora tragam informações implícitas, são marcados lexicalmente na frase. As informações implícitas decorrem de palavras ou expressões contidas na frase, verdadeiras ou admitidas como tal – são os marcadores de pressuposição.

7 Marcadores de pressupostos
Adjetivos: André é o meu filho mais esperto. Verbos que indicam mudança ou permanência de estado: Renato continua emagrecendo. Advérbios: A produção agropecuária está totalmente nas mãos dos brasileiros.

8 Marcadores de pressupostos
orações adjetivas: Os brasileiros, que não se importam com a coletividade, só se preocupam com o seu bem-estar e, por isso, jogam lixo na rua, fecham os cruzamentos, etc. conjunções: Freqüentei a Universidade, mas aprendi bastante

9 Subentendidos Os subentendidos são insinuações não marcadas lexicalmente. São produzidos durante a interação, por conhecimentos partilhados entre os participantes. As informações não são ditas, mas apenas sugeridas, como na frase: “O mérito e a capacidade não são sempre levados em conta.” quando dirigida a uma pessoa que tenha acabado de receber uma promoção.

10 Pressupostos e subentendidos em textos multimodais
Fonte: Josué Marcos de Oliveira Brazil Pressuposto, subentendido e ironia no texto publicitário de outdoor, in COMU – Revista Acadêmica do Departamento de Comunicação Social da Unitau,

11 Pressupostos e subentendidos em textos multimodais
"Agora a beleza está em suas mãos" "Ninguém resiste a lábios hidratados. Nem você" Fonte: Neusa Fumie Nishida A Responsabilidade Social na Propaganda Feminina, acessado em:

12 Considerações finais O falante/escritor não pode negar que tenha querido transmitir a informação expressa pelo pressuposto, mas pode negar que tenha desejado transmitir a informação expressa pelo subentendido. Extraído e adaptado de “Lições de Texto”, Platão e Fiorin, ed. ática, 2003.


Carregar ppt "INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google