A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fases do Balanço de Competências - AcolhimentoSessão de Grupo - 1 hora - Actividades exploratórias da formação/construção do “eu”Sessão Individual - 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fases do Balanço de Competências - AcolhimentoSessão de Grupo - 1 hora - Actividades exploratórias da formação/construção do “eu”Sessão Individual - 1."— Transcrição da apresentação:

1 Fases do Balanço de Competências - AcolhimentoSessão de Grupo - 1 hora - Actividades exploratórias da formação/construção do “eu”Sessão Individual - 1 hora - Redes sociais de apoioSessão individual - 1 hora - Auto-Diagnóstico PessoalSessão Individual - 1hora - Competências-chaveSessão individual – 1,30 horas - Planificação do ProjectoSessão Individual – 1 hora - Análise das Competências-chaveSessão de grupo - 2 horas - Síntese do BCSessão individual - 1 hora

2 Histórias de vida Instrumento de investigação porque o objecto de análise é o próprio sujeito, é o conhecimento de si próprio, a procura compreensiva do modo como o sujeito se formou, ou seja “como orientou a sua vida e como estruturou o seu pensamento” (Dominicé, 1990) desafiando nos sujeitos implicados no processo uma postura interrogativa e de procura, que permite descobrir a singularidade e subjectividade dos percursos.

3 Competências Num contexto de incerteza e de mudanças permanentes, as empresas e as organizações já não procuram uma força de trabalho, mas competências ou potenciais de competências, isto é, indivíduos detentores de saberes que irão mobilizar em contextos profissionais

4 Uma das características centrais da competência é a capacidade de seleccionar e combinar recursos para alcançar objectivos. Objectivo que poderá ser um problema a resolver, um projecto a concretizar ou gerir, uma actividade a realizar. As competências permitem a adaptação e procura de soluções elaborando combinações entre si ou novas combinações de forma a solucionar o problema

5 Guy le Boterf (1998) refere que são três os recursos que irão possibilitar a construção de competências: - Saber: conhecimentos, conceitos, informações, de processo e contextuais; - Saber-Fazer: prático, relacional, cognitivo; - Saber-Ser: atitudes, comportamentos, qualidades pessoais, características pessoais como trabalhar com rigor, ter convicção no trabalho, ter curiosidade ou reagir a situações.

6 Saber Fazer: saber usar os conhecimentos de forma adequada. Demonstrar na prática. O que significa correr riscos, tomar decisões, comprometer-se, errar, não ser aceite, enfrentar limitações, experimentar o sentimento de angústia, medo, do conhecimento e da vitória. Saber: conhecimentos acumulados ao longo do percurso de vida. Técnicos, decisórios, gestão de conflitos, comunicação, planemento e organização, domínio das TIC. Saber Ser: sensibilidade interpessoal, energia, iniciativa, escutar, interesse, curiosidade, persistência, flexibilidade, integridade, bom senso, compromisso, auto-motivação, busca permanente de desenvolvimento.

7 Por último existem os meta- conhecimentos ou auto-conceito de competência que se refere ao conhecimento que a pessoa tem dos seus próprios conhecimentos e capacidades, do seu modo de os usar para.... São estes conhecimentos que irão facilitar ou não a responsabilização de actos ou desenvolver novas actividades. Estão relacionados com o auto-conceito e auto-confiança.

8 O empreendedor deverá ter determinadas: - competências técnicas; - competências metodológicas; - Competências sociais; - competências comportamentais;


Carregar ppt "Fases do Balanço de Competências - AcolhimentoSessão de Grupo - 1 hora - Actividades exploratórias da formação/construção do “eu”Sessão Individual - 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google