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TRANSPORTE FERROVIÁRIO

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Apresentação em tema: "TRANSPORTE FERROVIÁRIO"— Transcrição da apresentação:

1 TRANSPORTE FERROVIÁRIO

2 A Modernização dos comboios

3 Estação de Comboio Gare do Oriente

4 Estação do Oriente

5 Estação do Oriente: Um interface que permite a complementaridade entre meios de transporte rodoviário, ferroviário e metro – Intermodal .

6 Competitividade dos modos de transporte
Relação: custo/distância/capacidade de carga

7 TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Vantagens Desvantagens É o mais económico (menos custos por unidade transportada) para mercadorias pesadas e volumosas a médias e longas distâncias. Maior capacidade de carga, Ocupa menos espaço (linha férrea comparativ/ c estradas.) Consome menos energia. Menor impacto ambiental, se for electrificado - menos poluente. Mais seguro e mais confortável. Itinerários fixos (traçado das linhas) o que, obriga a transbordo. Rigidez de horários. Elevados custos de exploração e manutenção. A existência de vias simples, estreitas e não electrificadas. Baixas velocidades (em muitas linhas férreas), material circulante obsoleto; passagens de nível não automáticas, etc.

8 A Linha de Caminho de Ferro Rede Ferroviária actual
Via Simples Via Dupla Via Dupla

9 A Linha de Caminho de Ferro Rede Ferroviária actual
Via estreita Via larga Via Dupla

10 A Linha de Caminho de Ferro
Rede Ferroviária actual Linha electrificada Linha não electrificada Sinalização automática

11

12 Estrutura da rede ferroviária nacional

13 REDE FERROVIÁRIA Reduzida % de via dupla; Electrificação insuficiente;
Sistema de controlo não automático e manual; Material circulante obsoleto; Elevado nº de estações e passagens de nível; Dificuldades de transbordo para ramais secundários ou outros meios de transporte

14 REDE FERROVIÁRIA Modernização e Reconversão
Linha do Norte, ligações suburbanas e a adaptação da ponte 25 de Abril ao comboio; Novos sistemas de sinalização e telecomunicações e de controlo automático de velocidade; Electrificação de novos troços e modernização das estações; Novas composições e o serviço “Alfa Pendular” melhoram a ligação Lisboa-Porto.

15 Estrutura da rede ferroviária principal
Densidade populacional por concelho e rede ferroviária Estruturas ferroviárias mais importantes em Portugal Continental, em 2002

16 Factores que justificam a revitalização da rede ferroviária
Sociais: desajuste da rede, em relação às necessidades da população; Económicas: Aumento da competitividade no espaço ibérico e europeu e, encurtamento das distâncias relativas em Portugal e deste com a Espanha e a Europa. Ambientais: Poluição, consumo de combustíveis e congestionamento do transporte rodoviário;

17 Comboio de Alta Velocidade Traçados aprovados para o TGV
Alta velocidade aproximará Lisboa do Porto (l hora) e simultaneamente Madrid de Lisboa e do Porto (02:45) Foi ontem apresentado o projecto de alta velocidade para o país que contempla as linhas Porto-Vigo (a terminar em 2009), Porto-Lisboa (2013), Porto-Salamanca (2015), Lisboa-Badajoz (2010) e Évora-Faro-Huelva (2018), bem como uma nova linha convencional de Sines e Setúbal para Évora e Badajoz. Destas linhas, contudo, só Porto-Lisboa e a de Lisboa-Badajoz verão passar comboios a 300 à hora. As outras ficam-se pelos 200 ou 220 km/hora. A surpresa do mapa ontem apresentado uma linha de alta velocidade Évora-Beja-Faro-Huelva que corre quase paralela à linha convencional Lisboa-Algarve, entretanto modernizada e preparada para velocidades de 200 km/hora. Isso fará de Évora um novo Entroncamento na geografia ferroviária do século XXI com linhas de alta velocidade para Lisboa, Badajoz, Madrid e Algarve, uma linha convencional vinda de Lisboa e Barreiro (que já existe e vai ser modernizada) e uma nova via Sines-Évora-Elvas-Badajoz com vocação para mercadorias, mas apta também ao transporte de passageiros. Fonte: Carlos Cipriano – Público, 9 de Novembro de 2003 (adaptado)

18 Comboio mais rápido do que o autocarro do Porto para sul – Novos Horários.
Pela CP viaja-se mais depressa também para o litoral. Rede de Expressos rodoviários é alternativa para viagens para o Norte e Interior do país. 47 Minutos é o tempo que o comboio consegue poupar aos autocarros do Porto para Lisboa. Público,

19 Comboio mais rápido do que o autocarro do Porto para sul.
Público, , pág. 26 Comboio mais rápido do que o autocarro do Porto para sul.

20 Comboio mais rápido do que o autocarro do Porto para sul – Novos Horários.
A introdução de comboios directos Porto-Algarve faz de Faro a capital de distrito que mais perto passou a ficar da Invicta com os novos horários. Desde hoje, em média, as três ligações ferroviárias mais rápidas demoram menos 1 hora e 22 minutos do que anteriormente. E o conforto é outro, pois já não é preciso mudar de comboio. Este ganho de tempo repercute-se também nos destinos a sul do Tejo, nomeadamente para Beja e Setúbal, que ficam agora 45 e 34 minutos mais perto do Porto. A Évora e Lisboa chega-se agora 17 minutos mais cedo e a Leiria 22 minutos, embora nesta última, não seja suficiente para ganhar ao autocarro. Público, , pág. 26

21 Público, Carlos Cipriano, 23-04-07, pág.12

22 Quais as vantagens da utilização do metropolitano?
Rapidez Ausência de Trânsito Mais económico

23 Linha do Metro do Porto

24 Linha do Metro de Lisboa

25 Linhas de Metro em Paris

26 Ler texto da pág. 20 Eurotúnel Paris Londres

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28 FIM


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