A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento História e Geografia de Portugal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento História e Geografia de Portugal."— Transcrição da apresentação:

1 Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento História e Geografia de Portugal

2 Índice Introdução As formas de povoamento Onde podemos encontrar as várias formas de povoamento rural Condições de vida no campo Conclusão Glossário Bibliografia

3 As formas de povoamento Em Portugal, existem diferenças quando às formas de povoamento – distribuição das habitações no espaço. O maior contraste verifica-se entre o povoamento urbano e o povoamento rural: - o povoamento urbano, caracteriza-se por uma elevada densidade populacional devido à grande concentração de habitações na sua maioria prédios com vários pisos (andares). - o povoamento rural caracteriza-se por menor densidade populacional e pode ter três formas: disperso, agrupado ou misto.

4 Povoamento urbano e povoamento rural Povoamento urbano Povoamento rural

5 As formas de povoamento rural Povoamento rural disperso – No povoamento disperso, as casas encontram-se dispersas, espalhadas, pelos campos. Povoamento rural concentrado ou agrupado – As casas agrupam-se em pequenos aglomerados populacionais (aldeias e algumas vilas), nos quais as casas são em pequeno número. Povoamento misto – Em certas regiões tanto se encontram grupos de habitações, como também casas dispersas ao longo dos vales e das vias de comunicação. Tradicionalmente, o povoamento rural apresenta duas formas: o povoamento concentrado e o disperso.

6 Povoamento disperso e concentrado Povoamento disperso – predomina nas regiões onde as explorações agrícolas são pequenas e pertencem ao agricultor que as cultiva e nelas constrói a sua habitação. Povoamento concentrado – predomina em regiões onde existe a tradição de realizar em conjunto as actividades agrícolas e também onde existem grandes propriedades cultivadas por trabalhadores assalariados que vivem em aldeias.

7 Onde podemos encontrar as várias formas de povoamento rural Disperso – Mais comum no Noroeste de Portugal Continental, em algumas planícies do interior, no Litoral Alentejano e na parte ocidental da Serra Algarvia. Concentrado – Predomina em todo o interior do País. Misto – Encontra-se principalmente, nas áreas rurais do Litoral sobretudo entre os rios Mondego e Tejo. Devido ao aumento da população e à construção de novas vias de comunicação, as formas de povoamento rural tradicionais têm vindo a alterar-se, tornando-se por vezes, difícil distingui-las.

8 O povoamento rural nas Regiões Autónomas Região Autónoma da Madeira – Mais comum o povoamento rural disperso, embora também exista o povoamento agrupado, sobretudo junto à costa. Região Autónoma dos Açores – Mais comum o povoamento misto na maior parte das ilhas. Em S. Miguel é mais comum o povoamento rural agrupado e em Santa Maria e nas Flores o povoamento é disperso.

9 As condições da vida no campo A vida no espaço rural está ligada à Natureza. As próprias habitações tradicionais construídas com os materiais rochosos existentes em cada região, reflectem as condições ambientais. Podemos encontrar diferentes tipos de habitação nas várias regiões do nosso país. Em todo o Norte de Portugal Continental, as habitações tradicionais são construídas em granito ou xisto conforme a rocha dominante, e têm geralmente dois pisos – o superior é destinado à habitação e no inferior guardam-se as alfaias agrícolas e abrigam-se os animais. Nas terras mais altas, os telhados são inclinados e sem chaminé por causa da chuva e da neve.

10 As habitações tradicionais do Sul No litoral a sul do Mondego, no Alentejo e no Algarve, as casas rurais tradicionais têm um só piso e são construídas e adobe – barro amassado com areia e palha. No Alentejo, as casas são caiadas de branco para melhor suportar o calor do longo Verão. No Algarve, muitas vezes, os telhados dão lugar as açoteias – terraços – onde se realizam certos trabalhos agrícolas, como a secagem dos frutos.

11 Na Madeira e nos Açores Nas Regiões Autónomas, as casas tradicionais são construídas em basalto – rocha de origem vulcânica, como as próprias ilhas – e quase sempre são caiadas (pintadas com cal). Casa típica dos AçoresCasas típicas da Madeira

12 Alteração nas habitações rurais Nas últimas décadas, tem-se verificado uma alteração das características tradicionais da habitação rural, que se deve ao desenvolvimento de novas técnicas e de materiais mais fáceis de usar e aos novos estilos de construção importados pelos emigrantes. Também se registam alterações na qualidade das habitações rurais, que oferecem agora melhores condições de habitabilidade. Em Portugal mais de 90% das habitações têm água canalizada e estão ligadas a sistemas de esgotos e à rede de distribuição de electricidade. Além disso o acesso a bens como a televisão e o telefone já generalizado praticamente todo país, o que permite acesso à informação e a utilização da Internet.

13 As estradas e os transportes A construção de estradas, a melhoria dos transportes e o acesso de muitas famílias a carro próprio aumentaram a mobilidade das áreas rurais. Por isso, tornou-se mais fácil a deslocação às vilas e cidades e portanto o acesso a bens e serviços, o que melhorou muito a qualidade de vida da população rural.

14 Conclusão Em Portugal, existem diferenças quando às formas de povoamento – distribuição das habitações no espaço. O maior contraste é entre o povoamento urbano e o povoamento rural. O povoamento urbano localiza-se nas cidades e vilas e o povoamento rural no campo. No meio rural existem os povoamentos disperso, agrupado e misto. As casas tradicionais do Norte são construídas em granito e xisto, têm dois pisos e os telhados são inclinados por causa da chuva e da neve. As casas tradicionais do Sul só com um piso e são construídas em adobe, que é barro amassado com areia e palha. No Algarve, os telhados dão lugar às açoteias. As condições de vida das populações rurais têm melhorado muito nas últimas décadas.

15 Glossário Açoteias – Terraços que existem nas casas algarvias em vez dos telhados e onde se realizam certos trabalhos agrícolas, como a secagem dos frutos.

16 Bibliografia OLIVERA, Ana, RODRIGUES, Arinda e CASTANHEDE, Francisco – História e Geografia de Portugal – 6º Ano, Volume 2, Texto Editora. Internet: Pesquisa de imagens em


Carregar ppt "Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento História e Geografia de Portugal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google