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Transportes Israel Frois @upvix.

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Apresentação em tema: "Transportes Israel Frois @upvix."— Transcrição da apresentação:

1 Transportes Israel Frois @upvix

2 CONCEITO Transporte, meio de transladação de pessoas ou bens a partir de um lugar para outro. Representa um dos elementos da LOGÍSTICA que envolve: Estoque Armazenagem Transporte

3 EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA Trocas entre as aldeias;
Franco uso na estratégia militar; Ambiente organizacional das empresas.

4 Classificação dos Transportes
Modal ou unimodal Envolve apenas uma modalidade Multimodal Envolve mais do que uma modalidade Regido por um único contrato Intermodal Regido por um contrato para cada modalidade

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6 Transporte Rodoviário
CLASSIFICAÇÃO DAS RODOVIAS  RODOVIAS RADIAIS São as rodovias que partem da Capital Federal em direção aos extremos do país. Nomenclatura: BR-0XX Algarismos Restantes: A numeração dessas rodovias pode variar de 05 a 95, segundo a razão numérica 05 e no sentido horário.  Exemplo: BR-040.

7 Transporte Rodoviário
RODOVIAS LONGITUDINAIS São as rodovias que cortam o país na direção Norte-Sul. Nomenclatura: BR-1XX Algarismos Restantes: A numeração varia de 00, no extremo leste do País, a 50, na Capital, e de 50 a 99, no extremo oeste. O número de uma rodovia longitudinal é obtido por interpolação entre 00 e 50, se a rodovia estiver a leste de Brasília, e entre 50 e 99, se estiver a oeste, em função da distância da rodovia ao meridiano da Capital Federal. Exemplos: BR-101, BR-153, BR-174.

8 Transporte Rodoviário
RODOVIAS TRANSVERSAIS São as rodovias que cortam o país na direção Leste-Oeste. Nomenclatura: BR-2XX Algarismos Restantes: A numeração varia de 00, no extremo norte do país, a 50, na Capital Federal, e de 50 a 99 no extremo sul. O número de uma rodovia transversal é obtido por interpolação, entre 00 e 50, se a rodovia estiver ao norte da Capital, e entre 50 e 99, se estiver ao sul, em função da distância da rodovia ao paralelo de Brasília. Exemplos: BR-230, BR-262, BR-290.

9 Transporte Rodoviário
RODOVIAS DIAGONAIS Estas rodovias podem apresentar dois modos de orientação: Noroeste-Sudeste ou Nordeste - Sudoeste. Nomenclatura: BR-3XX Diagonais orientadas na direção geral NO-SE: A numeração varia, segundo números pares, de 00, no extremo Nordeste do país, a 50, em Brasília, e de 50 a 98, no extremo Sudoeste.  Diagonais orientadas na direção geral NE-SO: A numeração varia, segundo números ímpares, de 01, no extremo Noroeste do país, a 51, em Brasília, e de 51 a 99, no extremo Sudeste. 

10 Transporte Rodoviário
Vantagens: Flexibilidade do serviço. Flexibilidade no deslocamento de cargas. Rapidez (Ponto-a-Ponto). Menores custos de embalagem. Manuseamento de pequenos lotes. Elevada cobertura geográfica. Muito competitivo em curtas e médias distâncias. Flexibilidade no atendimento de embarques urgentes. Entrega direta e segura dos bens.

11 Transporte Rodoviário
Desvantagens: Unidades de carga limitadas. Dependente das infra-estruturas. Dependente do trânsito. Dependente da regulamentação. Mais caro em grandes distâncias.

12 Transporte Ferroviário
Vantagens: Menor custo de transporte para grande distâncias. Sem problemas de congestionamento. Terminais de carga próximo das fontes de produção. Adequado para produto de baixo valor acrescentado e alta densidade. Adequado para grandes volumes. Possibilita o transporte de vários tipos de produtos. Independente das condições atmosféricas. Eficaz em termos energéticos.

13 Transporte Ferroviário
Desvantagens: Não possui flexibilidade de percurso. Elevada dependência de outros transportes. Pouco competitivo para pequenas distâncias. Horários poucos flexíveis. Elevados custos de implantação e manuseamento.

14 Transporte Marítimo Características:
Transporte através de meios aquáticos (mares e rios). Os transportes representam um importante elo de ligação entre o continentes. Os portos absorvem o impacto do fluxo de cargas do sistema. Existe uma grande variedade de navios (Tanques, Porta-Contentores, Cargueiros, entre outros…).

15 Transporte Marítimo Vantagens:
Competitivo para produtos com baixo custo de tonelada por quilómetro transportado. Qualquer tipo de cargas. Maior capacidade de carga. Menor custo de transporte.

16 Transporte Marítimo Desvantagens: Baixa Velocidade.
Disponibilidade limitada. Maior exigência de embalagens. Necessidade de transbordo nos portos. Distância aos centros de produção. Menor flexibilidade nos serviços aliados a frequentes congestionamentos nos portos.

17 Transporte Aéreo Características: Utiliza o ar como meio de navegação.
Serviço terminal a terminal (aeroportos). Obedecem a um conjunto de regulamentos extremamente rígido. A capacidade de carga dos aviões tem aumentado significativamente.

18 Transporte Aéreo Vantagens:
Ideal para o envio de mercadorias com pouco peso e volume. Maior rapidez. Eficácia comprovada nas entregas urgentes. Acesso a mercados difíceis de serem alcançados por outros meios de transporte. Redução dos gastos de armazenagem. Possibilita redução de estoques por aplicação de procedimentos just in time. Não necessita embalagem mais reforçada (manuseamento mais cuidadoso).

19 Transporte Aéreo Desvantagens: Menor capacidade de carga.
Custos bastante elevados em relação aos outros meios de transporte. Pouco flexível por trabalhar terminal a terminal. Menos rápido para pequenas distâncias (menos de 500 km).

20 Transporte por Dutos Características:
Transporte realizado no interior de tubos. A movimentação dá-se através de sistemas de bombagem. Os sistemas de bombagem baseiam-se na variação de pressão entre zonas, pelo que, os produtos propagam-se das zonas de mais elevada pressão paras zonas de pressão mais reduzida.

21 Transporte por Dutos Vantagens: Rápido retorno do alto investimento.
Fluxo de produtos é monitorizado e controlado por computador. Perdas e danos do produto por ruptura dos dutos são bastante raros. Mudanças climáticas têm pouca influência no fluxo de produtos e não afeta os produtos. Baixa dependência de trabalho humano. Longa vida útil.

22 Transporte por Dutos Desvantagens: Limitada diversidade de produtos.
Rede extremamente rígida. Investimento elevado.

23 Comparação In “Logística”, J. M. Crespo de Carvalho Comparação:
Rodoviário Ferroviário Marítimo Aéreo Oleodutos In “Logística”, J. M. Crespo de Carvalho

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25 TRANSPORTE URBANO

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