A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO 3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 ) CONTEÚDOS OBJETIVOSHABILIDADES SUGESTÕESAVALIAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO 3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 ) CONTEÚDOS OBJETIVOSHABILIDADES SUGESTÕESAVALIAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO 3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 ) CONTEÚDOS OBJETIVOSHABILIDADES SUGESTÕESAVALIAÇÃO PRIMEIRO NÚCLEO TEMÁTICO: “Os grandes porquês da vida abrem à descoberta de Deus, que para os cristãos é Deus revelado em Jesus Cristo”. A vida e suas perguntas: De onde vem o universo? Quem somos nós? Aonde vamos? A Criação é dom de Deus. O homem e a mulher como imagem e semelhança de Deus. O homem e a mulher, como criaturas de Deus, são livres para tomar decisões. Ecologia Humana: respeito às criaturas de Deus. A resposta do homem e da mulher ao Projeto de Deus. Despertar os grandes questionamentos sobre a existência humana e a origem do universo. Buscar respostas para os questionamentos existenciais na Bíblia, considerando as contribuições das ciências. Refletir sobre o projeto de Deus para as pessoas humanas e a sua resposta como Vocação. Descobrir que Deus é Pai e tem um amor sem limites para com os seus filhos e filhas. Questionar-se sobre sua existência e a origem do universo. Ter iniciativa e criatividade na busca de respostas aos grandes questionamentos da vida, na Bíblia Sagrada. Reconhecer sua origem divina e que é chamado a colaborar com a obra de Deus. Elaboração de um projeto com temas e subtemas. Textos Dinâmicas Oficinas Músicas Pequenas dramatizações Celebrações: Dia dos Pais Agosto (Mês das Vocações) Setembro= Mês da Bíblia Sugestões metodológicas: O Ensino Religioso deve partir das questões básicas da vida pessoal junto à experiência da Transcendência (o eu, a família, os amigos, o grupo etc) e do cotidiano como um Projeto de Vida: um caminho para a realização do ser. Esta disciplina tem como critérios: a correlação das respostas às questões existenciais, como resultado significativo para o aluno. o diálogo interdisciplinar, interreligioso e intercultural. a elaboração de uma síntese conceitual. Tendo por base a Portaria E/SUBE/CED nº 9, de 07/08/2012, a avaliação deve partir de critérios que englobem: conhecimento - correspondência entre conteúdo e conduta, assimilação, expressão de atitudes; participação - o saber fazer: observação do interesse do aluno, responsabilidade e iniciativa; atitude de vida - o saber ser: espírito acolhedor, comunitário e vivência fraterna.

2 PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º e 5º ANO CREDO CATÓLICO 4º BIMESTRE (OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO/2012 ) CONTEÚDOS OBJETIVOSHABILIDADES SUGESTÕESAVALIAÇÃO SEGUNDO NÚCLEO TEMÁTICO: ´´A vida terrena de Jesus e o anúncio do Evangelho revela a face de Deus Criador´´. Amor ao próximo. Com suas palavras e seu comportamento, Jesus ensina o amor ao próximo: encontrar e acolher os outros sem distinção, valorizar a diversidade, reconhecer os talentos dos outros. Jesus e seu modo de vida, fundamento da vida em comunidade. Para os cristãos, a figura de Jesus, seu modo de viver com os outros e o mandamento do amor constituem o fundamento do viver em comunidade. A família e os valores cristãos. Proporcionar momentos de reflexão sobre o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo, como uma resposta às necessidades do homem e da mulher de vencer seus limites: conflitos, sofrimentos e morte. Descobrir que a mensagem de Jesus Cristo continua na vida de tantos cristãos, testemunhas fiéis de que o “mal” pode ser vencido com a acolhida, o respeito, a solidariedade e a reconciliação entre Deus e os homens. Conhecer os acontecimentos mais significativos na vida de Jesus Cristo e sua importância para a FÉ Cristã. Compreender que Jesus, com sua vida e seu ensinamento, indica a todos os homens e mulheres de boa vontade o caminho para construir um mundo melhor. Elaboração de um projeto com temas e subtemas. Textos Dinâmicas Oficinas Músicas Pequenas dramatizações Celebrações: Dia de Ação de Graças Natal Sugestões metodológicas: O Ensino Religioso deve partir das questões básicas da vida pessoal junto à experiência da Transcendência (o eu, a família, os amigos, o grupo etc) e do cotidiano como um Projeto de Vida: um caminho para a realização do ser. Esta disciplina tem como critérios: a correlação das respostas às questões existenciais, como resultado significativo para o aluno. o diálogo interdisciplinar, interreligioso e intercultural. a elaboração de uma síntese conceitual. Tendo por base a Portaria E/SUBE/CED nº 9, de 07/08/2012, a avaliação deve partir de critérios que englobem: conhecimento - correspondência entre conteúdo e conduta, assimilação, expressão de atitudes; participação - o saber fazer: observação do interesse do aluno, responsabilidade e iniciativa; atitude de vida - o saber ser: espírito acolhedor, comunitário e vivência fraterna.

3 PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º e 5º ANO CREDO CATÓLICO 4º BIMESTRE (OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO/2012 ) CONTEÚDOS OBJETIVOSHABILIDADES SUGESTÕESAVALIAÇÃO TERCEIRO NÚCLEO TEMÁTICO: ´´O significado do Nascimento de Jesus Cristo nos Evangelhos e na história da Salvação´´. Natal: a religião cristã é também religião de festa. A festa de Natal é a festa da vida, porque Jesus, com seu nascimento deu novo significado à vida da pessoa humana. Símbolos do Natal: em nosso contexto cultural, o Natal, quando se aproxima, transforma o ambiente. Oportunizar a feliz descoberta, ao se assumir a comunidade familiar, de que os valores cristãos são os valores de Jesus Cristo. Descobrir o sentido da esperança cristã, celebrando o Natal de Jesus Cristo. Descobrir que Jesus revela o amor misericordioso do Pai (exemplo: Parábola do Filho Pródigo). Propor-se a construir na e com sua família, refletindo sobre a festa de Natal, atitudes de acolhida, solidariedade, respeito, esperança e fraternidade. Elaboração de um projeto com temas e subtemas. Textos Dinâmicas Oficinas Músicas Pequenas dramatizações Celebrações: Dia de Ação de Graças Natal; pequena dramatização sobre o Filho Pródigo a partir da música “Abraço de Pai” – Walmir Alencar. Sugestões metodológicas: O Ensino Religioso deve partir das questões básicas da vida pessoal junto à experiência da Transcendência (o eu, a família, os amigos, o grupo etc) e do cotidiano como um Projeto de Vida: um caminho para a realização do ser. Esta disciplina tem como critérios: a correlação das respostas às questões existenciais, como resultado significativo para o aluno. o diálogo interdisciplinar, interreligioso e intercultural. a elaboração de uma síntese conceitual. Tendo por base a Portaria E/SUBE/CED nº 9, de 07/08/2012, a avaliação deve partir de critérios que englobem: conhecimento - correspondência entre conteúdo e conduta, assimilação, expressão de atitudes; participação - o saber fazer: observação do interesse do aluno, responsabilidade e iniciativa; atitude de vida - o saber ser: espírito acolhedor, comunitário e vivência fraterna.


Carregar ppt "PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO 3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 ) CONTEÚDOS OBJETIVOSHABILIDADES SUGESTÕESAVALIAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google