A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando."— Transcrição da apresentação:

1 Prof.: Raphael Carvalho

2 ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando as dimensões destes meios é muito maior que o comprimento de onda da luz.

3 Forma de energia radiante que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas. A velocidade da luz no vácuo é de cerca de 300.000 km/s. LUZ

4 FONTES DE LUZ  As fontes de luz ou luminosas podem ser de 2 tipos: Primárias  São aquelas que produzem a própria luz que emitem. Primárias  São aquelas que produzem a própria luz que emitem.

5 Secundárias  São aquelas que refletem a luz que recebem de uma fonte primária. Secundárias  São aquelas que refletem a luz que recebem de uma fonte primária.

6

7

8

9

10

11 RAIOS DE LUZ  São segmentos de reta orientados que representam o sentido de propagação da luz e auxiliam na construção de imagens em diversos sistemas ópticos.

12 FEIXE DE LUZ  É um conjunto de raios de luz. Pode ser de 3 tipos: Convergentes Convergentes

13 Divergentes Divergentes

14 Paralelos ou cilíndricos Paralelos ou cilíndricos

15  Podemos classificar os meios materiais de acordo com a forma com que a luz se propaga (ou não) nos mesmos. INTERAÇÃO DA LUZ COM MEIOS MATERIAIS

16  Meios Transparentes  Permitem que a luz se propague neles também que as imagens ou objetos possam ser vistos nitidamente.

17  Meios Translúcidos  Permitem que a luz se propague neles mas as imagens não podem ser vistos com nitidez.

18 › Meios Opacos  Não permitem a propagação da luz.

19  Quando um feixe de luz atinge uma superfície de separação entre 2 meios pode ocorrer uma série de fenômenos. Na óptica geométrica os 3 principais são: 1 - Reflexão Regular ou Especular 2 - Reflexão difusa ou Espalhada 3- Refração 4- Absorção FENÔMENOS ÓPTICOS

20 › Reflexão  É o fenômeno no qual o feixe de luz atinge a superfície de separação entre 2 meios e retorna ao meio onde já se encontrava propagando. Pode ser de 2 tipos: Regular: Normalmente ocorre em superfícies lisas e polidas. Regular: Normalmente ocorre em superfícies lisas e polidas.

21 Reflexão Difusa: Ocorre em superfícies rugosas Reflexão Difusa: Ocorre em superfícies rugosas OBS: A maior parte dos objetos que enxergamos em nosso dia-a-dia é devido a reflexão da luz na forma difusa. OBS: A maior parte dos objetos que enxergamos em nosso dia-a-dia é devido a reflexão da luz na forma difusa.

22 › Refração  É o fenômeno no qual um feixe de luz se propagando em um meio atinge uma superfície transparente ou translúcida de separação e passa a se propagar em outro meio.

23 › Absorção  Neste fenômeno parte da energia do feixe de luz é absorvida pela superfície escura de separação entre 2 meios.

24  Quando a luz branca (policromática) atravessa uma superfície transparente devido a refração e em consequência de cada cor do feixe possuir uma frequência e comprimento de onda diferentes, elas sofrem um desvio diferente e ocorre a dispersão da mesma e a luz vermelha e a violeta são as que respectivamente sofrem o menor e o maior desvio em relação as suas trajetórias iniciais. A DISPERSÃO DA LUZ

25  A luz do sol, por exemplo, é policromática e possui uma infinidade de cores em sua composição, as quais podem ser divididas em 7 cores principais.

26  As cores de todos os objetos que podemos visualizar são o resultado da reflexão de uma parte da luz policromática que neles incide.

27 A cor dos objetos F:fonte de luz branca

28

29

30

31

32

33 PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA  Princípio da Propagação Retilínea da Luz. › Nos meios homogêneos, isotrópicos e transparentes, a luz se propaga em linha reta.

34  Princípio da Reversibilidade dos Raios Luminosos. › A forma da trajetória de um raio de luz não depende do sentido de sua propagação.

35  Princípio da Independência dos Raios Luminosos. › Quando 2 ou mais feixes luminosos se interceptam em sua trajetória eles não modificam suas características após a interferência.

36 CONSEQUÊNCIAS DOS PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA  Sombra e Penumbra. Fontes puntiformes ou pontuais podem produzir apenas sombra. Fontes puntiformes ou pontuais podem produzir apenas sombra.

37 Fontes extensas: produzem sombra e penumbra.

38  Eclipses

39

40

41  Formação de Imagens no Interior de Câmaras Escuras.

42 Relação Geométrica

43  Determinação da Altura de Objetos por Semelhança de Triângulos.

44 Solução

45 TEORIA DE FORMAÇÃO DE IMAGENS  Classificações de pontos objeto e pontos imagem.

46 ESPELHOS PLANOS  Nos espelhos planos as imagens se formam por reflexão regular. Vamos estudar agora como as imagens se formam e algumas de suas propriedades.

47 Vamos adotar a seguinte nomenclatura: I  Raio incidente no espelho; N  Reta normal à superfície do espelho no ponto onde o raio de luz o atinge; R  Raio refletido associado ao raio incidente.

48  As Leis da Reflexão Regular:  1a – O raio incidente, a normal e o raio refletido são co-planares.

49  2a – O ângulo formado entre o raio incidente e a normal (i) é igual ao ângulo formado entre o raio refletido e a normal (r). http://www.youtube.com/watch?v=QAj9iYXPL-A

50  Para que um observador consiga ver a imagem refletida pelo espelho é preciso que raios provenientes do objeto sejam refletidos pelo espelho e alcancem seu olho. Isto pode acontecer para diferentes posições do observador. CONSTRUÇÃO DAS IMAGENS

51

52  A imagem pode ser localizada, conforme vimos, aplicando as leis da reflexão. Precisamos de apenas 2 raios luminosos para obtê-la. http://www.youtube.com/watch?v=ZxIPBuqjRBo http://www.youtube.com/watch?v=rs7mBQpWQgM

53 CAMPO VISUAL DE UM ESPELHO PLANO Podemos determinar o campo visual de um espelho plano (a região do espaço que pode ser vista por reflexão) usando um procedimento simples.

54 Exercício

55

56 TRANSLAÇÃO DE UM ESPELHO PLANO Quando um espelho plano se desloca uma distância d do observador sua imagem desloca-se uma distância D = 2d. Vejamos.

57 ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS PLANOS Quando dois espelhos planos são associados formando um ângulo alfa entre eles haverá a formação de n imagens, onde n obedece à seguinte relação: Obs: O ângulo alfa deve ser expresso em graus. CUIDADO: Quando a relação entre os ângulos (360º/alfa) for um número par, o ponto objeto P poderá assumir qualquer posição entre os dois espelhos, mas se for um número ímpar, o ponto objeto P, deverá ser posicionado no plano bissetor de alfa.

58 Exercício:  O ângulo formado por dois espelhos planos angulares é o quíntuplo do número de imagens obtidas de um único objeto pela associação. a) Qual o número de imagens formadas? b) Qual o ângulo formado entre os espelhos?

59


Carregar ppt "Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google