A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclos de treinamento. Introdução Avanços no treinamento desportivo –Filosofia do Treinamento Total –Periodização do Treinamento Matveiev, foi o primeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclos de treinamento. Introdução Avanços no treinamento desportivo –Filosofia do Treinamento Total –Periodização do Treinamento Matveiev, foi o primeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Ciclos de treinamento

2 Introdução Avanços no treinamento desportivo –Filosofia do Treinamento Total –Periodização do Treinamento Matveiev, foi o primeiro e estabelecer os princípios do periodização. –Baseado em DiachKoc, Prokov e Shaposhnikov que, utilizaram o princípio do SAG Nova carga deve ser aplicada na supercompensação Após 2 – 3 dias de cargas crescentes deve haver um dia mais leve para permitir recuperação metabólica.

3 10 2 2 13 10 7 13 12 10 62 Km 67 Km

4 MICROCICLO Conjunto de sessões de treinamento Permite aplicação dinâmica de cargas com variados volume e intensidade. –Fases de recuperação. É uma fração única, indivisível, do plano de treinamento.

5 Tipos de microciclo Desenvolvimento –Para período preparatório. –Visa desenvolver capacidades biomotoras. Choque –Elevação brusca, que desafiem o SAG Regeneração –Remover a fadiga e propiciar a supercompensação. Polimento –Fazer o atleta chegar à competição treinado e descansado Competição –Ajustes técnico / tático, psicológico. Preparação para evento.

6 Microciclos Ordinário Choque Pre-competitivo Regenerativo

7 Dinâmica do microciclo Intensidade depende da fase de treinamento –Cargas altas (90 –100%), médias (80 – 90%) e baixas (50 – 80%). Principio da sobrecarga é aplicado sobre o volume e/ou intensidade, também determinado pela fase de treinamento. Número de picos semanais: –Grandes viagens, fusos horários, altitude

8 Sessões no microciclo SE G TE R QU A QU I SE X SA B DO M Manh ã....T... Tarde....T... SE G TE R QU A QU I SE X SA B DO M Manh ã.... T... Tarde....T... SE G TE R QU A QU I SE X SA B DO M Manh ã.... T... Tarde....T... SE G TE R QU A QU I SE X SA B DO M Manh ã.... T... Tarde....T...

9 MESOCICLO Conjunto de microciclos, com função de direcionar as cargas de treinamento para os propósitos de um certo momento do treinamento. –Direção das cargas Sobrecarga aplicada no volume Sobrecarga aplicada na intensidade Flexibilização do macrociclo com vistas a uma competição secundária.

10 MESOCICLO As adaptações ao treinamento não são visíveis em questão de poucos dias. Avaliação dos efeitos do treino ao final de cada mesociclo é mais exequível. Reação ativa Estabilização Reação residual 10 2030Dias

11 Mesociclos INCINC R ORDORD ORDORD Incorporação OROR OROR R CHCH Básico OROR OROR R CHCH OROR R CHCH OROR Estabilizador CHCH R R CHCH Pre-competitivo

12 Tipos de mesociclo Incorporação –Readaptação do organismo às cargas de treino depois do período transitório. Básico –Meso padrão, sendo o mais aplicado. –No meio das fases de treinamento. –Visa levar o atleta ao nível objetivado na fase. Estabilizador –Usado para fixar as adaptações conseguidas nos mesos básicos. –Usado no final das fases básica e específica. Pré-competitivo –Busca uma adaptação final ao mesmo tempo que garante a dissipação da fadiga acumulada.

13 MACROCICLO Diz respeito a uma ou mais temporadas de treinamento. Onde se determina a expectativa do atleta para as competições principais. –O fim último da razão de ser do atleta. Constituído por alguns períodos Preparação –Básica –Específica Competição Transitório

14 Macrociclo tradicional IIIIIIIVVVIVIIVIIIXIIXIXIX PREPARAÇÃOCOMPETITIVOTRANS. MESES ETAPAS PERÍODOS

15 Tipos de macrociclo

16 Estrutura do macrociclo


Carregar ppt "Ciclos de treinamento. Introdução Avanços no treinamento desportivo –Filosofia do Treinamento Total –Periodização do Treinamento Matveiev, foi o primeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google