A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURA DO EXERCÍCIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURA DO EXERCÍCIO"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA DO EXERCÍCIO
 UMA DAS PRINCIPAIS TAREFAS DO TREINAMENTO É SELECIONAR EXERCÍCIOS APROPRIADOS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS NA SESSÃO DE TREINAMENTO.  OS EXERCÍCIOS CONSTITUEM A MELHOR MANEIRA DE DESENVOLVER A CAPACIDADE DE DESEMPENHO.  É MUITO IMPORTANTE A ORDEM SEQÜENCIAL DOS EXERCÍCIOS  NÃO BASTA MANTER O ATLETA OCUPADO UM CERTO PERÍODO DE TEMPO, MAS SIM DE RESOLVER UM PROBLEMA REAL DA EQUIPE, BUSCANDO ALCANÇAR ATRAVÉS DOS EXERCÍCIOS OS OBJETIVOS DO TREINAMENTO.

2 ESTRUTURA DO EXERCÍCIO
 A HABILIDADE DE CRIAR OU SELECIONAR EXERCÍCIOS É CONSEGUIDA ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA E DOS DIVERSOS TIPOS DE EXERCÍCIOS DE COMPETIÇÃO.  EXERCÍCIOS DIFERENTES BUSCAM DISTINTOS OBJETIVOS DE TREINAMENTO.  ESTES EXERCÍCIOS SÃO: EXERCÍCIOS SIMPLES; EXERCÍCIOS COM SEQÜÊNCIA DE TÉCNICAS BÁSICAS ( Seqüência de ações simples) EXERCÍCIOS COMPLEXOS ( Seqüência de ações complexas)

3 ESTRUTURA DO EXERCÍCIO
TIPOS DE EXERCÍCIO NO TREINAMENTO TÉC-TÁT “O OBJETIVO DA SESSÃO DE TREINAMENTO DETERMINA A NATUREZA E O TIPO DO EXERCÍCIO A SER USADO” A. ENSINAR A TÉCNICA BÁSICA: Objetivos: Habilidade Motora Meios: Exercícios Simples - Educativos. B. APERFEIÇOAR A TÉCNICA ADQUIRIDA: Objetivos: Automatização e Consolidação da Técnica Desenvolvimento dos Detalhes Técnicos de Exercícios. Meios: Exercícios Simples Seqüência de exercícios das técnicas básicas (Ações simples - Seqüências)

4 ESTRUTURA DO EXERCÍCIO
C. DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA TÁTICA: Objetivos: Desenvolver no jogador autonomia na quadra (Leitura de pistas, respostas motoras apropriadas) Meios: Exercícios complexos Jogos modificados D. INTEGRAR AS TÉCNICAS DO ATLETA NO SISTEMA DE JOGO: Objetivos: Aumentar o conhecimento tático da equipe Desenvolver um sistema de ações associadas Meios: Exercícios típicos de ações de jogo Competições de preparação

5 ESTRUTURA DO EXERCÍCIO
A - IDENTIFICAR OS OBJETIVOS OU TAREFAS DO TREINAMENTO; B - DETERMINAR OS PROCEDIMENTOS; N.º DE ATLETAS ENVOLVIDOS NO EXERCÍCIO, ATIVIDADE DOS ATLETAS NÃO ENVOLVIDOS, N.º DE REPETIÇÕES, INTENSIDADE, ETC. C - IDENTIFICAR OS CRITÉRIOS DE SUCESSO; - EM CADA EXERCÍCIO ESTABELECER OS CRITÉRIOS DE SUCESSO PARA CONTROLE DOS OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS, - OS CRITÉRIOS DE SUCESSO DEPENDEM DA NATUREZA DO EXERCÍCIO E DAS TAREFAS PARA A PERFORMANCE. CRITÉRIO QUANTITATIVO CRITÉRIO QUALITATIVO

6 ESTRUTURA DO EXERCÍCIO
D - Estabelecer indicadores ou pontos de referência do treinador; - indicadores são pontos de referência do treinador para os atletas na execução dos exercícios; - feedback do atleta é muito importante nas tarefas da atividade ou para as informações técnico-táticas recebidas antes de iniciar o exercício. E - Avaliação; - serve para o treinador verificar se os objetivos do treinamento foram alcançados ou não.

7 SESSÃO DE TREINAMENTO FATORES QUE INFLUENCIAM O CONTEÚDO E A FORMA
TAREFAS DO TREINADOR PRINCÍPIOS GERAIS OBJETIVOS, TAREFAS E MEIOS ESTRUTURA DA SESSÃO DE TREINAMENTO 1- RECEPÇÃO DOS ATLETAS NA INSTRUÇÃO; 2- AQUECIMENTO; 3- PARTE PRINCIPAL; 4- RETORNO À CALMA. PLANIFICAÇÃO DA SESSÃO

8 FATORES QUE INFLUENCIAM O CONTEÚDO E A FORMA:
O CONTEÚDO E A FORMA, BEM COMO A CARGA DE TREINAMENTO, SÃO INFLUENCIADOS PELOS SEGUINTES PARÂMETROS: - NÍVEL DE EDUCAÇÃO - EXPERIÊNCIA DO ATLETA; - ESTADO ATUAL DO TREINAMENTO; - PERÍODO OU ETAPA DO TREINAMENTO, MACROCICLO ETC.; - OBJETIVO IMEDIATO PERSEGUIDO NA SESSÃO E NO MACROCICLO (Aprendizagem,aperfeiçoamento, competição)

9 TAREFAS DO TREINADOR: - INFORMAR OBJETIVOS E TAREFAS;
- EXPLICAR E DEMONSTRAR; - ENSINAR OU CONSOLIDAR O CONTEÚDO TÉCNICO; - ASSEGURAR A BOA CONDUÇÃO DOS EXERCÍCIOS; - OBSERVAR E DETECTAR PROBLEMAS FÍSICOS, TÉCNICOS, TÁTICOS E PSICOLÓGICOS; - COMUNICAR E INTERVIR PARA A CORREÇÃO, RECUPERAÇÃO, REPOUSO ETC. ; - HABILIDADE TÉCNICA PARA CONDUZIR O TREINAMENTO; - CONTROLAR AQUECIMENTO, TREINAMENTO.

10 PARA A MELHORIA DOS RESULTADOS DEVERÁ DESENVOLVER CONHECIMENTOS:
DA ATIVIDADE FÍSICA DO TREINAMENTO DESPORTIVO DAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO DOS DOMÍNIOS CONEXOS.

11 PRINCÍPIOS GERAIS: CADA SESSÃO ESTARÁ LIGADA A UM MICROCICLO;
DETERMINAÇÃO DA CARGA EM CONCORDÂNCIA COM O MICROCICLO; EXERCÍCIOS E CARGA EM FUNÇÃO DA TAREFA A REALIZAR; O TREINADOR PLANEJARÁ E ORIENTARÁ A SESSÃO VISANDO ATENDER AO OBJETIVO DO MICROCICLO OU DA SESSÃO; AS AÇÕES REALIZADAS DEVERÃO SE ASSEMELHAR OU ULTRAPASSAR AS EXIGÊNCIAS DE UM JOGO NORMAL; DENTRO DA SESSÃO, O TREINADOR DEVE SEGUIR O SEGUINTE ESQUEMA: - EXPLICAÇÃO (Demonstrar e/ou explicar) - EXECUCÃO (Escolha dos exercícios apropriados) - RECAPITULAÇÃO ( Revisão)

12 DEVEM SER APLICADAS AS SEGUINTES ALTERNÂNCIAS:
TRABALHO COM REPOUSO; FÁCIL COM DIFÍCIL; SIMPLES COM COMPLEXO; CARGAS ALTAS COM CARGAS BAIXAS; EXCITAÇÃO E CONCENTRAÇÃO COM RELAXAMENTO DOS GRUPAMENTOS MUSCULARES SOLICITADOS. NO PLANO PSICOLÓGICO - VARIAÇÃO DE ESTÍMULOS O ATLETA DEVERÁ ESTAR EMPENHADO NO PLANO MOTOR E/ OU COGNITIVO. O DESENVOLVIMENTO DEVE SER PROGRESSIVO E GRADUAL TANTO QUANTO À DIFICULDADE QUANTO À COMPLEXIDADE.

13 OBJETIVOS, TAREFAS E MEIOS:
CADA SESSÃO É COMO UMA PEQUENA PEÇA QUE SE ENCAIXA NA PRECEDENTE E PREPARA A SEGUINTE. O OBJETIVO É INFLUENCIADO PELOS FATORES JÁ MENCIONADOS E QUE DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO OS OBJETIVOS GERAIS ENUNCIADOS. PODEMOS DIVIDIR O QUE SE PRETENDE EM ETAPAS: 1ª ETAPA: O QUE O TREINADOR PRETENDE REALIZAR(OBJETIVO GERAL) 2ª ETAPA :DETERMINAR OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

14 3ª ETAPA :ESCOLHA DOS EXERCÍCIOS APROPRIADOS CONSIDERANDO:
Nº DE JOGADORES ENVOLVIDOS; CIRCULAÇÃO (Trajeto da Bola); DESLOCAMENTO DOS JOGADORES; Nº DE REPETIÇÕES E DE SÉRIES; VARIAÇÕES DO EXERCÍCIO.

15 4ª ETAPA :CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA DETERMINAR SE O OBJETIVO FOI ALCANÇADO E A TAREFA REALIZADA (Quantitativo e Qualitativo). 5ª ETAPA :AVALIAR SE OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM ATINGIDOS (Caso contrário, identificar as causas) : MÁ FORMULAÇÃO; PROCEDIMENTO INADEQUADO; FALTA DE EXPLICAÇÕES ADEQUADAS; DEMONSTRAÇÕES INCOMPLETAS; TAREFA DIFÍCIL PARA O NÍVEL.

16 ESTRUTURA DA SESSÃO DE TREINAMENTO:
1- RECEPÇÃO AOS ATLETAS NA INSTRUÇÃO, O TREINADOR DEVE: CHEGAR ANTES DE SEUS ATLETAS; PROCURAR DESENVOLVER PONTUALIDADE E DISCIPLINA; TRANSMITIR UMA VISÃO DE ORGANIZAÇÃO TORNAR CONHECIDOS OBJETIVOS E TAREFAS, CHAMANDO ATENÇÃO SOBRE OS PONTOS ESSENCIAIS; FAZER O ATLETA CAPTAR CLARAMENTE OBJETIVO E TAREFA PRINCIPAL FAZER COMPREENDER O TREINAMENTO CONFORME AS INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS; TERMINAR O EXERCÍCIO COM REFERÊNCIA AMIGÁVEL.

17 ESTRUTURA DA SESSÃO DE TREINAMENTO:
2- AQUECIMENTO: O OBJETIVO É PREPARAR O ATLETA PARA EXECUTAR CERTAS TAREFAS ESPORTIVAS; É COMPOSTO DE TRÊS PARTES BÁSICAS: AQUECIMENTO GERAL AQUECIMENTO ESPECÍFICO(regulagem motora) SINTONIA PSÍQUICA

18 AQUECIMENTO GERAL OBJETIVO -AUMENTAR A DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO DE TODOS OS SISTEMAS DO ORGANISMO E DESPERTAR ALEGRIA E DISPOSIÇÃO PARA A PERFORMANCE. MEIOS: EXERCÍCIOS GERAIS VISANDO: AUMENTAR A HABILIDADE DE UMA MANEIRA GERAL; RELAXAR AS CONTRAÇÕES MUSCULARES; EXIGÊNCIAS VARIÁVEIS: TRAJETO FÁCIL; EXERCÍCIOS DE DESCONTRAÇÃO; EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO. DOSAGENS: BAIXA INTENSIDADE NO COMEÇO AUMENTANDO AO FINAL (Gradativamente). PRINCÍPIOS: MENOR INTENSIDADE PRÓXIMO DOS JOGOS. DURAÇÃO – DEPENDE; DA TAREFA PRINCIPAL; DA TEMPERATURA AMBIENTE; DO TIPO DE ATLETA; DO ESTADO DE ESPÍRITO.

19 AQUECIMENTO ESPECÍFICO
- OBJETIVO: ADAPTAR O ATLETA AS EXIGÊNCIAS ESPECÍFICAS. - MEIOS: TRABALHO COM ENGENHOSIDADE. PRINCÍPIOS:AÇÕES DE COMPETIÇÕES TÃO AUTÊNTICAS QUANTO POSSÍVEL. SINTONIA PSÍQUICA EXERCIDA DURANTE TODA AÇÃO DE AQUECIMENTO E OBJETIVA A INTERRELAÇÃO FÍSICA E PSÍQUICA DO ATLETA COM FOCO DIRECIONADO PARA O JOGO.

20 3- PARTE PRINCIPAL “CONTÉM AS TAREFAS CUJA SOLUÇÃO PELO ATLETA
,CONTRIBUI PARA CONSOLIDAR OU MELHORAR O ESTADO DO TREINAMENTO” -O CONTEÚDO É DETERMINADO PELO OBJETIVO DA SESSÃO: DESENVOLVER OU MANTER AS QUALIDADES FÍSICAS GERAIS E ESPECÍFICAS; FORMAR, APERFEIÇOAR OU MANTER A TÉCNICA; MOLDAR AS QUALIDADES MORAIS E DE CARÁTER; FORMAR, APERFEIÇOAR OU MANTER A TÁTICA; DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA DE JOGO. SEQÜÊNCIA : TAREFAS DE FORMAÇÃO TÉCNICA; DESENVOLVIMENTO DA VELOCIDADE; DESENVOLVIMENTO DA RESISTÊNCIA.

21 4- VOLTA A CALMA - A ATIVIDADE NÃO DEVE SER INTERROMPIDA APÓS GRANDE ESFORÇO; - CARGA CRESCENTE OU DECRESCENTE DEVE SER GRADATIVA; - TRAZER O ORGANISMO DE VOLTA AO ESTADO NORMAL; - SESSÃO DEVE TERMINAR COM UMA CONVERSA AMIGÁVEL; - NÃO SE DEVE SAIR EM ESTADO DE AGRESSIVIDADE

22 EXERCÍCIOS SIMPLES TREINO TAREFA OU OBJETIVO PROCEDIMENTO ILUSTRAÇÃO
INDICADORES GOLPE DA CORTADA * JOGADOR EM CIMA DE UMA MESA DISTANTE 1m DA REDE. * QUADRIS E OMBROS OBLÍQUOS À REDE, BRAÇOS ATRÁS DO CORPO. * TREINADOR LANÇA A BOLA À FRENTE DO JOGADOR. * JOGADOR GIRA OS BRAÇOS À FRENTE, ARREMESSA PARA TRÁS E LANÇA NA DIREÇÃO DA BOLA. *A BOLA É GOLPEADA COM A MÃO ESPALMADA. * EXTENSÃO DO BRAÇO DE HABILIDADE. * A BOLA É GOLPEADA TÃO ALTO QUANTO POSSÍVEL. Treinador Deslocamento da bola Jogador

23 EXERCÍCIOS COM SEQUÊNCIADE TÉCNICAS BÁSICAS
TREINO TAREFA OU OBJETIVO PROCEDIMENTO ILUSTRAÇÃO INDICADORES SEQÜÊNCiA DE CONTRA- ATAQUE APÓS BLOQUEIO BLOQUEADOR POSICIONADO NA REDE PULA PARA BLOQUEAR. TREINADOR 1 LANÇA BOLA NAS SUAS MÃOS. O JOGADOR DESLOCA-SE PARA TRÁS DA LINHA DE ATAQUE E IMEDIATAMENTE SE APROXIMA DA REDE PARA BATER UMA SEGUNDA BOLA LANÇADA PELO TREINADOR 2 GRUPO DE 3, 20 BOLAS POR JOGADOR FLUÊNCIA NA TRANSIÇÃO EXECUÇÃO APROPRIADA DO FUNDAMENTO 1 2 Treinadores Deslocamento da bola Jogador Deslocamento do atleta


Carregar ppt "ESTRUTURA DO EXERCÍCIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google