A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO PROFESSSOR: André Luiz de Oliveira Braz CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO PROFESSSOR: André Luiz de Oliveira Braz CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO PROFESSSOR: André Luiz de Oliveira Braz CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

2 O que é Educação? É o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano em geral.

3 1- O que é Educação Física? “É o elemento de Educação que utiliza, sistematicamente, as atividades físicas e a influência dos agentes naturais: ar, terra, sol, água, etc, como meios específicos", onde a atividade física é considerada um meio educativo privilegiado, porque abrange o ser na sua totalidade; (Manifesto da Educação Física-FIEP, 1970)

4 2 - O que é Educação Física? “O elemento fundamental da cultura pelo qual se age na formação integral de crianças, jovens e adultos na perspectiva da Educação permanente” (UNESCO, 1976)

5 Atividade Física: Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que tem com resultado um aumento substancial em relação ao gasto de energia em repouso. (Winnick, 2004)

6 Exercício Físico: Atividade física planejada, estruturada, repetitiva e intencional. (MCARDLE,1991)

7 Saúde: Saúde não pode ser vista somente como a ausência de doença. OMS: Condição humana com dimensões física, social, e psicológica, caracterizada num contínuo com pólos positivos e negativos. Positivo: ter uma vida satisfatória e proveitosa, confirmada pela percepção do bem estar. Negativo: associada com morbidade.

8 Saúde: Um permanente estado de equilíbrio físico, mental, espiritual e social, que permite ao ser humano estar bem consigo mesmo, com aqueles que o cercam e com o meio ambiente como um todo. MINISTÉRIO DA SAÚDE (1996)

9 Aptidão Física Capacidade fisiológica e psicomotora do organismo de realizar os trabalhos do cotidiano de forma adequada. MINISTÉRIO DA SAÚDE (1996) Capacidade de executar tarefas diárias sem fadiga excessiva e com amplas reservas de energia para fins recreativos e emergências imprevistas. (BARBANTI, 1990)

10 Aptidão Física Conjunto de atributos que se possui ou se pode alcançar em relação à capacidade de realizar esforços físicos. (GUEDES, 2006) Um conjunto de atributos que as pessoas têm ou adquirem, relacionado à capacidade de realizar atividades físicas. WINNICK (2004)

11 Aptidão Física Relacionada com a Saúde: São características que em níveis adequados, possibilitam mais energia para o trabalho e o lazer, paralelamente, menor risco de desenvolver doenças ou condições crônico-degenerativos associadas a baixos níveis de atividade física habitual: Aptidão Cardiorespiratória; força/resistência muscular; flexibilidade e composição corporal.

12 Aptidão Física Relacionada com as habilidades esportivas: Inclui componentes necessários para uma performance máxima no trabalho ou nos esportes: Agilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação, tempo de reação. Capacidades condicionantes e coordenativas.

13 Estilo de Vida Conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas. (NAHAS, 2001) Forma como as pessoas vivem e as escolhas que fazem. (www.opas.org.br)

14 Qualidade de Vida Condição humana resultante de um conjunto de parâmetros individuais e sócio-ambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano. (NAHAS, 2001) Parâmetros Sócio-Ambientais: -Segurança -Moradia -Remuneração -Transporte -Trabalho Parâmetros Individuais: -Hereditariedade -Sexo -Estilo de vida (Alimentação, Stress, AF, Relacionamento)

15 Doenças Hipocinéticas Doenças coronarianas; Pressão alta; Sobrepeso/ obesidade; Problemas articulares; Lombalgias; Entre outras.

16 CAPACIDADES: TRAÇOS INATOS, RELATIVAMENTE PERMANENTES E ESTÁVEIS DO INDIVÍDUO QUE EMBASAM OU DÃO SUPORTE A VÁRIOS TIPOS DE ATIVIDADES OU HABILIDADES. (SCHMIDT e WRISBERG, 2001)

17 HABILIDADES: POTENCIALIDADE PARA PRODUZIR UM RESULTADO COM O MÁXIMO DE CERTEZA, COM O MÍNIMO DE ENERGIA OU TEMPO MÍNIMO, DESENV0LVIDA COM UM RESULTADO DA PRÁTICA. (SCHMIDT e WRISBERG, 2001)

18 MUITO OBRIGADO ATÉ O MOMENTO!


Carregar ppt "DISCIPLINA: METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO PROFESSSOR: André Luiz de Oliveira Braz CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google