A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aptidão Física Educação Física II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aptidão Física Educação Física II."— Transcrição da apresentação:

1 Aptidão Física Educação Física II

2 Comportamentos de risco
Definição de termos Hábitos de vida Exercícios físicos Atividades físicas Saúde Aptidão física Comportamentos de risco Qualidade de vida Capacidades física

3 Definição de termos O que é saúde?
Estado de ausência de doenças nos indivíduos! Desuso

4 Definição de termos O que é saúde?
Estado geral de equilíbrio no indivíduo, nos diferentes aspectos e sistemas que caracterizam o homem biológico, psicológico, social, emocional, mental e intelectual, resultando em sensação de bem-estar.

5 Definição de termos O que é saúde? Saúde Saúde Contínuo
Alem da presença da doença, condição de desesperança e entrega aos problemas relacionados ao dia a dia. Capacidade das pessoas de aproveitar a vida e de superar desafios e não apenas ausência de enfermidades. Saúde Saúde

6 Definição de termos Estilo de vida Hábitos de vida
Organização Mundial da Saúde conceituou o estilo de vida como um modo de viver baseado em padrões de comportamento identificáveis, que são determinados pela relação entre as características pessoais individuais, interações sociais, condições socioeconômicas e ambientais. Hábitos de vida

7 Definição de termos Hábitos de vida Positivos (saudáveis)
Negativos (comp. de risco) Alimentação saudável, prática de atividade física regular, horas adequadas de sono, boas relações interpessoais ... Consumo de tabaco, álcool e outras drogas; inatividade física; alimentação e sono empobrecidos...

8 Como é o estilo de vida de vocês?
Alimentação: Quantas refeições vocês fazem por dia? O que vocês comem nestas refeições? Quantas vezes por semana vocês consomem comidas ou bebidas com muito açúcar? Exercícios físicos: Vocês praticam exercícios físicos? Quantas vezes por semana?

9 Como é o estilo de vida de vocês?
Sono: Quantas horas de sono vocês dormem por noite? Consumo de bebidas alcoólicas: Vocês consomem bebidas alcoólicas? Se sim, com que frequência? Você já bebeu cinco doses ou mais de bebidas alcoólicas em uma mesma ocasião?

10 Qualidade de vida relacionada à saúde
Definição de termos Qualidade de vida relacionada à saúde Qualidade de vida pode ser vista em termos individuais, de grupos ou de grandes populações e os domínios de qualidade de vida mais frequentemente descritos na literatura dividem-se em quatro categorias: a) condição física e habilidades funcionais; b) condição psicológica e sensação de bem-estar; c) interação social; d) fatores e condições econômicas e respeito aos direitos humanos.

11 Definição de termos Atividades físicas Exercícios físicos
Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resultem em gasto energético, não se preocupando com a magnitude desse gasto de energia. Exercícios físicos Subgrupo das atividades físicas, que é planejado estruturado e repetitivo, tendo como propósito a manutenção ou a otimização do condicionamento físico

12 Aptidão Física Desempenho Saúde
Capacidade de realizar esforços físicos sem fadiga excessiva, garantindo a sobrevivência de pessoas em boas condições orgânicas no meio ambiente em que vivem Desempenho Saúde Demandas energéticas que possibilitam desenvolver as atividades do cotidiano com vigor, proporcionando um menor risco de desenvolver doenças ou condições crônico-degenerativas. Aptidão física relacionada às habilidades esportivas ou performance motora que contribuem para o desempenho das tarefas especificas, seja no trabalho ou nos esportes.

13 Qual a relação entre qualidade de vida, prática de exercícios, ou atividades físicas e aptidão física?

14 Aptidão física

15 Aptidão física relacionada à saúde

16 Aptidão física relacionada à saúde
Composição corporal: Massa Corporal/altura2

17 Aptidão física relacionada à saúde
Composição corporal:

18 Aptidão física relacionada à saúde
Composição corporal:

19 Aptidão física relacionada à saúde
Aptidão/resistência Cardiorrespiratória Capacidade do organismo em se adaptar a esforços físicos moderados, envolvendo a participação dos grandes grupos musculares, por períodos de tempo relativamente longos. A resistência cardiorrespiratória requer uma participação bastante significativa dos sistemas cardiovascular e respiratório, no sentido de atender a demanda de oxigênio através da corrente sanguínea, com o intuito de manter de forma eficiente o esforço físico a nível muscular.

20 Aptidão física relacionada à saúde
Para melhorar e manter os índices de resistência cardiorrespiratória torna-se necessário administrar programas de atividades físicas que possam ativar todo o sistema orgânico de oxigenação – coração, pulmões, sangue e vasos sanguíneos.

21 Aptidão física relacionada à saúde
Flexibilidade: amplitude de movimento disponível em uma articulação ou grupo de articulações, sendo limitada por ossos, músculos, tendões, ligamentos e cápsulas articulares. Indivíduos que apresentam um índice de flexibilidade mais elevado movem-se com maior facilidade e são menos suscetível a lesões quando submetidos a um esforço físico mais intenso e geralmente apresentam menos problemas osteomioarticulares. Osteomioarticulares????

22 Aptidão física relacionada à saúde
Força/Resistência muscular: Força Muscular: Nível de tensão máxima que pode ser produzido por um grupo muscular específico Resistência muscular: é a qualidade física que dota um músculo da capacidade de executar uma quantidade numerosa de contrações sem que haja diminuição na amplitude do movimento, na frequência, na velocidade e na força de execução, resistindo ao surgimento da fadiga muscular localizada

23 Aptidão física relacionado ao desempenho motor

24 Aptidão física relacionado ao desempenho motor
Força explosiva de membros superiores e inferiores Força explosiva: capacidade de obter valores elevados de força em tempo muito curto.

25 Aptidão física relacionado ao desempenho motor
Agilidade É a capacidade que o indivíduo tem de realizar movimentos rápidos com mudança de direção e sentido. Caracterizado pela troca rápida de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade e de todo corpo ou parte dele.

26 Aptidão física relacionado ao desempenho motor
Velocidade: a capacidade de um indivíduo realizar ações motoras (movimentar) no mínimo tempo para determinadas condições.


Carregar ppt "Aptidão Física Educação Física II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google