Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria Antonieta Regueira Caiado Alterado mais de 7 anos atrás
1
Teodolito artesanal EE AMADOR BUENO DA VEIGA PROF. Silvano Augusto dos Santos
2
JUSTIFICATIVA: Desenvolver habilidades na utilização das razões trigonométricas para resolver problemas práticos de alturas inacessíveis a instrumentos. OBJETIVO DO PROJETO: Construir um teodolito artesanal para fazer medições de alturas inacessíveis a instrumentos como altura da caixa d’água e pilar da quadra coberta da escola. PÚBLICO BENEFICIADO: Alunos das segundas séries do Ensino Médio.
3
CARACTERISTICAS DA ESCOLA E DAS CONDIÇÕES SÓCIOECONÔMICAS DO PÚBLICO: A E.E. Amador Bueno da Veiga aderiu ao Programa de Ensino Médio Integral a partir de 2014 e atualmente conta com cinco salas do Ensino Médio Integral e uma do Ensino Médio regular no período noturno, no total de 206 alunos. A clientela escolar atendida é oriunda do Parque Sabará e bairros adjacentes. Os pais são formados por comerciantes, trabalhadores da indústria, comércios e construção civil. PERÍODO DE DURAÇÃO: 12/04/2016 a 10/05/2016 (4 aulas).
4
METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO: Habilidade: Saber usar de modo sistemático as relações métricas fundamentais entre os elementos de triângulos retângulos em diferentes contextos. Primeira etapa: Confeccionar do teodolito artesanal usando folha impressa de um transferidor de 180°, papelão de embalagens, pedaço madeira e tubo de caneta. (2 aulas) Segunda etapa: Fazer o levantamento das medições usando o teodolito, trena, metro de bambu, nível de bolha e calculadora. Finalizando com os cálculos das alturas da caixa d’água utilizando a tangente trigonométrica. RECUROS MATERIAIS: Cópia do transferidor de 180°, prego pequeno, papelão de embalagens, garrafa pet, tubo de caneta, pedaço pequeno de sarrafo de 5 cm, cola quente, 3 cabos de vassouras usados, trena de 50 m, metro de bambu, nível de bolha, barbante e pedaço de ferro.
5
RESULTADOS: Os objetivos foram alcançados pois a atividade proporcionou aos alunos a oportunidade de utilizar instrumentos simples como o nível de bolha, a trena e dar significado da utilização das razões trigonométricas na resolução de problemas aparentemente simples. Ela também contemplou o Projeto de Vida de dois alunos que pretendem seguir carreira na área da Engenharia Civil. Melhorou o domínio da habilidade nas avaliações internas e externas. CONCLUSÃO: A experiência foi gratificante porque os alunos ficaram motivados da confecção a utilização do teodolito e perceberam o significado da atividade.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.