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MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:

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1 MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: O uso do Vídeo e do Software Geogebra no estudo dos Polígonos Regulares Link Artigo

2 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática
INTRODUÇÃO  Este artigo trata do ensino de relações trigonométricas no triângulo retângulo voltado para alunos do ensino fundamental, utilizando como recurso didático o software de geometria dinâmica Geogebra e o teodolito caseiro. A partir do desenvolvimento de uma prática pedagógica realizada no curso de Especialização “Matemática - Midias Digitais - Didática”, verifiquei que a utilização de materiais concretos somados a utilização de recursos digitais tornaram o ensino dos conceitos mais dinâmico e interessante, conforme resultados obtidos durante a prática na disciplina “Mídias Digitais I” do curso de Especialização acima citado. Como base para desenvolvimento deste artigo, serão apresentadas as experiências teórico-práticas realizado na E.M.E.F. Nayde Emerim Pereira, do município de Xangri-lá/RS, com uma turma de 8ª série com 14 alunos

3 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática
A escolha deste conteúdo é de relevante importância devido à necessidade dos alunos entenderem e conseguirem identificar qual das relações trigonométricas deve ser utilizada em cada situação. Em geral, o ensino das relações trigonométricas é abordado de forma extremamente teórica, com exercícios de fixação repetidos e com pouca ênfase na sua utilização em situações problemas. Dessa maneira torna-se cansativo e pouco motivador o seu aprendizado.

4 RESUMO DO PLANEJAMENTO:
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática RESUMO DO PLANEJAMENTO: Objetivo Ação Recurso Didático Definição do seno, cosseno e tangente. Verificação das razões constantes envolvendo lados de triângulos retângulos semelhantes. Essa verificação será feita através de material concreto. Papel, régua, transferidor, lápis e borracha. Definição de valores para determinados ângulos das relações seno, cosseno e tangente Construção da tabela dos senos, cossenos e tangentes utilizando o software Geogebra. Data Show Tabela impressa e software Geogebra

5 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática
Construção de mecanismo para medição de ângulos. Construção de um teodolito caseiro, utilizando materiais acessíveis. Pote redondo, arame fino, tábua de madeira, caneta sem refil, cola quente e cópia de Tranferidor Aplicar as relações trigonométricas na resolução de problema guiado utilizando o Teodolito. Os alunos deverão descobrir a altura da escola utilizando o teodolito caseiro e as relações trigonométricas do triângulo retângulo. Este problema servirá de base para a resolução da situação problema. Teodolito, lápis, borracha e papel

6 Papel, lápis, borracha, tabela trigonométric a e software Geogebra.
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática Aplicar as relações trigonométricas na resolução de uma situação problema. Será apresentado o seguinte problema: Na cidade de Torres, litoral norte gaúcho, existe próximo a praia uma ilha chamada Ilha dos Lobos. Por curiosidade um turista deseja descobrir a distância da ilha até a encosta da praia. Para isso ele conta com o auxilio de um amigo, que se distância do turista de forma que este consegue verificar, utilizando um teodolito, o ângulo entre o amigo, ele e ilha de 60°. O turista caminha na direção de seu amigo, observando a distância percorrida, em metros, e os novos ângulos formados, conforme mostra a figura dinâmica abaixo. Com essas informações o turista conseguiu descobrir a distância da praia à ilha. Qual é essa distância? Papel, lápis, borracha, tabela trigonométric a e software Geogebra.

7 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática
Hipóteses 1 – Que o aluno saiba identificar triângulos semelhantes, bem como calcular a razão de semelhança. 2 – Que os alunos entendam o conceito das relações seno, cosseno e tangente. 3 – Que os alunos consigam utilizar um teodolito caseiro, bem como entender o seu funcionamento. 4 – Que os alunos entendam a situação-problema apresentada. 5 - Que o aluno consiga manusear a apresentação do problema no software Geogebra. 6 – Que os alunos percebam que o segundo ângulo a ser determinado na situação-problema deve ser de 90°, para que tenhamos um triângulo retângulo. 7 – Que os alunos percebam que deverão utilizar a relação tangente para resolver o problema. 8 – Que os alunos entendam as razões trigonométricas no triângulo retângulo e a necessidade de seu aprendizado.

8 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática
Prática de Ensino A prática de ensino foi divida em cinco atividades com duração de 2 horas/aula nas atividades 1, 4 e 5 e com 1 hora/aula nas atividades 2 e 3.

9 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática
Atividade 1 Desenhar 5 triângulos com medidas de ângulos internos distintos para cada um. Os ângulos definidos foram de 20°, 30°, 35° e 45°. Ângulo Cateto Adjacente Oposto Hipotenusa Cateto posto Cateto Adjacente Cateto oposto

10 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática
Atividade II Completar a tabela trigonométrica para ângulos variando de 5 em 5 graus (5°, 10°, 15°, etc).

11 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática
Atividade III Construir um Teodolito caseiro.

12 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática
Atividade IV Descobrir a altura da escola utilizando o teodolito caseiro e as relações trigonométricas do triângulo retângulo.

13 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática
Atividade V Resolver a seguinte situação-problema: Na cidade de Torres, litoral norte gaúcho, existe próximo a praia uma ilha chamada Ilha dos Lobos. Por curiosidade um turista deseja descobrir a distância da ilha até a encosta da praia. Para isso ele conta com o auxilio de um amigo, que se distância do turista de forma que este consegue verificar, utilizando um teodolito, o ângulo entre o amigo, ele e ilha de 60°. O turista caminha na direção de seu amigo, observando a distância percorrida, em metros, e os novos ângulos formados, conforme mostra a figura dinâmica abaixo. Com essas informações o turista conseguiu descobrir a distância da praia à ilha. Qual é essa distância?

14 Tecnologias da Informação e Comunicação
na Educação Matemática

15 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática
Hipóteses 1 – Que o aluno saiba identificar triângulos semelhantes, bem como calcular a razão de semelhança. 2 – Que o aluno saiba manusear régua e transferidor para desenhar triângulos com determinados ângulos internos. 3 – Que os alunos entendam o conceito das relações seno, cosseno e tangente. 4 – Que os alunos consigam utilizar um teodolito caseiro, bem como entender o seu funcionamento. 5 – Que os alunos entendam a situação-problema apresentada. 6 – Que o aluno consiga manusear a apresentação do problema no software Geogebra. 7 – Que os alunos percebam que o segundo ângulo a ser determinado na situação-problema deve ser de 90°, para que tenhamos um triângulo retângulo. 8 – Que os alunos percebam que deverão utilizar a relação tangente para resolver o problema. 9 – Que os alunos entendam as razões trigonométricas no triângulo retângulo e a necessidade de seu aprendizado. Os dados coletados na prática validaram as hipóteses 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 e não validaram as hipóteses 1 e 2.


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