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Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: O uso do Vídeo e do Software Geogebra.

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1 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: O uso do Vídeo e do Software Geogebra no estudo dos Polígonos Regulares Link Artigo

2 INTRODUÇÃO Este artigo trata do ensino de relações trigonométricas no triângulo retângulo voltado para alunos do ensino fundamental, utilizando como recurso didático o software de geometria dinâmica Geogebra e o teodolito caseiro. A partir do desenvolvimento de uma prática pedagógica realizada no curso de Especialização Matemática - Midias Digitais - Didática, verifiquei que a utilização de materiais concretos somados a utilização de recursos digitais tornaram o ensino dos conceitos mais dinâmico e interessante, conforme resultados obtidos durante a prática na disciplina Mídias Digitais I do curso de Especialização acima citado. Como base para desenvolvimento deste artigo, serão apresentadas as experiências teórico-práticas realizado na E.M.E.F. Nayde Emerim Pereira, do município de Xangri-lá/RS, com uma turma de 8ª série com 14 alunos Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática

3 A escolha deste conteúdo é de relevante importância devido à necessidade dos alunos entenderem e conseguirem identificar qual das relações trigonométricas deve ser utilizada em cada situação. Em geral, o ensino das relações trigonométricas é abordado de forma extremamente teórica, com exercícios de fixação repetidos e com pouca ênfase na sua utilização em situações problemas. Dessa maneira torna-se cansativo e pouco motivador o seu aprendizado. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática

4 RESUMO DO PLANEJAMENTO: ObjetivoAçãoRecurso Didático Definição do seno, cosseno e tangente. Verificação das razões constantes envolvendo lados de triângulos retângulos semelhantes. Essa verificação será feita através de material concreto. Papel, régua, transferidor, lápis e borracha. Definição de valores para determinados ângulos das relações seno, cosseno e tangente Construção da tabela dos senos, cossenos e tangentes utilizando o software Geogebra. Data Show Tabela impressa e software Geogebra Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática

5 Construção de mecanismo para medição de ângulos. Construção de um teodolito caseiro, utilizando materiais acessíveis. Pote redondo, arame fino, tábua de madeira, caneta sem refil, cola quente e cópia de Tranferidor Aplicar as relações trigonométricas na resolução de problema guiado utilizando o Teodolito. Os alunos deverão descobrir a altura da escola utilizando o teodolito caseiro e as relações trigonométricas do triângulo retângulo. Este problema servirá de base para a resolução da situação problema. Teodolito, lápis, borracha e papel Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática

6 Aplicar as relações trigonométricas na resolução de uma situação problema. Será apresentado o seguinte problema: Na cidade de Torres, litoral norte gaúcho, existe próximo a praia uma ilha chamada Ilha dos Lobos. Por curiosidade um turista deseja descobrir a distância da ilha até a encosta da praia. Para isso ele conta com o auxilio de um amigo, que se distância do turista de forma que este consegue verificar, utilizando um teodolito, o ângulo entre o amigo, ele e ilha de 60°. O turista caminha na direção de seu amigo, observando a distância percorrida, em metros, e os novos ângulos formados, conforme mostra a figura dinâmica abaixo. Com essas informações o turista conseguiu descobrir a distância da praia à ilha. Qual é essa distância? Papel, lápis, borracha, tabela trigonométric a e software Geogebra. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática

7 Hipóteses 1 – Que o aluno saiba identificar triângulos semelhantes, bem como calcular a razão de semelhança. 2 – Que os alunos entendam o conceito das relações seno, cosseno e tangente. 3 – Que os alunos consigam utilizar um teodolito caseiro, bem como entender o seu funcionamento. 4 – Que os alunos entendam a situação-problema apresentada. 5 - Que o aluno consiga manusear a apresentação do problema no software Geogebra. 6 – Que os alunos percebam que o segundo ângulo a ser determinado na situação- problema deve ser de 90°, para que tenhamos um triângulo retângulo. 7 – Que os alunos percebam que deverão utilizar a relação tangente para resolver o problema. 8 – Que os alunos entendam as razões trigonométricas no triângulo retângulo e a necessidade de seu aprendizado. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática

8 Prática de Ensino A prática de ensino foi divida em cinco atividades com duração de 2 horas/aula nas atividades 1, 4 e 5 e com 1 hora/aula nas atividades 2 e 3. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática

9 Atividade 1 Desenhar 5 triângulos com medidas de ângulos internos distintos para cada um. Os ângulos definidos foram de 20°, 30°, 35° e 45°. ÂnguloCateto Adjacente Cateto Oposto HipotenusaCateto postoCateto AdjacenteCateto oposto Hipotenusa Cateto Adjacente Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática

10 Atividade II Completar a tabela trigonométrica para ângulos variando de 5 em 5 graus (5°, 10°, 15°, etc). Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática

11 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática Atividade III Construir um Teodolito caseiro.

12 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática Atividade IV Descobrir a altura da escola utilizando o teodolito caseiro e as relações trigonométricas do triângulo retângulo.

13 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática Atividade V Resolver a seguinte situação-problema: Na cidade de Torres, litoral norte gaúcho, existe próximo a praia uma ilha chamada Ilha dos Lobos. Por curiosidade um turista deseja descobrir a distância da ilha até a encosta da praia. Para isso ele conta com o auxilio de um amigo, que se distância do turista de forma que este consegue verificar, utilizando um teodolito, o ângulo entre o amigo, ele e ilha de 60°. O turista caminha na direção de seu amigo, observando a distância percorrida, em metros, e os novos ângulos formados, conforme mostra a figura dinâmica abaixo. Com essas informações o turista conseguiu descobrir a distância da praia à ilha. Qual é essa distância?

14 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática

15 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática Hipóteses 1 – Que o aluno saiba identificar triângulos semelhantes, bem como calcular a razão de semelhança. 2 – Que o aluno saiba manusear régua e transferidor para desenhar triângulos com determinados ângulos internos. 3 – Que os alunos entendam o conceito das relações seno, cosseno e tangente. 4 – Que os alunos consigam utilizar um teodolito caseiro, bem como entender o seu funcionamento. 5 – Que os alunos entendam a situação-problema apresentada. 6 – Que o aluno consiga manusear a apresentação do problema no software Geogebra. 7 – Que os alunos percebam que o segundo ângulo a ser determinado na situação- problema deve ser de 90°, para que tenhamos um triângulo retângulo. 8 – Que os alunos percebam que deverão utilizar a relação tangente para resolver o problema. 9 – Que os alunos entendam as razões trigonométricas no triângulo retângulo e a necessidade de seu aprendizado. Os dados coletados na prática validaram as hipóteses 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 e não validaram as hipóteses 1 e 2.


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