A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Editoração Eletrônica e Diagramação Aula 001 Breve histórico da editoração eletrônica e princípios básicos de diagramação de impressos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Editoração Eletrônica e Diagramação Aula 001 Breve histórico da editoração eletrônica e princípios básicos de diagramação de impressos."— Transcrição da apresentação:

1 Editoração Eletrônica e Diagramação Aula 001 Breve histórico da editoração eletrônica e princípios básicos de diagramação de impressos

2 Editoração e Diagramação São conceitos próximos, porém, um pouco diferentes. Diagramação, é a disposição dos objetos (textos, ilustrações e imagens) no layout de uma página. Editoração (eletrônica) é o processo, que inclui a diagramação desse layout. Editoração Eletrônica e Diagramação

3 Afinal, o que é Diagramação? Também chamada de maquete, boneca ou espelho, ela é o projeto de trabalho através do qual será feita a editoração ou paginação de um impresso. Definindo, é a junção de textos a ilustrações, imagens, tabelas ou gráficos respeitando uma programação visual estabelecida anteriormente, tendo como foco principal a hierarquia das informações, equilíbrio entre textos e outros elementos, cores e também a tipografia utilizada. Editoração Eletrônica e Diagramação

4 E Editoração? Tendo em mãos o texto, o material publicitário, fotos, ilustrações, gráficos, tabelas, o editor cuida de distribuir esse material pelas páginas. Ele tem que ter em mente o espaço que cada página lhe proporciona para ser coberto.

5 Editoração Eletrônica e Diagramação Objetivo Levar a informação ao usuário final de forma clara. A boa estrutura ou estética deve ser utilizada para guiar a leitura.

6 Editoração Eletrônica e Diagramação Muito importante dizer: A escolha de uma entre as muitas técnicas conhecidas é fruto de uma atitude sensata e responsável, é imprescindível não apenas o conhecimento teórico sobre elas, mas também conhecer onde o produto final vai chegar.

7 Editoração Eletrônica e Diagramação Muito importante dizer: Os recursos de editoração eletrônica e diagramação colocam à disposição de quem dela se utiliza, um vasto repertório de formas de expressão, que abrangem desde a utilização pura e simples de traço e ponto até os mais complexos efeitos tridimensionais.

8 Editoração Eletrônica e Diagramação Primórdios Ao longo da história, os modos de expressão por meio de imagens evoluíram desde os desenhos pictográficos do homem pré-histórico gravados em pedras e cavernas, até as mais complexas formas de expressão da nossa realidade atual.

9 Editoração Eletrônica e Diagramação Primórdios Primitivamente o processo de editoração sem o uso de computador era um processo cheio de etapas manuais e bastante complicado. Exigindo destreza e experiência para a execução das tarefas. Com o surgimento de computadores e softwares específicos, a editoração passou a ser feita em um processo muito mais acelerado, eliminando-se o trabalho manual para se obter as "matrizes" que serão usadas na impressão.

10 Editoração Eletrônica e Diagramação Primórdios Quando surgiram, na metade dos anos 80, os programas de editoração eletrônica, eles eram considerados uma ferramenta restrita apenas a especialistas que atuavam em empresas do ramo editorial.

11 Editoração Eletrônica e Diagramação No Brasil

12 Editoração Eletrônica e Diagramação No Brasil

13 Editoração Eletrônica e Diagramação No Brasil Década de 40 Influência dos argentinos (que tinham uma estrutura similar as escolas clássicas), principalmente com o cálculo de textos; Usavam e abusavam de ornamentos, negativos, excessos de linhas e boxes; As laudas não eram padronizadas.

14 Editoração Eletrônica e Diagramação No Brasil Década de 50 Se caracteriza pela disposição RIGIDAMENTE FORMAL do espaço (influência Soviética), das massas e dos volumes. Valoriza-se o branco. Eliminam-se linhas e excesso de enfeites.

15 Editoração Eletrônica e Diagramação No Brasil Final da década de 50 Mudanças propostas e colocadas em prática por Amilcar de Castro, um escultor brasileiro que circulava por galerias de arte americanas.

16 Editoração Eletrônica e Diagramação No Brasil Influências de Amilcar de Castro: Prevalece os conceitos de diagramação de precisão para manter a fidelidade do projeto gráfico e estabelecer um uso racional do espaço gráfico.

17 Editoração Eletrônica e Diagramação No Brasil Influências de Amilcar de Castro: cria jogos de matérias simétricas com outras assimétricas; retira quase todos os fios; amplia o claro (canal) entre as colunas; adota títulos em caixa baixa; padroniza o tamanho e tipo de fontes; valorização do material fotográfico.

18 Editoração Eletrônica e Diagramação No Brasil

19 Editoração Eletrônica e Diagramação Movimentos que evoluíram a diagramação: Beaux-Art (a) Arts & Crafts (di | a) Art Nouveau (di | a) Construtivismo Russo (p | f) De stijl (di) Bauhaus (di | a) Art Déco (a) *Vernacular (a) *New Wave (t | c | m) Cubismo (p)

20 Editoração Eletrônica e Diagramação Movimentos que evoluíram a diagramação: Beaux-Arts

21 Editoração Eletrônica e Diagramação Movimentos que evoluíram a diagramação: Arts & Crafts

22 Editoração Eletrônica e Diagramação Movimentos que evoluíram a diagramação: Art Noveau

23 Editoração Eletrônica e Diagramação Movimentos que evoluíram a diagramação: Construtivismo Russo

24 Editoração Eletrônica e Diagramação Movimentos que evoluíram a diagramação: De Stijl

25 Editoração Eletrônica e Diagramação Movimentos que evoluíram a diagramação: Bauhaus

26 Editoração Eletrônica e Diagramação Movimentos que evoluíram a diagramação: Art Déco

27 Editoração Eletrônica e Diagramação Movimentos que evoluíram a diagramação: Vernacular

28 Editoração Eletrônica e Diagramação Movimentos que evoluíram a diagramação: New Wave

29 Editoração Eletrônica e Diagramação Movimentos que evoluíram a diagramação: Cubismo

30 Editoração Eletrônica e Diagramação Evolução Gráfica Séc. XVIII e Séc. XIX 1920 a a Distanciamento entre jornais e livros Processo de paginação Alterações no layout Presença do fotojornalismo Introd. de conceitos de composição Hierarquização do conteúdo Ênfase no design e no projeto gráfico TV e offset Nasce o design de jornais Interesse dos leitores pelo grafismo Equilíbrio entre forma e conteúdo Infografia, cor, sumário.

31 Editoração Eletrônica e Diagramação Evolução Gráfica

32 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial O design editorial promove a organização na forma de projeto gráfico das informações e o aspectos da publicação, concebendo e propagando a identidade do periódico, por meio da diagramação, um grid, imagens, anúncios, organização dos elementos, entre outras características.

33 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial (Projeto Gráfico) Conceito gráfico geral da publicação que ao ser definido, deverá ser replicado pela diagramação.

34 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Componentes relevantes: Organização do conteúdo; Padrão visual; Definição da estrutura.

35 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Componentes do layout: Capa e/ou Marca; Cores; Formato; Imagens; Grid; Composição (critérios); Tipografia; Estilo gráfico.

36 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Capa e/ou Marca Associada à estrutura da capa é a primeira identificação visual sobre um produto editorial; Pode ser composta por logotipo; Geralmente, tanto jornais diários quanto revistas apresentam apenas um logotipo como sua marca;

37 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Capa e/ou Marca

38 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Formato Podem ser predefinidos, a sua escolha será de acordo as questões pautadas. Delimitado pela margem e mancha gráfica. Formatos conhecidos: Tablóides e Broadsheet.

39 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Formato

40 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Grid Sistema modular de organização e dinamização do conteúdo; Rede de linhas-guia relativas aos eixo axial do documento; Preocupação com a legibilidade do componente textual do periódico.

41 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Grid

42 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Tipografia Elemento mais importante no design de um impresso; Compreende tanto a criação quanto a composição de caracteres para transmitir mensagens

43 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Tipografia 1. Presença de serifa na fonte; 2. Design particular da fonte (estilo); 3. Composições de letras em caixa alta e baixa; 4. Espaçamento entre letras (kerning); 5. Espaçamento entre linhas (leading);

44 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Tipografia 6. Extensão da coluna; 7. Alinhamento dos parágrafos do texto; 8. Relação entre figura (tipografia) e o fundo.

45 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Tipografia (IS) Adequação da tipografia à funcionalidade do projeto gráfico; Limitação da quantidade de tipos de fonte utilizados em um periódico; Escolha do estilo tipográfico certo para promover a legibilidade.

46 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Tipografia (Cuidados) Uso de Capitulação; Uso de recuos; Uso de boxes; Atenção ao uso de negrito, itálico e sublinhado.

47 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Cores Qual a sua influência perante o público-alvo; Serve para diferenciar, evidenciar ou camuflar determinados elementos da página; Paleta de cores específica para transmitir a identidade da publicação.

48 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Cores

49 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Imagens

50 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Imagens > Fotografia Grande poder expressivo e informativo; O editor deve pensar visualmente e o fotógrafo editorialmente para uma perfeita integração entre imagens e textos; Quanto mais expressiva ou sintética em relação ao conteúdo seja a foto, maior destaque ela deve possuir na página.

51 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Imagens > Fotografia

52 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Imagens > Ilustração Maior poder de interpretação, pois muitas vezes exprimem a opinião de um autor; Podem auxiliar na descrição de eventos complexos, de difícil explicação; Podem possuir forte teor informativo (ilustrações informativas), quanto opinativo (charges e tirinhas).

53 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Imagens > Ilustração

54 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Imagens > Infográficos Representações visuais da informação que podem utilizar textos, ilustrações e fotografias; Capaz de simplificar processos ou ocorrências complexas ou peculiares, que não podem ser "vistos" facilmente pelos leitores; Maior capacidade de fixação do conteúdo na mente do leitor.

55 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Imagens > Infográficos

56 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Imagens > Tabelas ou Gráficos Maior capacidade de fixação do conteúdo na mente do leitor ao se fazer comparações.

57 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Imagens > Tabelas ou Gráficos

58 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Composição (critérios) Toda composição é, em si, uma mensagem; A padronização dos critérios de composição transmitem melhor a personalidade gráfica de um jornal, por exemplo.

59 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial Estilo gráfico Coerência estilística dos elementos que compõem o projeto gráfico; Pode variar em cada página ou edição de uma publicação; Quanto mais conciso, maior a capacidade de reconhecimento futuro do leitor.

60 Editoração Eletrônica e Diagramação Design Editorial contemporâneo Valorização do conteúdo pela organização da página; Modulação como forma de padronização da diagramação; Divisão dos conteúdos em peças para os diferentes gêneros; Rigor no uso da tipografia Sensatez no uso de cores e respeito aos preceitos da informação; Uso eficiente da infografia.

61

62 Editoração Eletrônica e Diagramação Download estudiomultifoco.com.br/ftc


Carregar ppt "Editoração Eletrônica e Diagramação Aula 001 Breve histórico da editoração eletrônica e princípios básicos de diagramação de impressos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google