A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa de Clima Motivacional Realizada por: Dezembro - 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa de Clima Motivacional Realizada por: Dezembro - 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa de Clima Motivacional Realizada por: Dezembro

2 CONCEITO A presente pesquisa propõe-se a realizar um estudo a respeito do Clima Organizacional atual da Construtora Mello Azevedo, sob o ponto de vista de seus funcionários. A Pesquisa de Clima Organizacional consiste em um levantamento de opiniões que caracterizam uma representação da realidade organizacional, retratando o que as pessoas que ali trabalham acreditam estar acontecendo em um determinado momento e resultando em um diagnóstico sobre a situação atual da organização. Os subsídios fornecidos pela Pesquisa de Clima Organizacional funcionam como um mapeamento das percepções sobre o ambiente interno à organização, podendo ser um importante ponto de partida para mudanças e desenvolvimento organizacional. São aspectos extrínsecos como salário, benefícios, reconhecimento profissional, relacionamento da equipe, incluindo a chefia, entre outros aspectos, que formam os elementos básicos do que é chamado de Clima Organizacional e que resultam no nível de satisfação ou insatisfação dos funcionários com o trabalho. A palavra clima origina-se do grego klima e significa tendência, inclinação. Assim, clima organizacional refletiria uma tendência ou inclinação relacionada ao atendimento das necessidades da organização e ao mesmo tempo das necessidades dos seus colaboradores, aspecto que é indicador da eficácia organizacional.

3 CONCEITO A partir deste processo, levantamos necessidades de intervenções estratégicas que cuidem das necessidades de ambos – colaboradores e organização. O método de avaliação da satisfação com o trabalho dos colaboradores da Construtora Mello Azevedo consistiu na aplicação de 97 questionários com perguntas abertas e fechadas, baseando em como os colaboradores se sentem em relação ao seu trabalho e a empresa. Não houve identificação dos mesmos possibilitando assim uma maior franqueza e abertura nas respostas. O tratamento dos dados foi realizado de forma quantitativa e qualitativa. Frente a programas que primam pela melhoria da qualidade nas relações internas e externas com os seus colaboradores. Dos 97 questionários distribuídos tivemos a resposta de 84 colaboradores, ou seja:

4 SATISFAÇÃO NO TRABALHO ENVOLVIMENTO DA EQUIPE LIDERANÇA GESTÃO DE PESSOAS

5 ENVOLVIMENTO DA EQUIPE Realização Profissional Participação Imagem da Organização Integração e Cooperação

6 Como é a troca de críticas positivas e negativas entre os funcionários de sua área?

7 E entre os funcionários de áreas diferentes?

8 Você, como funcionário da empresa, percebe-se como peça importante para o sucesso da Mello Azevedo?

9 Comentários a serem observados: FALTA RECONHECIMENTO POUCO VALORIZADO CRÍTICAS SÓ NEGATIVAS POUCA LIBERDADE DE EXPRESSÃO IMPORTANTE RECEBER E FAZER CRÍTICAS CONSTRUTIVAS OBRAS COM TRATAMENTO DIFERENCIADO FALTA CREDIBILIDADE E CONFIANÇA Apesar destes comentários negativos não os podemos levar em consideração, pois foram feitos por apenas nove colaboradores, e ao mesmo tempo temos a aprovação direta de 86% de toda a equipe.

10 Você trabalha na Mello Azevedo por que:

11 Qual seu grau de satisfação em trabalhar na Mello Azevedo?

12 são suas expectativas de crescimento profissional na empresa?

13 Comparando com outras empresas do mesmo porte, como você classifica as condições gerais de trabalho na Construtora Mello Azevedo?

14 Você sente orgulho de trabalhar nesta empresa?

15 Comente: que sentimentos você experimenta em trabalhar na Mello Azevedo? SATISFAÇÃO PELO EMPENHO NA MELHORIA DOS PROCESSOS20 ORGULHO19 FELICIDADE/SATISFAÇÃO16 REALIZAÇÃO E CRESCIMENTO PROFISSIONAL10 AMIZADE - COMPANHEIRISMO7 PRAZEROSO7 VALORIZAR EMPREGADOS6 SEGURANÇA6 TRANQÜILIDADE4 MUITO BOM4 GRATIDÃO E ESPERANÇA3 CONFIANÇA EM SEU TRABALHO3 UMA GRANDE FAMÍLIA3 TRABALHAR EM EMPRESA RECONHECIDA2 CONTATO DIRETO COM A DIREÇÃO2 RESPONSABILIDADE2 DESCONFIANÇA2 MELHORAR BENEFÍCIOS1 INDIGNAÇÃO1 CHEFIAS CRITICAM SEM ESTAR PERTO1 EMPRESA AJUDA AS PESSOAS1 TROCA DE APRENDIZADO1 DO CÉU AO INFERNO EM INSTANTES1 AUTONOMIA1

16 Comente: que sentimentos você experimenta em trabalhar na Mello Azevedo?

17 Em sua opinião, a imagem que esta empresa transmite para o público em geral é de uma empresa:

18 Conclusões Envolvimento da Equipe Como podemos ver, os resultados apresentados são altamente significativos e demonstram os valores referentes a Realização Profissional, Imagem da Organização, Participação e Integração e Cooperação. A grande maioria dos colaboradores se consideram como uma peça importante, que são valorizados e atuam na Mello Azevedo por gostarem da empresa, gostarem do que fazem, acreditarem na empresa e estarem integrados ao ambiente interno. O grau de insatisfação chega ao máximo de 2%, o que é considerado um valor desprezível e, ainda, mais de 80% consideram ter uma grande possibilidade de crescimento profissional, a empresa está acima da média. Se destaca também a satisfação pelo empenho da melhoria contínua, o orgulho, felicidade, satisfação e a realização pelo crescimento pessoal e profissional destacado espontaneamente pelos colaboradores. A imagem transmitida externamente também é altamente destacável sendo considerada de acima da média por mais de 90% dos entrevistados. Sendo assim, a nossa conclusão é que o envolvimento da equipe é um ponto altamente forte da Construtora Mello Azevedo.

19 LIDERANÇA Missão e Foco Estratégico Comunicação Estilo de Chefia

20 Seu líder se empenha em providenciar e manter as condições ideais de trabalho para você?

21 Dê sua opinião sobre seu ambiente de trabalho. Você encontra condições para melhorar sua produtividade e sua eficiência? AMBIENTE PROPORCIONA BOM TRABALHO2226% MAIS CURSOS E TREINAMENTOS56% TRABALHAMOS EM EQUIPE45% MELHORES EQUIPAMENTOS PARA A ÁREA34% CONDIÇÕES EXCELENTES34% NECESSITA MAIS AUTONOMIA22% FALTA PLANEJAMENTO22% IMPLANTAR PLANO DE CARREIRA11% TERMINAR IMPLANTAÇÃO DAS NORMAS DE QUALIDADE11% POUCO ESPAÇO PARA ORGANIZAR MATERIAIS11% FALTA DE FEEDBACK11% APOIO DO ESCRITÓRIO CENTRAL11% FALTA DE DIÁLOGO ENTRE SUPERVISOR E COLABORADORES11% FALTA DIVISÃO DE TAREFAS11% SER MAIS ESCUTADO PELOS MESTRES E ENCARREGADOS11% MOTIVAÇÃO E ESTÍMULO11% REUNIÕES PERIÓDICAS11% DIFICULDADE EM OBRAS DE PEQUENO PORTE11% FALTA DE MATERIAL TÉCNICO11% DESUNIÃO ENTRE OBRA E ESCRITÓRIO11% QUALIDADE ATUA COMO AUDITORES E NÃO FORMADORES11% CONVERSAS POUCO PROFISSIONAIS11%

22 Dê sua opinião sobre seu ambiente de trabalho. Você encontra condições para melhorar sua produtividade e sua eficiência?

23 Como você considera a preparação técnica/gerencial do seu líder?

24 Seu líder apresenta objetivamente o que espera do seu trabalho?

25 Seu líder utiliza a crítica positiva para reforçar o seu bom desempenho?

26 Os Diretores compartilham, de forma clara e objetiva, com a meta a ser atingida e com os planos traçados para atingi-las?

27 Como é a habilidade de seu líder no processo de formação e desenvolvimento de pessoas?

28 Comentários sobre a liderança LÍDER COM CAPACIDADE E QUE ESTIMULA OS EMPREGADOS78% TEM LIDERANÇA E ESTÁ DISPOSTO A AJUDAR45% FALTA ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO22% CHEFE NÃO TEM CAPACIDADE TÉCNICA22% LÍDER DEVERIA SER PRÓ-ATIVO22% TÉCNICA GERENCIAL DEIXA A DESEJAR22% ENTENDER AS DIFERENÇAS E FACILITAR A COMUNICAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE11% MELHORAR QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DE QUALIDADE SEGURANÇA11% TRANSPARENTE E BEM HUMORADO11% FALTA GERENTE NA ÁREA11% NÃO SE ACEITAM OPINIÕES11% FALTA TREINAMENTO E FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS11% INFORMAÇÕES NÃO PASSADAS A CONTENTO11% RECICLAGEM11% NÃO SE SABE O QUE É ESPERADO11% FALTA PULSO E EXPERIÊNCIA EM GERÊNCIA11% FALTA APOIO11%

29 Comentários sobre a liderança

30 Sua chefia trata os subordinados sem favoritismos?

31 Sua chefia é imparcial na distribuição de tarefas entre subordinados?

32 Você percebe empenho de seu líder em propiciar oportunidades de crescimento profissional para você?

33 Considerando o mercado, os concorrentes, as oportunidades, como você percebe o futuro da Mello Azevedo?

34 Seu líder valoriza a inovação e criatividade na execução do seu trabalho?

35 Seu líder mostra-se aberto a discutir sobre suas decisões?

36 Sua chefia faz bom uso de sua autoridade?

37 Como você percebe a comunicação interna na empresa?

38 A empresa tem facilitado e estimulado a troca de informações entre áreas?

39 Como você classificaria as informações que você recebe oficialmente da empresa?

40 Como é a comunicação entre empregados de áreas diferentes?

41 Você está satisfeito com as informações que chegam ao seu conhecimento através das chefias, memorandos, quadros de aviso, jornais internos e circulares?

42 que outras formas de comunicação interna você sugere para torná-la mais eficiente? JORNAL MENSAL DE TODAS AS ÁREAS E CHEFIAS1315% UTILIZAR S MAIS OBJETIVOS67% DISTRIBUIÇÃO DA INTRANET56% REUNIÕES PERIÓDICAS34% JORNAL SEMANAL EM FORMATO DE WEB SITE22% COMUNICAÇÃO COM UM NEXTEL POR OBRA22% NUNCA FOI RECEBIDO NENHUM JORNAL OU CIRCULAR22% MAIOR NÚMERO DE PESQUISA PARA MELHORIA CONSTANTE11% EMPRESA JÁ TEM OS NECESSÁRIOS11% QUADROS DE AVISO NA OBRA NÃO EXISTEM11% BOLETINS DIÁRIOS11% SEREM REPASSADAS11% MSN INTERNO COM FINS PROFISSIONAIS11% FALTA CLAREZA NAS INFORMAÇÕES11%

43 que outras formas de comunicação interna você sugere para torná-la mais eficiente?

44 Conclusões Liderança Os resultados nos levam a conclusão que o foco estratégico da Construtora Mello Azevedo vem sendo repassado aos seus colaboradores, apesar de vermos em algumas opiniões a necessidade em se reforçar mais este aspecto, principalmente com a utilização de seus meios de comunicação interno. Vemos que os funcionários estão satisfeitos de uma forma global, porém alguns reclamaram da paralisação do processo de comunicação com a distribuição do informativo, assim como, com a atualização constante da INTRANET. Alguns funcionários dizem que inclusive não viram até hoje um processo de comunicação interno. Novamente a crença nos valores e no foco estratégico é reforçado uma vez que somente 7% dos colaboradores não acreditam no crescimento da organização. A parte de liderança também é muito elogiada, mas em função de alguns comentários, acreditamos que um processo de reciclagem dos mesmos seja importante, principalmente para se tentar padronizar a forma de atuação e liderança da equipe. O nível de rejeição das atuais chefias é muito baixo, podendo ser considerado desprezível.

45 Existe um ponto de discrepância no resultado apresentado uma vez que se conclui que existe protecionismo por uma lado e ao mesmo tempo mostra que as chefias agem com justiça e integridade, ou seja, acreditamos ter havido um mal entendimento por parte dos colaboradores com respeito a parte de protecionismo das chefias. Um assunto que desde já merece ser destacado é a questão do desenvolvimento de pessoal, que será mais abordado na análise de Gestão de Pessoas, mas que aparentemente não se está dando o valor que tal assunto merece, pois ao mesmo tempo que se fala que os líderes preparam e orientam o quadro funcional, dizem que não existe treinamento, o que é errado afirmar pois o que nos parece é que os processos de desenvolvimento das equipes e pessoas são feitos informalmente, ou seja, on job, e por isto não são registrados e dado a real importância que se deveria dar. Torna-se necessário que os líderes passem a formalizar mais esta formação do dia-a-dia com a emissão de certificados internos e que isto seja deixado de forma bem clara para os colaboradores. Concluímos que nos três aspectos ligados a liderança a empresa está bem enquadrada, mas que necessita a tomada de algumas atitudes perante a melhoria e expansão dos processos de comunicação interno (INTRANET, Murais e Painéis, Jornal Interno, dentre outros) e a valorização e formalização dos processos de formação de mão-de-obra por meio das chefias e de sua área de RH. Conclusões Liderança

46 GESTÃO DE PESSOAS Condições de Trabalho Remuneração e Benefícios Práticas de RH

47 A empresa se preocupa com a segurança no trabalho?

48 As chefias valorizam e fazem cumprir as normas de segurança?

49 Como você percebe o treinamento de segurança do trabalho?

50 Você dispõe dos equipamentos e materiais de que precisa para executar satisfatoriamente seu trabalho?

51 Comparando com o mercado de trabalho, como você classifica seu salário?

52 Como você classifica os benefícios oferecidos pela Mello Azevedo?

53

54 Em sua opinião a política de promoções e aproveitamento interno é:

55 Como você considera o investimento da empresa no treinamento de seus funcionários. INEXISTENTE/POUCOS/INSUFICIENTE2429% BOM1720% RAZOÁVEIS67% NUNCA PARTICIPEI45% MUITO BOA POIS CAPACITA45% MELHORAR A NÍVEL ADMINISTRATIVO34% INVESTIR MAIS EM TREINAMENTO56% FALTAM CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO34% EXCELENTE22% CONSTRUTIVO11% BOM COM OS TREINADOS NA OBRA11% FRACO TREINAMENTO DAS CHEFIAS11% NÃO HÁ PREOCUPAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM OBRA11% NA ENGENHARIA NÃO HÁ11% POUCO INVESTIMENTO NA ÁREA ADMINISTRATIVA11% DESCONHECE11% FRACO POIS O TÉCNICO DE QUALIDADE NÃO ESTÁ CAPACITADO11% NA MÉDIA DAS CONSTRUTORAS11% NÃO TEM EM OBRAS11% MELHORAR POIS SOMENTE GERENCIA TEM ACESSO11% MAIOR TREINAMENTO EM QUALIDADE11% SUBSÍDIOS PARA APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA11%

56 Como você considera o investimento da empresa no treinamento de seus funcionários.

57 Suas habilidades e seus conhecimentos são reconhecidos em seu trabalho?

58 Os procedimentos do Controle da Qualidade são observados e aplicados nas obras?

59 A empresa, através das chefias, é exigente com o controle da qualidade em suas obras?

60 Como você considera o treinamento para o Sistema de Gestão da Qualidade?

61 Comentários a respeito do Sistema de Gestão da Qualidade? SERIA EFICIENTE SE INVESTIR NESTE TREINAMENTO5 TEM QUE MELHORAR4 MAIS FREQÜENTE E INTENSO NAS OBRAS4 TER TREINAMENTO DA QUALIDADE3 OBRA NÃO PROPICIA TREINAMENTO2 OBRAS NÃO AUDITADAS NÃO POSSUEM A VISÃO DE QUALIDADE2 FALTA DE ACOMPANHAMENTO NO CAMPO2 ATUAR TAMBÉM NA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL2 PESSOAL DE OBRA NÃO PASSOU POR ELE2 PROCEDIMENTOS APLICADOS E TREINAMENTOS EXIGIDOS2 APLICADOS CONFORME NECESSIDADE1 PROCEDIMENTOS PARA SEREM REVISTOS1 FALTAM RECURSOS PARA TREINAMENTO (VÍDEO)1 SÃO ÓTIMOS1 OBRAS TEM INVESTIMENTO EM QUALIDADE1 SÓ SE DISCUTI O ASSUNTO NA ÉPOCA DAS AUDITORIAS1 FALTA OBJETIVIDADE E PRATICIDADE DA ÁREA1 NÃO CONHECE O PROGRAMA DE QUALIDADE1

62 Comentários Gerais e Abertos? MUITOS FUNCIONÁRIOS NÃO PASSAM POR QUALQUER TREINAMENTO814% PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS59% CRIAR PLANOS DE CARREIRA E DESENVOLVIMENTO59% PLANO DE SAÚDE DARIA TRANQÜILIDADE59% FORNECER BENEFÍCIOS PARA TODOS47% REUNIÕES MAIS PERIÓDICAS35% GOSTARIA DE UM SETOR DE RH35% FAZER PESQUISA SALARIAL24% PROMESSAS FEITAS E NÃO CUMPRIDAS24% RECONHECER COM AUMENTO DE SALÁRIO PARA OS ANTIGOS12% PARABÉNS PELO COMPROMISSO E TRANSPARÊNCIA12% GRANDE EMPRESA COM MUITAS MELHORIAS A FAZER12% FALTA ÁGUA NO CAMPO12% ENCARREGADOS NÃO TRATAM BEM12% CRIAR PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL12% FALTA INTERAÇÃO DO PESSOAL12% FALTA MAIS DIÁLOGO12% PESQUISAS MUITO IMPORTANTE E SEREM FEITAS MAIS CONSTANTES12% COBRAR MAIS A RESPONSABILIDADE DAS CHEFIAS NA OBRA12% DIALOGO ABERTO12% INTEGRAÇÃO ENTRE OBRA E ESCRITÓRIO CENTRAL12% REUNIÕES COM A ÁREA ADMINISTRATIVA12% CONTRATOS MAIS RENTÁVEIS12% OBRAS TENHAM TRATAMENTO IGUAL12% ABORDAR MAIS SOBRE GRATIFICAÇÕES12% MÉTODOS DE PROMOÇÕES12% MAIS AUTORIDADE PARA A OBRA12% FALTA UM LÍDER DE PULSO12%

63 Conclusões Gestão de Pessoas Os resultados voltados a Gestão de pessoas nos mostram uma aparente tranqüilidade com relação aos aspectos relativos a práticas de Recursos Humanos, Políticas de Remuneração e Condições de Trabalho. No que se fala principalmente a condições de trabalho nossa conclusão é que a empresa proporciona ótimas condições aos seus colaboradores em todos os sentidos, não havendo nenhuma reclamação direta ou indireta que possamos levar em conta. Com relação a políticas de remuneração sabemos que nunca iremos agradar a todos, mas que aparentemente os valores praticados pela Mello Azevedo são também adequados e devem estar dentro do mercado de trabalho. Porém, quando falamos com relação a remuneração temos alguns aspectos a se destacar principalmente quanto a política de benefícios praticados que, quando analisamos os comentários, verificamos a grande necessidade com relação a Assistência Médica. Este benefício, hoje, é um grande investimento que a empresa faz e que traz grande tranqüilidade aos seus dirigentes e colaboradores, principalmente quando estendida aos dependentes dos ocupantes de cargos chaves, que nem sempre são do local onde ocorre a obra. A partir do momento em que recebam este tipo de benefício estaremos proporcionando uma maior segurança ao empregado e a sua família, e uma conseqüente valorização da empresa.

64 Conclusões Gestão de Pessoas Existem alguns comentários e anseios quanto a política de participação nos lucros e gratificação por resultados. Vemos que isto pode ser valorizado e aproveitada a legislação na aplicação de qualquer política interna de forma a proporcionar maior satisfação pessoal e profissional dos colaboradores, mas aproveitando as vantagens previstas em lei para a empresa. Novamente falamos a respeito da política de desenvolvimento, formação e treinamento, pois tudo leva a crer que esta não está sendo explicitada aos colaboradores que acreditam que isto só se faz externamente e, na realidade, a sua maior aplicabilidade e resultados práticos é a implementação da política on job que concluímos que é praticada mas não formalizada. Alertamos para que seja formalizada esta questão pela área de Recursos Humanos. Com relação ao incentivo ao estudo, acreditamos que o mesmo deva ser vinculado a Avaliação de Desempenho e cumprimento de metas para que não se torne um ato discricionário. Quanto a área de segurança do trabalho consideramos que está com um desenvolvimento e controles adequados e que os colaboradores estão bem integrados a suas políticas, desenvolvimento e regras, devendo assim ser mantida o seu desenvolvimento.

65 Conclusões Gestão de Pessoas Já o mesmo ainda não podemos afirmar com relação a área de qualidade que, comparando seu resultado com dos anos anteriores, vemos que houve uma boa evolução, mas que ainda necessita de um maior acompanhamento e principalmente um maior treinamento em suas políticas e procedimentos, diretamente nos locais de trabalho. Esta melhoria é significativa mas a divulgação e acompanhamento por meio de auditorias internas de não conformidades e com treinamento e correção dos colaboradores é fundamental.

66 CONCLUSÕES GERAIS

67 Conclusões Finais

68 Consideramos o resultado da pesquisa de clima motivacional positiva, determinando um clima elevado onde se destacam a Receptividade, o Otimismo e o Entusiasmo, mas com alguns alertas a serem observados e trabalhados para que possamos atingir as metas de uma maior integração e atingimento da meta de desenvolvimento organizacional. Acreditamos que ao combinar o desenvolvimento da parte de comunicação com a parte de recursos humanos e qualidade consigamos em breve período corrigir os atuais pontos que merecem uma maior atenção e conseqüentemente teremos assim, um clima mais próximo do ideal da Construtora Mello Azevedo. Avistar Recursos Humanos Sandra Maria Milagres


Carregar ppt "Pesquisa de Clima Motivacional Realizada por: Dezembro - 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google