A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS Sandro Marques

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS Sandro Marques"— Transcrição da apresentação:

1 SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS Sandro Marques
FORGRAD - Fortaleza 09/fevereiro/2012

2 SANTANDER NO MUNDO SANTANDER NO BRASIL 102 milhões 19,3 milhões 14.756
PRESENÇA EM 43 PAÍSES 102 milhões DE CLIENTES 19,3 milhões CORRENTISTAS 14.756 AGÊNCIAS 3.775 AGÊNCIAS E PABS FUNCIONÁRIOS Dados dez/2011 54.602 FUNCIONÁRIOS

3 Contexto Extrair Produzir Descartar
Aumento da complexidade no ambiente de negócios Há algumas décadas: Modelo linear de produção Extrair Produzir Descartar

4 Desafio do olhar sistêmico Desafio do enxergar oportunidades
Desafio: desenvolvimento do olhar sistêmico para reconhecer a interdependência, incluindo externalidades ambientais e sociais Contexto Aumento da complexidade no ambiente de negócios Hoje: interdependência e externalidades PREVENÇÃO À POLUIÇÃO GOVERNANÇA INDICADORES INOVAÇÃO CERTIFICAÇÕES LEGISLAÇÃO AMBIENTAL LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Extrair Produzir Descartar PÚBLICOS DE RELACIONAMENTO ACORDOS INTERNACIONAIS DIREITOS HUMANOS ECODESIGN CICLO DE VIDA CADEIA DE VALOR Desafio do olhar sistêmico ECOEFICIÊNCIA REDUÇÃO DE CUSTOS Desafio do enxergar oportunidades

5 ELA NÃO PODE ABRIR MÃO DESSAS PRÁTICAS!
Contexto Aumento da complexidade no ambiente de negócios Aumento da complexidade no ambiente de negócios É possível, hoje, investir em uma empresa se ela não considerar: As oportunidades que surgem com novas tecnologias e demandas da sociedade? Uma gestão eficiente dos recursos necessários para sua operação? Os riscos e a interdependência da sua cadeia de valor? As demandas de consumidores por mais transparência? O protagonismo e as boas ideias de funcionários, clientes e parceiros? Para uma organização gerar valor para os acionistas, ELA NÃO PODE ABRIR MÃO DESSAS PRÁTICAS!

6 Pressão da sociedade por transparência
Consumidores se organizam em rede 59% dos consumidores prestam atenção aos selos dos produtos, para saber se a sua produção não causou problemas à sociedade e ao meio ambiente. 51% dos consumidores deixam de comprar um produto se acham que a propaganda está tentando convencê-lo. Fonte: O CONSUMIDOR BRASILEIRO E A SUSTENTABILIDADE: Atitudes e Comportamentos frente ao Consumo Consciente,Percepções e Expectativas sobre a RSE. - Pesquisa 2010

7 Incorporação no core business
O que isso muda na estratégia das empresas? Incorporação de novas questões de longo prazo nas decisões do curto prazo Incorporação no core business avanço em relação ao modelo de responsabilidade social inserção na criação dos produtos e serviços e não na mitigação dos seus efeitos Aprofundamento do diálogo com stakeholders - Incorporação das questões de longo prazo Exemplos: Uma empresa de alimentação não pode esperar as mudanças climáticas se concretizarem para escolher onde escolher seus fornecedores. O banco tem que montar uma carteira considerando impacto nos segmentos dos clientes (relação com madeireiros, por exemplo).

8 Negócios consistentes com o desenvolvimento sustentável
Fornecedores Diversidade Comunicação Gestão Ambiental Governança Climática Investimento Social Engajamento de Partes Interessadas Risco Socioambiental Produtos Socioambientais Investimentos Socialmente Responsáveis Microcrédito Financiamentos para Sustentabilidade Mercado de Carbono

9 Visão sistêmica para os projetos (ou X e)
INDIVÍDUO EMPRESA MERCADO SOCIEDADE Como provocar esta mudança? Visão sistêmica para os projetos (ou X e) Resultados por meio dos negócios Tema como vetor de inovação Benefícios para as pessoas

10 Sustentabilidade como vetor de inovação é um bom negócio
Novas oportunidades de produtos, serviços e modelos de negócio que sejam lucrativos ao mesmo tempo em que atendem à questões sociais e ambientais Se inovação é gerar valor por meio de novos negócios e processos, é impossível atualmente não incluir a geração de valor social e ambiental Exemplos de inovações que geram lucro, valor social e ambiental Soluções para base da pirâmide (como Microcrédito, no nosos caso) Soluções para pessoas de idade avançada Soluções para povos sem acesso à água potável ou combustível renovável Soluções para mobilidade urbana

11 MERCADO E SOCIEDADE ... E é sistêmica Geração de valor
Análise de oportunidades Atuação comercial Novas formas de educar o indivíduo Soluções socio-ambientais Políticas e processos de suporte A inovação não fica restrita à criação de produtos e serviços. Ela ocorre de maneira sistêmica, provocando toda a organização a se repensar.

12 Não há modelo (de fato, nem sempre há...)
DESCONSTRUINDO OS MITOS... “É fácil viver de forma sustentável” Necessita dinheiro e esforço extra É apenas uma ideologia Apenas alguns setores são afetados É POSSÍVEL SER SUSTENTÁVEL? Não há modelo (de fato, nem sempre há...) Trata-se de preservação ambiental É um modismo corporativo Não dá lucro

13 Todos devem ser “profissionais da sustentabilidade”
O Profissional de sustentabilidade que precisa ser formado Todos devem ser “profissionais da sustentabilidade” Olhar amplo e visão sistêmica Ressignificação das funções Sobre o CDB Sustentável: - Cerca de 1400 Operações Realizadas - Aproximadamente 1200 Clientes - Volume de Carteira BRL 15,1 MM (base Fev/2011) Sobre o Fundo Floresta Santander: - O benefício é válido para cada R$ 25 mil aplicados no fundo e nele mantidos pelo período de três anos consecutivos.   O fundo possui ativos da ordem de R$ 104 Milhões e 1747 cotistas (base Fev/2011). Mais informações sobre esses investimentos:

14 profissionais com essa visão
Queremos estar junto com as IES para acelerar a formação de mais profissionais com essa visão

15 COMO JÁ NOS RELACIONAMOS COM AS IES?

16 Apoio ao Ensino Superior
SANTANDER UNIVERSIDADES Incentivo à pesquisa e mobilidade Mais de 20 mil bolsas de estudo concedidas no Brasil* Prêmio Santander Universidades: mais de R$ 2,9 milhões em prêmios para projetos universitários* UNIVERSIA Maior rede ibero-americana de colaboração universitária No Brasil: parceria com 270 universidades e mais 2,4 milhões de cadastrados 2 Encontros de Sustentabilidade Visita à agência Peça de teatro Colcha de Sonhos Cursos online Videochats Biblioteca Blog Banco de Práticas Apresentações para download TV do Práticas Orientação Financeira PÚBLICO GERAL PRESENCIAL E INTERNET ESPAÇO DE PRÁTICAS EM SUSTENTABILIDADE 1 Troca de conhecimentos e práticas de sustentabilidade Queremos juntos encurtar o caminho na direção de um mundo mais sustentável! Mais de organizações já participaram do treinamento “Sustentabilidade na Prática: Caminhos e Desafios” Mais de 3,6 milhões de visita ao Portal do Práticas 3 ORGANIZAÇÕES CONVIDADAS PRESENCIAL E INTERNET * De 2005 a 2010

17 Apoio ao Ensino Superior
Sustentabilidade no Ensino Superior Apoiar as IES na inserção da sustentabilidade para formar profissionais-cidadãos e cidadãos-profissionais. Desde 2007: Programa Sustentabilidade na Prática: Caminhos e Desafios (Gestores das Universidades) Conteúdos e eventos do Espaço de Práticas em Sustentabilidade (Público em Geral) Desde 2007

18 Que ideias sustentáveis você tem para sua universidade?
2010 Que ideias sustentáveis você tem para sua universidade? Desafio para estudantes universitários apresentarem propostas para inserir sustentabilidade nas suas instituições 1 Capacitação online, registro e disseminação da ideia. 297 grupos inscritos 575 participantes 150 ideias disseminadas para a sociedade 15 grupos semifinalistas: 3 videochats e transformação da idéia em projeto 2 Mais de 238 mil acessos a conteúdos disseminados no YouTube e SlideShare 3 5 finalistas: capacitação presencial e apresentação dos projetos em evento aberto e transmitido para todo país. Grupo vencedor e professor ganham curso de empreendedorismo na Babson College, Boston (EUA) 240 pessoas assistiram ao evento 94 inserções na mídia 18 reportagens de divulgação do projeto vencedor e da universidade, gerando exposição e novas oportunidades ao grupo Dado gerais atualizados: março/11

19 Como preparar os futuros profissionais para gestão e geração de modelos de negócios sustentáveis em uma sociedade mais complexa e interdependente? 2012 Reconhecimento e multiplicação de cases de professores Propor aos professores desenvolverem cases reais e compartilharem suas práticas em aula que estimulem a formação de mais profissionais preparados para gerir e gerar negócios sustentáveis. Os professores devem apresentar os resultados ao final do semestre. Prêmio: Bolsa de Estudos de Empreendedorismo na Babson College, Boston (EUA)

20 COMO JUNTOS PODEMOS FORMAR MAIS PROFISSIONAIS PARA A SUTENTABILIDADE?

21 Anexo

22 PRÁTICAS PARA SUSTENTABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR:
SELEÇÃO DE CASES 2011 1 Lançamento da Iniciativa do Desafio 2012 Abertura das Inscrições Professores enviam proposta que se propõem a implementar 2012 2 26/01 a 09/03 Divulgação das propostas 09/03 Acompanhamento & Videochats Videochat exclusivo com Fritoj Capra Professores enviam status dos projetos 3 09/03 a 30/06 Professores enviam cases realizados e evidências (Divulgação dos cases) Seleção Finalistas Banca escolhe 10 semi-finalistas com base no projeto e os visita. Reconhecimento: publicação online e reconhecimento a IES + Coordenador de curso + professor (plaquinha). Banca define 6 finalistas para seminário. 30/06 a 30/07 4 Seminário 6 finalistas e premiação Seminário 6 finalistas: apresentação das propostas Bolsa de Estudos de 1 semana na Babson College para 3 finalistas 18/10

23 Maurice Strong, ex- subsecretário geral da ONU
“Afinal de contas, sustentabilidade significa gerir o ambiente global – Terra Inc. – como uma empresa: levando em conta depreciação, amortização e manutenção. Em outras palavras, mantendo os ativos intactos, em vez de lançar mão do capital natural.” Maurice Strong, ex- subsecretário geral da ONU

24 OBRIGADA


Carregar ppt "SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS Sandro Marques"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google