A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORGRAD - Fortaleza 09/fevereiro/2012 SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS Sandro Marques.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORGRAD - Fortaleza 09/fevereiro/2012 SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS Sandro Marques."— Transcrição da apresentação:

1 FORGRAD - Fortaleza 09/fevereiro/2012 SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS Sandro Marques

2 PRESENÇA EM 43 PAÍSES SANTANDER NO MUNDO 102 milhões DE CLIENTES AGÊNCIAS FUNCIONÁRIOS Dados dez/ ,3 milhões CORRENTISTAS AGÊNCIAS E PAB S FUNCIONÁRIOS SANTANDER NO BRASIL

3 Há algumas décadas: Modelo linear de produção Extrair Produzir Descartar Contexto Aumento da complexidade no ambiente de negócios

4 Desafio do enxergar oportunidades Desafio: desenvolvimento do olhar sistêmico para reconhecer a interdependência, incluindo externalidades ambientais e sociais Contexto Extrair Produzir Descartar CERTIFICAÇÕES LEGISLAÇÃO AMBIENTAL GOVERNANÇA PREVENÇÃO À POLUIÇÃO INOVAÇÃO LEGISLAÇÃO TRABALHISTA INDICADORES PÚBLICOS DE RELACIONAMENTO CADEIA DE VALOR REDUÇÃO DE CUSTOS ECOEFICIÊNCIA ACORDOS INTERNACIONAIS DIREITOS HUMANOS ECODESIGN CICLO DE VIDA Hoje: interdependência e externalidades Aumento da complexidade no ambiente de negócios Desafio do olhar sistêmico

5 É possível, hoje, investir em uma empresa ELA NÃO PODE ABRIR MÃO DESSAS PRÁTICAS! Aumento da complexidade no ambiente de negócios Para uma organização gerar valor para os acionistas, Uma gestão eficiente dos recursos necessários para sua operação? As oportunidades que surgem com novas tecnologias e demandas da sociedade? Os riscos e a interdependência da sua cadeia de valor? As demandas de consumidores por mais transparência? O protagonismo e as boas ideias de funcionários, clientes e parceiros? Contexto Aumento da complexidade no ambiente de negócios se ela não considerar:

6 Consumidores se organizam em rede 59% dos consumidores prestam atenção aos selos dos produtos, para saber se a sua produção não causou problemas à sociedade e ao meio ambiente. 51% dos consumidores deixam de comprar um produto se acham que a propaganda está tentando convencê-lo. Pressão da sociedade por transparência Fonte: O CONSUMIDOR BRASILEIRO E A SUSTENTABILIDADE: Atitudes e Comportamentos frente ao Consumo Consciente,Percepções e Expectativas sobre a RSE. - Pesquisa 2010

7 Incorporação de novas questões de longo prazo nas decisões do curto prazo Incorporação no core business avanço em relação ao modelo de responsabilidade social inserção na criação dos produtos e serviços e não na mitigação dos seus efeitos Aprofundamento do diálogo com stakeholders O que isso muda na estratégia das empresas?

8 Negócios consistentes com o desenvolvimento sustentável Risco Socioambiental Produtos Socioambientais Investimentos Socialmente Responsáveis Microcrédito Financiamentos para Sustentabilidade Mercado de Carbono Fornecedores Diversidade Comunicação Gestão Ambiental Governança Climática Investimento Social Engajamento de Partes Interessadas

9 INDIVÍDUO EMPRESA MERCADO SOCIEDADE Como provocar esta mudança? Visão sistêmica para os projetos (ou X e) Resultados por meio dos negócios Tema como vetor de inovação Benefícios para as pessoas

10 Sustentabilidade como vetor de inovação é um bom negócio Novas oportunidades de produtos, serviços e modelos de negócio que sejam lucrativos ao mesmo tempo em que atendem à questões sociais e ambientais Se inovação é gerar valor por meio de novos negócios e processos, é impossível atualmente não incluir a geração de valor social e ambiental

11 Políticas e processos de suporte Novas formas de educar o indivíduo MERCADO E SOCIEDADE Soluções socio- ambientais Análise de oportunidades... E é sistêmica Atuação comercial Geração de valor

12 É um modismo corporativo Trata-se de preservação ambiental Necessita dinheiro e esforço extra É POSSÍVEL SER SUSTENTÁVEL? É apenas uma ideologia Não dá lucro É fácil viver de forma sustentável Não há modelo (de fato, nem sempre há...) Apenas alguns setores são afetados DESCONSTRUINDO OS MITOS...

13 Todos devem ser profissionais da sustentabilidade Olhar amplo e visão sistêmica Ressignificação das funções O Profissional de sustentabilidade que precisa ser formado

14 profissionais com essa visão Queremos estar junto com as IES para acelerar a formação de mais

15 COMO JÁ NOS RELACIONAMOS COM AS IES?

16 Apoio ao Ensino Superior SANTANDER UNIVERSIDADES UNIVERSIA Maior rede ibero-americana de colaboração universitária No Brasil: parceria com 270 universidades e mais 2,4 milhões de cadastrados Troca de conhecimentos e práticas de sustentabilidade Queremos juntos encurtar o caminho na direção de um mundo mais sustentável! Mais de organizações já participaram do treinamento Sustentabilidade na Prática: Caminhos e Desafios Mais de 3,6 milhões de visita ao Portal do Práticas * De 2005 a Cursos online Videochats Biblioteca Blog Banco de Práticas Apresentações para download TV do Práticas Orientação Financeira 2 PÚBLICO GERAL PRESENCIAL E INTERNET Encontros de Sustentabilidade Visita à agência Peça de teatro Colcha de Sonhos 3 ORGANIZAÇÕES CONVIDADAS PRESENCIAL E INTERNET ESPAÇO DE PRÁTICAS EM SUSTENTABILIDADE Incentivo à pesquisa e mobilidade Mais de 20 mil bolsas de estudo concedidas no Brasil* Prêmio Santander Universidades: mais de R$ 2,9 milhões em prêmios para projetos universitários*

17 Sustentabilidade no Ensino Superior Apoiar as IES na inserção da sustentabilidade para formar profissionais-cidadãos e cidadãos-profissionais. Desde 2007: Programa Sustentabilidade na Prática: Caminhos e Desafios (Gestores das Universidades) Conteúdos e eventos do Espaço de Práticas em Sustentabilidade (Público em Geral) Desde 2007 Apoio ao Ensino Superior

18 Capacitação online, registro e disseminação da ideia. 297 grupos inscritos 575 participantes 150 ideias disseminadas para a sociedade 15 grupos semifinalistas: 3 videochats e transformação da idéia em projeto 5 finalistas: capacitação presencial e apresentação dos projetos em evento aberto e transmitido para todo país. Grupo vencedor e professor ganham curso de empreendedorismo na Babson College, Boston (EUA) Mais de 238 mil acessos a conteúdos disseminados no YouTube e SlideShare 240 pessoas assistiram ao evento 94 inserções na mídia 18 reportagens de divulgação do projeto vencedor e da universidade, gerando exposição e novas oportunidades ao grupo Dado gerais atualizados: março/ Que ideias sustentáveis você tem para sua universidade? Desafio para estudantes universitários apresentarem propostas para inserir sustentabilidade nas suas instituições

19 2012 Reconhecimento e multiplicação de cases de professores Propor aos professores desenvolverem cases reais e compartilharem suas práticas em aula que estimulem a formação de mais profissionais preparados para gerir e gerar negócios sustentáveis. Os professores devem apresentar os resultados ao final do semestre. Prêmio: Bolsa de Estudos de Empreendedorismo na Babson College, Boston (EUA) Como preparar os futuros profissionais para gestão e geração de modelos de negócios sustentáveis em uma sociedade mais complexa e interdependente?

20 COMO JUNTOS PODEMOS FORMAR MAIS PROFISSIONAIS PARA A SUTENTABILIDADE?

21 Anexo

22 Lançamento da Iniciativa do Desafio 2012 Abertura das Inscrições Professores enviam proposta que se propõem a implementar Professores enviam cases realizados e evidências (Divulgação dos cases) Seleção Finalistas Banca escolhe 10 semi-finalistas com base no projeto e os visita. Reconhecimento: publicação online e reconhecimento a IES + Coordenador de curso + professor (plaquinha). Banca define 6 finalistas para seminário. Seminário 6 finalistas e premiação Seminário 6 finalistas: apresentação das propostas Bolsa de Estudos de 1 semana na Babson College para 3 finalistas Acompanhamento & Videochats Videochat exclusivo com Fritoj Capra Professores enviam status dos projetos 18/10 26/01 a 09/03 09/03 a 30/06 Divulgação das propostas 09/03 30/06 a 30/ PRÁTICAS PARA SUSTENTABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: SELEÇÃO DE CASES

23 Maurice Strong, ex- subsecretário geral da ONU Afinal de contas, sustentabilidade significa gerir o ambiente global – Terra Inc. – como uma empresa: levando em conta depreciação, amortização e manutenção. Em outras palavras, mantendo os ativos intactos, em vez de lançar mão do capital natural.

24 OBRIGADA


Carregar ppt "FORGRAD - Fortaleza 09/fevereiro/2012 SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS Sandro Marques."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google