A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia no vestibular Questões e interpretações conceituais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia no vestibular Questões e interpretações conceituais."— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia no vestibular Questões e interpretações conceituais

2 01. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), de 2005, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida dos brasileiros vem crescendo e está em 71,9 anos. No Japão, também em 2005, a média foi de 82,2, e na Zâmbia, no mesmo ano, 37,7. Sobre esses dados, afirma-se:

3

4 Raio-X do Brasil Revista Época 23/05/20 09

5

6

7 I. O aumento da longevidade não tem impacto no sistema de saúde e previdência social. II. O aumento da longevidade tende a provocar nas sociedades a construção de novas formas de relações sociais com essa faixa etária, bem como, a constituição de novos papéis sociais. III. O envelhecimento populacional é uma questão presente em boa parte dos países, principalmente nos desenvolvidos. Estão CORRETAS as afirmações:

8 a) I, apenas; b) III, apenas; c) I e II, apenas; d) II e III, apenas; e) Todas estão corretas.

9 02. Família é um agrupamento de pessoas cujos membros possuem entre si laços de parentesco, podendo ou não habitarem na mesma casa. Na vida social concreta, são variados os arranjos familiares. Segundo dados de 2005 do IBGE, de cada 100 lares brasileiros, 29 são chefiados por mulheres. Esses dados expressam o seguinte tipo de arranjo:

10

11

12 a) Família nuclear; b) Família extensa; c) Família monogâmica; d) Família poligâmica; e) Família monoparental.

13 03. Na produção social da própria vida, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias e independentes de sua vontade. Essas relações de produção correspondem a uma determinada etapa de desenvolvimento das suas forças materiais. A totalidade dessas relações de produção forma a estrutura econômica da sociedade. Essa estrutura é a base real sobre a qual se levanta uma superestrutura jurídica e política, e à qual correspondem formas sociais determinadas de consciência.

14 Consciente Inconsciente

15

16 O trecho acima se refere: a) Ao conceito de modo de produção de Karl Marx; b) Ao conceito de ação social de Max Weber; c) Ao conceito de fato social de Émile Durkheim; d) Ao conceito de violência simbólica de Pierre Bourdieu; e) Ao conceito de civilização de Norbert Elias.

17 04. Leia com atenção o trecho escrito pelo antropólogo Roberto DaMatta: Mas que coisa milagrosa! [...] o Carnaval pois, é inversão porque é competição numa sociedade marcada pela hierarquia.É movimento numa sociedade que tem horror à mobilidade, sobretudo à mobilidade que permite trocar efetivamente de posição social [...] Por tudo isso, o carnaval é a possibilidade utópica de mudar de lugar [...] De realmente inverter o mundo em direção à alegria, à abundância, à liberdade e sobretudo, à igualdade de todos perante a sociedade. Pena que tudo isso só sirva para revelar o seu justo e exato oposto... In: DaMatta, R. O que faz o Brasil, Brasil. Rio de Janeiro: Editora Rocco, P.78.

18 A postura que muitas pessoas esperam no trânsito vem da lógica monárquica, em que os subalternos paravam e esperavam a autoridade passar.

19 O brasileiro merece a fama de ser um dos piores motoristas do mundo? (...) tem total descaso pela igualdade, (...) Há uma dificuldade de construir a consciência do espaço público (...) os direitos e deveres no uso do espaço são regulados pelo comportamento dos outros.

20

21 Assinale a qual tipo/forma de estratificação social o autor se refere: a) Classe social; b) Casta social; c) Estamento social; d) Estrato social; e) Camada social.

22 05. No grupo social em particular ou na sociedade como um todo, os indivíduos e os grupos se reúnem e se separam. Assim, os processos sociais podem ser associativos ou dissociativos. In: OLIVEIRA, P.S. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, p.29.

23

24 Dos processos a seguir, assinale qual é dissociativo. a) Cooperação; b) Competição; c) Acomodação; d) Assimilação; e) Consenso.

25 06. Leia as notícias abaixo: Em julgamento considerado histórico pelos próprios ministros, a 4ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) reconheceu, por unanimidade, que casais formados por homossexuais têm o direito de adotar filhos. Folha OnLine (27/04/2010) A adoção por casais gays, direito reconhecido em decisão inédita anteontem pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), tira da criança a possibilidade de crescer em um ambiente familiar formado por pai e mãe, afirma o padre Luiz Antônio Bento, assessor da comissão para vida e família da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Folha OnLine (30/04/2010) Considerando a situação noticiada, é CORRETO afirmar:

26 A família é a base da sociedade, não o casamento". (Ayres Brito – ministro do STF) União homoafetiva

27

28 Grupo social primário que passou por muitas mudanças e está assim: –Urbana –Novos papéis femininos Aceitação do divórcio (sem necessidade de separação)sem necessidade de separação Chefia do lar –Comunicação mais direta entre pais e filhos –Maior ausência dos pais –Mais divisão de tarefas Família – o que é?

29 a) O termo gênero se refere às diferenças anatômicas e fisiológicas que definem os corpos masculino e feminino. b) As teorias da diferença natural, genética e instintiva entre homens e mulheres são fundadas em evidências sociológicas, antropológicas e históricas sobre o comportamento humano. c) A família e a mídia desempenham papel irrelevante na aprendizagem dos papéis do gênero. d) O gênero está ligado a noções socialmente construídas de masculinidade e feminilidade e não é necessariamente um produto direto do sexo biológico de um indivíduo. e) O termo sexo diz respeito às diferenças psicológicas, sociais e culturais entre homens e mulheres.

30 07. A existência de vários grupos étnicos no interior das fronteiras nacionais e mesmo entre as nações é uma situação comum no mundo contemporâneo. Sobre a noção de cultura e de diversidade cultural avalie, as seguintes afirmações:

31 Etnias = cultura Raças = aparência

32 Relativismo cuidado! Mulher faz circuncisão em menina na Somália: um rito tribal que estraçalha vidas

33 Relativismo cuidado!

34 I. Cultura é o sistema integrado de padrões de comportamento aprendidos e que são característicos dos membros de uma sociedade. II. O relativismo cultural afirma que as práticas culturais devem ser entendidas de acordo com seu lugar na configuração cultural da qual faz parte. III. O etnocentrismo é a tendência de ver a própria cultura como moralmente superior a outras, ou seja, julgar outras culturas pelos padrões da sua.

35 Estão CORRETAS as afirmações: a) I, II e III. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas I. e) Apenas II.


Carregar ppt "Sociologia no vestibular Questões e interpretações conceituais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google