A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Manutenção Preventiva em Máquinas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Manutenção Preventiva em Máquinas."— Transcrição da apresentação:

1 Manutenção Preventiva em Máquinas.
22 de Novembro de 2013. Porto Alegre - RS

2

3 MISSÃO DA MANUTENÇÃO: GARANTIR A DISPONIBILIDADE DA FUNÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES DE MODO A ATENDER A UM PROCESSO DE PRODUÇÃO/ATENDIMENTO , COM CONFIABILIDADE, SEGURANÇA, PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E CUSTO ADEQUADOS.

4 A manutenção ... Quando tudo vai bem; Ninguém lembra que existe; Quando algo vai mal; Dizem que não existe; Quando é para gastar; Acham que não é preciso que exista; Mas quando realmente não existe; Todos concordam que deveria existir.

5

6 TERCEIRA GERAÇÃO: Maior segurança; Ausência de danos ao meio-ambiente; Maior disponibilidade e confiabilidade; Melhor qualidade dos produtos; Maior vida útil dos equipamentos; Custo adequado. Fazer mais com menos. SEGUNDA GERAÇÃO: Maior disponibilidade de maquinario; Maior vida útil dos equipamentos; Custos menores. PRIMEIRA GERAÇÃO: Conserto após avaria.

7 Custos fixos controlados. Padronização dos serviços.
SITUAÇÃO FUTURA 95% Preventiva. Custos fixos controlados. Padronização dos serviços. Operador é responsável pela sua área física e equipamento. Equipe técnica motivada = desenvolvimento. SITUAÇÃO ATUAL 90% Corretiva. Custos variáveis descontrolados. Despadronização dos serviços. Operador não é responsável pelo equipamento. Equipe desmotivada = Rotatividade.

8 Exemplo John Deere

9

10 “Se você não pode medir, você não pode melhorar”.
Filipe Oliveira. Estudante brasileiro de Harvard

11 “As vezes pagamos muito pelo que pode ser de graça”.
Albert Einstein

12 Quanto vale um serviço de Manutenção?

13 RECOMENDAÇÃO Othon... EM MANUTENÇÃO QUASE SEMPRE O BARATO SAI CARO. TENHA SEMPRE A MENTE ABERTA PARA APRENDER COM TODOS OS TIPOS DE TÉCNICOS. SEJA CORTÊS, EDUCADO E COMPREENSIVO COM TODOS ELES. SER TECNICO DE MANUTENÇÃO É UMA PROFISSÃO MUITO DIFÍCIL.

14 Fazendo limonada com os limões que temos...
Nem todas as lavanderias podem comprar equipamentos novos, portanto, tornar seu equipamento existente tão eficiente quanto possível é o segredo para poder avançar. Pergunte a si mesmo, o meu equipamento está servindo a seu propósito de gerar lucro ou só está ocupando espaço ou pior, tornou-se um mobiliário.

15 Produtividade efetiva cria lucratividade...

16 Como está o seu Equipamento?

17 Você espera seu carro quebrar para trocar o óleo?

18 Quem está preparado para as mudanças?

19 + Custo de água. + Custo dos efluentes. + Custo de Energia.
O que está por vir? + Custo de água. + Custo dos efluentes. + Custo de Energia. + Descarte de Resíduos. + Esocial. + Tributos. Redução dos níveis de água. Lavagens mais curtas. Temperaturas de lavagens mais baixas. Funções combinadas. Processos controlados. Maior automação. Mais peças/hora.

20 Propósito de qualquer negócio
Gerar lucros para acionistas e empregados

21 CUSTO DA MANUTENÇÃO X RESULTADOS EMPRESARIAIS
O Custo da Manutenção representa ~ 4,11% do Faturamento das Empresas - PIB de = US$ 2,3 trilhões Custo da Manutenção = US$ 94 bilhões! Fonte - ABIMAQ Obs.: O Custo da Perda de Produção é infinitamente maior!

22 Estamos no mesmo barco; Ninguém pode fazer só peso;
Todos têm que remar; Remar juntos, na mesma direção e NA DIREÇÃO CERTA!!

23 “Lavanderias são 80% pessoas e 20% Equipamentos”.
Othon Barcellos

24 Manutenção: esse bicho de 7 cabeças...

25 Manutenção: esse bicho de 7 cabeças...

26 Manutenção na NR -12

27 NR -12 Referências e Conceitos
Manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos. As máquinas e equipamentos devem ser submetidos à manutenção preventiva e corretiva, na forma e periodicidade determinada pelo fabricante, conforme as normas técnicas oficiais nacionais vigentes e, na falta destas, as normas técnicas internacionais. As manutenções preventivas e corretivas devem ser registradas em livro próprio, ficha ou sistema informatizado, com os seguintes dados: a) cronograma de manutenção; b) intervenções realizadas; c) data da realização de cada intervenção; d) serviço realizado; e) peças reparadas ou substituídas;

28 Vantagens Manutenção Preventiva:
Reduzir o numero de paradas/quebras de maquinas Aumentar a disponibilidade de máquinas O tempo de parada programada é sempre menor Trocando algumas peças podemos aumentar a vida útil. Reduzir o custo com melhores negociações de peças Atendimento à Legislação

29 Reduzir o STRESS causado por paradas não programas
Produçao Atrasos nas Entregas Funcionarios Parados Necessidades de Horas Extras Compras Correrias para providenciar materiais Impossibilidade de negociação Estoque / Almoxarifado Peças a pronta entrega / Importadas...

30 Convite:

31 Muito Obrigado!!!!

32 Contato: Vagner Backes E-mail: vagner@maltec. com. br vagner@sazi. com
Contato: Vagner Backes Fone:


Carregar ppt "Manutenção Preventiva em Máquinas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google