A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Negócios Educação para os negócios LILIAN FERNANDES EDUCACIONAL GÊNESIS www.educacionalgenesis.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Negócios Educação para os negócios LILIAN FERNANDES EDUCACIONAL GÊNESIS www.educacionalgenesis.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Negócios Educação para os negócios LILIAN FERNANDES EDUCACIONAL GÊNESIS www.educacionalgenesis.com.br

2 (v.t.d.) Conseguir ou tentar fazer (algo muito difícil); tentar: empreender um trabalho excessivamente perigoso. Colocar em desenvolvimento e/ou execução; realizar: empreender tarefas; empreender passeios. (Etm. do latim: imprehendo ou impraehendare) Sinônimos de Empreender abocanharabocanhar, começar, delinear, entabular,experimentar, começardelinearentabularexperimentar iniciariniciar, intentar e tentar.intentartentar Dicionário virtual da web

3

4 Mesmo sendo o sexto país mais empreendedor quando comparado à outros países de situação econômica semelhante, o Brasil tem a menor proporção (8,2%) de empreendimentos com algum conteúdo inovador entre todos os países analisados e nota-se que os empreendedores brasileiros têm pouca percepção quanto à nichos de mercado, pois 95% dos negócios enfrentam concorrência direta. Além disso, o Brasil apresenta uma das menores intenções de inserção no mercado internacional, onde apenas 10,6% dos empreendedores manifestam a intenção de venderem para clientes de fora do país. *GEM (Global Entrepreneurship Monitor)

5 PORQUE EDUCAÇÃO É A CHAVE MESTRA PARA ABRIR TODAS AS PORTAS Lilian Fernandes

6 Professor Fernando Dolabela, da UFMG- em defesa do empreendedorismo como parte do currículo acadêmico. Dolabela é idealizador da Pedagogia Empreendedora, lançada em 2002 mas com amplo destaque atualmente.

7 Ensinar a empreender é preparar as pessoas para aprender a agir e pensar por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção. EDUCAÇÃO É UM PROCESSO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

8 - Tem um referencial, uma pessoa modelo que o influencia. - Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização; - Sabe trabalhar sozinho, mas também sabe liderar; - Tem perseverança e tenacidade; - Fracasso é considerado um resultado como outro qualquer, aceita os erros e aprende com eles; - Tem grande energia, é um trabalhador incansável; - Sabe fixar metas e alcançá-las, luta contra padrões impostos, diferencia-se. _Tem a capacidade de ocupar um espaço não ocupado por outros no mercado; - Tem forte intuição, o que importa não é o que se sabe, mas o que se faz; - Tem sempre alto comprometimento, crê no que faz; - Cria situações para obter feedback sobre o seu comportamento e sabe utilizar tais informações para o seu aprimoramento; - Sabe buscar, utilizar e controlar recursos; - É um sonhador realista; - É líder, cria um sistema próprio de relações com empregados; - É orientado para resultados, para o futuro, para o longo prazo; - Aceita o dinheiro como uma das medidas de seu desempenho;

9 - Tece redes de relações (contatos, amizades) moderadas, mas utilizadas intensamente como suporte para alcançar os seus objetivos; - A rede de relações internas (com sócios, colaboradores) é mais importante que as externas; - Conhece muito bem o ramo em que atua; - Cultiva a imaginação e aprende a definir visões; - Traduz seus pensamentos em ações; - Define o que deve aprender (a partir do não definido) para realizar as suas visões. É proativo diante daquilo que deve saber: primeiramente define o que quer, aonde quer chegar, depois busca o conhecimento que lhe permitirá atingir o objetivo. Preocupa-se em aprender a aprender, porque sabe que no seu dia a dia será submetido a situações que exigem a constante apreensão de conhecimentos que não estão nos livros. O empreendedor é um fixador de metas; - Cria um todo próprio de aprendizagem, aprende a partir do que faz; - Emoção e afeto são determinantes para explicar o seu interesse, aprende indefinidamente; - Tem alto grau de internalidade, o que significa a capacidade de influenciar as pessoas com as quais lida e a crença de que pode mudar algo no mundo; - Não é um aventureiro, assume riscos moderados. Gosta do risco, mas faz tudo para minimizá-lo; - É inovador e criativo; - Tem alta tolerância à ambiguidade e à incerteza e é hábil em definir a partir do indefinido; - Mantém um alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-a para detectar oportunidades de negócios.

10 A geração Baby Boomer A Geração Baby Boomer surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje, estas pessoas estão com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável. No trabalho seus valores estão fortemente embasados no tempo de serviço, e preferem ser reconhecidas pela sua experiência à sua capacidade de inovação. O termo em inglês Baby Boomer pode ser traduzido livremente para o português como explosão de bebês, fenômeno social ocorrido nos Estados unidos no final da Segunda Guerra, ocasião em que os soldados voltaram para suas casas e conceberam filhos em uma mesma época. Os Boomers também são identificados como inventores da era paz e amor, pois tinham aversão aos conflitos armados. Preferiam a música, as artes e todas as outras formas de cultura como instrumentos para evolução humana do que as guerras. Nos dias de hoje os pertencentes à geração Baby Boomer, em sua maioria, ocupam os cargos de diretoria e gerência nas empresas.

11 A Geração X Enquanto a Geração Baby Boomer se apresenta como contemporânea ao nascimento da tecnologia a Geração X surge já fazendo uso dos recursos tecnológicos promovidos por sua geração precursora. Surgida em meados da década de 60 e estendendo-se até o final dos anos 1970, essa geração vivenciou no Brasil acontecimentos como as Diretas Já e o fim da ditadura. No meio profissional a Geração X é caracterizada atualmente por certas resistências em relação a tudo que é novo, além de apresentar insegurança em perder o emprego por pessoas mais novas e com mais energia. Estas formam a sucessora da Geração X: a Geração Y.

12 A Geração Y (Millenium) Geração Y (década de 80), presenciou os maiores avanços na tecnologia e diversas quebras de paradigma do mercado de trabalho. Por conseguinte, num ambiente tão inovador, a Geração Y se individualiza ao apresentar características como capacidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo, como ouvir música, navegar na internet, ler os e-mails, entre várias outras que, em tese, não atrapalham os seus afazeres profissionais. Essa geração também apresenta um desejo constante por novas experiências, o que no trabalho resulta em querer uma ascensão rápida, que a promova de cargos em períodos relativamente curtos e de maneira contínua.

13 A Geração Z (a próxima) A Geração Z é contemporânea a uma realidade conectada à Internet, em que os valores familiares, como sentar-se à mesa e conversar com os pais, não são tão expressivos quanto aos contatos virtuais estabelecidos pelos jovens na Web. Formada por jovens ingressantes no mercado de trabalho, a Geração Z também se destaca por sua excentricidade. Os jovens da Geração Z apresentam um perfil mais imediatista. Querem tudo para agora!

14

15 CURSOS PROFISSIONALIZANTES- escola tecnicista; PROJETOS; DISCIPLINAS; DIRECIONAMENTOS ESPECÍFICOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA ÁREA; PROJETOS DE INTERVENÇÃO (parcerias com ONGs e instituições financeiras e empresariais, programas do governo, etc.)

16 ESTRUTURA: PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR; PLANEJAMENTO ESPECIFICO; PLANO DE AÇÃO; INTERVENÇÃO. SUGESTÕES: _ DISCIPLINA ESPECÍFICA; _ BUSCA DE PARCERIAS; _ FEIRAS, EXPOSIÇÕES, CONCURSOS; _ PROJETOS DE PESQUISA; _ ROTEIROS DE PASSEIOS/ EXPOSIÇÕES.

17 ESTRUTURA: PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR; PLANEJAMENTO ESPECÍFICO; PLANO DE AÇÃO; INTERVENÇÃO. SUGESTÕES: _ EMPREENDEDORISMO COMO TEMA TRANSVERSAL; _ TRABALHOS INTERDISCIPLINARES COM O TEMA; _ EXPOSIÇÕES; _ FEIRAS JOVEM EMPREENDEDOR, ETC.

18 COMO A CRIANÇA APRENDE?

19 ** SISTEMA MONETÁRIO/ ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES: MERCADINHO FESTAS AUTÔNOMAS (JUNINA, PRIMAVERA, CRIANÇAS,NATAL) ** SUSTENTABILIDADE: OFICINAS DE CONSTRUÇÕES: BRINQUEDOS, JOGOS E AFINS; OFICINAS DE RECICLAGENS.

20

21 www.educacionalgenesis.com.br gestao@educacionalgenesis.com.br genesiseducacional@terra.com.br 2026-1660 95735-5561


Carregar ppt "Educação Negócios Educação para os negócios LILIAN FERNANDES EDUCACIONAL GÊNESIS www.educacionalgenesis.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google