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O papel político e social do sindicalista no movimento sindical

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Apresentação em tema: "O papel político e social do sindicalista no movimento sindical"— Transcrição da apresentação:

1 O papel político e social do sindicalista no movimento sindical

2 Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE
GLOBALIZAÇÃO Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE ( 34 países que pregam o Mercado idealizado). Consenso de Washington (“Neoliberalismo – 1989) 1. Investimentos estrangeiros; 2. Privatização; 3. Redução dos gastos sociais pelo governo; 4. Novas formas de contratação que reduz o custo das empresas. Membros da OCDE    Países candidatos à adesão  

3 = MP + PREJUÍZO CÁLCULADO + M.O.
Principal objetivo do neo liberalismo é a redução do custo da MO = MP + PREJUÍZO CÁLCULADO + M.O. LUCRO

4 Submissão ao Neo Liberalismo
Países Centrais Países Semi periféricos Países Periféricos Globalização Hegemônica Países em desenvolvimento Desigualdade social face a redução do custo salarial Japão Europa EUA Suas bases estão na “tripla aliança” : Multinacionais; Elite capitalista local; “Burguesia Estatal” ; Aqui vivem 85,2 % da população mundial cuja renda diminui em 20% e acumula 90 % sem recursos a saúde

5 PROCESSO DA GLOBALIZAÇÃO
Mudança da dinâmica urbana (“Favelas”) Mercado de trabalho (DESEMPREGO) Desregulamentação Estatal afetando : Impactos da Globalização Hegemônica Cidades desiguais (POLITICAS PÚBLICAS) Fragmentação dos postos de trabalho Pobreza e desigualdade social Interesses políticos (“ CONCHAVOS” ) Ação dos SINDICATOS articulando a defesa dos grupos marginalizados e sulbaternos ao capitalismo global Globalização Contra Hegemônica

6 Fatores importantes que fundamentam as ações sociais no Mundo :
Reforma política quebrando as correntes neo liberalistas ; Políticas públicas igualitárias; Reforma agrária; Avaliar as novas categorias de trabalho & renda Os países Centrais comprimiram a autonomia política dos países periféricos e semi periféricos acentuando os acordos localizados : UNIÃO EUROPÉIA NAFTA MERCOSUL

7 PODER POLITICO ESTA PRESENTE EM QUAISQUER AÇÃO SOCIAL...

8 São quase 30 partidos no Brasil !
Reforma Política no Brasil : São quase 30 partidos no Brasil ! O papel do sindicato é derrubar o processo neo liberal que o Brasil esta submetido ao longo desses anos...

9 Partidos Subordinados ao Neo Liberalismo
Pluripartidarismo Paulo Maluf Antônio Carlos Magalhães (ACM) Fernando Henrique Cardoso Magno Malta Fernando Collor de Mello Partidos Subordinados ao Neo Liberalismo

10 Bases da reforma política no Brasil :
Abertura ao eleitor para os projetos políticos (Fórum de discussão para a consciência ) Legitimidade dos partidos políticos (Adequação as normas ao Direito eleitoral) Regulação dos grupos pressão (“Lobby” : influenciar o andamento político em prol de seus interesses ) Fortalecimento dos partidos políticos ( Os candidatos é que têm de depender de partido e não o partido de candidato : Isso faz parte da fidelidade partidária.)

11 MOVIMENTO SINDICAL...

12 Sindicalismo é o movimento social de trabalhadores, para a proteção dos
seus interesses. É uma doutrina politica segundo a qual os trabalhadores agrupados em sindicatos devem ter um papel ativo na condução da sociedade. José Bernardo Enéias de Oliveira

13 O PAPEL POLITICO, SOCIAL E ECONÔMICO DOS SINDICATOS
OIT - Organização Internacional o Trabalho Assembléia Geral das Nações Unidas Sindicatos FAO - Agricultura e Alimentação Conselho Econômico Social. (ECOSOC) Ações do Movimento Sindical : Desenvolvimento Econômico Social; Direitos Humanos; Saúde; Mercado de Trabalho; Portadores de necessidades especiais Meio ambiente e Sustentabilidade ; Educação , Moradia e Transporte Políticas Públicas José Bernardo Enéias de Oliveira

14 Papel do sindicato nesse processo :
Sindicato Cidadão: Trabalhar nas políticas que gerem empregos e garantias sociais Transformar a sociedade, construindo mecanismos de justiça e igualdades sociais Sindicato Parceiro Diálogo Social Sindicato Empreendedor Buscar novas alternativas de lutas e conquistas Conquista de novos associados para o fortalecimento da categoria

15 Poder O poder da sociedade está na organização e mobilização
As forças sociais envolve a dimensão política, econômica, educativa e cultural. O poder negativo é “imposições” ou “alienação” O poder positivo é resultado da organização, da boa liderança Poder A organização e mobilização nos tornamos uma força social com mais Poder !

16 O poder pode ser obtido das várias formas :
Poder econômico Poder político Poder ideológico É a posse de bens em relação a pessoa desprovida de trabalho. Apropriação pelo medo da pessoa O poder se baseia na influência das idéias de outro sobre a conduta dos demais. Apropriação da necessidade vulnerável da pessoa A posse dos meios de produção : o poder do empregador em relação ao empregado Apropriação pela autoridade A posse da força de trabalho em troca de um salário. Sindicato forte...

17 “ A força mais forte não é a violência dos dominadores mas o consentimento dos dominados em sua dominação. (Maurice Godelier, 1934) José Bernardo Enéias de Oliveira

18 MOVIMENTO SINDICAL NO MUNDO
(Sindicato Globalizado)

19 REPRESENTAÇÕES SINDICAIS DOS TRABALHADORES INTERNACIONAIS (SINDICATO GLOBALIZADO)
TUC (Londres) AFL-CIO (Washington) FSM (Moscou) CIOSL; CMT; CSI;CSC. (Bélgica) CGT (Paris) ORIT (México) FITIM (Suíça) UIL;CISL; CGIL; CGT (Roma) CUT;FS CGTB;CTB; UGT;CBTB; NCST (Brasil) FCL (Venezuela) CLAT (Venezuela) CGT (Buenos Aires) José Bernardo Enéias de Oliveira

20 Crise do Sindicato Mundial :
Os sindicatos não acompanham as mudanças ,conseqüentemente perdem a filiação e prestígio dos associados. Analise do desempenho dos 15 países membros da União Européia : Principal indicador da crise: Redução da presença física dos líderes sindicais na base. De um modo geral, os sindicatos estão com falta de líderes para assumir posição de direção: Perdem para os Movimentos feministas, raciais, comunidades,etc... Aumento da mão de obra feminina; idosos e jovens , desinteressados no movimento sindical. A credibilidade dos sindicatos vem caindo Fonte : José Pastores

21 NIVEL DE AFILIAÇÃO SINDICAL MUNDIAL ( FATORES DE QUEDA)
PAÍSES QUEDA AUMENTO Estônia 71,2% Polônia 45,7 % Hungria 38,0% Alemanha 21,8% Israel 75,7% França 31,2% E.U.A 3,0% África do Sul 126,7% Coréia 54,4% Filipinas 69,4% Índia 57,8% Espanha 92,3% El Salvador 30,0% BRASIL 20,0% NIVEL DE AFILIAÇÃO SINDICAL MUNDIAL ( FATORES DE QUEDA) Ausência de uma política sindical efetiva Economia em transição “Rachas interno” Liderança fraca Desemprego estrutural José Bernardo Enéias de Oliveira

22 FATORES DA QUEDA DE SINDICALIZAÇÃO DOS TRABALHADORES NO BRASIL
Queda dos postos de trabalho Falta de informação Ao Associado sobre o sindicato LIDER SINDICAL Fragmentação e Individualismos ( Conflitos internos) Manobras capitalista Provocando o “Medo no Trabalhador” Falta de interesse dos Trabalhadores !? José Bernardo Enéias de Oliveira

23 (“Bônus Demográfico” ) .
O mercado de trabalho precisa criar oportunidades para a população em idade ativa no curto prazo (“Bônus Demográfico” ) . O Brasil precisa aproveitar a oportunidade atual e se preparar para as mudanças estruturais que irá encontrar nas próximas décadas. Estimular a participação na economia de grupos como as mulheres para sustentar o crescimento da produtividade. Por exemplo: Estimular a participação na economia de jovens no primeiro emprego (Ênfase na educação e capacitação) O envelhecimento populacional leva a novas formas de reprodução social. Combater o desemprego estrutural, aquele em que a vaga do trabalhador foi substituída por máquinas ou processos produtivos mais modernos (Precarização do trabalho).

24 Brasil vive até 2020 o “Bônus Demográfico” na M.O. ativa.
Gráfico da Reprodução Social versus Desenvolvimento Humano (Oliveira, JBE, SP, 2012) Brasil vive até 2020 o “Bônus Demográfico” na M.O. ativa. Reprodução Social LINHA DA REPRODUÇÃO SOCIAL Desenvolvimento Humano 2 Anos 05 Anos 11 anos 16 Anos 25 Anos 35 Anos 50 Anos 60 Anos 70 Anos 75 Anos 80 Anos

25 SINDICATO ULTRAPASSADO
Voltado aos interesses próprios Despreocupação com a questão social Marketing interno e externo não valorizado. ”Rachas” interno criando oposição interna. Estrutura autoritária, rígida e paternalista. Falta de representatividade junto aos associados. Liderança frágil e preocupada com as suas próprias necessidades. RESULTADO PARA O ASSOCIADO

26 O QUE FAZER ?

27 CRIAR UM SINDICATO ESTRATÉGICO
Voltado aos interesses dos Associados. Liderança forte com poder de persuasão e de credibilidade junto ao grupo. Formadora de opinião. Sindicato político, participativo e social Sindicato que tenta reunir o máximo de associados, de modo a fortalecer sua representatividade. Flexível, viabilizando a negociação. ”Jogo aberto”, facilitando o entendimento do conflito. Trabalhar as necessidades da base. Preocupação com a questão social e qualidade de vida Fortalecer o canal de comunicação e interação. Sindicato empresarial, estruturado para a transação comercial e venda de serviços.

28 União Sindical a favor da defesa do trabalhador

29 Sindicato Empreendedor

30 Nova Gestão do Sindicato
Foco em resultado Voltada para o cidadão-usuário Avaliação Permanente Visão de futuro Capacitação Contínua Maior autonomia e responsabilidade Transparência e Controle Social

31 PROCESSO DE CADEIA DE PRODUÇÃO EM SERVIÇOS
PLANEJAMENTO SINDICAL FLUXOGRAMA (Processos) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (Definição de papeis) INDICADOR DESEMPENHO NORMAS ATUALIZADAS

32 Papel do Militante Sindical

33 Consciência de classe é a pratica do dia a dia
PONTOS ESTRATÉGICOS NA REPRESENTAÇÃO SINDICAL EM RELAÇÃO AS CLASSES SOCIAIS PROLETARIADO PEQUENA BURGUESIA BURGUESIA Lutas de Classes Revolucionária Reformista São as forças que produz Modificações contínuas na estrutura da sociedade. Karl Marx São correntes políticas no movimento operário Brasileiro. Consciência de classe é a pratica do dia a dia

34 Quem é o Militante Sindical ?
ESTADO Quem é o Militante Sindical ? LIDER SINDICAL EMPREGADO SOCIEDADE CIVIL José Bernardo Enéias de Oliveira

35 Acompanhamento do processo Normatização dos processos
TRABALHO NA BASE ... Acompanhamento do processo Estratégias e Planos Informação continua na base e aos associados Avaliação dos Resultados e discussão nas assembléias Liderança (Gerenciamento) Levantamento Informação da sociedade Operação Dos Processos Normatização dos processos

36 PEFIL DO MILITANTE SINDICAL
Ter sensibilidade Marketing pessoal “Vestir a camisa” da Entidade sindical Que representa Princípios éticos (“Fofocas”) Poder de Negociação (Articulação) Planejamento estratégico Ser humilde Permitindo a Aproximação do trabalhador Ter eficácia e eficiência na comunicação Bom relacionamento com diretores e associados Saber administrar pressões Ter credibilidade José Bernardo Enéias de Oliveira

37 Estratégias competitivas : Novos paradigmas
“Ser Sex” Era da Agricultura (Sobrevivência) Era Industrial (Produção em massa) Era dos Serviços (Atendimento personalizado) Era do “Espetáculo” (provocação de sensações) Política sindical voltado aos interesse do ASSOCIADO Mudança de hábitos dos trabalhadores Marketing Relacionamento (confiança) Mudança dos modelo mentais do trabalhador Qualidade de atendimento Mudança de Percepção de valores no trabalhador Serviços com rapidez

38 Falta de informação e comunicação deficiente deturpa a credibilidade e a realidade das “coisas”

39 BASES QUE FORMAM A ENTIDADE
Associados querem ver resultados Exigem forte atuação da entidade Exigem que o seu dinheiro seja bem empregado; União para a luta dos direitos e defesa dos interesses A união dos associados Constituem A força da entidade Carisma dos dirigentes. José Bernardo Enéias de Oliveira

40 COMO AGIR COM O ASSOCIADO
Conhecer o perfil do trabalhador (Ação permanente): Gastos, atitudes, preferências, hábitos, etc. Ter um objetivo: Conhecer as diferença das necessidades prioritárias e o secundárias. Escolher a linguagem: Sintonização entre a comunicação e o receptor; Definir o canal e comunicação : Malas diretas, folders, folhetos,catálogos, cartazes, telemarketing; José Bernardo Enéias de Oliveira

41 CONDUÇÃO DAS POLITICAS SINDICAIS
JUNTO A BASE C O M U N I A Ç Ã R E S I T N C O M U N I A Ç Ã D E F I C N T METAS NÍVEL ESTRATÉGICO POLÍTICAS NÍVEL TÁTICO NÍVEL OPERACIONAL AÇÃO José Bernardo Enéias de Oliveira,2006

42 4º PODER PODER POLITICO INFORMAÇÃO (Movimento Sindicato)
CONSTITUIÇÃO 1988: ART. 5º “ É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO “ INFORMAÇÃO PODER POLITICO IMPORTANTE FERRAMENTA DO MOVIMENTO SINDICAL ... !!!

43 O Poder das Entidades Comunicação Social
Assessoria de Imprensa; Relações Públicas; Articulação Institucional e Lobby; Marketing Cultural e Eventos; Publicidade Institucional; Editoração e Identidade Visual.

44 “ QUANDO SE SENTIR SÓ, LUTANDO CONTRA TODOS NÃO TENHA MEDO, LEMBRE-SE QUE AO SEU LADO HAVERÁ SEMPRE UM SINDICALISTA PARA LUTAR POR SEUS DIRETOS ...“

45 Sindicato forte... Em defesa dos grupos oprimidos...


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