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A Conveniência, segurança e evolução do dinheiro eletrônico

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Apresentação em tema: "A Conveniência, segurança e evolução do dinheiro eletrônico"— Transcrição da apresentação:

1 A Conveniência, segurança e evolução do dinheiro eletrônico
Cartões de Débito A Conveniência, segurança e evolução do dinheiro eletrônico MasterCard International Payment Brands Roberto Puccetti 10 de Abril de 2000

2 Agenda O Mercado A Oportunidade Os Produtos As Perspectivas

3 O Mercado Existem aproximadamente 40 Milhões de contas corrente e poupança no Brasil Transações com débito vêm crescendo rapidamente: 117%.* Terminais de POS são responsáveis por 93% das transações. (M.C.) *Dec Dec1999

4 Distribuição das formas de pagamento
O Mercado Capturar os pagamentos feitos com cheques ou dinheiro. (81%: Papel Moeda+Cheque +Pré Datado) Reduzir perdas do comércio com cheques sem fundo (4.5% em média) Financiamentos Cartão de Débito 2% Private Label 7% 2% Cartão de Crédito 8% Cheque Pré Datado 7% Cheque “Papel-Moeda” 10% 64% Fonte: Pesquisa Credicard Distribuição das formas de pagamento

5 A Oportunidade A Conta do Banco é o Produto Maior Gerador de Receita
Custo Menor na Transação Interchange Pago pelo adquirente ao Emissor

6 A Oportunidade Portador do Cartão: Vantagens Agiliza a Compra
Evita o preenchimento de cheques ou manuseio de dinheiro Dispensa apresentação de documentos

7 A Oportunidade Estabelecimento: Vantagens Agilidade nas Vendas
Operação 100% autorizada Risco de inadimplência nulo Crédito em D+1

8 A Oportunidade Banco: Vantagens
Redução dos altos custos na compensação e na operação com cheques Redução dos custos administrativos Portfólio de Produtos diversificado

9 Os Produtos Grande Variedade Cartão de Conta-Corrente
Cartão de Conta-Poupança Cartão Conta Investimento Cartão Salário Cartão CDC Com consulta Cartão Pré-Pago TRANSAÇÃO ON-LINE RISCO DE CRÉDITO NULO

10 Os Produtos Características das Mensagens Débito Crédito Única Dupla
Autorização e Intercâmbio Adquirente Emissor Crédito Autorização Dupla Intercâmbio Adquirente Emissor

11 Os Produtos Mensagens - Impacto no Processamento Débito Crédito
Compensação “real time” minimiza erros, elimina risco do câmbio e permite a contabilização das transações Integridade da autorização com o intercâmbio Crédito do estabelecimento em D+1 Crédito Compensação depende do “batch” do adquirente, com comprometimento no câmbio e na contabilização das transações Risco na integridade da autorização com o intercâmbio Crédito do estabelecimento em D+27

12 Os Produtos Opções para o portfolio dos Bancos
Compras Saques Crédito Crédito Débito Débito N/A Débito / Crédito Débito / Crédito Débito / Crédito Crédito Débito / Crédito

13 Os Produtos Cartões Múltiplos Característica do Mercado Brasileiro:
Desde 1991 a conveniência de ter as funções de Crédito e Débito no mesmo cartão. Marcas locais e Internacionais de débito. Função Débito Função Crédito

14 Os Produtos Evolução de cartões Maestro no Brasil

15 Os Produtos Cartão Pré-Pago Gift Cards Cartão de Incentivo
Cartão Salário Cartão promocional Cartão de Viagem Prepaid on-line opportunities for members are numerous: Promotional Cards: A prepaid on-line card loaded with funds and displaying a company logo or message makes a great promotional giveaway or contest prize. Gift Cards: Prepaid on-line is a more modern and convenient alternative to traditional gift certificates. Other prepaid applications: Telephone cards, money transfer, payroll cards, incentive cards, travel cards.

16 Os Produtos Programas Pré-Pagos lançados em 1999 Coke Singapura
Coke US Sprite Austrália Coke Colombia Hong Bao Singapura OUB Singapura Sprite Australia Household GM US

17 Os Produtos Débito Pré-Pago Singapura MasterCard + Coca Cola
Singapura - Julho participantes. “Tampinhas” premiadas: ATM Card S$ 10, S$ 20, S$ 50, S$ 500 80% dos prêmios distribuídos no primeiro mês (S$ 200,000 ) 75% da população jovem conhecia a promoção

18 Os Produtos Promoção USA Coke 99

19 Os Produtos Promoção Sprite Australia

20 Os Produtos Hong Bao ATM (Singapura) "Year of the Rabbit”

21 Os Produtos OUB 2000

22 Os Produtos Promoção Test-Drive GM

23 Os Produtos Rede MasterCard® de Caixas Automáticos
1982: Cirrus é criada por 109 instituições financeiras nos EUA 1988: MasterCard International compra a Cirrus 1991: MasterCard anuncia o lançamento do Maestro 1997: Maestro se converte em uma marca de caixas automáticos - ATM 1999: Rede MasterCard de Caixas Automáticos

24 Os Produtos Rede MasterCard® de Caixas Automáticos
Integra as redes privadas de saque automático, tornando-se a ‘Rede das Redes’. Cerca de ATMs, em mais de 108 países. Cirrus é a maior e mais reconhecida rede de caixas automáticos do mundo, com os mais altos níveis de disponibilidade - média de 99,9%.

25 Os Produtos Rede MasterCard® de Caixas Automáticos Até Nov. 1999:
Aceitação apenas para cartões emitidos no exterior A Rede Hoje: Mais de ATMs - Previsão de até 2001 Aceitação para cartões emitidos no exterior e no Brasil (Redes Banco24Horas, Banco do Brasil, HSBC e Citibank)

26 Os Produtos Rede MasterCard® de Caixas Automáticos Saques:
Conta Corrente Conta Poupança Conta Investimento Cartões de Crédito Conta Salário Consulta e Emissão de Saldos Serviços Adicionais: Selo, Cartão Telefônico, Ticket de Metrô

27 Os Produtos Localização dos caixas da Rede MasterCard®
MasterCard Global Service: 220 países Número Gratuito: 77 países 140 idiomas Internet: MasterCard / Cirrus ATM Global Locator Today, your customers can check their balances and recent transaction history ... and even buy postage stamps. In the future, you will be able to offer products like phone cards, travelers checks, coupons, and transportation passes. The decision of what to offer ... and when ... will be up to you ... based on such factors as the geographic location of the ATM, market size, and anticipated consumer demand for a given product or service. As the offerings expand, we will continue to serve you by helping to set standards, ensure quality, ... and oversee the rules, policies and technical infrastructure for facilitating all new products and services. [SLIGHT PAUSE] So we bought the best infrastructure ... expanded it ... and enhanced it. But we didn’t stop there. We took the Cirrus infrastructure ... and built Maestro on top of it, the world’s leading point-of-sale debit program.

28 As Perspectivas Oportunidades para a expansão da Rede Novos Parceiros
Instalar Caixas Automáticos (ATM) em: Aeroportos Internacionais Empresas com grande fluxo de funcionários que viajam à negócios Companhias Aéreas Cadeias Internacionais de Hotéis, Centros de Convenções, Business Centers Centros Comerciais e Shopping Centers Los cajeros automáticos (ATM) pueden beneficiar a los comerciantes al limitar la cantidad de efectivo que necesitan mantener en sus cajas registradoras.

29 As Perspectivas Perspectivas vs. Preocupações
Substituição do Papel-Moeda e do Cheque Cultura e Aceitação Nova funcionalidade via Internet Segurança Cartões Múltiplos “Branding” Aumentar a lucratividade do Emissor e do Acquirer Aumentar a utilização Troca de “papel” por transações eletrônicas

30 Considerações Finais Cartão com CHIP: Também para débito
A previsão é que o número de transações de débito aumentem de 300% a 400% em cinco anos. Nos próximos 05 anos as transações de débito vão superar o número de transações de crédito. Fonte: Debit Card Forum - Fev-2.000

31 I n t e r a i o l M s C d


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