A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Urbanização brasileira. A partir da década de 1970, a população brasileira passou a ser majoritariamente urbana. e o Brasil se consolidou, no início do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Urbanização brasileira. A partir da década de 1970, a população brasileira passou a ser majoritariamente urbana. e o Brasil se consolidou, no início do."— Transcrição da apresentação:

1 Urbanização brasileira

2 A partir da década de 1970, a população brasileira passou a ser majoritariamente urbana. e o Brasil se consolidou, no início do século XXI, como um país altamente urbanizado.

3 Êxodo Rural e Urbanização DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL (PR) E URBANA (PU) Em Porcentagem Fonte: IBGE Regiões 1950 PR PU 1960 PR PU 1970 PR PU 1980 PR PU 1991 PR PU 2000 PR PU Norte (N) Nordeste (NE) Sudeste (SE) Sul (S) Centro-Oeste (CO) Brasil

4 Ao analisar os gráficos e tabelas, é possível perceber que o processo de urbanização no Brasil ocorreu de forma bastante acelerada em comparação com os países de industrialização mais antiga.

5 Fonte: IBGE

6 Brasil – População Rural e Urbana – Fonte: IBGE População RuralPopulação Urbana Fonte: IBGE

7 O primeiro ciclo de industrialização, durante a década de 1930, associado à crise nas exportações de café, dá início a um movimento de êxodo rural no Brasil.

8 No entanto, é a partir da década de 1950, com o segundo ciclo de industrialização no Brasil (coincidindo com a abertura do mercado brasileiro para empresas multinacionais que se instalavam nas grandes cidades), que o êxodo rural se intensificou de forma nunca antes vista no país.

9 A busca por empregos na indústria, associada à falta de emprego no campo causada pela recente mecanização da agricultura, criou um movimento de migração interna no país, grande responsável pelo rápido processo de crescimento das cidades brasileiras.

10 Fonte: IBGE População Rural População Urbana

11 Como foi possível observar nos gráficos, esse processo de urbanização não se deu de forma homogênea por todo o território nacional.

12 A urbanização acelerada trouxe problemas para as grandes cidades brasileiras, que não possuíam infraestrutura adequada para receber, repentinamente, esse contingente populacional.

13 É o caso de São Paulo, a maior cidade do Brasil. Sem um planejamento adequado para atender às necessidades urbanas da totalidade da população, a cidade se expandiu em direção às periferias.

14 Essa expansão se deu de maneira desordenada, refletindo os interesses do mercado imobiliário, porém sem atender às necessidades das populações mais pobres, que possuem carências em serviços básicos, tais como transporte, asfalto, saúde, entre outros.

15 Crescimento da mancha urbana na cidade de São Paulo Crédito mapas: Secretaria Municipal de Planejamento/Prefeitura de São Paulo

16 Crescimento da mancha urbana na cidade de São Paulo Crédito mapas: Secretaria Municipal de Planejamento/Prefeitura de São Paulo

17 TABELA 1. MUNICÍPIO, REGIÃO METROPOLITANA (RMSP) E ESTADO DE SÃO PAULO, E BRASIL. CRESCIMENTO POPULACIONAL – Anos São Paulo (Município) RMSP São Paulo (Estado) Brasil Fonte: IBGE Elaboração: Vanir Belo, 2008.

18 Crédito mapas: Secretaria Municipal de Planejamento/Prefeitura de São Paulo São Paulo: Área Urbanizada 1975/ /1992


Carregar ppt "Urbanização brasileira. A partir da década de 1970, a população brasileira passou a ser majoritariamente urbana. e o Brasil se consolidou, no início do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google