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1. Quem sou eu? São Bernardo do Campo/SP 28 anos Brasília/DF desde os 11 anos Comunicação Social – Publicidade e Propaganda Planejamento e Gestão Estratégicos.

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2 1. Quem sou eu? São Bernardo do Campo/SP 28 anos Brasília/DF desde os 11 anos Comunicação Social – Publicidade e Propaganda Planejamento e Gestão Estratégicos Governo: causa Gerência de TI e Projetos Web – MTE Comitê Executivo (Representante MTE): - Gestão de Sítios e Serviços On-line - Implementação do Software Livre 2/24

3 2. Onde estou? Desenho da criação de Brasília – Plano Piloto 3/24

4 2. Onde estou? Construção da Esplanada dos Ministérios 4/24

5 2. Onde estou? Ministério do Trabalho e Emprego 5/24

6 2. Onde estou? Congresso Nacional 6/24

7 3. Comitês Técnicos do Governo Eletrônico Casa Civil: Comitê Executivo Decreto de 28 de outubro de 2003 criou 08 Comitês Técnicos, oficializados em 14 de maio de 2004: - Implementação do Software Livre - Inclusão Digital - Integração de Sistemas - Sistema Legados e Licenças de Software - Gestão de Sítios e Serviços Online - Infra-estrutura de Rede - Governo para Governo - Gestão do Conhecimento e Informação Estratégica 7/24

8 3. Comitês Técnicos do Governo Eletrônico PRINCIPAL PAPEL: Promover a cidadania e desenvolvimento –Direito ao acesso aos serviços públicos; –Direito à informação; –Direito ao usufruto do próprio tempo pelo cidadão (economia de tempo e deslocamento) –Direito a ser ouvido pelo Governo; –Direito ao controle social das ações dos agentes públicos –Direito à participação política 8/24

9 4. O Governo Eletrônico no Brasil Ações iniciaram-se em 1999 SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO –Desenvolver TI para inserir o país na economia mundial (baseada em conhecimento e informação) GOVERNO ELETRÔNICO –Preparar o governo brasileiro e cidadãos para os desafios da sociedade da informação mundial 9/24

10 4. O Governo Eletrônico no Brasil 4.1 Como? -Maior qualidade, segurança e rapidez dos serviços -Simplificação dos processos e redução de burocracia -Democracia da informação; -Transparência das ações do governo -Educação para a sociedade da informação brasileira -Facilidade de acessar o governo -Informações Integradas (e-PING) -Otimização dos recursos -Integração entre os órgãos do governo -Geração de empregos privados -Desenvolvimento do profissional do serviço público... 10/24

11 4. O Governo Eletrônico no Brasil 4.2 Quando? Agora! 11/24

12 5. Desafios da Integração e Mudanças Culturais Governo Eletrônico: proposta em construção Pano de fundo: sociedade do conhecimento também por construir Cultura do conhecimento retido, como manifestação de poder, precisa ser superada 12/24

13 6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 13/24

14 Janeiro de 2001 assinar documentos oficiais (como os decretos de nomeação dos ministros, que também recebem seus cartões). exemplo de governança eletrônica reconhecido internacionalmente tecnologia da informação associada à certificação digital Fórum Econômico Mundial – 82 países/2002: - Brasil em 10º lugar no ranking de uso de redes governamentais - 20º lugar no ranking de "sucesso do governo na promoção das tecnologias de informação e comunicação Envolvidos na solução: ITI / AC-PR / SERPRO / ICP-Brasil 6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.1 Cartão Presidencial 14/24

15 COMPRASNET (www.comprasnet.gov.br) Um dos mais completos sistemas de compras governamentais do mundo Transações entre Governo e Fornecedores –Pregão Eletrônico –Licitações –Cotações Transparência à sociedade BRAZILTRADENET (www.braziltradenet.gov.br) maior e mais completa rede de informações comerciais da América Latina estimular as exportações brasileiras e atrair investimento direto para o País –maior banco de dados de empresas importadoras –oportunidades comerciais / pesquisas de mercado 6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.2 ComprasNet/BrazilTradeNet 15/24

16 600 grandes servidores micros interligados numa rede on-line, capaz de processar 400 mil gigabytes de dados 2004: –18 milhões de declarações –Brasil: 96,5 % (recorde mundial) –Canadá: 85% –EUA: 55% –Análises dos sistemas nos EUA, França e Japão coloca Brasil insuperável em eficiência até o momento Deveres do cidadão: Brasil como referência Diretos do cidadão: Brasil em construção 6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.3 ReceitaNet 16/24

17 INCLUSÃO DIGITAL Computador Gênesis –U$ 300 (valor médio: U$ 700 ) –Utilização nos Centros Vocacionais Tecnológicos –Até 2006 – 100 CVTs População menos privilegiada –acesso aos computadores –navegação pela internet 6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.4 Governo de Minas Gerais – Gênesis 17/24

18 6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.5 Governo da Bahia – Projeto Identidade Digital PROJETO IDENTIDADE DIGITAL Salas com micros conectados à Internet (rodando Linux/KDE) Acesso à internet correio eletrônico produzir trabalhos e documentos desenvolver estudos e pesquisas Capacitação através de cursos e oficinas (software) Outras novidades e inovações: 18/24

19 6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.6 Prefeitura de São Paulo – Programa Telecentro PROGRAMA TELECENTRO (PMSP) Espaço dedicado ao aprendizado Acesso à internet correio eletrônico Vários Municípios de São Paulo (inclusive Campinas) 19/24

20 Década de 90 com pioneirismo brasileiro Brilho: ritmo acelerado no resultado Pontos desfavoráveis: –Ainda não temos a garantia do voto –Recontagem 2002: 5% das urnas com impressão de voto 100% das urnas: retomada da confiança 6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.7 Voto Eletrônico 20/24

21 Acesso às informações e serviços em um único canal Independência das intenções dos governos França, Austrália, EUA ou Inglaterra não possuem serviço semelhante Pioneirismo brasileiro 6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.8 Projeto Rede Governo 21/24

22 6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.9 Novo Sítio MTE Serviços diferenciados por perfis / Nova navegação e arquitetura Próximo passo: reestudo do conteúdo das páginas Totalmente adaptado (transparência) às normas do Comitê Técnico de Sítios e Serviços Online 22/24

23 O governo continuará o mesmo O que muda: –A ampliação da sociedade do conhecimento –Possibilidade de participação do cidadão –Atendimento às suas necessidades –As relações G2G, G2B, G2C 7. Conclusões 23/24

24 André Ribeiro Gerente de Projetos Web Ministério do Trabalho e Emprego Contatos 24/24


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