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1. Quem sou eu? São Bernardo do Campo/SP 28 anos

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Apresentação em tema: "1. Quem sou eu? São Bernardo do Campo/SP 28 anos"— Transcrição da apresentação:

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2 1. Quem sou eu? São Bernardo do Campo/SP 28 anos
Brasília/DF desde os 11 anos Comunicação Social – Publicidade e Propaganda Planejamento e Gestão Estratégicos Governo: causa Gerência de TI e Projetos Web – MTE Comitê Executivo (Representante MTE): - Gestão de Sítios e Serviços On-line - Implementação do Software Livre 2/24

3 2. Onde estou? Desenho da criação de Brasília – Plano Piloto 3/24

4 2. Onde estou? Construção da Esplanada dos Ministérios 4/24

5 2. Onde estou? Ministério do Trabalho e Emprego 5/24

6 2. Onde estou? Congresso Nacional 6/24

7 3. Comitês Técnicos do Governo Eletrônico
Casa Civil: Comitê Executivo Decreto de 28 de outubro de 2003 criou 08 Comitês Técnicos, oficializados em 14 de maio de 2004: - Implementação do Software Livre - Inclusão Digital - Integração de Sistemas - Sistema Legados e Licenças de Software - Gestão de Sítios e Serviços Online - Infra-estrutura de Rede - Governo para Governo - Gestão do Conhecimento e Informação Estratégica 7/24

8 3. Comitês Técnicos do Governo Eletrônico
PRINCIPAL PAPEL: Promover a cidadania e desenvolvimento Direito ao acesso aos serviços públicos; Direito à informação; Direito ao usufruto do próprio tempo pelo cidadão (economia de tempo e deslocamento) Direito a ser ouvido pelo Governo; Direito ao controle social das ações dos agentes públicos Direito à participação política 8/24

9 4. O Governo Eletrônico no Brasil
Ações iniciaram-se em 1999 SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Desenvolver TI para inserir o país na economia mundial (baseada em conhecimento e informação) GOVERNO ELETRÔNICO Preparar o governo brasileiro e cidadãos para os desafios da sociedade da informação mundial 9/24

10 4. O Governo Eletrônico no Brasil 4.1 Como?
- Maior qualidade, segurança e rapidez dos serviços Simplificação dos processos e redução de burocracia Democracia da informação; Transparência das ações do governo Educação para a sociedade da informação brasileira Facilidade de acessar o governo Informações Integradas (e-PING) Otimização dos recursos Integração entre os órgãos do governo Geração de empregos privados Desenvolvimento do profissional do serviço público ... 10/24

11 4. O Governo Eletrônico no Brasil 4.2 Quando?
Agora! 11/24

12 5. Desafios da Integração e Mudanças Culturais
Governo Eletrônico: proposta em construção Pano de fundo: sociedade do conhecimento também por construir Cultura do conhecimento retido, como manifestação de poder, precisa ser superada 12/24

13 6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI
13/24

14 6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.1 Cartão Presidencial
Janeiro de 2001 assinar documentos oficiais (como os decretos de nomeação dos ministros, que também recebem seus cartões). exemplo de governança eletrônica reconhecido internacionalmente tecnologia da informação associada à certificação digital Fórum Econômico Mundial – 82 países/2002: - Brasil em 10º lugar no ranking de uso de redes governamentais - 20º lugar no ranking de "sucesso do governo na promoção das tecnologias de informação e comunicação Envolvidos na solução: ITI / AC-PR / SERPRO / ICP-Brasil 14/24

15 COMPRASNET (www.comprasnet.gov.br)
6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.2 ComprasNet/BrazilTradeNet COMPRASNET (www.comprasnet.gov.br) Um dos mais completos sistemas de compras governamentais do mundo Transações entre Governo e Fornecedores Pregão Eletrônico Licitações Cotações Transparência à sociedade BRAZILTRADENET (www.braziltradenet.gov.br) maior e mais completa rede de informações comerciais da América Latina estimular as exportações brasileiras e atrair investimento direto para o País maior banco de dados de empresas importadoras oportunidades comerciais / pesquisas de mercado 15/24

16 6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.3 ReceitaNet
600 grandes servidores 4.600 micros interligados numa rede on-line, capaz de processar 400 mil gigabytes de dados 2004: 18 milhões de declarações Brasil: 96,5 % (recorde mundial) Canadá: 85% EUA: 55% Análises dos sistemas nos EUA, França e Japão coloca Brasil insuperável em eficiência até o momento Deveres do cidadão: Brasil como referência Diretos do cidadão: Brasil em construção 16/24

17 Utilização nos Centros Vocacionais Tecnológicos Até 2006 – 100 CVTs
6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.4 Governo de Minas Gerais – Gênesis INCLUSÃO DIGITAL Computador Gênesis U$ 300 (valor médio: U$ 700 ) Utilização nos Centros Vocacionais Tecnológicos Até 2006 – 100 CVTs População menos privilegiada acesso aos computadores navegação pela internet 17/24

18 PROJETO IDENTIDADE DIGITAL
6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.5 Governo da Bahia – Projeto Identidade Digital PROJETO IDENTIDADE DIGITAL Salas com micros conectados à Internet (rodando Linux/KDE) Acesso à internet correio eletrônico produzir trabalhos e documentos desenvolver estudos e pesquisas Capacitação através de cursos e oficinas (software) Outras novidades e inovações: 18/24

19 PROGRAMA TELECENTRO (PMSP) Espaço dedicado ao aprendizado
6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.6 Prefeitura de São Paulo – Programa Telecentro PROGRAMA TELECENTRO (PMSP) Espaço dedicado ao aprendizado Acesso à internet correio eletrônico Vários Municípios de São Paulo (inclusive Campinas) 19/24

20 6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.7 Voto Eletrônico
Década de 90 com pioneirismo brasileiro Brilho: ritmo acelerado no resultado Pontos desfavoráveis: Ainda não temos a garantia do voto Recontagem 2002: 5% das urnas com impressão de voto 100% das urnas: retomada da confiança 20/24

21 6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.8 Projeto Rede Governo
Acesso às informações e serviços em um único canal Independência das intenções dos governos França, Austrália, EUA ou Inglaterra não possuem serviço semelhante Pioneirismo brasileiro 21/24

22 6. Inovações Governamentais Brasileiras em TI 6.9 Novo Sítio MTE
Serviços diferenciados por perfis / Nova navegação e arquitetura Próximo passo: reestudo do conteúdo das páginas Totalmente adaptado (transparência) às normas do Comitê Técnico de Sítios e Serviços Online 22/24

23 7. Conclusões O governo continuará o mesmo O que muda:
A ampliação da sociedade do conhecimento Possibilidade de participação do cidadão Atendimento às suas necessidades As relações G2G, G2B, G2C 23/24

24 Gerente de Projetos Web Ministério do Trabalho e Emprego
8. Contatos André Ribeiro Gerente de Projetos Web Ministério do Trabalho e Emprego 24/24


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