A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aldo Garcia Diretor Comercial Betha Sistemas Aldo Garcia Diretor Comercial Betha Sistemas Graduado em Gestão Pública; Especialização em Redes e Telecomunicações;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aldo Garcia Diretor Comercial Betha Sistemas Aldo Garcia Diretor Comercial Betha Sistemas Graduado em Gestão Pública; Especialização em Redes e Telecomunicações;"— Transcrição da apresentação:

1 Aldo Garcia Diretor Comercial Betha Sistemas Aldo Garcia Diretor Comercial Betha Sistemas Graduado em Gestão Pública; Especialização em Redes e Telecomunicações; Pós-Graduado em Gestão em Vendas; Experiência de 17 anos em Governo/TI. Graduado em Gestão Pública; Especialização em Redes e Telecomunicações; Pós-Graduado em Gestão em Vendas; Experiência de 17 anos em Governo/TI.

2 A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA IMPLEMENTAÇÃO DO PCASP

3 Conceito de Tecnologia Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas.

4 EM UM PASSADO NÃO MUITO DISTANTE... As informações nem podiam ser analisadas em toda plenitude contrapartida as exigências nem se comparam as atuais.

5 E hoje, nós realmente precisamos deles? Há 100 anos, como as empresas agiam sem softwares?

6 Sim!

7 Por que

8 Ciclo de dependência entre as empresas e a tecnologia As demandas vão sendo supridas pelas inovações tecnológicas, gerando mais necessidades; As necessidades formam um ciclo de crescente demanda; As novas tecnologias vão surgindo cada vez mais, gerando mais necessidades; NECESSIDADES DEMANDA INOVAÇÃO

9 Ciclo de dependência entre as empresas e a tecnologia A tecnologia de informação não é apenas importante no sentido de informar, mas também no profundo impacto que causa na maneira pela qual os negócios são realizados. Um exemplo é o do código de barras, que passou por um processo prático e rápido de digitalização, deixando de lado a maneira manual de registrar e identificar um produto.

10 Dificuldades das empresas em acompanhar todo o progresso Novidades tecnológicas têm surgido a cada dia e as empresas em geral têm tido dificuldade em acompanhar todo o progresso que a área de TI tem experimentado nos últimos anos. Na verdade, um sistema já se torna legado praticamente no momento em que é colocado em produção e passa a necessitar de manutenção.

11 Sistemas legados ou sistemas críticos Em uso há muito tempo e desenvolvido com tecnologia supostamente ultrapassada, são peças importantes em uma organização. Na contramão da tecnologia estes sistemas costumam entrar em produção já desatualizados tecnologicamente. Geralmente estes sistemas contêm informações vitais para a organização.

12 Como estão as bases de dados dos sistemas atualmente utilizados nos municípios?

13 E ainda atender as exigências do NBCASP! Como proceder para manter a funcionalidade dos mesmos, sem provocar um impacto negativo ou causar prejuízos a toda a organização?

14 Uma visão além da Tecnologia da Informação A visão de um sistema legado como um conjunto formado por software e hardware é adequada para uma análise técnica. No nível organizacional esta visão deve ser expandida: um sistema legado contém software, hardware, profissionais, processos, regras de negócios e informações geradas e manipuladas por todo o sistema.

15 Uma visão além da Tecnologia da Informação Existem profissionais ligados diretamente a estes sistemas, como analistas, desenvolvedores e administradores de bancos; e existem profissionais que utilizam o sistema, como secretários, diretores, contadores, técnicos, assistentes, auxiliares, etc. No caso de uma mudança, como as promovidas pelo PCASP, é necessário focar o lado humano.

16 O usuário não pode esperar uma solução pronta do sistema. O usuário deve cobrar uma automação, que será acompanhada por ele. SOFTWARE X CONTABILIDADE Qual o papel de cada um no dia- a-dia?

17 Vários erros de contabilização encontrados no final do exercício podem ser verificados no mês em que ocorrem. Tela de pré-validação de encerramento do exercício

18 Permitir que sejam avaliados os eventos contábeis que serão lançados no banco antes mesmo de gravar o cadastro, pode evitar muita dor de cabeça. Tela de pré-validação e verificação de eventos contábeis

19 A Teoria do Faraó! Estamos acostumados a construir uma pirâmide de baixo para cima. Consequentemente nossos esforços frente as mudanças de um mundo globalizado, vão nesta mesma linha de raciocínio. Nos dias de hoje este tipo de procedimento acaba por não surtir muito efeito prático quando se trata de arrumar a casa. A proposta é ir corrigindo conforme a demanda e de forma hierárquica.

20 A Teoria do Faraó! 1. Estratégico: Responsáveis pela definição dos objetivos, planos e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo; 2. Tático: É utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias em objetivos e atividades mais específicas; 3. Operacional: O processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos usuários, implementando os planos específicos.

21 O ótimo é inimigo do bom! Voltaire

22 INTEGRAÇÃO: O MAIOR DESAFIO DAS ENTIDADES e um grande desafio para as Software House.

23 Em tempo real; Automatizadas; Completas; Passíveis de validação; Restritas as permissões; Configuráveis. CONTABILIDADE PATRIMÔNIO PÚBLICO TRIBUTAÇÃO MUNICIPAL FOLHA DE PAGAMENTO COMPRAS E LICITAÇÕES ESTOQUE FATURAMEN- TO DE ÁGUA INTEGRAÇÕES CONTÁBEIS

24 INTEGRAÇÃO COM FOLHA DE PAGAMENTO Provisão, essa é a palavra chave! Folha de Pagamento Contabilidade Folha de Pagamento Contabilidade

25 Integração do sistema Pessoal com a Contabilidade SISTEMA / EXECUÇÃOGESTÃO LANÇAR A DÉBITO SISTEMA PESSOAL Pagamento de férias Rescisão 13º salário Pagamento Antecipado Gestão do Orçamentária Atendimento ao (TCE) Transparência PROCESSOS

26 Integração do sistema Pessoal com a Contabilidade Folha de Pagamento Contabilidade Folha de Pagamento Contabilidade 30 dias após a contratação de um servidor o sistema de Folha de Pagamento deve enviar as informações necessárias para o registro dos 1/12 avos de PROVISÃO DE FÉRIAS; O sistema contábil deve receber as informações e gerar lançamentos a débito e crédito, conforme as exigências legais e validações; Quando o servidor entrar em férias, essas são calculadas no sistema de Folha de Pagamento e este deve enviar as informações atualizadas para a o sistema Contábil; Por fim, o sistema Contábil deve efetuar automaticamente a baixa do valor reconhecido anteriormente, finalizando o ciclo do processo.

27 INTEGRAÇÃO COM A TRIBUTAÇÃO Precisamos ter consciência que cada ação tem uma reação, na Contabilidade. Tributação Contabilidade Tributação Contabilidade

28 Integração do sistema Tributário com Contabilidade SISTEMA / EXECUÇÃOGESTÃO SISTEMA TRIBUTOS LANÇAR A CRÉDITO Lançamento e pagamento de IPTU Juros e multas Dívida Ativa Gestão Orçamentária Atendimento ao (TCE) Transparência PROCESSOS

29 Integração do sistema Tributário com Contabilidade Tributação Contabilidade Tributação Contabilidade No início do ano são gerados na Tributação os lançamentos referentes ao IPTU, que devem ser enviados ao sistema Contábil automaticamente, inclusive os juros e multas em caso de atraso; O sistema contábil deve receber as informações e gerar os lançamentos a débito e crédito, conforme as exigências legais e validações; Quando o contribuinte quitar, esses devem ser baixados no sistema tributário e as informações enviadas para o sistema Contábil, incluindo juros e multas; Por fim, o sistema Contábil deve efetuar automaticamente a baixa do valor reconhecido anteriormente, finalizando o ciclo do processo.

30 "O que não pode ser medido, não pode ser melhorado." "O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. William Edwards Deming físico escocês Lord Kelvin (Séc. XIX)

31 Aldo Garcia Diretor Comercial Betha Sistemas Aldo Garcia Diretor Comercial Betha Sistemas Skype: aldo.souza.garcia Skype: aldo.souza.garcia


Carregar ppt "Aldo Garcia Diretor Comercial Betha Sistemas Aldo Garcia Diretor Comercial Betha Sistemas Graduado em Gestão Pública; Especialização em Redes e Telecomunicações;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google