A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bibliotecários... Até quando?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bibliotecários... Até quando?"— Transcrição da apresentação:

1 BIBLIOTECARIOS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: MUDANÇA DE RÓTULOS, FUNÇÕES OU HABILIDADES

2 Bibliotecários... Até quando?
Bibliotecários com a mesma formação Profissionais com escassez de recursos Profissionais com envolvimento tecnológico Bibliotecários... Até quando?

3 “saber fazer” na era do conhecimento
Como é o bibliotecário da organização de hoje? Quais os fatores que contribuíram para provocar essas mudanças? Questiona-se sobre a forma de resolver os problemas existentes, se surgirão novos problemas que a profissão ainda busca solucionar e se haverá a demanda de novos cursos e outras mudanças nos rótulos ora existentes.

4 Da transição a transformação
Aspectos de transformação do profissional da informação a partir do reconhecimento de novos valores. O profissional não é somente visto como um almoxarife de livros e sim o gerente da informação.

5 Ruptura de valores O meio organizacional necessita pensar em novas estruturas e processos examinando cuidadosamente os tradicionais modelos de gestão baseados na nova ordem, nas normas e nos valores a eles agregados, assimilando as adaptações e produzindo inovações com impactos sobre a estrutura organizacional, nos processos e nas técnicas. Pode-se dizer que os modelos convencionais não respondem adequadamente ao ambiente instalado nas organizações contemporâneas. Domínio pessoal Modelos mentais Visão compartilhada Aprendizagem em grupo Pensamento sistêmico

6 Ambiente Organizacional
As pessoas são forçadas a aprender novas e completas formas de fazer as coisas ou de se comunicar. Essas mudanças possibilitam rápidas modificações em produtos e serviços e até obrigam outras organizações a acompanhar o progresso. A comunicação aperfeiçoada significa mudanças antes visíveis apenas localmente agora experimentadas simultaneamente em toda parte. A integração do Ambiente Organizacional, seja pelas pessoas, seja pelas inovações tecnológicas resulta num bom desempenho no local de trabalho.

7 A Pessoalidade Equipes interdiciplinares de trabalho para promover a pró-atividade do bibliotecário. Busca da ação pró-ativa entre os bibliotecários, evitando uma ação taylorizada ou seja que se separem os que pensam dos que executam. Constante busca do atendimento das necessidades do público.

8 Atividade nas Organizações
Satisfação do usuário Empowerment Eficiência dos serviços Tecnofobia X Tecnoidolatria

9 Novas tecnologias e contínuo aprender
As organizações são as pessoas que nelas atuam, portanto, só aprendem se as pessoas aprendem. As pessoas são consideradas o capital intelectual nas organizações.


Carregar ppt "Bibliotecários... Até quando?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google