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Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós Graduação em Contabilidade Centro Sócio-Econômico Campus Universitário Trindade Caixa Postal 476.

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1 Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós Graduação em Contabilidade Centro Sócio-Econômico Campus Universitário Trindade Caixa Postal 476 Cep: Florianópolis SC Brasil Segunda aula Responsabilidade Social e Sustentabilidade CCN Dra. Elisete Dahmer Pfitscher ; ; ;

2 Pedagogia diretiva Menor proporção Não se trata somente de reprodução de conhecimento O professor é um auxiliar Pedagogia não diretiva O acadêmico já vem com um conhecimento Oportunizar a vivência de pesquisador Levar o indivíduo a conhecer Indicação Pedagógica da Disciplina CRS

3 Pedagogia relacional Agir e problematizar a ação Tudo aquilo que for construído pelo acadêmico patamar para construção do conhecimento Professor e aluno determinam-se mutuamente Reciprocidade do conhecimento Indicação Pedagógica da Disciplina CRS

4 ALVAREZ, Jesús Lizcano. La apuesta estrategica de la gestion contable medio ambiental. Diário Cinco Días, 29 jun AZEVEDO, T. C. Balanço Social das Entidades: Elaboração, Padronização e Regulamentação. Material de apoio para o minicurso. In: V EBECIC, Vitória da Conquista, Bahia, maio (Artigo completo). BARBIERI, José Carlos. CAJAZEIRA, Jorge Emanuel Reis. Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável: Da teoria à prática. São Paulo: Saraiva: BEUREN, I. M. O papel da controladoria no processo de gestão. Contro- ladoria – agregando valor para a empresa. São Paulo: Bookman Cia. Editora, divisão Artmed Editora S.A., Referências

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15 Empirical Identification of Corporate Enviromental Strategies Ökologische Modernisierung, Umweltmanagement und Organisationales Lernen Umweltkennzahlen und ökologische Benchmarks als Erfolgsindikatoren für das Umweltmanagement in Unternehmen der baden-württembergischen Milchwirtschaft Referências

16 INTERNACIONAIS ANTHEAUME, N. Valuing external costs--from theory to practice: implications for full cost environmental accounting. European Accounting Review, v. 13, n. 3, p , BARTOLOMEO, M. et al. Environmental management accounting in Europe: current practice and future potential. European Accounting Review, v. 9, n. 1, p , BELKAOUI, Ahmed. The Impact of the Disclosure of the Environmental Effects of Organizational Behavior on the Market. Financial Management, v. 5, n. 4. Winter, p BLACCONIERE, W. G; PATTEN, D. M. Environmental disclosures, regulatory costs, and changes in firm value. Journal of Accounting and Economics, v. 18, n. 3, p , nov Referências

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22 1.1 Quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial 1.2 Modelo dos três domínios da RS 1.3 Estágios de Responsabilidade Social e Trajetórias convergentes Barbieri e Cajazeira; A responsabilidade Social e sustentabilidade empresarial.

23 A responsabilidade Social das empresas compreende as expectativas econômicas, legais, éticas e discricionárias que a sociedade tem em relação as organizações em dado período. Essas dimensões podem ser visualizadas como seções de uma pirâmide: Filantrópicas; Éticas; Legais e Econômicas Barbieri e Cajazeira; Quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial

24 Pirâmide de Responsabilidade Social de Carroll Responsabilidades Filantrópicas Empresa Cidadã Responsabilidades Éticas Fazer o certo e evitar danos Responsabilidades Legais Obedecer as leis Responsabilidades Econômicas Ser lucrativa Fonte: Adaptado de Carroll (1991, p.42) apud BARBIERI E CAJAZEIRA (2009) 1.1 Quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial

25 Responsabilidades Econômicas Unidade Econômica básica, tem a responsabilidade de produzir bens e serviços que a sociedade deseja e vendê-los com lucro. Todos os demais papéis que ela vier a desempenhar estão condicionados por essas responsabilidades Primeira e Principal Responsabilidade da Empresa Ser Lucrativo Barbieri e Cajazeira; Quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial

26 Responsabilidades Legais Essa dimensão coloca as regras básicas, as leis sob as quais as empresas devem operar. A sociedade espera que se cumpra a missão econômica em uma estrutura legal. Os gestores assumem seu papel na sociedade Obedecer as Leis Barbieri e Cajazeira; Quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial

27 Responsabilidades Éticas Atender a situações (comportamentos e atividades) não cobertos por leis ou aspectos econômicos do negócio. Atender as expectativas dos membros da sociedade Fazer o Certo e Evitar Danos Barbieri e Cajazeira; Quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial

28 Responsabilidades Filantrópicas Também denominada discricionária ou volitiva abrange ações em resposta as expectativas da sociedade no sentido de atuação como bons cidadãos. Comprometimento em ações e programas para promover o bem-estar humano. Atende as escolhas e julgamentos individuais Empresa Cidadã Barbieri e Cajazeira; Quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial

29 Ainda não existe um conceito plenamente aceito sobre responsabilidade social. Confunde-se, muitas vezes, responsabilidade social com ações sociais, reduzindo o seu escopo com atividades de cunho filantrópico. Isto distorce a essência do que se espera em uma conduta socialmente responsável das empresas. Qual a decisão dos gestores quanto a responsabilidade Social? O que é ser uma empresa socialmente responsável? Machado Filho (2006, p ) 1.1 Quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial

30 Modelo surgiu com as críticas referente as quatro responsabilidades. A Filantropia deixa de existir no novo modelo, por ser difícil de identificar as atividades éticas e filantrópicas A Filantropia pode estar sendo praticada apenas por interesses econômicos. Três campos Barbieri e Cajazeira; Modelo dos três domínios da RS

31 Schwart e Carrol (2003, p. 509) apud Barbieri e Cajazeira (2009, p. 57) 1.2 Modelo dos três domínios da RS Ético e econômico Econômico; Legal Ético Legal e ético Exclusivamente econômico Exclusivamente Legal Exclusivamente ético

32 O domínio econômico refere-se às atividades direcionadas para impactos econômicos positivos, diretos e indiretos Maximização de lucro ou do valor das ações Impacto direto Atividades para incrementar as vendas ou para evitar litígios (questões judiciais) Barbieri e Cajazeira (2009, p. 57) 1.2 Modelo dos três domínios da RS

33 O domínio econômico refere-se às atividades direcionadas para impactos econômicos positivos, diretos e indiretos Maximização de lucro ou do valor das ações Impacto direto Ações para melhorar a imagem da empresa Ações para elevar a motivação dos empregados Barbieri e Cajazeira (2009, p. 57) 1.2 Modelo dos três domínios da RS

34 O domínio legal refere-se a normas e princípios legais Três grandes categorias Conformidade Legal Medidas para evitar litígios Medidas antecipatórias às leis Barbieri e Cajazeira (2009, p. 57) 1.2 Modelo dos três domínios da RS

35 O domínio legal refere-se a normas e princípios legais Conformidade Legal Passiva ou acidental: a empresa faz o que deseja e acidentalmente atende a lei. Restrita: a empresa é legalmente compelida a fazer alguma coisa em função da lei, que de outro modo não faria. Barbieri e Cajazeira (2009, p. 58) 1.2 Modelo dos três domínios da RS

36 O domínio legal refere-se a normas e princípios legais Medidas para evitar litígios Ações voltadas para evitar litígios e comportamentos negligentes. Ex.: Encerrar a produção de produtos perigosos ou de atividades prejudiciais ao meio ambiente. Barbieri e Cajazeira (2009, p. 58) 1.2 Modelo dos três domínios da RS

37 O domínio legal refere-se a normas e princípios legais Medidas antecipatórias às leis Ações que antecipam as mudanças das leis. Ex.: Retirar um produto de mercado, quando ele estiver sendo sinalizado como prejudicial ao ser humano. Barbieri e Cajazeira (2009, p. 58) 1.2 Modelo dos três domínios da RS

38 O domínio ético refere-se a responsabilidade da empresa diante das expectativas da população em geral. Três padrões Padrão Convencional Padrão Conseqüencialista Padrão Deontológico Barbieri e Cajazeira (2009, p. 57) 1.2 Modelo dos três domínios da RS Elaboração e aplicação de Códigos formais de ética na empresa O julgamento das ações por suas conseqüências - Verificar os Benefícios líquidos O estudo das noções de obrigação e dever como motivos das ações Sociais desenvolvidas

39 Referencial de excelência para o mundo dos negócios Estágios desde a fase embrionária até a mais avançada Tachizawa (2004) 1.3 Estágios de Responsabili- dade Social e Trajetórias convergentes

40 Estágio 1: A organização não assume responsabilidades perante a sociedade Não há promoção do comportamento ético Não toma ações em relação ao exercício de cidadania 1.3 Estágios de Responsabili- dade Social e Trajetórias convergentes

41 Estágio 2: A organização reconhece os impactos causados por seus produtos, processos e instalações Apresenta ações isoladas a fim de minimizar Busca promover o comportamento ético 1.3 Estágios de Responsabili- dade Social e Trajetórias convergentes

42 Estágio 3: A organização está iniciando a sistematização de um processo de avaliação dos impactos – Formar questões de Lista de verificação Exerce liderança em algumas questões de interesse da comunidade Envolvimento das pessoas em esforços de Desenvolvimento social 1.3 Estágios de Responsabili- dade Social e Trajetórias convergentes

43 Estágio 4: A organização sistematiza os impactos sociais e ambientais- Análise de sustentabilidade Exerce liderança de interesse da comunidade de diversas formas Envolvimento das pessoas em esforços de desenvolvimento social freqüente 1.3 Estágios de Responsabili- dade Social e Trajetórias convergentes

44 Estágio 5: A organização pensa na certificação- Ações Participa de ações não lucrativas Áreas como cultura, assistências social, educação, saúde, ambientalismo e defesa de direitos 1.3 Estágios de Responsabili- dade Social e Trajetórias convergentes

45 A responsabilidade social corporativa enfatiza o impacto das atividades da empresa com os stakeholders. (TINOCO, 2001) Questões sociais e ambientais Governança corporativa, gestão empresarial no campo ético, cultural, político e comercial 1.3 Estágios de Responsabili- dade Social e Trajetórias convergentes

46 A responsabilidade social deve expressar compromisso com os valores, conduta e procedimentos que estimulem o contínuo aperfeiçoamento dos processos empresariais Resultem em preservação e melhoria da qualidade de vida da sociedade, do ponto de vista ético, social e ambiental Tachizawa (2004) 1.3 Estágios de Responsabili- dade Social e Trajetórias convergentes

47 Argumentos favoráveis ao engajamento das empresas em Ações Sociais [...] a firma deve se comportar de uma maneira socialmente responsável, porque é moralmente correto agir assim. Possuem um forte componente normativo Argumento instrumental: O comportamento socialmente responsável beneficiará a empresa como um todo, ao menos no longo prazo Oportunidades de diferenciação em relação ao mercado competitivo. Machado Filho (2006) 1.3 Estágios de Responsabili- dade Social e Trajetórias convergentes

48 Argumentos contrários ao engajamento das empresas em Ações Sociais Os responsáveis pela Responsabilidade Social não são gestores das empresas e sim governo; sindicatos e outras organizações civis, que devem trabalhar para o bom comum. Direito de propriedade: Aumentar o valor do acionista; Incrementar lucros; Beneficiar-se de um ambiente positivo de relacionamento social, por meio de melhoria de imagem ou reputação. Machado Filho (2006) 1.3 Estágios de Responsabili- dade Social e Trajetórias convergentes

49 E a empresa que você está pesquisando... Qual estágio que se encontra? 1.3 Estágios de Responsabili- dade Social e Trajetórias convergentes


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