A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT – CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA 4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT – CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA 4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ"— Transcrição da apresentação:

1

2 CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT – CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA 4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ

3 YOU PRAY Às vezes, por um instante, paro no meio da turbulência do dia, fecho os olhos, tapo os ouvidos e por um instante sinto-me feliz: não estou sozinho, estás comigo. Meu Deus. Ámen.

4 24 OUT |APRESENTAÇÃO PARA QUE ESTAMOS NA TERRA, O QUE DEVEMOS FAZER E COMO NOS AJUDA O ESPÍRITO SANTO DE DEUS A DIGNIDADE DO SER HUMANO I 07 NOV | A DIGNIDADE DO SER HUMANO II 21 NOV | A COMUNHÃO HUMANA 05 DEZ | OS DEZ MANDAMENTOS Capítulo I Ama o Senhor teu Deus… (1º, 2º, 3º) 19 DEZ | Capítulo II AMA O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO I (4º e 5º) 09 JAN |Capítulo II AMA O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO II (6º e 9º) 23 JAN | Capítulo II AMA O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO III (7º, 8º, e 10º) ONDE ESTAMOS? TERCEIRA PARTE A VIDA EM CRISTO

5 OS DEZ MANDAMENTOS MANDAMENTOS LEIS

6 OS DEZ MANDAMENTOS (Ex. 20, 2-17; Dt. 5, 6-21) 1.Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas 2.Não invocar o Santo Nome de Deus em vão 3.Santificar os Domingos e festas de guarda 4.Honrar pai e mãe (e outros legítimos superiores) 5.Não matar (nem causar dano no corpo ou na alma a si mesmo ou ao próximo) 6.Guardar castidade nas palavras e nas obras 7.Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo) 8.Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo) 9.Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos 10.Não cobiçar as coisas alheias.

7 OUTROS MANDAMENTOS… Da sabedoria Budista: É uma vergonha para quem ataca. Maior vergonha para o outro que contra ataca. Vamos viver felizes: não odiando aqueles que nos odeiam. Vamos, portanto, superar a raiva pela bondade, mal pela falsidade, o bem de verdade. Não magoes os outros de formas que seriam prejudiciais para ti mesmo. Quem é egoísta não pode amar os outros.

8 OUTROS MANDAMENTOS… Regras do Sikhismo (India): 1.Abster-se de matar 2.Abster-se de Roubar 3.Abster-se de mentir, caluniar e espalhar boatos 4.Abster-se de Má Conduta Sexual 5.Abster-se de tomar intoxicantes

9 OUTROS MANDAMENTOS… 5 Regras básicas islamicas: (incluidas num nº imenso de obrigações religiosas) 1.Dar em esmola 1/4 dos lucros obtidos 2.Recitar a profissão de fé 3.Jejuar obrigatoriamente no mês de Ramadão. 4.Peregrinar a Meca, pelo menos uma vez na vida.

10 OUTROS MANDAMENTOS… Exemplos de mandamentos do Profeta Maomé: 1. Evite o ilícito para que a pessoa se torne um adorador ainda melhor; 2. Seja grato com as coisas que Deus lhe dá e certamente será uma pessoa mais rica; 3. Faça o bem ao seu vizinho para completar a fé que tem; 4. Deseje aos outros apenas aquilo que deseja para si mesmo e será um verdadeiro muçulmano; 5. Não ria muito, pois o excesso de riso adoece o coração.

11 OUTROS MANDAMENTOS… Código Humanista de 1799 (EUA): Não temer o limite e a liberdade de pensamento. Não se deve causar danos desnecessários a qualquer coisa viva ou ao ambiente. os direitos dos outros. ser honestos. Seremos responsáveis pelas nossas ações. Vamos ser justos em todos os assuntos e com todas as pessoas. Vamos dar atenção à felicidade e ao bem estar dos outros. Devemos ser razoáveis nas nossas ações. Vamos cultivar os nossos valores por palavras e atos nos nossos filhos, familiares, amigos e conhecidos.

12 OS DEZ MANDAMENTOS YOUCAT, Eu sou o Senhor teu Deus, não terás outros deuses além de mim! 2.Não profanarás o nome de Deus! 3.Lembra-te de santificar o Sábado. 4.Honrarás pai e mãe! 5.Não matarás! 6.Não cometerás adultério! 7.Não roubarás! 8.Não darás falso testemunho contra o teu próximo! 9.Não cobiçarás a mulher do teu próximo! 10.Não cobiçarás os bens do teu próximo!

13 OS DEZ MANDAMENTOS Os Dez Mandamentos constituem um conjunto básico de leis divinas e formam o código ético fundamental do judaísmo, cristianismo e islamismo. Madalena Marques

14 OS DEZ MANDAMENTOS Os Mandamentos dizem quem somos… Nos mandamentos se pode compreender toda a nossa vida… Estamos orientados para Deus (do primeiro ao terceiro mandamento)… E para os outros (do quarto ao décimo mandamento)… Somos seres sociais e religiosos. Os Mandamentos são pedagogia do Bem… Os Mandamentos não estão ultrapassados… Não estão condicionados pelo tempo na sua verdade fundamental… Expressam os deveres fundamentais do ser humano perante Deus e o próximo São Mandamentos da Razão, mas também fazem parte da revelação de Deus Os Mandamentos são lugar de relação…

15 OS DEZ MANDAMENTOS 1.Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas 2.Não invocar o Santo Nome de Deus em vão 3.Santificar os Domingos e festas de guarda

16 ADORAR A DEUS O que significa «Não terás outros deuses além de mim» (YOUCAT, 355) Este mandamento proíbe-nos de: Venerar outros deuses ou divindades falsas, adorar um ídolo terreno ou vender a alma a um bem terreno (dinheiro, influência, sucesso, beleza, juventude, etc…) Ser supersticioso, isto é, ao invés de crer no poder, na orientação e na Bênção de Deus, aderir a práticas esotéricas, mágicas ou ocultas, incluindo a adivinhação e o espiritismo; Provocar Deus com palavras e actos; Cometer sacrilégio; Adquirir poder sagrado de um modo corrupto e profanar o sagrado comercialmente (simonia)

17 O NOME DE DEUS

18 Moisés disse ao Senhor: Quando eu for para junto dos israelitas e lhes disser que o Deus de seus pais me enviou a eles, que lhes responderei se me perguntarem qual é o seu nome? O Senhor respondeu a Moisés: EU SOU AQUELE QUE SOU (YAWEH). E acrescentou: Eis como responderás aos israelitas: (Aquele que se chama) EU SOU envia-me junto de vós. Ex 3, 14-15

19

20

21

22

23

24

25

26 O DOMINGO O Domingo, sendo o dia do Senhor, deve ser vivido pelos cristãos como o dia em que Lhe dedicamos, de forma especial, o nosso tempo. O Domingo deve ser vivido de forma diferente dos restantes dias da semana, precisamente para se destacar como dia de especial atenção a Deus. O dever de participação na Eucaristia, pelo menos ao Domingo, é manifestação do carácter especial deste dia, que deve ser, em primeiro lugar, de encontro com Deus. Necessitamos deste encontro, para nos mantermos em união com Deus. Madalena Marques

27 O DOMINGO O Domingo é simplesmente o dia que deve ser dedicado em exclusivo a Deus. Penso que esta exclusividade quererá significar viver/louvar tudo aquilo que Ele criou e nos proporciona viver: o Seu Filho e as consequências do seu existir (Eucaristia…), as obras/valores por Ele preconizados, a minha vida, a minha família, os meios ambientes, os outros, a natureza … Viver o Dia do Senhor é dar-Lhe o valor que ele tem direito/merece por simplesmente me ter criado. João Carlos Rodrigues

28 O DOMINGO Sem Domingo não conseguimos viver Os Mártires cristãos de Abitene, antes de serem executados em 304, pelo imperador Diocleciano, por se terem oposto à proibição da celebração dominical.

29 PRÓXIMA SESSÃO | 19 DE DEZEMBRO Ama o teu próximo como a ti mesmo… Ama o teu próximo como a ti mesmo… quem é o teu próximo? Ninguém, em circunstância alguma pode reivindicar para si o direito de destruir directamente um ser humano inocente? E não directamente? E se não for inocente? É lícito tirar a vida? Se sim, em que circunstâncias? Procura imagens onde se possa contemplar toda a beleza da vida humana. SEGUNDA PARTE, PRIMEIRA SECÇÃO, SEGUNDO CAPÍTULO… Depois de teres chegado aqui NA TUA LEITURA…. Quais as maiores dúvidas que colocas? Partilha as tuas questões! TPC ?

30 PRÓXIMA SESSÃO 19 DE DEZEMBRO OS DEZ MANDAMENTOS Capítulo II AMA O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO I (4º e 5º)

31 YOU PRAY Deus, cuja Palavra criou o mundo E cuja vontade o mundo guarda: Vós envolveis o dia na luz graciosa, No sono compassivo, na noite escura. Convosco sonha o profundo do nosso coração, Quando agora o descanso nos envolve. O sono renova o nosso corpo E o restabelece com novas forças. A Vós o louvor, Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Poder Trino que tudo comanda, Protegei os que em vós confiam. Ámen. Santo Ambrósio de MIlão

32


Carregar ppt "CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT – CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA 4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google