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1 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária Dr.ª Carla Patrocínio/Dr. Rui Mendes Gabinete.

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1 1 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária Dr.ª Carla Patrocínio/Dr. Rui Mendes Gabinete de Estudos e Planeamento Instituto Superior Técnico - Apresentação Institucional – Santiago do Chile, 17 de Março de 2003

2 2 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária - Introdução - Ensino Investigação e Desenvolvimento Ligação à Sociedade Site Internet:

3 3 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária - Características Gerais - 11 Departamentos/Secções Autónomas 21 Licenciaturas (8649 Alunos) 19 Mestrados (910 Alunos) 5 Pós-Graduações 21 Doutoramentos (629 Alunos) 830 Docentes 600 Não Docentes

4 4 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária - Processo de Incorporação das Novas Tecnologias na Docência - Desde 1996 – criação do Núcleo de Audiovisuais: Apoio técnico e humano às salas de aula Apoio às actividades científicas, pedagógicas, desportivas, ou culturais Apoio a entidades externas ao IST Em 2001 – criação do GAEL (Gabinete de Apoio à Produção de Conteúdos e E-learning no IST): Apoio técnico na área da produção de conteúdos de apoio ao ensino, através de pessoal altamente especializado Envolvimento em diversos programas europeus de apoio às novas tecnologias – destaque (Portal e-escola.utl.pt) Maior parte das disciplinas possui conteúdos não interactivos nas respectivas páginas

5 5 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária - Quais as Metodologias de Ensino mais utilizadas? - Tipo de aulas ministradas: Aulas Teóricas – 48% Aulas Práticas – 25% Aulas Teórico-Práticas – 16% Aulas de Laboratório – 11% Apoio Audiovisual à docência (aulas teóricas, práticas e teórico- práticas): Equipamento de som com mesa de mistura e amplificador; Gravadores de som e de vídeo Projectores portáteis Projector de diapositivos Diverso equipamento de pós-produção Existência de LTIs (Laboratórios de Tecnologias de Informação), disponíveis pata os alunos das várias licenciaturas do IST

6 6 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária - Avaliação do Impacto das Novas Tecnologias no Melhoramento da Docência - Não existiu um processo de avaliação em concreto, embora existam alguns resultados relativamente à avaliação das licenciaturas deste último ano: Apenas numa das quatro licenciaturas avaliadas, existe uma satisfação acima da média, com a promoção e disponibilização de material multimédia de apoio do IST à actividade docente; De 13 indicadores avaliados em relação às condições de trabalho, o material didáctico é dos mais satisfatórios para os docentes (mais de 80% das opiniões são satisfatórias nas 4 licenciaturas avaliadas)

7 7 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária - Preparação dos Docentes para as Novas Metodologias da Docência (1) - Promoção anual por parte da Reitoria da UTL de cursos de formação pedagógica para docentes: Página com informação pormenorizada (http://www.utl.pt/noticias/cursosdoc0203.htm)http://www.utl.pt/noticias/cursosdoc0203.htm Cursos realizados sem encargos para os docentes da UTL Exemplos de cursos ministrados: Técnicas de Gestão de Tempo e Diminuição de Stress Técnicas de Leitura Rápida Técnicas de Voz e Comportamento Formação para a Didáctica Universitária

8 8 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária - Preparação dos Docentes para as Novas Metodologias da Docência (2) - Realização em 2002 de um debate público sobre Formação e Avaliação Pedagógica dos Docentes Universitários: Quando e que tipo de formação pedagógica deve ser ministrada aos docentes? De quem deve ser a responsabilidade da organização das acções de formação? Como e por quem deve ser realizada a avaliação pedagógica dos docentes? Deverá existir uma avaliação efectuada às capacidades pedagógicas por outros docentes? Qual o impacto da avaliação pedagógica efectuada pelos alunos na progressão da carreira docente? De que formas devem ser realizados os inquéritos aos alunos

9 9 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária - Preparação dos Docentes para as Novas Metodologias da Docência (3) - Propostas do IST para a formação pedagógica e didáctica dos docentes: Promoção de cursos de formação pedagógica (preparação e organização de disciplinas; técnicas de ensino; metodologias de avaliação); Assistentes no âmbito das respectivas provas devem obter aprovação num desses cursos Professores Auxiliares sem número de anos de docência requeridos, devem obter aprovação em dois deste cursos IST garante o funcionamento, em cada ano lectivo, de dois módulos de entre um conjunto de temas a definir Cursos criados devem estender-se a toda a população docente do IST

10 10 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária - Preparação dos Docentes para Utilização das Novas Tecnologias no Apoio à Docência (1) - O IST, de forma inovadora, disponibilizou determinados cursos de formação, para melhor acompanhar a evolução dos utensílios pedagógicos e para se dotar do pessoal docente mais qualificado para os novos campos de actuação na Universidade, nomeadamente: Técnicas e Práticas de Ensino à Distância – com a duração de 30 horas, tem como objectivos, Melhorar a capacidade de intervenção neste domínio em formato síncrono; Preparar, adequar e incentivar o uso das novas tecnologias e metodologias que facilitem quer o processo de aprendizagem, quer o processo de transmissão dos conhecimentos.

11 11 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária - Preparação dos Docentes para Utilização das Novas Tecnologias no Apoio à Docência (2) - Formação de Docentes em E-Learning – com a duração de 30 horas, tem como objectivos, Integrar a formação online e gestão do conhecimento; Conceber conteúdos pedagógicos para E-Learning, identificando vantagens e desvantagens deste tipo de formação; Definir o sistema de avaliação; Identificar as diferentes componentes de uma infra-estrutura tecnológica; Saber utilizar o LMS – Learning Management System; Apresentação de diversos estudos de caso de conteúdos e sistemas de E-Learning.

12 12 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária - Políticas de Incentivos ao Melhoramento da Docência (1) - Desde 1993/94 – promoção de exercícios de avaliação do desempenho na actividade de ensino: Criação de estruturas e garantia de existência dos meios necessários à realização regular dos exercícios de avaliação externa e interna das licenciaturas; Instituição de um sistema simples e eficaz de recolha, processamento e divulgação da informação; Adequar este processo à própria organização curricular do IST (gestão dos programas das licenciaturas; valorização das actividades de ensino; melhoria das condições e meios que sustentam a actividade lectiva.

13 13 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária - Políticas de Incentivos ao Melhoramento da Docência (2) - Desde 1992/93, como parte integrante do sistema global de avaliação pedagógica, o IST promove semestralmente a avaliação de cada uma das disciplinas leccionadas, assim como do desempenho dos respectivos docentes: Responsabilidade do Conselho Pedagógico Objectivo – determinar a eficácia do funcionamento de cada disciplina inserida nos currículos, o que deverá suscitar nos alunos e docentes, uma participação mais activa, crítica e responsabilizada, nomeadamente para facilitar o reajustamento de conteúdos e métodos de aprendizagem e de ensino; Repercussões –maior envolvimento em solucionar situações menos claras; valorização efectiva da componente pedagógica no docente; as informações disponibilizadas permitem o reajuste, a reflexão e a autocrítica sobre o respectivo trabalho. Criação do GAEL

14 14 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária - Mecanismos de Difusão das Experiências/Inovações na Docência (1) - Jornadas Pedagógicas: uma vez por ano, o Conselho Pedagógico promove estes encontros entre alunos e docentes. Os objectivos são: Apresentação global dos resultados anuais da avaliação das licenciaturas – relatórios de auto-avaliação; Apresentação dos resultados semestrais dos inquéritos de avaliação do funcionamento das disciplinas; Outro tipo de dados – análise do desempenho relativo dos docentes, casos extremos, taxas de adesão aos inquéritos, identificação das principais deficiências na aprendizagem por parte dos alunos e ao nível da coordenação dos cursos e condições de trabalho; Por último, é solicitado aos docentes a apresentação de experiências inovadoras no campo da actividade docente.

15 15 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária - Mecanismos de Difusão das Experiências/Inovações na Docência (2) - No ano lectivo 2000/2001 foi realizado o III Simpósio Pedagogia na Universidade, sob a forma de 5 jornadas: O Papel da Pedagogia no Ensino Superior em Portugal O Ensino da Matemática no Ensino Superior em Portugal Sucesso e Insucesso Escola – Causas, Estudos de Caso e Soluções O Estudante nas Escolas da UTL (Univ. Técnica de Lisboa) Metodologias de Ensino e de Avaliação O GEP (Gabinete de Estudos e Planeamento), participou nas 3ªs e 4ªs Jornadas tendo apresentado duas comunicações: Perfil do Aluno Universitário do IST Abandono Universitário – Estudo de Caso no IST

16 16 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária - Opinião sobre Cursos On-Line - O IST considera importante e vantajoso, desde que: Existam algumas aulas presenciais A interacção entre alunos e docentes é fundamental As Novas Tecnologias não devem desprezar o contacto absolutamente indispensável para uma comunicação directa entre docentes e discentes

17 17 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária - Registo de Utilizador no IST - Cada aluno que ingressa no IST tem um endereço de e umusername, atribuídos automaticamente; O username permite aceder ao sistema informático, cujas aplicações prevêem um acesso via internet para os alunos fazerem a sua inscrição em disciplinas, consultar o seu currículo, etc. Hardware – os alunos têm à sua disposição os LTIs - Tipo de Tecnologia Disponibilizada nas Salas de Aula - A quase totalidade das salas de aula têm projector de acetatos; Existem anfiteatros com projector multimédia (vídeo e computador) Rede de LTIs (Laboratórios de Tecnologias de Informação), disponíveis para todos os alunos, num total de 413 postos de trabalho

18 18 As Novas Tecnologias de Informação e Comunicações e o Melhoramento da Qualidade da Docência Universitária - Infra-Estrutura Tecnológica de Apoio à Docência no IST - O CIIST (Centro de Informática do IST) presta todo o apoio informático (hardware e software); Actual sistema de gestão académico do IST – APLICA: tem quase 20 anos e não responde às necessidades actuais em termos de informação; Paralelamente, e no âmbito dos processos de Avaliação e Acreditação, foi desenvolvido o SIGLA (Sistema de Informação para a Gestão de Licenciaturas e Avaliação), cujos objectivos visam: facilitar o dia o dia de todos os intervenientes nos processos de coordenação, gestão e avaliação de licenciaturas; Incrementar a qualidade de ensino e aprendizagem no IST. Actualmente, o sistema informático do IST encontra-se em profunda reestruturação através do projecto FÉNIX, cujo objectivo é criar um novo sistema de gestão académica e integrada que responda às necessidades actuais de todos os intervenientes no processo educativo (serviços, professores e alunos).


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