A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P ROJETO DE D ESENVOLVIMENTO P ROFISSIONAL 2010 ÁREA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P ROJETO DE D ESENVOLVIMENTO P ROFISSIONAL 2010 ÁREA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 P ROJETO DE D ESENVOLVIMENTO P ROFISSIONAL 2010 ÁREA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

2 Título do Projeto: EDUCAR PARA PRESERVAR GDP: AÇÃO CIDADÃ E. E. Cônego José Ermelindo de Souza Araponga – MG SRE: Ponte Nova

3 Identificação da Equipe:

4 Objetivo Geral:

5 Objetivos Específicos:

6 Ações Desenvolvidas: 1- Reuniões com os integrantes do GDP para estudos dos módulos, planejamento,execução e avaliação das a ç ões propostas nos objetivos espec í ficos. As reuniões foram realizadas no início e término de cada objetivo específico, possibilitando aos integrantes do GDP um aprofundamento teórico na área da Educação Ambiental, além de um acompanhamento efetivo dos resultados obtidos e reelaboração de aspectos que precisavam ser alterados no plano de projeto.

7 2- Estudo de textos, debates e entrevistas sobre os tipos de agricultura do município, manejo e conservação do solo, controle ecológico de pragas e doenças e os malefícios dos agrotóxicos para a saúde humana e o ambiente. Atividade planejada pelo GDP, executada pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio, sob a orientação dos professores de Geografia, Ciências e Língua Portuguesa. Resultado observado: Comunidade escolar informada sobre as práticas agroecológicas utilizadas no município e da importância da busca de alternativas que reduzam o uso de agrotóxicos na agricultura. Troca de conhecimentos e experiências entre os educandos com agricultores e outros membros da comunidade local.

8 3- Pesquisas e debates sobre a história e a evolução da qualidade do café em Araponga. Atividade planejada pelo GDP, em parceria com o CTA e APECEA. Participantes: Alunos do Ensino Fundamental, EJA, parceiros e professor de História. Resultado observado: Integração entre os conhecimentos adquiridos na escola com os adquiridos fora dela. Conhecimento da realidade local. Maior integração da comunidade escolar.

9 4- Realização de oficinas temáticas e práticas sobre técnicas agroecológicas: Manejo nutricional Produção e plantio de mudas Minhocário

10 Produção de Biofertilizantes Tipos de solos

11 Preparo de canteiros e sementeiras As oficinas temáticas e práticas foram realizadas em parceria com estudantes do curso de Biologia da UFV e representantes do CTA. Participantes: Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e integrantes do GDP. Resultado Observado: Comunidade escolar informada sobre as técnicas ecologicamente sustentáveis utilizadas na horta escolar e estimulados a aplicá-las em suas residências ou no setor de trabalho. Mudança de hábitos nos educandos visando melhoria da saúde e da qualidade de vida.

12 3– Confecção de folders ilustrativo sobre o Horta Orgânica e controle ecológico de pragas e doenças. Produtos mais Significativos: 1-Registro audiovisual e escrito das ações desenvolvidas através de confecção painéis e panfletos sobre a questão dos agrotóxicos e controle alternativos de pragas e doenças nas plantações 2-Produção de uma linha do tempo sobre a cafeicultura de Araponga.

13 ESTUDOS COMPLEMENTARES: Módulo de Estudo da Área de Educação Ambiental- PDP 2010 Educação Ambiental nas escolas – O que temos oferecido e quais saberes nossos estudantes têm potencializado? Agroecologia Aplicada: Práticas e Métodos para uma Agricultura de Base Ecológica- EMATER/RS – André Michel Muller, Gervásio Paulus, Luiz Antônio Rocha Barcellos ASSIS, Geraldo. G. Conhecer Araponga. Edição 1ª Editora Jard Produções Gráficas Ltda.* Biofertilizantes e caldas alternartivas – Departamento Técnico / Sete Lagoas- EMATER- MG Horta Agroecológica- A vida brotando da terra. 1ª Edição. Fundação Arcelor Mittal Acesita – LELIS, Carlos. D. Historia de Araponga. Edição 1ª. Editora Imprensa Oficial. Ano 1986* Portaria Nº 773, de 12 de maio de 2006, que institui indicação geográfica protegida e marca geográfica na região das Matas de Minas no âmbito do programa mineiro de incentivo a certificação de origem e qualidade do café- CERTICAFÉ.

14 DIVULGAÇÃO DO PROJETO Nas reuniões com pais e representantes das entidades locais e regionais. Através de trabalhos elaborados pelos alunos –folders, pesquisas, entrevistas, aula de campo, painéis. Na Feira do saber II. DEPOIMENTOS O desenvolvimento do projeto Educar para Preservar, baseado em uma metodologia construtiva, reflexiva, interativa e lúdica, possibilitou aos envolvidos no projeto, aprendizagens individuais e coletivas sobre questões ambientais, além de um olhar mais reflexivo e crítico de suas atitudes em relação ao meio.( Integrantes do GDP Ação Cidadã). Os participantes do GDP Ação Cidadã desenvolveram o Projeto de forma comprometida e responsável, através de um trabalho interdisciplinar e colaborativo, possibilitando um maior envolvimento da escola com comunidade local, no intuito de transformar a realidade por meio de ações pedagógicas diversificadas e reflexivas. ( Coordenadora do GDP).

15 Alessandra Ap. Toledo Ribas Ana Cristina Alves Arlindo Antônio Miranda Gilson Saraiva Nogueira Joana Darc Macedo Lopes João Arley de Jesus Marcelo Nunes Pereira Márcio José G de Assis Maria Aparecida R de Assis Maria Célia G. Jacovine Márcia Cristina Gonzaga Marinalva F. de Paula Regiane Teixeira Lopes Rosangela G. Jacovine Participantes


Carregar ppt "P ROJETO DE D ESENVOLVIMENTO P ROFISSIONAL 2010 ÁREA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google