A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Desenvolvimento Profissional ÁREA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Desenvolvimento Profissional ÁREA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Desenvolvimento Profissional 2010 ÁREA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

2 Título do Projeto: EDUCAR PARA PRESERVAR
GDP: AÇÃO CIDADÃ E. E. Cônego José Ermelindo de Souza Araponga – MG SRE: Ponte Nova

3 Identificação da Equipe:
Integrantes do grupo: 13 professores e 01 supervisora Coordenação: Maria Aparecida Rodrigues de Assis Sub-Coordenação: Márcio José Gonçalves de Assis Demais participantes: Alunos do Ensino Fundamental e Médio e EJA. Parceiros – IEF, APCEA , CTA . Estagiários da UFV – Universidade Federal de Viçosa Funcionários da Escola. Comunidade local.

4 Objetivo Geral: Levar a comunidade escolar a refletir, de modo crítico e participativo, sobre as práticas agroecológicas utilizadas no município, relacionando-as como uma resposta aos impactos causados pela agricultura convencional, de forma que o educando busque soluções individuais e coletivas para questões sociais e ambientais e integre ao seu modo de vida hábitos mais sustentáveis e eficientes.

5 Objetivos Específicos:
Objetivo específico 1: Promover o aprofundamento teórico dos participantes do Grupo GDP na área da Educação Ambiental, através da realização do Plano de Estudos . Objetivo específico 2: Refletir com o educando sobre os tipos de agricultura do município, tendo por base a preservação do meio natural e a história local. Objetivo específico 3: Estimular a comunidade escolar a adotar práticas agroecológicas em suas residências ou na comunidade local. Objetivo específico 4: Realizar a Avaliação processual.

6 Ações Desenvolvidas: 1- Reuniões com os integrantes do GDP para estudos dos módulos, planejamento ,execução e avaliação das ações propostas nos objetivos específicos. As reuniões foram realizadas no início e término de cada objetivo específico, possibilitando aos integrantes do GDP um aprofundamento teórico na área da Educação Ambiental, além de um acompanhamento efetivo dos resultados obtidos e reelaboração de aspectos que precisavam ser alterados no plano de projeto.

7 2- Estudo de textos, debates e entrevistas sobre os tipos de agricultura do município, manejo e conservação do solo, controle ecológico de pragas e doenças e os malefícios dos agrotóxicos para a saúde humana e o ambiente. Atividade planejada pelo GDP, executada pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio, sob a orientação dos professores de Geografia, Ciências e Língua Portuguesa. Resultado observado: Comunidade escolar informada sobre as práticas agroecológicas utilizadas no município e da importância da busca de alternativas que reduzam o uso de agrotóxicos na agricultura. Troca de conhecimentos e experiências entre os educandos com agricultores e outros membros da comunidade local.

8 3- Pesquisas e debates sobre a história e a evolução da qualidade do café em Araponga.
Atividade planejada pelo GDP, em parceria com o CTA e APECEA. Participantes: Alunos do Ensino Fundamental, EJA , parceiros e professor de História. Resultado observado: Integração entre os conhecimentos adquiridos na escola com os adquiridos fora dela. Conhecimento da realidade local. Maior integração da comunidade escolar.

9 Produção e plantio de mudas
4- Realização de oficinas temáticas e práticas sobre técnicas agroecológicas: Produção e plantio de mudas Manejo nutricional Minhocário

10 Produção de Biofertilizantes
Tipos de solos Produção de Biofertilizantes

11 Preparo de canteiros e sementeiras
As oficinas temáticas e práticas foram realizadas em parceria com estudantes do curso de Biologia da UFV e representantes do CTA. Participantes: Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e integrantes do GDP. Resultado Observado: Comunidade escolar informada sobre as técnicas ecologicamente sustentáveis utilizadas na horta escolar e estimulados a aplicá-las em suas residências ou no setor de trabalho. Mudança de hábitos nos educandos visando melhoria da saúde e da qualidade de vida.

12 Produtos mais Significativos:
2-Produção de uma linha do tempo sobre a cafeicultura de Araponga. 1-Registro audiovisual e escrito das ações desenvolvidas através de confecção painéis e panfletos sobre a questão dos agrotóxicos e controle alternativos de pragas e doenças nas plantações 3– Confecção de folders ilustrativo sobre o Horta Orgânica e controle ecológico de pragas e doenças.

13 ESTUDOS COMPLEMENTARES:
Módulo de Estudo da Área de Educação Ambiental- PDP 2010  Educação Ambiental nas escolas – O que temos oferecido e quais saberes nossos estudantes têm potencializado? Agroecologia Aplicada: Práticas e Métodos para uma Agricultura de Base Ecológica- EMATER/RS – André Michel Muller, Gervásio Paulus , Luiz Antônio Rocha Barcellos ASSIS, Geraldo. G. Conhecer Araponga. Edição 1ª Editora Jard Produções Gráficas Ltda.* Biofertilizantes e caldas alternartivas – Departamento Técnico / Sete Lagoas- EMATER- MG Horta Agroecológica- “A vida brotando da terra”. 1ª Edição. Fundação Arcelor Mittal Acesita – 2009. LELIS, Carlos. D. Historia de Araponga. Edição 1ª. Editora Imprensa Oficial. Ano 1986* Portaria Nº 773, de 12 de maio de 2006, que institui indicação geográfica protegida e marca geográfica na região das Matas de Minas no âmbito do programa mineiro de incentivo a certificação de origem e qualidade do café- CERTICAFÉ.

14 DIVULGAÇÃO DO PROJETO DEPOIMENTOS
Nas reuniões com pais e representantes das entidades locais e regionais. Através de trabalhos elaborados pelos alunos –folders, pesquisas, entrevistas, aula de campo, painéis. Na Feira do saber II. DEPOIMENTOS O desenvolvimento do projeto Educar para Preservar, baseado em uma metodologia construtiva, reflexiva, interativa e lúdica, possibilitou aos envolvidos no projeto, aprendizagens individuais e coletivas sobre questões ambientais, além de um olhar mais reflexivo e crítico de suas atitudes em relação ao meio.( Integrantes do GDP Ação Cidadã). Os participantes do GDP Ação Cidadã desenvolveram o Projeto de forma comprometida e responsável, através de um trabalho interdisciplinar e colaborativo, possibilitando um maior envolvimento da escola com comunidade local, no intuito de transformar a realidade por meio de ações pedagógicas diversificadas e reflexivas. ( Coordenadora do GDP).

15 Participantes Alessandra Ap. Toledo Ribas Ana Cristina Alves
Arlindo Antônio Miranda Gilson Saraiva Nogueira Joana Darc Macedo Lopes João Arley de Jesus Marcelo Nunes Pereira Márcio José G de Assis Maria Aparecida R de Assis Maria Célia G. Jacovine Márcia Cristina Gonzaga Marinalva F. de Paula Regiane Teixeira Lopes Rosangela G. Jacovine


Carregar ppt "Projeto de Desenvolvimento Profissional ÁREA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google