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I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade.

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Apresentação em tema: "I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade."— Transcrição da apresentação:

1 I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio Programação geral do evento Programação geral do evento Trabalhos Créditos Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do Núcleo de Educação do Campo da UFRB Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do Núcleo de Educação do Campo da UFRB Comissão Organizadora Comissão Organizadora Comissão Científica Apresentação

2 O SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRB decorre de várias atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no CFP/UFRB no período entre , que, progressivamente, culminaram com a implantação do Programa de Educação do Campo, hoje constituído pela oferta de vários cursos de formação de professores que cobrem da graduação à pós-graduação strictu sensu, quais sejam: i) o curso de pós-graduação lato sensu em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro, criado em 2010; ii) o curso de pós-graduação strictu sensu, Mestrado Profissional em Educação do Campo, implantado em 2012; iii) dois cursos de Licenciatura em Educação do Campo (campus Amargosa e Feira de Santana), ambos aprovados pelo PROCAMPO/SECADI/MEC, em 2012, e em fase de implantação; iv) o curso de Bacharelado Tecnólogo em Agroecologia (Escola Família Agrícola do Sertão/EFASE, Monte Santo-BA), aprovado pelo PRONERA/INCRA/MDA em 2012 e, também, em fase de implantação. As discussões iniciaram-se em 2007 quando se criou a disciplina Educação do Campo no curso de Licenciatura em Pedagogia. Em 2008 teve início o Projeto de Pesquisa Ruralidades diversas-diversas ruralidades, sujeitos, instituições e práticas pedagógicas nas escolas do campo da Bahia-Brasil, uma elaboração dos grupos de pesquisa GRAFHO/UNEB e do CAF/UFRB, financiado pela FAPESB e, também, pelo CNPq. O SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRB decorre de várias atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no CFP/UFRB no período entre , que, progressivamente, culminaram com a implantação do Programa de Educação do Campo, hoje constituído pela oferta de vários cursos de formação de professores que cobrem da graduação à pós-graduação strictu sensu, quais sejam: i) o curso de pós-graduação lato sensu em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro, criado em 2010; ii) o curso de pós-graduação strictu sensu, Mestrado Profissional em Educação do Campo, implantado em 2012; iii) dois cursos de Licenciatura em Educação do Campo (campus Amargosa e Feira de Santana), ambos aprovados pelo PROCAMPO/SECADI/MEC, em 2012, e em fase de implantação; iv) o curso de Bacharelado Tecnólogo em Agroecologia (Escola Família Agrícola do Sertão/EFASE, Monte Santo-BA), aprovado pelo PRONERA/INCRA/MDA em 2012 e, também, em fase de implantação. As discussões iniciaram-se em 2007 quando se criou a disciplina Educação do Campo no curso de Licenciatura em Pedagogia. Em 2008 teve início o Projeto de Pesquisa Ruralidades diversas-diversas ruralidades, sujeitos, instituições e práticas pedagógicas nas escolas do campo da Bahia-Brasil, uma elaboração dos grupos de pesquisa GRAFHO/UNEB e do CAF/UFRB, financiado pela FAPESB e, também, pelo CNPq. I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio

3 Como atividade deste projeto foi realizado no CFP, em abril de 2009, o Seminário Ruralidades, Currículo e Formação: sujeitos, práticas pedagógicas e multisseriação. Este evento, contou com a participação de 312 participantes e nele foram apresentados 45 trabalhos. A partir da inserção neste projeto, docentes do CFP geraram uma produção sistematizada em capítulos de livros e artigos publicados em anais de eventos e/ou periódicos de nível internacionais, nacionais e estaduais. Em setembro/2009 iniciou-se o projeto de extensão Educação do Campo em Amargosa: reconstruindo seus caminhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Amargosa-Ba. O ensejo desta experiência permitiu a organização do I, II e III Encontro de Educação do Campo de Amargosa (2010, 2011 e 2012); e, por fim, na proposição dos cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação do Campo, do Mestrado Profissional em Educação do Campo e da Licenciatura em Educação do Campo, conforme apontado. Entre o final de 2010 e inicio de 2011 tivemos a aprovação de três projetos institucionais que contribuíram para fortalecer a discussão sobre Educação do Campo: i) o PIBID Classes Multisseriadas nas Escolas do Campo; ii) o PET AFIRMAÇÃO: Acesso e Permanência de Jovens de Comunidades Negras Rurais no ensino superior.iii) o PET Educação e Sustentabilidade. Como atividade deste projeto foi realizado no CFP, em abril de 2009, o Seminário Ruralidades, Currículo e Formação: sujeitos, práticas pedagógicas e multisseriação. Este evento, contou com a participação de 312 participantes e nele foram apresentados 45 trabalhos. A partir da inserção neste projeto, docentes do CFP geraram uma produção sistematizada em capítulos de livros e artigos publicados em anais de eventos e/ou periódicos de nível internacionais, nacionais e estaduais. Em setembro/2009 iniciou-se o projeto de extensão Educação do Campo em Amargosa: reconstruindo seus caminhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Amargosa-Ba. O ensejo desta experiência permitiu a organização do I, II e III Encontro de Educação do Campo de Amargosa (2010, 2011 e 2012); e, por fim, na proposição dos cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação do Campo, do Mestrado Profissional em Educação do Campo e da Licenciatura em Educação do Campo, conforme apontado. Entre o final de 2010 e inicio de 2011 tivemos a aprovação de três projetos institucionais que contribuíram para fortalecer a discussão sobre Educação do Campo: i) o PIBID Classes Multisseriadas nas Escolas do Campo; ii) o PET AFIRMAÇÃO: Acesso e Permanência de Jovens de Comunidades Negras Rurais no ensino superior.iii) o PET Educação e Sustentabilidade. I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio

4 A pós-graduação lato sensu em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro criada em dezembro/2010 ampliou as perspectivas de trabalho do grupo, gerou intercâmbios profícuos com outros pesquisadores e, assim, contribuiu para elevar uma discussão ate então considerada marginal no Centro, a outro patamar. Fruto deste novo movimento o grupo realizou, em parceria com o curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFBA, o Seminário Realidades, contradições e possibilidades da Educação do Campo no Recôncavo e Vale do Jiquiriçá, ocorrido na Câmara de Vereadores de Cruz das Almas-Ba, em 27/04/2012. Este evento ensejou a criação do Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá. Posteriormente, entre 29 e 31 de agosto de 2012 foi realizado o SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, que ocorreu no Centro de Formação de Professores, campus Amargosa. Este evento reuniu cerca de 540 participantes de vários estados. O envolvimento dos pesquisadores do CFP com a temática Educação do Campo tem contribuído para fortalecer a proposição de projetos e a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso no âmbito da graduação e da pós-graduação. Balanço realizado em fevereiro de 2013 nos permite constatar no Centro a existência de 82 TCC, sendo 20 na Graduação, 48 na A pós-graduação lato sensu em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro criada em dezembro/2010 ampliou as perspectivas de trabalho do grupo, gerou intercâmbios profícuos com outros pesquisadores e, assim, contribuiu para elevar uma discussão ate então considerada marginal no Centro, a outro patamar. Fruto deste novo movimento o grupo realizou, em parceria com o curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFBA, o Seminário Realidades, contradições e possibilidades da Educação do Campo no Recôncavo e Vale do Jiquiriçá, ocorrido na Câmara de Vereadores de Cruz das Almas-Ba, em 27/04/2012. Este evento ensejou a criação do Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá. Posteriormente, entre 29 e 31 de agosto de 2012 foi realizado o SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, que ocorreu no Centro de Formação de Professores, campus Amargosa. Este evento reuniu cerca de 540 participantes de vários estados. O envolvimento dos pesquisadores do CFP com a temática Educação do Campo tem contribuído para fortalecer a proposição de projetos e a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso no âmbito da graduação e da pós-graduação. Balanço realizado em fevereiro de 2013 nos permite constatar no Centro a existência de 82 TCC, sendo 20 na Graduação, 48 na I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio

5 Especialização e 12 no Mestrado. Deste quantitativo, 48 foram concluídos e 34 encontram-se em andamento. Esta ascendente trajetória, ainda que cumprida em um curto espaço de tempo, mostra um acumulo teórico e político do CFP em torno da temática Educação do Campo e lhe credenciou a propor um encontro de nível internacional para debater o tema. O objetivo maior do evento foi reunir pesquisadores de diversas universidades brasileiras e latinoamericanas para avaliar o contexto atual da Educação do Campo na America Latina, focando-o em três perspectivas: 1) o contexto geopolítico do campo na América Latina neste início de milênio; 2) as políticas educacionais destinadas aos sujeitos do campo; 3) as práticas educativas implementadas no contexto da educação do campo e seus vínculos e afastamentos com o universo sócio- político e cultural do campo latinoamericano. Especialização e 12 no Mestrado. Deste quantitativo, 48 foram concluídos e 34 encontram-se em andamento. Esta ascendente trajetória, ainda que cumprida em um curto espaço de tempo, mostra um acumulo teórico e político do CFP em torno da temática Educação do Campo e lhe credenciou a propor um encontro de nível internacional para debater o tema. O objetivo maior do evento foi reunir pesquisadores de diversas universidades brasileiras e latinoamericanas para avaliar o contexto atual da Educação do Campo na America Latina, focando-o em três perspectivas: 1) o contexto geopolítico do campo na América Latina neste início de milênio; 2) as políticas educacionais destinadas aos sujeitos do campo; 3) as práticas educativas implementadas no contexto da educação do campo e seus vínculos e afastamentos com o universo sócio- político e cultural do campo latinoamericano. I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio

6 Presidentes da Comissão Organizadora: Fábio Josué de Souza Santos Silvana Lúcia da Silva Lima Comissão da Secretaria: Priscila Teixeira Silva Eugênia da Silva Pereira Jaqueline de Souza Barreto Santos Caliane Costa dos Santos da Conceição José da Rocha Coqueiro Rosiane Teixeira Coordenação dos Monitores: Terciana Moura Vidal Kaique Botelho Comissão de Infraestrutura: Márcia Luzia Cardoso Neves Márcia Batista de Almeida Ednéia Oliveira dos Santos Deise Soraia Galvão Cristina Suedy Sousa Comissão de Comunicação: Vânia Marques Pinto Kássio Ricardo Nascimento Elisângela Nascimento Kaique Botelho Selidalva Gonçalves Leila Silva Comissão de Cultura: Andréia Santos Cheirla Souza Cleber Eduão Ferreira Kássio Ricardo Nascimento Léia Nascimento Núzia Mara Santos Tábata Figueiredo Van Couto Gilmar Andrade Coordenação da Comissão Científica: Fábio Josué Santos Terciana Moura Vidal Silvana Lúcia da Silva Lima Magnólia pereira dos Santos Gilmar Vieira Freitas Sara Jane Cerqueira Bezerra Cassiana Mendes dos Santos Almeida Ednalva Fiuza de Santana Comissão de Finanças: Rita de Cácia dos Santos Chagas Nilson Roseira Cassiana Mendes dos Santos Almeida Lília Mascarenhas Arte: Arinaldo Teixeira Web designer: César Velame (assessoria de comunicação da UFRB) Designer do CD-ROM: Nadson Azevedo Presidentes da Comissão Organizadora: Fábio Josué de Souza Santos Silvana Lúcia da Silva Lima Comissão da Secretaria: Priscila Teixeira Silva Eugênia da Silva Pereira Jaqueline de Souza Barreto Santos Caliane Costa dos Santos da Conceição José da Rocha Coqueiro Rosiane Teixeira Coordenação dos Monitores: Terciana Moura Vidal Kaique Botelho Comissão de Infraestrutura: Márcia Luzia Cardoso Neves Márcia Batista de Almeida Ednéia Oliveira dos Santos Deise Soraia Galvão Cristina Suedy Sousa Comissão de Comunicação: Vânia Marques Pinto Kássio Ricardo Nascimento Elisângela Nascimento Kaique Botelho Selidalva Gonçalves Leila Silva Comissão de Cultura: Andréia Santos Cheirla Souza Cleber Eduão Ferreira Kássio Ricardo Nascimento Léia Nascimento Núzia Mara Santos Tábata Figueiredo Van Couto Gilmar Andrade Coordenação da Comissão Científica: Fábio Josué Santos Terciana Moura Vidal Silvana Lúcia da Silva Lima Magnólia pereira dos Santos Gilmar Vieira Freitas Sara Jane Cerqueira Bezerra Cassiana Mendes dos Santos Almeida Ednalva Fiuza de Santana Comissão de Finanças: Rita de Cácia dos Santos Chagas Nilson Roseira Cassiana Mendes dos Santos Almeida Lília Mascarenhas Arte: Arinaldo Teixeira Web designer: César Velame (assessoria de comunicação da UFRB) Designer do CD-ROM: Nadson Azevedo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio

7 Prof.ª Drª Adelaide Ferreira Coutinho Universidade Federal do Maranhão, UFMA, São Luiz/MA, Brasil Prof. Esp. Alberto Fernandez Centro de Apoyo Pedagógico y Didáctico a la Escuela Rural (CAPDER), Uruguai Prof.ª Drª Alicia Eugnia Olmos Universidad Nacional de Córdoba – Argentina Prof.ª Mª. Aline Barbosa de Araújo Instituto Federal da Bahia, IFBA, campus Seabra/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Ana Cristina Nascimento Givigi Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Ana Maria Vergne de Morais Oliveira Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Maceió/AL, Brasil Prof.ª Dr.ª Arlete Ramos dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus/BA, Brasil Prof. Me. Antonio Barbosa Lúcio Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Arapiraca/AL, Brasil Prof. Dr. Antônio Munarim Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis/SC, Brasil Prof. Me. Antonio Barbosa Lúcio Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Arapiraca/AL, Brasil Prof. Dr. Antônio Munarim Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis/SC, Brasil Prof. Me. Aurélio José Antunes de Carvalho Instituto Federal Baiano / Santa Inês Prof.ª Drª Adelaide Ferreira Coutinho Universidade Federal do Maranhão, UFMA, São Luiz/MA, Brasil Prof. Esp. Alberto Fernandez Centro de Apoyo Pedagógico y Didáctico a la Escuela Rural (CAPDER), Uruguai Prof.ª Drª Alicia Eugnia Olmos Universidad Nacional de Córdoba – Argentina Prof.ª Mª. Aline Barbosa de Araújo Instituto Federal da Bahia, IFBA, campus Seabra/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Ana Cristina Nascimento Givigi Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Ana Maria Vergne de Morais Oliveira Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Maceió/AL, Brasil Prof.ª Dr.ª Arlete Ramos dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus/BA, Brasil Prof. Me. Antonio Barbosa Lúcio Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Arapiraca/AL, Brasil Prof. Dr. Antônio Munarim Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis/SC, Brasil Prof. Me. Antonio Barbosa Lúcio Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Arapiraca/AL, Brasil Prof. Dr. Antônio Munarim Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis/SC, Brasil Prof. Me. Aurélio José Antunes de Carvalho Instituto Federal Baiano / Santa Inês I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio

8 Esp.ª Cassiana Mendes dos Santos Almeida Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof. Dr.Claúdio Ubiratan Gonçalves Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife/PE, Brasil Prof. Me. David Romão Teixeira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Débora Alves Feitosa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof. Me. Domingos Rodrigues da Trindade Universidade do Estado da Bahia, UNEB, campus Guanambi/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Donatila Isabel Ferrada Torres Universidad Católica de la Santísima Concepción - Chile Prof.ª Dr.ª Dyane Brito Reis Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa Prof. Dr. Edmerson dos Santos Reis Universidade Estadual da Bahia, UNEB, campus Juazeiro/BA, Brasil Pós-Dr. Elizeu Clementino de Souza Universidade Estadual da Bahia, UNEB, campus Salvador/BA, Brasil/BA, Brasil Pós-Dr. Eraldo da Silva Ramos Filho Universidade Federal de Sergipe, UFS, Aracaju/SE, Brasil Prof.ª Dr.ª Fátima Moraes Garcia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitória da Conquista/BA, Brasil Esp.ª Cassiana Mendes dos Santos Almeida Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof. Dr.Claúdio Ubiratan Gonçalves Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife/PE, Brasil Prof. Me. David Romão Teixeira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Débora Alves Feitosa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof. Me. Domingos Rodrigues da Trindade Universidade do Estado da Bahia, UNEB, campus Guanambi/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Donatila Isabel Ferrada Torres Universidad Católica de la Santísima Concepción - Chile Prof.ª Dr.ª Dyane Brito Reis Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa Prof. Dr. Edmerson dos Santos Reis Universidade Estadual da Bahia, UNEB, campus Juazeiro/BA, Brasil Pós-Dr. Elizeu Clementino de Souza Universidade Estadual da Bahia, UNEB, campus Salvador/BA, Brasil/BA, Brasil Pós-Dr. Eraldo da Silva Ramos Filho Universidade Federal de Sergipe, UFS, Aracaju/SE, Brasil Prof.ª Dr.ª Fátima Moraes Garcia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitória da Conquista/BA, Brasil I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio

9 Prof. Me. Fábio Josué Souza Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof. Esp. Gilmar Vieira Freitas Associação Mineira de Escolas Família Agrícolas, AMEFA, Brasil. Prof. Dr.Gilson Bispo de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof. Me. Gladyson Stelio Brito Pereira Universidade Estadual de Alagoas Prof.ª Mª Graciela Beatriz Favilli Universidad de Buenos Aires, UBA; Ministerio de Educación de la Nación Argentina Prof.ª Dr.ª Ileana Wenetz Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis/SC, Brasil, UNEAL, Arapiraca/AL, Brasil Prof. Me. Ilsen Chaves da Silva Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Lajes/SC, Brasil Prof.ª Esp.ª Ednalva Fiúza de Santana Fórum de Educação do Campo do Recôncavo da Bahia e Vale do Jiquiriçá, Brasil Prof.ª Dr.ª Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios Universidade Estadual da Bahia, UNEB, Campus Salvador/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Jaqueline Cunha Serra Freire Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Redenção/CE, Brasil Prof. Me. Fábio Josué Souza Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof. Esp. Gilmar Vieira Freitas Associação Mineira de Escolas Família Agrícolas, AMEFA, Brasil. Prof. Dr.Gilson Bispo de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof. Me. Gladyson Stelio Brito Pereira Universidade Estadual de Alagoas Prof.ª Mª Graciela Beatriz Favilli Universidad de Buenos Aires, UBA; Ministerio de Educación de la Nación Argentina Prof.ª Dr.ª Ileana Wenetz Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis/SC, Brasil, UNEAL, Arapiraca/AL, Brasil Prof. Me. Ilsen Chaves da Silva Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Lajes/SC, Brasil Prof.ª Esp.ª Ednalva Fiúza de Santana Fórum de Educação do Campo do Recôncavo da Bahia e Vale do Jiquiriçá, Brasil Prof.ª Dr.ª Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios Universidade Estadual da Bahia, UNEB, Campus Salvador/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Jaqueline Cunha Serra Freire Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Redenção/CE, Brasil I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio

10 Prof.ª Me Jaqueline Santana Nascimento dos Santos Universidade Estadual da Bahia, UNEB, campus Irece/BA, Brasil Prof. Me. Jaylson Teixeira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof. Me. Kleber dos Santos Peixoto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Leomárcia Caffé de Oliveira Uzêda Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Feira de Santana/BA, Brasil Prof. Dr.Limber Elbio Santos Casaña Universidad de la República (UdelaR), Uruguai Pós-Dr.ª Lourdes Helena Silva Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa/MG, Brasil Prof.ª Dr.ª Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Feira de Santana/BA, Brasil Prof. Dr.Luis Flávio Reis Godinho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Cachoeira/BA, Brasil Prof.ª Mª Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho Universidade Estadual da Bahia, UNEB, campus Teixeira de Freitas/BA, Brasil Prof.ª Me Jaqueline Santana Nascimento dos Santos Universidade Estadual da Bahia, UNEB, campus Irece/BA, Brasil Prof. Me. Jaylson Teixeira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof. Me. Kleber dos Santos Peixoto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Leomárcia Caffé de Oliveira Uzêda Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Feira de Santana/BA, Brasil Prof. Dr.Limber Elbio Santos Casaña Universidad de la República (UdelaR), Uruguai Pós-Dr.ª Lourdes Helena Silva Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa/MG, Brasil Prof.ª Dr.ª Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Feira de Santana/BA, Brasil Prof. Dr.Luis Flávio Reis Godinho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Cachoeira/BA, Brasil Prof.ª Mª Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho Universidade Estadual da Bahia, UNEB, campus Teixeira de Freitas/BA, Brasil I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio

11 Prof.ª Esp.ª Magnólia Pereira dos Santos Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Bahia, Brasil Prof.ª Mª Márcia Luzia Cardoso Neves Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Silva Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, campus Campina Grande/PB, Brasil Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Xavier Batista Universidade Federal da Paraíba, UFPB, João Pessoa/PB, Brasil Prof.ª Dr.ª Maria Nalva Rodrigues de Araujo Universidade Estadual da Bahia, UNEB, campus Teixeira de Freitas/BA, Brasil Prof.ª Mª Maria Dorath Bento Sodré Universidade Estadual da Bahia, UNEB, campus Irece/BA, Brasil Pós-Dr.ª Maria Isabel Antunes-Rocha Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte-MG, Brasil Prof.ª Mª Maria do Socorro Barbosa Macedo Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, campus Santana do Ipanema/AL, Brasil Prof.ª Mª Maria Natalina Mendes Freitas Universidade Federal do Pará, UFPA, Belém/PA, Brasil Prof. Me. Nilson Antonio Pereira Roseira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Esp.ª Magnólia Pereira dos Santos Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Bahia, Brasil Prof.ª Mª Márcia Luzia Cardoso Neves Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Silva Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, campus Campina Grande/PB, Brasil Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Xavier Batista Universidade Federal da Paraíba, UFPB, João Pessoa/PB, Brasil Prof.ª Dr.ª Maria Nalva Rodrigues de Araujo Universidade Estadual da Bahia, UNEB, campus Teixeira de Freitas/BA, Brasil Prof.ª Mª Maria Dorath Bento Sodré Universidade Estadual da Bahia, UNEB, campus Irece/BA, Brasil Pós-Dr.ª Maria Isabel Antunes-Rocha Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte-MG, Brasil Prof.ª Mª Maria do Socorro Barbosa Macedo Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, campus Santana do Ipanema/AL, Brasil Prof.ª Mª Maria Natalina Mendes Freitas Universidade Federal do Pará, UFPA, Belém/PA, Brasil Prof. Me. Nilson Antonio Pereira Roseira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio

12 Prof. Esp.ª Sara Jane Cerqueira Bezerra Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof. Dr.Pablo Rafael Fernández Ministerio de Educación de la Pcia. de Córdoba, Argentina Prof. Me. Paulo Aparecido Cavalcante Instituto Federal de Educação de Alagoas –IFAL, campus Murici/AL, Brasil Prof.ª Mª Priscila Gomes Dornelles Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Lic. Priscila Teixeira da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Mª Rita de Cássia Santos Chagas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Rosineide Pereira Mubarack Garcia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Sandra Regina Magalhães de Araújo Universidade Estadual da Bahia, UNEB, campus Salvador/BA, Brasil Prof. Dr.Salomão Antonio Mufarrej Hage Universidade Federal do Pará, UFPA, Belém/PA, Brasil Prof. Dr.Samuel H. Carvajal Ruiz Universidad Bolivariana de Venezuela Prof.ª Mª Sandra Lúcia Lira Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Maceió/AL, Brasil Prof. Esp.ª Sara Jane Cerqueira Bezerra Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof. Dr.Pablo Rafael Fernández Ministerio de Educación de la Pcia. de Córdoba, Argentina Prof. Me. Paulo Aparecido Cavalcante Instituto Federal de Educação de Alagoas –IFAL, campus Murici/AL, Brasil Prof.ª Mª Priscila Gomes Dornelles Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Lic. Priscila Teixeira da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Mª Rita de Cássia Santos Chagas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Rosineide Pereira Mubarack Garcia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Dr.ª Sandra Regina Magalhães de Araújo Universidade Estadual da Bahia, UNEB, campus Salvador/BA, Brasil Prof. Dr.Salomão Antonio Mufarrej Hage Universidade Federal do Pará, UFPA, Belém/PA, Brasil Prof. Dr.Samuel H. Carvajal Ruiz Universidad Bolivariana de Venezuela Prof.ª Mª Sandra Lúcia Lira Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Maceió/AL, Brasil I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio

13 Prof.ª Dr.ª Silvana Lúcia da Silva Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Mª Simone Brandão Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Cachoeira/BA, Brasil Prof.ª Mª Tatiana Ribeiro Velloso Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Cruz das Almas/BA, Brasil Prof.ª Mª Terciana Vidal Moura Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Esp. Leila da Silva Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Esp. Márcia Batista de Almeida Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Esp. Selidalva Gonçalves de Queiros Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Esp. Vânia Marques Pinto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof. Carlos Adriano da Silva Oliveira Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Bahia, Brasil Prof.ª Dr.ª Silvana Lúcia da Silva Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Mª Simone Brandão Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Cachoeira/BA, Brasil Prof.ª Mª Tatiana Ribeiro Velloso Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Cruz das Almas/BA, Brasil Prof.ª Mª Terciana Vidal Moura Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Esp. Leila da Silva Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Esp. Márcia Batista de Almeida Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Esp. Selidalva Gonçalves de Queiros Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof.ª Esp. Vânia Marques Pinto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, campus Amargosa/BA, Brasil Prof. Carlos Adriano da Silva Oliveira Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Bahia, Brasil I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio

14 I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio PROGRAMAÇÃO - QUARTA-FEIRA, 04/09/2013 Atividade HorárioLocal Credenciamento 8 – 12hCFP¹ Câmara² Exposição de livros Semana Universitária da Editora Expressão Popular 8 – 12h 13 – 22h CFP¹ Câmara² Solenidade de abertura Mística - Abertura oficial Coordenação: Profª Drª Silvana Lima [CFP/UFRB] 14 h Câmara Municipal dos vereadores de Amargosa² Mesa I A educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Palestrantes: Samuel H. Carvajal Ruiz [Venezuela] e João Pedro Stédile [MST]. Mediadora: Profª MsC. Rita de C. Chagas [UFRB] 15h Momento cultural Café regional - música ao vivo Apoio: Prefeituras Municipais de Brejões e Dom Macedo Costa - Burrinha de Amargosa 17h Mesa II: Educação do Campo: potencialidades e limites de uma educação transformadora no contexto da sociedade capitalista Palestrantes: Prof.ª Dr.ª Sônia Meire [UFS] e Ademar Bogo [UFBA/MST]. Mediadora: Profª Msc. Tatiana Ribeiro Velloso [UFRB] 19 h Momento culturalMúsica ao vivo22h Beiju Mania³

15 I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio QUINTA-FEIRA, 05/09/2013 AtividadeHorárioLocal Feira dos municípios I FEIRA DE CULTURA E PRODUÇÃO CAMPONESA NA UFRB Municípios participantes: Mutuípe, Jiquiriçá, Lajes, Brejões, Monte Santo e Amargosa 8 – 18h CFP¹ GDGrupo de Discussão por Eixo Temático8 - 12h GDGrupo de Discussão por Eixo Temático h Reunião aberta Reunião do Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá16- 18h Sessão de Pôsteres h Mesa III: Classes multisseriadas nas escolas do campo: rompendo silêncios Palestrantes: Prof.º Limber Santos [UdelaR, Uruguai)] e Prof.º Dr. Salomão Hage [UFPA]. Mediador: Fábio J. S. Sousa [UFRB] h Auditório Escola Pedro Calmon 4 Mesa IV: Educação Profissional e Desenvolvimento Agrário Palestrantes: Prof.º Dr. Eraldo Filho [UFS]; Prof.º Esp. Crispim Nelson da Silva [CEEP – Semiárido] e Joelson Belau da Silva (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil - FEAB). Mediador: Aurélio José Antunes de Carvalho (IF Santa Inês) h Auditório da Lira 5 Momento cultural Noite cultural - Lançamento do CD Cleber Eduão & parceiros - Banda Balagã (forró, jovem guarda, MPB) - Rapper Uh Neto: o encontro da música urbana do RAP e as canções e contos rurais - Forró pé-de-serra com Sr. Gerri Cunha e Banda Balagã - Palco livre: aberto ao público para música, poesia, outras expressões 22:00 h Espaço Gourmet Hall 6 -

16 1 - CFP – Centro de Formação de Professores 2 - Câmara Municipal dos Vereadores de Amargosa (Rua Moreira Coelho, 89 – Centro) 3 - Beiju Mania (Praça do Bosque) 4 - Escola Estadual Pedro Calmon - Praça do Bosque 5 - Auditória da Lira – Praça do Jardim, vizinho a Prefeitura Municipal 6 - Espaço Gourmet Hall (Casa de show ao lado da praça do Bosque) 1 - CFP – Centro de Formação de Professores 2 - Câmara Municipal dos Vereadores de Amargosa (Rua Moreira Coelho, 89 – Centro) 3 - Beiju Mania (Praça do Bosque) 4 - Escola Estadual Pedro Calmon - Praça do Bosque 5 - Auditória da Lira – Praça do Jardim, vizinho a Prefeitura Municipal 6 - Espaço Gourmet Hall (Casa de show ao lado da praça do Bosque) I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio PROGRAMAÇÃO SEXTA-FEIRA, 06/09/2013 AtividadeHorárioLocal EDEspaço de diálogos (apresentação coletiva dos trabalhos)8 – 12hCFP¹ Conferência de Encerramento: A educação dos camponeses na América Latina: que agenda? Palestrante: Prof ª Drª Celi Taffarel [UFBA]. Mediadora: Profª Msc. Márcia Neves [UFRB] 14 – 16h Câmara² Encerramento Mística16h Café Regional - Grupo de Capoeira Balaio de Gato [CFP/UFRB] -Apoio: Cooperativa dos Produtores Rurais de Mutuípe 16:30

17 Espaços de Diálogos Espaços de Diálogos Pôsteres I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio

18 Espaço de diálogos (comunicação oral) 1.Agroecologia, Educação e Desenvolvimento agrário Agroecologia, Educação e Desenvolvimento agrário 2.Cooperativismo, Educação e Desenvolvimento agrário Cooperativismo, Educação e Desenvolvimento agrário 3.Educação de Jovens e Adultos do/no Campo Educação de Jovens e Adultos do/no Campo 4.Educação do Campo e Relações Étnico-raciais Educação do Campo e Relações Étnico-raciais 5.Educação do Campo, Cultura e Diversidade Educação do Campo, Cultura e Diversidade 6.Educação do Campo, Gênero e Sexualidade Educação do Campo, Gênero e Sexualidade 7.Educação Infantil e Classes Multissseriadas nas Escolas do Campo Educação Infantil e Classes Multissseriadas nas Escolas do Campo 8.Formação de Professores e Trabalho Docente nas Escolas do Campo Formação de Professores e Trabalho Docente nas Escolas do Campo 9.Juventude, Diversidade e Escola no/do Campo Juventude, Diversidade e Escola no/do Campo 10.Marxismo e Educação do Campo Marxismo e Educação do Campo 11.Movimentos Sociais e Educação do Campo Movimentos Sociais e Educação do Campo 12.Novas Tecnologias e a Educação do Campo Novas Tecnologias e a Educação do Campo 13.Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão da Educação do Campo Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão da Educação do Campo 14.Pedagogia da Alternância Pedagogia da Alternância 15.Pesquisa em Educação do Campo Pesquisa em Educação do Campo 16.Políticas Públicas e Educação do Campo Políticas Públicas e Educação do Campo 17.Ensino Superior e Educação do Campo Ensino Superior e Educação do Campo 18.Educação do Campo e Meio ambienteEducação do Campo e Meio ambiente 19.Educação matemática e Educação do Campo Educação matemática e Educação do Campo 20.Cultura corporal e meio ambiente Cultura corporal e meio ambiente Espaço de diálogos (comunicação oral) 1.Agroecologia, Educação e Desenvolvimento agrário Agroecologia, Educação e Desenvolvimento agrário 2.Cooperativismo, Educação e Desenvolvimento agrário Cooperativismo, Educação e Desenvolvimento agrário 3.Educação de Jovens e Adultos do/no Campo Educação de Jovens e Adultos do/no Campo 4.Educação do Campo e Relações Étnico-raciais Educação do Campo e Relações Étnico-raciais 5.Educação do Campo, Cultura e Diversidade Educação do Campo, Cultura e Diversidade 6.Educação do Campo, Gênero e Sexualidade Educação do Campo, Gênero e Sexualidade 7.Educação Infantil e Classes Multissseriadas nas Escolas do Campo Educação Infantil e Classes Multissseriadas nas Escolas do Campo 8.Formação de Professores e Trabalho Docente nas Escolas do Campo Formação de Professores e Trabalho Docente nas Escolas do Campo 9.Juventude, Diversidade e Escola no/do Campo Juventude, Diversidade e Escola no/do Campo 10.Marxismo e Educação do Campo Marxismo e Educação do Campo 11.Movimentos Sociais e Educação do Campo Movimentos Sociais e Educação do Campo 12.Novas Tecnologias e a Educação do Campo Novas Tecnologias e a Educação do Campo 13.Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão da Educação do Campo Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão da Educação do Campo 14.Pedagogia da Alternância Pedagogia da Alternância 15.Pesquisa em Educação do Campo Pesquisa em Educação do Campo 16.Políticas Públicas e Educação do Campo Políticas Públicas e Educação do Campo 17.Ensino Superior e Educação do Campo Ensino Superior e Educação do Campo 18.Educação do Campo e Meio ambienteEducação do Campo e Meio ambiente 19.Educação matemática e Educação do Campo Educação matemática e Educação do Campo 20.Cultura corporal e meio ambiente Cultura corporal e meio ambiente I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio

19 Agroecologia, Educação e Desenvolvimento agrário I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio NÓS É NÓS, LICURI É COCO CISTERNA DE PRODUÇÃO- TECNOLOGIA SOCIAL DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO EDUCAÇÃO DO CAMPO E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO EDUCAÇÃO DO CAMPO E QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES NO SEMIÁRIDO BAIANO ESCOLA DO CAMPO- IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO DOCENTE E PROJETO PEDAGÓGICO CURRÍCULAR O EIV NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS(AS) AGRÔNOMOS(AS) O QUE É UMA EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO PARA O SEMIÁRIDO BRASILEIRO PROTAGONISMO ESTUDANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO DO SEMIÁRIDO

20 Cooperativismo, Educação e Desenvolvimento agrário I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO DO BRASIL CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA FORTALECIMENTO DO ARTESANATO DO SISAL, A EXPERIÊNCIA DA COOPERAFIS COOPERATIVA REGIONAL FIBRAS DO SERTÃO BA EDUCAÇÃO E COOPERATIVISMO DE CRÉDITO INTERFACES ENTRE A ASCOOB SISAL E A ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS MORADORES DE RECANTO TRABALHO COOPERATIVO NA FRONTEIRA DE OUTRA LÓGICA DE DESENVOLVIMENTO DO CAMPO A EXPERIÊNCIA DA ASCOOB COOPERAR.

21 Educação de Jovens e Adultos do/no Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPO AS NOITES CULTURAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM GUANAMBI CONTRIBUIÇÕES DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO EDUCAÇÃO DO CAMPO, MOVIMENTOS SOCIAIS E A EJA NO MUNICÍPIO DE IBIRAPITANGA LEITURA COMO PRÁTICA EMANCIPADORA NO PROJOVEM CAMPO OS ALUNOS DA ROÇA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS OS SIGNIFICADOS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO PARA MULHERES DO CAMPO PESCA E EDUCAÇÃO DO CAMPO- POR UMA EDUCAÇÃO EMACIPATÓRIA NO POVOADO DE SÃO SEBASTIÃO NO MUNICÍPIO CAIRU-BA TERRITORIALIZAÇÃO DE HOMENS E MULHERES DO SEMIÁRIDO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR – RELATOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO SEMIÁRIDO PETROLINENSE

22 Educação do Campo e Relações Étnico-raciais I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A IMPORTÂNCIA DA EFETIVAÇÃO DA LEI Nº EM UMA PRÉ ESCOLA PÚBLICA SITUADA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE BREJÕES BA AS CORES DO CAMPO, RELAÇÕES DE IDENTIDADE DA POPULAÇÃO REMANESCENTE DE QUILOMBO DE ÁREA RURAL. CULTURA QUILOMBOLA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DESAFIOS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS URBANAS EDUCAÇÃO DO CAMPO E IDENTIDADE RACIAL, IDENTIDADE, CURRÍCULO E SOCIALIZAÇÃO ESCOLAR. NOSSAS RAÍZES, FORTALECENDO ESCOLA E COMUNIDADE PROCESSO HISTÓRICO E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR DO CAMPO EVIDENCIAM A RESISTÊNCIA NEGRA

23 Educação do Campo, Cultura e Diversidade I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio CRIANÇAS RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA PARAENSE CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DO CAMPO EDUCAÇÃO E CURRÍCULO NA ESCOLA DO CAMPO ENTRE O OTIMISMO, AS DIFICULDADES E A SUPERAÇÃO... O CAMPO COMO ESPAÇO LOCAL DE AFIRMAÇÃO E NOGOCIAÇÃO DA CULTURA OS JOVENS E ADULTOS CAMPESINO E SUA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA... POR UMA POÉTICA NO CAMPO ¿ESCUELA RURAL Ó ESCUELA AGROPECUÁRIA ASPECTOS SOBRE LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN EM URUGUAY

24 Educação do Campo, Gênero e Sexualidade I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio IDENTIDADE DE GÊNERO E IDENTIDADE SEXUAL NA ESCOLA DO CAMPO INTEGRALIDADE DO CUIDADO EM SAÚDE PROBLEMATIZANDO AS QUESTÕES DE GÊNERO E A SEXUALIDADE NAS PRÁTICAS ESCOLARES A PERSPECTIVA DOS DISCENTES..

25 Educação Infantil e Classes Multissseriadas nas Escolas do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A ESCOLA DO CAMPO MULTISSERIADA A FORMAÇÃO TEÓRICA DOS PROFESSORES MULTIPLICADORES DAS CLASSES MULTISSERIADAS A PROBLEMATIZAÇÃO DO SABER A PARTIR DA REALIDADE ACERCA DE LAS HUELLAS DE UNA RENOMBRADA EXPERIENCIA DE CAPACITACIÓN AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA E A FORMAÇÃO ESCOLAR AS INTERFACES DA PRATICA DOCENTE CLASSES MULTISSERIADAS A HETEROGENEIDADE QUE NOS DESAFIA CLASSES MULTISSERIADAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DESAFIOS E APRENDIZAGEM ENSINO DE CIÊNCIAS EM CLASSES MULTISSERIADAS ENSINO DE LEITURA EM CLASSES MULTISSERIADAS LUIZ GONZAGA NA SALA DE AULA MULTISSERIADA O ENSINO DE ARTE NAS CLASSES MULTISSERIADAS UM ESTUDO DE CASO O LUDICO NA APRENDIZAGEM DA EDUCAO INFANTIL NO CAMPO APRENDER NA INTERAÇÃO O LUGAR DA MULTISSRIE NO CONTEXTO DA EDUCACAO DO CAMPO O PROGRAMA ESCOLA ATIVA (PEA) NO SUBSISTEMA PIAU REINVENÇÃO DA CLASSE MULTISSERIADA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INFÂNCIA EM ESCOLAS NO CAMPO TECENDO AS ESCOLAS MULTISSERIADAS

26 Formação de Professores e Trabalho Docente nas Escolas do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio (DES)CAMINHOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS DO CAMPO NO ESTADO DE ALAGOAS A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ÁREAS DO MST NA BAHIA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CAMINHOS PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS PEDAGOGIAS DO APRENDER A APRENDER CONTRADIÇÕES E DESAFIOS A PRÁXIS PEDAGÓGICA DOS(AS) PROFESSORES(AS) DO ENSINO FUNDAMENTAL I A TRAVESSIA - HISTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORES DA ILHA DE ITAPARICA UM ENTRE LUGAR DE RURALIDADES A VIVÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO UMA ABORDAGEM CRÍTICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES DO PODER-SABER NA CONSTRUÇÃO DOS DISCURSOS PEDAGÓGICOS NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO CAMPESINA CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES INTERFACES DAS EXPERIÊNCIAS EM ESCOLAS DO CAMPO DE ESCOLA URBANA SE FEZ ESCOLA DO CAMPO O ENSINO DE GEOGRAFIA E ALUNOS CAMPONÊSES NO AGRESTE ALAGOANO ESCOLA, IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE CICLOS E CLASSES MULTISSERIADAS FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES CONCEPÇÕES NORTEADORAS E ARTICULAÇÃO DOS CONHECIMENTOS COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - UMA ANÁLISE DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ESCOLA DO CAMPO - O ITINERÁRIO DO CONHECER, ANALISAR E TRANSFORMAR - CAT FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NO CAMPO - REALIDADE E DESAFIOS FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO REESIGNIFICANDO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM FORMAÇÃO DO PROFESSOR RURAL TRICOTANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES MULTISSERIADAS FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO CAMPO UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA E PEDAGÓGICA DA FORMAÇÃO HISTÓRIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA DE CLASSES MULTISSERIADAS FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA.doc II SEMINÁRIO DO NEMDR CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO LITERATURA INFANTIL UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA O PIBID DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONTEXTOS E EXPERIÊNCIAS PIBID UMA FERRAMENTA ESSENCIAL NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTEXTUALIZADA PRATICAS PEDAGOGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NAS LINHAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PRÁTICAS DE LEITURAS UMA VISÃO GERAL DESSAS PRÁTICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA ZONA RURAL RECONHECENDO MINHA COMUNIDADE NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO CAMPO SANTO ANTONIO E JOÃO PEREIRA DE MELO VISIBILIZANDO O MULTISSERIAMENTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

27 Juventude, Diversidade e Escola no/do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A CONDIÇÃO ESTUDANTE-TRABALHADOR E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS A ESCOLA UM ESTUDO DE CASO COM JOVENS RURAIS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO NO MUNICÍPIO DE AMARGOSA-BAHIA ED A LUTA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - ANÁLISE COM VISTAS AO (RE)CONHECIMENTO DA IDENTIDADE DA JUVENTUDE RURAL NO COLÉGIO ESTADUAL DE CACHOEIRA ENTRE DISCURSOS - O CASO DOS JOVENS DO CAMPO ESCOLA URBANA OU RURAL - QUEM SÃO SEUS SUJEITOS JUVENTUDE E EDUCAÇÃO DO CAMPO- OS SENTIDOS QUE OS JOVENS RURAIS ATRIBUEM AO ENSINO MÉDIO URBANO ED QUAIS SÃO AS PERSPECTIVAS DOS JOVENS DO CAMPO DE CANOINHASSC REFLEXOS DOS PROCESSOS MIGRATÓRIOS NA ESCOLARIZAÇÃO DOS JOVENS DE TEOFILÂNDIA - BA UMA ANÁLISE ENTRE O CAMPO E A CIDADE - MAPEAMENTO DA VIOLÊNCIA

28 Marxismo e Educação do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A CATEGORIA TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NAS ESCOLAS DO CAMPO A QUESTÃO AGRÁRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO - TERRITORIALIZAÇÃO E CONFLITUALIDADES CURRÍCULO - CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO JULIVAL REBOUÇAS FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO - ALGUNS APONTAMENTOS MUDANÇA DE PARADIGMA NO MST-BA - NEGAÇÃO OU CONSENSO AO CAPITALISMO O RECONHECIMENTO DA CATEGORIA ONTOLÓGICA DO TRABALHO PARA COMPREENDER A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ALAGOAS OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - UM BREVE DIÁLOGO COM A TEORIA CRÍTICA DE GRAMSCI PEDAGOGIA DO MST E FORMAÇÃO HUMANA - O DESAFIO DA FORMAÇÃO PARA NOVAS RELAÇÕES SOCIAIS TRAÇOS DA RELAÇÃO ENTRE MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA - MST E EDUCAÇÃO

29 Movimentos Sociais e Educação do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA ARTICULAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO- PONTOS DE ENCONTRO DE UMA TRAJETÓRIA A HISTÓRIA DO SINDICALISMO NO BRASIL- A LUTA SINDICAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, NOVOS TEMPOS, VELHOS DESAFIOS A MÍSTICA ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO E OS DESAFIOS DO MST DIANTE DA FORMAÇÃO HUMANA DO SEM TERRA COMBATE À SECA, RESISTÊNCIA SERTANEJA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO CONTRIBUIÇÕES DO MOVIMENTO SINDICAL DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS PARA A ELABORAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EDUCAÇÃO DE CAMPONESES-DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO MMC NO MUNICÍPIO DE CAETITÉ – BAHIA EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS EDUCAÇÃO DO CAMPO E REFORMA AGRARIA- ACAMPAMENTO VELHO CHICO E ASSENTAMENTO SANTA MÔNICA-AL EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PRODUÇÃO DE MERCADORIAS ESPECIAIS EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BAIXO SUL DA BAHIA- UM TERRITÓRIO EM DISPUTA ENTRE TRABALHADOR (A) RURAL E AGRICULTURA FAMILIAR- ANÁLISE DAS PREPOSIÇÕES DO MOVIMENTO SINDICAL RURAL NA BAHIA PRINCÍPIOS E CONCEPÇÕES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO TERRITORIALIDADE NO ASSENTAMENTO MENINO JESUS- ESTRATÉGIA DE LUTA PELO CONTROLE-APROPRIAÇÃO DA ESCOLA FÁBIO HENRIQUE DE CERQUEIRA

30 Novas Tecnologias e a Educação do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A TV DIGITAL INTERATIVA, SUAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO NO CAMPO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA EDUCAÇÃO DO CAMPO O USO DAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO EMÉRIO RESEDÁ MUNICÍPIO DE ICHU-BA LAS TICS Y LA EDUCACIÓN DE LAS POBLACIONES EN ÁMBITO RURAL PRONACAMPO LIMITES E POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E NAS ESCOLAS DO CAMPO. UMA ANÁLISE INICIAL

31 Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão da Educação do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DO CAMPO FRENTE ÀS POLÍTICAS A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTOS DAS CLASSES MULTISSERIADAS DAS ESCOLAS DO CAMPO EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EL AULA MÚLTIPLE A PARTIR DE DOCENTES RURALES CORDOBESES PLANEJAMENTO EDUCACIONAL-ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO CAMPO POR UM CURRÍCULO DO CAMPO PARA ALÉM DO CAMPO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO NO-DO CAMPO

32 Pedagogia da Alternância I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE QUIXABEIRA, NO SEMIÁRIDO BAIANO A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO SERTÃO A FORMAÇÃO DOS MONITORES DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO MÉDIO JEQUITINHONHA MINAS GERAIS, INQUIETAÇÕES INICIAIS DE UMA INVESTIGAÇÃO EM CURSO A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE MUDANÇA DA FORMA ESCOLAR ANÁLISE DA ABORDAGEM DO ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR CAMPO, FAMÍLIA ESCOLA AGRÍCOLA DA COLÔNIA, ITAETÊ BA ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA, DA FRANÇA À BAHIA, UM MODELO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO BRASILEIRO. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA- CONTEXTUALIZANDO AS INFLUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO VERDE NO CENÁRIO DA AGRICULTURA FAMILIAR RELATO DE EXPERIÊNCIA - PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR- UM DIÁLOGO EM CONSTRUÇÃO RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, OS CEFFAS E A AGRICULTURA FAMILIAR

33 Pesquisa em Educação do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A CULTURA ESCRITA PARA ALÉM DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM - INTERAGINDO COM POSSIBIL AS IMPLICAÇÕES DA DESATIVAÇÃO DE ESCOLAS DO CAMPO EM COMUNIDADES DO MUNICÍPIO DE BREJÕES- BA CONCEPCIONES CLAVES EN EDUCACIÓN DEL CAMPO - UN ABORDAJE HERMENEUTICA Y COMPLEJA DIAGNÓSTICO PARCIAL DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS DOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO MU EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA - UM BALANÇO DA PRODUÇÃO STRICTO SENSU NO PERÍODO DE EDUCAÇÃO NO-DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI - BA - IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE NUCLEAÇÃO NA VIDA E NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES CAMPONESES LEITURA - LETRAMENTO E ESCRITA EM UMA SALA DE AULA MULTISSERIADA NO TERRITÓRIO RURAL - UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE GRAVATÁ-PE OS DESAFIOS DE CONTEXTUALIZAR O ENSINO - A PRÁTICA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUAZEIRO-BAHIA-BRASIL PROJETO TRILHAS - INSTRUMENTO DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS ESCOLAS NODO CAMPO DO BREJO PARAIBANO REPENSANDO O PROJETO DE UMA ESCOLA DO CAMPO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - O PROCESSO DE INTERVAÇÃO-AÇÃO JUNTO A COMUNIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS

34 Políticas Públicas e Educação do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A ESCOLA MUNICIPAL DOM PEDRO II- APROXIMAÇÃO E DISTANCIAMENTO A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE IRECÊ-BA AS IMPLICAÇÕES E ESTRATÉGIAS NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SERRINHA-BA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL COLEÇÃO GIRASSOL- SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO DO CAMPO.DOC DIRETRIZES PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM AMARGOSA E PERSPECTIVAS DE IMPLEMENTAÇÃO EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE GEOGRAFIA NO PROGRAMA ESCOLA ATIVA EDUCAÇÃO DO CAMPO- A POLÍTICA PÚBLICA EM ALGUNS DOCUMENTOS OFICIAIS ENTRE A INTENÇÃO E O GESTO FORMAÇÃO CAMPONESA- A POLÍTICA PÚBLICA DO PRONERA NO TERRIÓRIO DO CAMPO ALAGOANO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL E EDUCAÇÃO DO CAMPO POLÍTICA E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO POLÍTICAS PÚBLICAS E O ESTADO- RELAÇÕES ENTRE AS LUTAS POR POLITICAS SOCIAIS AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE E O PRONERA POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO E VALORIZAÇÃO DOCENTE PRONERA -POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO-CONTRIBUINDO PARA A VALORIZAÇÃO DE IDENTIDADES EM ESCOLAS DO CAMPO

35 Ensino Superior e Educação do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA OMNILATERAL A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DA ATIVIDADE CURRICULAR EM COMUNIDADE (ACC) - EDUCAÇÃO POPULAR EM ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA ALGUNS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO POPULAR - ELEMENTOS NORTEADORES PARA A FORMAÇÃO DO TÉCNICO-EDUCADOR DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS COMUNIDADES RURALES, EDUCACIÓN E INTERCULTURALIDAD EDUCACIÓN DE CAMPO EN COMUNIDADES QUILOMBOLAS Y EL PAPEL DE LAS UNIVERSIDADES EN EL CONTEXTO BRASILEÑO EDUCAÇÃO POPULAR COMO MÉTODO DE DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE- TRAJETOS RUMO À COMUNICAÇÃO FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES POR ÁREA DO CONHECIMENTO O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFSC O TRABALHO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO E O SISTEMA DE COMPLEXOS UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO FACEDUFBAUFRB UNIVERSIDADE PÚBLICA - ESPAÇO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EU JÁ SOFRI ALGUMAS OPRESSÕES, MAS TAMBÉM JÁ OPRIMI CONFLITOS E ENFRENTAMENTOS

36 Educação do Campo e Meio ambiente I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPO- ESTUDO DAS PRÁTICAS AMBIENTAIS DO PROJOVEM CAMPO A ESCOLA DO CAMPO E O ENSINO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ACESSO A TERRA E GESTÃO DE ÁGUAS NO BRASIL-CONTRIBUIÇOES E DESAFIOS À EDUCAÇÃO DO CAMPO CONSTRUINDO O ECOSSISTEMA ESCOLAR - UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM SISTÊMICA DOS CONTEÚDOS EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE OFICINAS EDUCATIVAS COM ALUNOS DA ZONA RURAL E URBANA - CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA- AÇÃO POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO - UM CURRÍCULO DIFERENCIADO SISTEMAS AGROFLORESTAIS - POSSIBILIDADES DE SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR E

37 Educação matemática e Educação do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A CONSTRUÇÃO DOS SABERES E SEUS DESAFIOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO- UM DESAFIO A ENFRENTAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A CONSTRUÇÃO DOS SABERES MATEMÁTICOS NA TRANSIÇÃO DO QUINTO PARA O SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A INTEGRAÇÃO DE SABERES NO ENSINO DE MATEMÁTICA- UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS CLASSES MULTISSERIADAS DO CAMPO- ALGUNS APONTAMENTOS INICIAIS O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO- SOBRE OS POTENCIAIS DE FORMAÇÃO SOCIOPOLÍTICA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS CLASSES MULTISSERIADAS- UMA ANALISE NO ÂMBITO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA, A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, COM ESTUDANTES DE TURMAS MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DA ZONA RURAL DO INTERIOR DA BAHIA

38 Cultura corporal e meio ambiente I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CONTEÚDO JOGO - EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA

39 Pôster 1.Agroecologia, Educação e Desenvolvimento agrário Agroecologia, Educação e Desenvolvimento agrário 2.Cooperativismo, Educação e Desenvolvimento agrário Cooperativismo, Educação e Desenvolvimento agrário 3.Educação de Jovens e Adultos do/no Campo Educação de Jovens e Adultos do/no Campo 4.Educação do Campo e Relações Étnico-raciais Educação do Campo e Relações Étnico-raciais 5.Educação do Campo, Cultura e Diversidade Educação do Campo, Cultura e Diversidade 6.Educação do Campo, Gênero e Sexualidade (Nenhum Trabalho) 7.Educação Infantil e Classes Multissseriadas nas Escolas do Campo Educação Infantil e Classes Multissseriadas nas Escolas do Campo 8.Formação de Professores e Trabalho Docente nas Escolas do Campo Formação de Professores e Trabalho Docente nas Escolas do Campo 9.Juventude, Diversidade e Escola no/do Campo Juventude, Diversidade e Escola no/do Campo 10.Marxismo e Educação do Campo (Nenhum Trabalho) 11.Movimentos Sociais e Educação do Campo Movimentos Sociais e Educação do Campo 12.Novas Tecnologias e a Educação do Campo (Nenhum Trabalho) 13.Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão da Educação do Campo Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão da Educação do Campo 14.Pedagogia da Alternância Pedagogia da Alternância 15.Pesquisa em Educação do Campo Pesquisa em Educação do Campo 16.Políticas Públicas e Educação do Campo Políticas Públicas e Educação do Campo 17.Ensino Superior e Educação do Campo Ensino Superior e Educação do Campo 18.Educação do Campo e Meio ambienteEducação do Campo e Meio ambiente 19.Educação matemática e Educação do Campo Educação matemática e Educação do Campo 20.Cultura corporal e meio ambiente (Nenhum Trabalho) Pôster 1.Agroecologia, Educação e Desenvolvimento agrário Agroecologia, Educação e Desenvolvimento agrário 2.Cooperativismo, Educação e Desenvolvimento agrário Cooperativismo, Educação e Desenvolvimento agrário 3.Educação de Jovens e Adultos do/no Campo Educação de Jovens e Adultos do/no Campo 4.Educação do Campo e Relações Étnico-raciais Educação do Campo e Relações Étnico-raciais 5.Educação do Campo, Cultura e Diversidade Educação do Campo, Cultura e Diversidade 6.Educação do Campo, Gênero e Sexualidade (Nenhum Trabalho) 7.Educação Infantil e Classes Multissseriadas nas Escolas do Campo Educação Infantil e Classes Multissseriadas nas Escolas do Campo 8.Formação de Professores e Trabalho Docente nas Escolas do Campo Formação de Professores e Trabalho Docente nas Escolas do Campo 9.Juventude, Diversidade e Escola no/do Campo Juventude, Diversidade e Escola no/do Campo 10.Marxismo e Educação do Campo (Nenhum Trabalho) 11.Movimentos Sociais e Educação do Campo Movimentos Sociais e Educação do Campo 12.Novas Tecnologias e a Educação do Campo (Nenhum Trabalho) 13.Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão da Educação do Campo Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão da Educação do Campo 14.Pedagogia da Alternância Pedagogia da Alternância 15.Pesquisa em Educação do Campo Pesquisa em Educação do Campo 16.Políticas Públicas e Educação do Campo Políticas Públicas e Educação do Campo 17.Ensino Superior e Educação do Campo Ensino Superior e Educação do Campo 18.Educação do Campo e Meio ambienteEducação do Campo e Meio ambiente 19.Educação matemática e Educação do Campo Educação matemática e Educação do Campo 20.Cultura corporal e meio ambiente (Nenhum Trabalho) I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio

40 Agroecologia, Educação e Desenvolvimento agrário I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio DESAFIOS PARA ADEQUAÇÃO AMBIENTAL EM ASSENTAMENTOS DE AGRICULTURA FAMILIAR

41 Cooperativismo, Educação e Desenvolvimento agrário I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR- UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NO MUNICÍPIO DE AMARGOSA-BA

42 Educação de Jovens e Adultos do/no Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SUA RELAÇÃO COM O MOVIMENTO MIGRATÓRIO DO HOMEM DO CAMPO PARA A SEDE DO MUNICÍPIO DE CAETITÉ BAHIA A PARTICIPAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO – CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AGRÍCOLA DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO E DIREITOS HUMANOS -CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO HOMEM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPO SOB A PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS E SUA APLICAÇÃO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA NO E DO CAMPO- AS PRIMEIRAS ANÁLISES DE UMA PESQUISA-AÇÃO REALIZADA EM UMA COMUNIDADE CAMPESINA DO MUNÍCIPIO SÃO CAETANO-PE O PIBID-EDUCAÇÃO DO CAMPO E A EJA- EXPERIÊNCIAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA

43 Educação do Campo e Relações Étnico-raciais I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A IDENTIDADE ETNICORRACIAL NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DO CAMPO CULTURA LOCAL VERSUS CULTURA ERUDITA CULTURA POPULAR, ANCESTRALIDADE E SAÚDE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS, INDÍCIOS DE PRÁTICAS AGRÍCOLAS SUSTENTÁVEIS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÍTIO NOVO, JUSSARA BA FACES DA INTERDISCIPLINARIDADE EM ESCOLAS DO CAMPO IMPLEMENTAÇÃO DA LEI EM CLASSES MULTISSERIADAS PET RESGATE A CULTURAS QUILOMBOLAS, HISTÓRIA E LITERATURA EM AÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DE IDENTIDADES

44 Educação do Campo, Cultura e Diversidade I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A ESCOLARIZAÇÃO DOS SUJEITOS DO CAMPO DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO DO CAMPO DIVERSIDADE CULTURAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA

45 Educação Infantil e Classes Multissseriadas nas Escolas do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO_DIFICULDADES DE ENSINO EM CLASSES MULTISSERIADAS EDUCAÇÃO DO CAMPO VALORIZANDO A IDENTIDADE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DAS CLASSES MULTISSERIADAS

46 Formação de Professores e Trabalho Docente nas Escolas do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A CLASSE MULTISSERIADA ANTE A TRANSIÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA À ESCOLA DA TERRA A PRÁTICA DOCENTE DAS EDUCADORAS DO CAMPO UM DESAFIO A SER ASSUMIDO PELO PODER PÚBLICO APROXIMAÇÕES ENTRE A INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA E A EXPERIÊNCIA DOCENTE EM UMA ESCOLA DO CAMPO EM IRINEÓPOLISSC CONTEXTOS LETRADOS LEMBRANÇAS QUE POSSIBILITAM FORMAR-SE PROFESSOR INICIAÇÃO A DOCENCIA NAS CLASSES MULTISSERIADAS DAS ESCOLAS DO CAMPO UMA ANÁLISE NO ÂMBITO DO PIBID-UFRB PIBID – EDUCAÇÃO DO CAMPO A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS DISCENTES UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO COM COORDENADORES E COORDENADORAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO CAMPO

47 Juventude, Diversidade e Escola no/do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio O PRONATEC NO COLÉGIO AGRÍCOLA VIDAL DE NEGREIROS -UM DESAFIO PARA OS SUJEITOS DO CAMPO

48 Movimentos Sociais e Educação do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio OS SABERES DOCENTES ADQUIRIDOS PELOS EGRESSOS DO CURSO PEDAGOGIA DA TERRA (UFMG) DURANTE SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA

49 Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão da Educação do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A GESTÃO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EDUCAÇÃO DO CAMPO- ORGANIZAÇÃO DO PROJETO PEDAGOGICO CURRICULAR COMO VALORIZAÇÃO DA ESCOLA CAMPESINA EDUCAÇÃO NO CAMPO E CURRÍCULO EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE SÓCIO-TERRITORIAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS ESCOLAS DO CAMPO DO VALE DO JIQUIRIÇÁ REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE AMARGOSA

50 Pedagogia da Alternância I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio CURRÍCULO, TRAÇANDO UM PARALELO ENTRE A EFA VALENTE E A ESCOLA REGULAR

51 Pesquisa em Educação do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA DO CAMPO COMPOSTAGEM COMO INSTRUMENTO DE DISCUSSÃO SOBRE QUESTÕES ECONÔMICAS E AMBIENTAIS - UM PROCESSO CRÍTICO FORMATIVO COM OS ALUNOS DA EFA O ENSINO DE HISTÓRIA NUMA ESCOLA RURAL ISIDORENSE - UMA PRÁTICA EDUCATIVA NEGATIVAMENTE COMPROMETIDA O ENSINO DE LÍNGUAS NO CAMPO - UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA ACERCA DOS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM

52 Políticas Públicas e Educação do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL- POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

53 Ensino Superior e Educação do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio A CIRCULAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS ENTRE ESCOLAS DO CAMPO E UNIVERSIDADE- UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA DO CONHECIMENTO DE LUDWIK FLECK FILOSOFIA E PRÁXIS- UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE AGRONOMIA DA UFRB

54 Educação do Campo e Meio ambiente I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE DESCANSO - SC EDUCACIÓN DE CAMPO EN EL GEOSISTEMA DA LA SERRA DA JIBÓIA - BAHIA - BRASIL

55 Educação matemática e Educação do Campo I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio OS SABERES MATEMÁTICOS GERADOS NA TRADIÇÃO DOS PRODUTORES DE FARINHA DE MANDIOCA E SEUS DERIVADOS

56 Informações e contatos: SiteSite Fone: (75) Informações e contatos: SiteSite Informações e contatos: SiteSite I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio

57 Realização: Apoio: Núcleo de Educação do Campo da UFRB Centro de Formação de Professores (CFP) Amargosa- Bahia I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB II Seminário Estadual de Educação do Campo A Educação dos camponeses na América Latina: da subalternidade à emancipação Inicio


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