A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIMULAB – Laboratórios de Gestão Grupo de Pesquisa e Educação Organizacional –FEA/USP/SP (surge em 1988) –Registrado no CNPq (formalmente em 2002) Linhas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIMULAB – Laboratórios de Gestão Grupo de Pesquisa e Educação Organizacional –FEA/USP/SP (surge em 1988) –Registrado no CNPq (formalmente em 2002) Linhas."— Transcrição da apresentação:

1 SIMULAB – Laboratórios de Gestão Grupo de Pesquisa e Educação Organizacional –FEA/USP/SP (surge em 1988) –Registrado no CNPq (formalmente em 2002) Linhas de pesquisa (graduação, mestrado, doutorado e MBA) –Educação Gerencial Simulações Organizacionais –Jogos de Empresas Aprendizagem centrada no participante –Aprendizagem Vivencial (jogos de papéis) –Estratégias Comparadas Estudos setoriais Estudos organizacionais Gestão doméstica e internacional Estratégias competitivas e colaborativas

2 1)Projetos estratégicos ajustados às linhas de pesquisa SIMULAB, 2)Indicadores de avanço: aulas SIMULAB; pesquisas; publicações... 3)Metas semestrais.

3 1 - Conclusão de (02) Artigos: a)Apresentação da atividade com técnica mista: frottage, colagem, poesia do acaso (dadaista), produção de texto individual e do grupo SIMULAB, a partir do AT9 e de rede semântica. b) A partir do artigo de Klabbers e de apontamentos de examinadores de artigos apresentados por componentes do SIMULAB a publicações relevantes, elaborar um artigo que apresente uma metodologia específica para a linguagem /código SIMULAB. 2- Definição do caminhar na difusão do SIMULAB: a) Faculdades Campos Elíseos b)UCDB (agendamento para reunião com Pró-Reitorias Acadêmica e de Extensão 19/11/09). c)Possível parceria com o Banco do Nordeste

4 Um olhar cuidadoso e renovado

5 Atividades já realizadas para consecução das propostas Apresentação da atividade com técnica mista: frottage, colagem, poesia do acaso (dadaista), produção de texto individual e do grupo. A partir de: A) O que é o grupo SIMULAB (tema); B) Conceitos aristotélicos de Políticae Cidadania. C)História explicativa com o cenário apreendido na frottage * AT-9* Este é o modelo do AT9 (Archétype-Test à 9 éléments) De forma sucinta : A partir dos fatos, prefigurar a existência de uma função simbólica e buscar a rede de relações que as une. DURAND, Yves. Lexploration de limaginaire. Paris : Lspace Bleu, 1988.

6 Observações a partir da leitura da rede relações semânticas Busca da alma do grupo ( a chave*), seu centro motivador energético**; Definição de aliança*** no SIMULAB. Parceiros, aliados. O indivíduo e suas alianças internas, sua história. * O simbolismo da chave tem duplo papel: abertura e fechamento. É o símbolo do mistério a penetrar, do enigma a resolver, da ação dificultosa a empreender, em suma, das etapas que conduzem à iluminação e à descoberta ** Em muitas cosmogonias, a vibração seria a própria natureza da ação criadora, da energia e de toda a existência. Os entrelaçamentos simbolizam os vínculos que unem os membros de um corpo social. Também o conjunto das conexões químicas e elétricas do cérebro do homem, seus milhares de neurônios e sinapses. Simbolizarão, igualmente, o sistema central de uma rede de telecomunicações e, mais de que tudo, o próprio pensamento complexo (nada se pode definir, a não ser por meio de uma rede de inter- relações ativas), cuja valorização pela sistemática tem condições de revolucionar não só a lógica tradicional, como também o método das ciências e a inteligência da comunicação. *** bérith em hebraico, sentido de compromisso ou de pacto relativo a uma pessoa ou coletividade. Em grego: diathéke e synthéke; e nas latinas foedus e testamentum. Dicionário de Símbolos, J.Chevalier e A. Gheerbrant.Trad. do francês. Ed. José Olympio, 1988.

7 Proposta de atividades # Estabelecimento de : # Código SIMULAB; direitos e deveres para membros e parceiros. # Estabelecimento de políticas internas e procedimentos para organizar o grupo. # Elaboração de um questionário para definir: - O moto SIMULAB; - o código operacional de procedimentos; - os parceiros e a natureza dos membros; - a contenção e o acolhimento das diferenças.

8 FRAME OF REFERENCE DEFINIÇÃO DE UMA LINGUAGEM ESPECÍFICA, OFERACIDA PELA ESTRUTURA CONSTRUÍDA A PARTIR DA PESQUISA DA REFERÊNCIA (BIBLIOGRÁFICA). Klabbers, J.H.G.(2006) Guest Editorial: Artifact assesment Versus theory testing. Simulation & Gaming, 37(2),

9 Desenho do artigo de Klabbers (o organizador da publicação, número 2, do volume 37): 1- Cenário ou contexto. 2- Histórico da situação. 3- Conclusão sobre a proposta. 4- Proposta atual

10 ARTIGO Piet Mondrian. Composition with red, yellow, blue and black, Óleo. Mondrian procura, pesquisa e consegue um equilíbrio composicional, despojado de todo excesso de cor, linha ou forma. Nada deve ser supérfluo em sua obra, que terá grande influência na arquitetura moderna.pesquisa Mondrian procura, pesquisa e consegue um equilíbrio composicional, despojado de todo excesso de cor, linha ou forma. Nada deve ser supérfluo em sua obra, que terá grande influência na arquitetura moderna.pesquisa OBJETO ARTIGO

11 Mondrian, Victory Boogie Woogie (unfinished), 1944 In in Victory Boogie-Woogie the grid disintegrates as a separately identifiable, independently distinguishable structure of its own. Gregory Schufreider 5- Diferenciação nas perspectivas de pesquisa teórico-cientiífica: ciências analíticas em oposição às design sciences (ciências aplicadas) usability, palavra-chave para estas. 6- Gaming não é considerado uma disciplina isolada, na academia., apenas como parte. 7- Busca da trans- e da meta-disciplinaridade. 8- Como elaborar metodologias de pesquisa em jogos e simulação.

12 9- Análise dos resultados a partir da comparação entre as questões de metodologia de avaliação em ambos os campos. 10-Conclusão : o debate subjacente demonstra que jogos e simulação tem muito a oferecer em termos de capital cultural e social Piet Mondrian. Composition with Red, Yellow and Blue / Compositie met rood, geel en blauw.

13 Para que o indivíduo contribua a partir de suas diferenças e de sua história individual para integrar o objetivo coletivo O cidadão foi cedendo lugar ao consumidor. Isolamento é O Valor maior. Sem opositor. Cidadão é aquele que se preocupa com todos, em sua comunidade. Veniston Bezerra Jr. Professor de Ciências Sociais - UERJ


Carregar ppt "SIMULAB – Laboratórios de Gestão Grupo de Pesquisa e Educação Organizacional –FEA/USP/SP (surge em 1988) –Registrado no CNPq (formalmente em 2002) Linhas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google