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Estatística Aplicada (RHS106) Plano de curso Prof. Christopher Freire Souza Centro de Tecnologia Universidade Federal de Alagoas www.ctec.ufal.br/professor/cfs.

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1 Estatística Aplicada (RHS106) Plano de curso Prof. Christopher Freire Souza Centro de Tecnologia Universidade Federal de Alagoas

2 Apresentação Primeiros contatos Porque estudar Estatística e Probabilidade? Motivação Objetivo Conteúdo programático Avaliações Bibliografia Suporte 2 Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza

3 Primeiros Contatos Identificação Formação e experiência profissional Porque escolheu esta disciplina? 3 Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza

4 Primeiros Contatos Identificação Formação e experiência profissional Porque escolheu esta disciplina? O que sabe sobre estatística? 4 Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza

5 Primeiros Contatos Identificação Formação e experiência profissional Porque escolheu esta disciplina? O que sabe sobre estatística? O que espera aprender? 5 Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza

6 Porque estudar Estatística e Probabilidade? (Uma breve história) Cientista rico e independente, desejava trazer o rigor matemático para a biologia A Origem das Espécies (Darwin, 1859) serviu de inspiração para estudar a hereditariedade da inteligência Convidou famílias para comparecer à medição de altura, peso e medidas de ossos em seu Laboratório biométrico, procurando prever características transmitidas de pais para filhos (correlação) Francis Galton 6 Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza

7 Porque estudar Estatística e Probabilidade? (Uma breve história) Distribuição Normal Observando dados acumulados em biologia, Carl (Karl) Pearson descobriu uma família de funções de distribuição de probabilidades Pearson acreditava que as funções descreveriam qualquer tipo de dispersão inferências resultariam de comparações de dispersões Tais funções poderiam ser identificadas a partir de quatro números (parâmetros) Média ( ), desvio padrão ( ), simetria ( ) e curtose ( ) Distribuição Binomial Negativa 7 Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza

8 Porque estudar Estatística e Probabilidade? (Uma breve história) Distribuição Normal Pearson acreditava que se o conjunto de dados (amostra) obtidos dos experimentos fosse suficiente (população) a estimativa dos parâmetros poderia ser realizada Com isso, os valores dos parâmetros se aproximariam dos quatro números (estatísticas) estimados a partir de amostras Carl (Karl) Pearson 8 Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza

9 Porque estudar Estatística e Probabilidade? (Uma breve história) Distribuição Normal Repetição de experimentos controlados resultam em valores diferentes, em função de influência de diversos fatores imprevistos, inobserváveis e incontroláveis (aleatoriedade) A dispersão (distribuição) de números (dados) pode ser descrita por meio de fórmulas matemáticas (função de distribuição) A fórmula nos informa a probabilidade (e não a certeza) de obtenção de um valor específico para um experimento (evento) Distribuição Binomial Negativa 9 Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza

10 Motivação O rigor matemático subjacente às técnicas de análise em Estatística confere o respaldo científico necessário para realizar inferências a partir de comparações Mesmo a descrição de comportamentos a partir de amostras de dados, etapa preliminar em estudos estatísticos, é etapa chave em aplicações nas áreas de Recursos hídricos e Meio Ambiente 10 Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza

11 Objetivo Desenvolver habilidades nos alunos para descrever e inferir comportamentos a partir de análise de dados 11 Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza

12 Conteúdo programático Introdução à Probabilidade e à Estatística: Termos básicos, hidrologia estatística, tipos de dados e pensamento crítico 1 - Análise Preliminar dos Dados: Resumos e Gráficos, Estatísticas e Análise Exploratória de Dados Probabilidade: Fundamentos, regra da adição, regra da multiplicação, probabilidade através de simulações, contagem Distribuição de Probabilidades: Fundamentos, variáveis discretas e contínuas, estatísticas amostrais Estimação dos parâmetros: Pontual e intervalar Testes de aderência: Papéis de probabilidade e testes estatísticos Testes de hipóteses: paramétricos, potência de um teste, tamanho de amostras e não-paramétricos Análise de freqüências: Tempo de retorno, Método Gráfico e Fator de freqüência Regressão linear: Simples e Múltipla 12 Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza

13 Avaliações Média de mini-testes teóricos: 10% Média das 4 melhores notas dos 5 Trabalhos: 90% Prazo: 20% (2,5 a menos na nota do item por dia de atraso) Escrita: 40%, incluindo os itens: introdução (contextualização e objetivos), método (material, técnicas e idealizações), resultados e discussão (conclusões e limitações) Apresentação: 20% Arguição: 20% (7,0 para respostas e 3,0 para participação na argüição de colegas) Para aprovação: Freqüência de pelo menos 75% Média final maior ou igual a 7,0, se critério de freqüência for respeitado 13 Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza

14 Bibliografia Triola, Mario F Introdução à Estatística. Rio de Janeiro, LTC. Tradução de: Elementary Statistics Naghettini, Mauro e Éber José de Andrade Pinto Hidrologia Estatística. Belo Horizonte, CPRM. Gordon, Nancy D., Thomas A. McMahon, Brian L. Finlayson, Christopher J. Gippel e Rory J. Nathan Stream hydrology: an introduction for ecologists. Chichester, West Sussex, England ; Hoboken, N.J., Wiley. Salsburg, David Uma senhora toma chá: Como a estatística revolucionou a ciência no século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. Tradução de: The lady taste tea Mlodinow, Leonardo O andar do Bêbado: Como o acaso determina nossas vidas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. Tradução de: The drunkards walk 14 Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza

15 Apoio Sítio eletrônico ( ) com material do curso, incluindo: Notas de aulas Material instrucional Dados para aplicações Enunciado de trabalhos Plano de curso (inclusive cronograma) 15 Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza


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