A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Índice de Desenvolvimento da Família – IDF DM/SAGI Rafael Barreto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Índice de Desenvolvimento da Família – IDF DM/SAGI Rafael Barreto."— Transcrição da apresentação:

1 Índice de Desenvolvimento da Família – IDF DM/SAGI Rafael Barreto

2 1)Objetivo da apresentação 2)Conceituação do IDF 3)Metodologia do IDF 4)Cálculo do IDF 5)Aplicabilidade do IDF

3 Familiarizar o ouvinte com o Índice de Desenvolvimento da Família – IDF, a partir de uma breve exposição de sua conceituação, metodologia e aplicabilidade para diagnóstico municipal e estadual. Ao final, espera-se que o ouvinte adquira a compreensão necessária do IDF para seu emprego como ferramenta auxiliar na formulação de iniciativas públicas para redução da pobreza a partir de sua percepção como um fenômeno multidimensional.

4 O IDF é um indicador sintético que mede o grau de desenvolvimento das famílias, possibilitando apurar o grau de vulnerabilidade de cada família do Cadastro Único, bem como analisar um grupo de famílias ou mesmo o total de unidades familiares do município. O IDF varia entre 0 e 1 e, quanto melhores as condições da família, mais próximo de 1 será o seu indicador. A unidade de análise do IDF é a família e não o indivíduo, embora o IDF de cada família seja construído a partir dos dados pessoais de seus integrantes.

5 Para contemplar as diversas dimensões da pobreza e a forma como elas afetam o desenvolvimento dos indivíduos dentro de um núcleo familiar, o IDF foi elaborado a partir de seis dimensões: Vulnerabilidade; Acesso ao conhecimento; Acesso ao trabalho; Disponibilidade de recursos; Desenvolvimento infantil; e Condições habitacionais.

6 As seis dimensões do IDF se relacionam em um nexo de causalidade que pode ser representado de forma aproximada pelo diagrama abaixo: Fonte: Barros et al 2009, Texto para discussão nº 1414, IPEA.

7 Cada uma das seis dimensões desdobra-se em componentes, os quais, por sua vez, podem abarcar uma ou mais variáveis, devidamente discriminadas a seguir: 1.Indicadores de vulnerabilidade das famílias

8 2.Indicadores de acesso ao conhecimento

9 3.Indicadores de acesso ao trabalho

10 4.Indicadores de disponibilidade de recursos

11 5.Indicadores de desenvolvimento infantil

12 6.Indicadores de condições habitacionais

13 O indicador sintético de cada componente (IC) pode ser obtido a partir da média aritmética dos indicadores abarcados pelo mesmo. Analogamente, o indicador de cada dimensão (ID) é calculado a partir da média aritmética dos indicadores de cada um dos seus componentes constituintes. O IDF é a média aritmética dos seis indicadores dimensionais. Embora este tipo de constructo vise equalizar os pesos de cada dimensão. Destarte, não necessariamente cada componente ou variável terá o mesmo peso no cômputo do IDF como um todo.

14 À guisa de ilustração, se a dimensão da vulnerabilidade familiar apresenta quatro componentes e a de escolaridade somente dois componentes, como ambas as dimensões entram com o mesmo peso no cálculo do IDF, isto quer dizer que os componentes de escolaridade têm o dobro do peso de seus equivalentes relativos à vulnerabilidade familiar. Similarmente, na dimensão de acesso ao trabalho, o componente de disponibilidade de trabalho é constituído por somente uma variável mais da metade das pessoas em idade ativa encontra-se ocupada, o que confere a esta variável o dobro do peso das duas variáveis abarcadas no componente qualidade do trabalho, respectivamente existência de ao menos um empregado formal ou empregado em atividade não agrícola.

15 Em adição, outro aspecto que deve ser ressaltado é a incidência de variáveis em cascata, deliberadamente para conferir maior importância a variáveis consideradas mais relevantes. Por exemplo, no componente escolaridade da dimensão de acesso ao conhecimento, a existência de membro da família com nível superior é contabilizada, na prática, três vezes, pois toda pessoa com formação universitária também detém, necessariamente, ensino fundamental e médio completos.

16 De forma a assimilar e consolidar os conceitos e variáveis abarcados pelo IDF, procederemos ao cálculo do IDF para duas famílias. O cálculo será feito primeiro para cada uma das variáveis, depois para seus componentes, em seguida das respectivas seis dimensões e, por fim, do IDF de cada família. Importante ressaltar que a obtenção do IDF médio de um município ou estado pode ser obtido simplesmente a partir da média aritmética do IDF de todas as famílias residentes na unidade territorial em questão.

17 De forma a assimilar e consolidar os conceitos e variáveis abarcados pelo IDF, procederemos ao cálculo do IDF para duas famílias. O cálculo será feito primeiro para cada uma das variáveis, depois para seus componentes, em seguida das respectivas seis dimensões e, por fim, do IDF de cada família. Importante ressaltar que a obtenção do IDF médio de um município ou estado pode ser obtido simplesmente a partir da média aritmética do IDF de todas as famílias residentes na unidade territorial em questão.

18 Os dados primários utilizados são de duas famílias residentes no município de Ipueira/RN. Preliminarmente, serão expostos os resultados apurados para cada uma das variáveis necessárias ao cálculo do IDF, a partir das respostas constantes nos respectivos campos no formulário do Cadastro Único. Em seguida, será calculado o IDF por variável, componente, dimensão e global.

19 Família 1Família 2 CD_FAMILIAR CD_IBGE MunicípioIpueira UFRN CD_TIPO_LOCALIDADEUrbanaRural CD_SITUACAO_DOMICILIOFinanciadoCedido NU_COMODOS65 CD_CONSTRUCAOTijolo / AlvenariaTaipa não revestida CD_ABASTECIMENTO_AGUARede PúblicaCarro Pipa CD_ILUMINACAORelógio próprioLampião CD_ESCOAMENTO_SANITARIOfossa rudimentarCéu aberto CD_DESTINO_LIXOColetadoQueimado QT_PESSOAS_CALCULADA55 QT_DEFICIENTES11

20 CD_FAMILIAR DT_NASCIMENTO 15-Sep :00:00 06/03/ /03/ Sep :00:00 2-May :00:00 23/03/ Apr :00:00 10-Aug :00:00 15-Dec :00:00 20-Oct :00:00 IN_NENHUMA_DEFICIENCI ASSSS SSSS IN_DEFICIENCIA_CEGUEIRA S IN_DEFICIENCIA_MUDEZ IN_DEFICIENCIA_SURDEZ S CD_ESCOLA Pública municipal Pública estadual Não frequenta Pública municipal Não frequent a CD_GRAU_INSTRUCAO Até 4ª série incomplet a do ensino fundame ntal Da 5ª à 8ª série do ensino fundamen tal Ensino médio incomple to Com 4ª série completa do ensino fundamen tal Com 4ª série completa do ensino fundamet al Até 4ª série incomplet a do ensino fundamen tal Com 4ª série completa do ensino fundamet al Analfabe to Até 4ª série incomplet a do ensino fundamen tal CD_SERIE_ESCOLAR 1ª série do ensino fundame ntal 6ª série do ensino fundamen tal 1ª série do ensino médio 4ª série do ensino fundamen tal 1ª série do ensino fundamen tal 4ª série do ensino fundamen tal0 3ª série do ensino fundamen tal CD_MERCADO_TRABALHO Não trabalha Assalariad o com carteira de trabalho Não trabalha Trabalha dor rural

21 CD_FAMILIAR VL_REMUNERACAO_EMPREGO VL_RENDA_APOSENTADORIA VL_RENDA_SEGURO_DESEMPREG O VL_RENDA_PENSAO_ALIMENTICI A VL_OUTRAS_RENDAS RF_ANOS_MORADIA RF_MES_MORADIA VL_DESPESA_ALUGUEL VL_DESPESA_PREST_HABITACION AL VL_DESPESA_ALIMENTACAO VL_DESPESA_AGUA VL_DESPESA_LUZ VL_DESPESA_TRANSPORTE VL_DESPESA_MEDICAMENTOS VL_DESPESA_GAS VL_OUTRAS_DESPESAS NU_PESSOA_VIVEM_RENDA CD_PARENTESCO Filho (a) Esposo (a) Mãe / responsável legalFilho (a) Esposo (a) Mãe / responsável legal

22 Família 1Família 2Família 1Família 2 DimensãoComponente IDF dimensão IDF compone nte VariávelFamília 1Família 2 Vulnerabilidade familiar Gestação e amamentação0,790,881,00 V1. Ausência de gestantes11 V2. Ausência de mães amamentando11 Crianças adolescentes e jovens0,671,00V3. Ausência de crianças11 V4. Ausência de crianças ou adolescentes11 V5. Ausência de crianças, adolescentes e jovens01 Portadores de deficiência e idosos0,50 V6. Ausência de portadores de deficiência00 V7. Ausência de idosos11 Dependência econômica1,00 V8. Presença de cônjuge11 V9. Mais da metade dos membros encontra-se em idade ativa11

23 Família 1Família 2Família 1Família 2 DimensãoComponente IDF dimensão IDF componente Variável Famíli a 1 Família 2 Acesso ao ensinoAnalfabetismo0,670,001,000,00 C1. Ausência de adultos analfabetos10 C2. Ausência de adultos analfabetos funcionais10 Escolaridade0,330,00 C3. Presença de pelo menos um adulto c/ fundamental completo10 C4. Presença de pelo menos um adulto c/ secundário completo00 C5. Presença de pelo menos um adulto c/ educação superior completa00 Acesso ao trabalho Disponibilidade de trabalho0,330,00 T1. Mais 50% dos membros em idade ativa encontra-se ocupado00 Qualidade do posto de trabalho1,000,00 T2. Presença de pelo menos um ocupado no setor formal10 T3. Presença de pelo menos um ocupado em atividade não agrícola10 Remuneração0,00 T4. Presença de pelo menos um ocupado com rendimento superior a 1 sm00 T5. Presença de pelo menos um ocupado com rendimento superior a 2 sm00

24 Fam1Fam2Fam1Fam2 DimensãoComponente IDF dim IDF comp VariávelFam1Fam2 Disponibilidad e de recursos Extrema pobreza0,560,330,670,00 R1. Despesa familiar per capita superior à linha de extrema pobreza10 R2. Renda familiar per capita superior à linha de extrema pobreza10 R3. Despesa com alimentos superior à linha de extrema pobreza00 Pobreza0,00 R4. Despesa familiar per capita superior à linha de pobreza00 R5. Renda familiar per capita superior à linha de pobreza00 Capac geração de renda1,00 R6. Maior parte da renda familiar não advém de transferências11 Desenvolvime nto Infantil Trabalho precoce1,00 D1. Ausência de pelo menos uma criança de menos de 10 anos trabalhando11 D2. Ausência de pelo menos uma criança de menos de 16 anos trabalhando11 Acesso à escola1,00 D3. Ausência de pelo menos uma criança de 0-6 anos fora da escola11 D4. Ausência de pelo menos uma criança de 7-14 anos fora da escola11 D5. Ausência de pelo menos uma criança de 7-17 anos fora da escola11 Progresso escolar1,00 D6. Ausência de pelo menos uma criança com até 14 anos com mais de 2 anos de atraso11 D7. Ausência de pelo menos um adolescente de 10 a 14 anos analfabeto11 D8. Ausência de pelo menos um jovem de 15 a 17 anos analfabeto11

25 Família 1Família 2Família 1Família 2 DimensãoComponente IDF dimensão IDF componente Variável Fam 1 Fam 2 Condições habit Propriedade do domicílio0,710,210,000,50H1. Domicílio próprio00 H2. Domicílio próprio, cedido ou invadido01 Déficit habitacional1,00 H3. Densidade de até dois moradores por dormitório11 Abrigabilidade1,000,00 H4. Material de construção permanente10 Acesso adequado à água1,000,00 H5. Acesso adequado à água10 Acesso adequado a saneamento e esgotamento sanitário0,00 H6. Esgotamento sanitário00 Acesso adequado à coleta de lixo1,000,00H7. Lixo é coletado10 Acesso adequado à eletricidade1,000,00H8. Acesso à eletricidade10 TOTAL (máx 41)0,680,42819

26 A família 1 apresenta um IDF muito superior ao da família 2 (0,68 vs 0,4, ou 70% superior) o que indica um grau de vulnerabilidade social inferior da família 1 em relação à família 2. O cálculo do IDF não pode ser feito diretamente pela soma de todas as variáveis (pois desta forma os resultados seriam iguais a 28 / 41 = 0,68 e 19 / 41 = 0,46). A comparação desta forma indicaria uma variação de somente 48% entre o IDF das famílias, contra o resultado de 70% efetivamente aferido.

27 A diferença em favor da família 1 deveu-se a condições mais favoráveis de vida nos quesitos de: condições habitacionais (maior variação encontrada, de 0,71 vs 0,21, o que reflete de certa forma a comparação pobreza rural x pobreza urbana). Disponibilidade de recursos, acesso ao trabalho e ao ensino Por sua vez, não houve variações apuradas na dimensão de desenvolvimento infantil. Finalmente, mesmo com um IDF inferior, a família 2 apresentou um resultado superior (0,88 vs 0,79) no aspecto de vulnerabilidade familiar em comparação à família 2 (por não possuir crianças ou jovens em sua composição).

28 O IDF é uma ferramenta relevante para apoiar o gestor municipal ou estadual na análise de sua população sob a ótica de uma pobreza multidimensional, e não somente baseada na renda. O uso do IDF permite um emprego mais amplo e eficiente das informações do Cadastro Único. Seu cômputo por município permite discernir localidades com população em maior ou menor situação de vulnerabilidade social. Um cruzamento disto com o percentual da população constante do cadastro único pode subsidiar o gestor estadual na priorização de localidades para aporte de recursos. A desagregação do IDF por dimensões permite o desenho de intervenções públicas adequadas, sejam elas focadas em habitação, educação, transferência de renda ou inclusão produtiva.

29 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação – SAGI Esplanada dos Ministérios – Bloco A CEP – Brasília/DF Tel.: (61) Contato


Carregar ppt "Índice de Desenvolvimento da Família – IDF DM/SAGI Rafael Barreto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google