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2013.1. Just In Time Engenharia simultânea Tecnologia de Grupo Consórcio Modular Células de Produção Desdobramento da Função Qualidade Comakership Sistemas.

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1 2013.1

2 Just In Time Engenharia simultânea Tecnologia de Grupo Consórcio Modular Células de Produção Desdobramento da Função Qualidade Comakership Sistemas Flexíveis de Manufatura Manufatura por computador (CIM) Benchmarking

3 Qualidade Rapidez Confiabilidade Flexibilidade Custo

4 MTS ou Make to Stock – produção para estoque, onde todos os riscos advindos do processo produtivo são assumidos exclusivamente pelo fabricante ou produtor: investimentos em processos e insumos, projetos, riscos de obsolescência. Como exemplo temos todos os produtos encontrados prontos no mercado, à disposição do consumidor, geralmente produtos de consumo, como vestuário, alimentos, utilidades domésticas e artigos de higiene pessoal. Normalmente tratam-se de produtos com altíssima disponibilidade, ou seja, os produtores encarregam-se de produzir mediante expectativas de venda e disponibilizar os produtos ao alcance dos consumidores

5 MTO ou Make to Order – produção mediante pedido (ou sob encomenda), onde o processo produtivo somente tem início a partir de compromisso de compra de determinado cliente ou consumidor, embora o projeto do produto já esteja previamente concebido pelo produtor. É o caso de móveis fabricados por determinada marcenaria: o cliente ou consumidor escolhe, num mostruário, o produto desejado de tal forma que o processo produtivo somente tem início depois de formalizado o compromisso de compra. Caracteriza-se por um certo tempo de atendimento, na mesma razão da complexidade do processo. A parte encomendante aceita o prazo de entrega necessário para a manufatura do produto.

6 BTO ou Built to Order – construção mediante pedido (também se caracteriza como produção mediante encomenda), com uma diferença sutil em relação ao MTO: a existência prévia de matérias-primas geralmente comuns a vários SKUs3, que somente vão ser transformadas em produto inal mediante o compromisso de compra. Como exemplo, a compra de um terno sob encomenda, a partir de alternativas de tecido disponíveis numa alfaiataria.

7 ATO ou Assembly to Order – finalização do produto mediante compromisso de compra por parte de um encomendante, onde a produção parte de subconjuntos previamente disponíveis, onde a formatação definitiva de produtos ocorre em função do compromisso de compra. Como exemplo, o atendimento de pedidos por parte da Dell Computer, que mantém estocados subconjuntos a serem utilizados na formatação final de produtos (computadores) a partir do compromisso de compra de clientes ou consumidores.

8 ETO ou Engineering to Order – toda concepção do projeto de determinado produto somente tem início após o compromisso de compra por parte do encomendante, bem como a produção do artigo projetado. As principais características consistem no alto grau de customização oferecido e no tempo geralmente longo para o atendimento. É o caso de vestidos de noiva produzidos mediante encomenda e atendendo a projeto específico para determinada cliente, garantindo exclusividade, mas requerendo considerável tempo de atendimento. Os custos do projeto do produto são assumidos integralmente pela parte encomendante.

9 Contínua Intermitente Intermitente Repetitiva Intermitente sob encomenda Grandes projetos

10 Os sistemas de produção contínua, também chamado de fluxo em linha, apresentam uma sequência linear para se fazer o produto ou serviço; os produtos são bastante padronizados e fluem de um posto de trabalho a outro numa sequência prevista.

11 Características Principais: produz os mesmos produtos por longos períodos pouca variação volumes de produção grandes fluxos inflexíveis produção automatizada investimentos elevados

12 A produção é feita em lotes. Terminando-se a fabricação do lote de um produto, outros produtos tomam o seu lugar nas máquinas. O produto original só voltará a ser feito depois de algum tempo, caracterizando-se assim uma produção intermitente de cada um dos produtos.

13 Intermitente Repetitiva: fabrica vários produtos em lotes grandes; processos pouco variados; flexibilidade intermediária; tende a produzir estoques; automação flexível para atender a todos os produtos.

14 Intermitente sob encomenda grande variedade de produtos; volumes de produção relativamente pequenos; variabilidade de processo; não se apropria para automação (muita variedade de produtos); mudanças frequentes da programação; baixo nível de estoques.

15 Tem-se uma sequência de tarefas ao longo do tempo, geralmente de longa duração, com pouca ou nenhuma repetitividade. Caracteriza-se por ter um alto custo e dificuldade de gerenciamento nas fases de planejamento e controle. produtos únicos, complexos, grande valor unitário; estrutura de produção muito flexível; automação é muito restringida

16 Planejamento da Capacidade ou Planejamento Agregado é a atividade de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, e de distribuir ou alocar esta capacidade de forma que ela possa atender à demanda. A essência da tarefa é conciliar, no nível geral e agregado, a capacidade instalada (e futura) com o nível de demanda que deve ser satisfeita.

17 A programação diferencia-se do planejamento da produção sob três aspectos: Nível de agregação dos produtos O Planejamento Agregado (tático / estratégico) da Produção lida com famílias de produtos. Já a programação trata de produtos individuais O Planejamento Agregado é um plano – uma intenção de produzir –, a programação é um agendamento – um compromisso de produzir.

18 Há duas opções "puras" para lidar com as variações ou flutuações na demanda: Ignorar as flutuações e manter os níveis das atividades constantes (política de capacidade constante). Ajustar a capacidade para refletir as flutuações da demanda (política de acompanhamento da demanda).

19 Na prática, a maior parte das organizações usará uma combinação dessas políticas "puras", embora, em geral, uma delas seja dominante. Isto inclui a previsão/gestão da demanda para ajustá-la à disponibilidade da capacidade.

20 OBJETIVO: Reduzir a incerteza sobre o futuro Reduzir os riscos na tomada de decisão Por que são necessárias as previsões de demanda? Porque existem demoras na provisão

21 DEFINIÇÃO : É uma estimação probabilística de um valor futuro ou condição, que da uma média, um intervalo e uma estimação de probabilidade do intervalo.

22 CARACTERÍSTICAS: Melhores decisões requerem melhores previsões As previsões são uma função essencial da gerencia Diretamente relacionada com a satisfação do cliente e a rentabilidade no longo prazo Quase todas as previsões se baseiam na suposição de que o passado ira se repetir

23 CARACTERÍSTICAS: A análise estatística modela o passado para prever o futuro O horizonte de previsão é determinado pelo prazo (lead time) das decisões Os métodos para curto prazo são mais simples que os de longo prazo Previsões eficazes requerem uma base de dados de demanda precisa.

24 CARACTERÍSTICAS: A base de dados de demanda é um recurso estratégico Registrar demandas, não vendas. O faltante de um artigo pode ocasionar a perda de vendas de outros complementares. Assim o faltante de um artigo pode distorcer sua previsão e a de outros complementares (isto é muito difícil de detectar) Registrar a demanda (pedidos) em tempo real, não depois Devem-se detectar demandas irregulares

25 REVISÃO DA PREVISÃO Período a período - horizonte deslizante. Ex: Se prevêem12 meses, cada mês que passa, volto prever outros 12 meses (revisou os 11 que tinha previsto e acrescento 1) Na revisão se modificam previsões realizadas e se acrescenta um período novo

26 MÉTODOS DE PREVISÃO QUANTITATIVOS INTRÍNSECOS EXTRÍNSECOS QUALITATIVOS

27 MÉTODOS DE PREVISÃO Quantitativos Intrínsecos Baseados na análise de séries de tempo Série de tempo: Sucessão de observações de uma mesma variável em intervalos regulares de tempo.

28 MÉTODOS DE PREVISÃO Quantitativos Extrínsecos Modelos causais Modelam a relação entre a demanda e outras variáveis (variáveis independentes) para projetar o futuro.

29 MÉTODOS DE PREVISÃO Métodos qualitativos Baseados em juízos e opiniões Pesquisa de mercados; Painéis de experts etc.

30 MÉTODOS DE PREVISÃO Métodos qualitativos São úteis: quando não existem dados históricos suficientes (novos produtos); em previsões de longo prazo, quando não se pode supor que o passado ira-se repetir; para ajustar valores obtidos por métodos quantitativos.

31 Sistema de Informação baseado em computador: Processa e valida os dados em tempo real Atualiza uma base de dados com a demanda de 24 a 36 meses ou mais (no caso que se precise mudar de método ou ajustar) Gera automaticamente previsões de até 12 meses para todos os itens Integra os diferentes métodos para modelar demandas com tendência e sazonalidade

32 Sistema de Informação baseado em computador: Analisa demanda histórica e propõe o método mais adequado para cada item Releva dados desde distintos lugares (outros sistemas) Agrupa os itens com baixa demanda para previsões agregadas Permite a operação interativa de distintos tipos de usuários

33 Sistema de Informação baseado em computador: Gera informes e gráficos para diferentes níveis de decisão Integra as necessidades de previsão de demanda de diferentes áreas da empresa, como Operações, Comercialização e Finanças Um sistema de previsão é consideravelmente mais complexo que os métodos de previsão. É muito mais que um pacote de software de previsão.

34 HORIZONTES DE PREVISÃO Imediato:Menos de 1 mês, por dias ou semanas Curto:1 a 3 meses, por semanas ou meses Médio:3 meses a 2 anos, por meses ou trimestres Longo:2 a 10 anos, por trimestres ou anos


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