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Prof. Victor Creti Bruzadelli

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Apresentação em tema: "Prof. Victor Creti Bruzadelli"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Victor Creti Bruzadelli
Cultura

2 Cultura Conceitos: “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (Tylor). “A cultura consiste em padrões de comportamento adquiridos por meio de símbolos, e que constituem as realizações características de grupos humanos, inclusive em suas materializações em artefatos” (Kluckhohn).

3 Cultura Cultura: Também chamada de herança social
Conjunto de símbolos e costumes de um povo, aprendidos com a convivência; Tudo aquilo que é humano, mas não é biológico; Linguagem → Expressão e difusão cultural.

4 Cultura Como aprendemos a cultura:
Forma Assistemática: aprende-se com a própria convivência Forma Sistemática: aprende-se a partir de instituições organizadas com este objetivo

5 Cultura Elementos da Cultura:
Traços Culturais: Menores elementos da cultura; não podem ser compreendidos separadamente Complexos Culturais: Conjunto de traços culturais e suas relações; tornam a cultura inteligível Área Cultural: Local onde se realiza determinada cultura Padrão Cultural: Comportamentos compartilhados por um mesmo grupo de indivíduos

6 Cultura As duas faces da cultura:
Cultura Material: Aquela que é tangível Ex: Santos católicos, cocar indígena, relógio...

7 Cultura As duas faces da cultura:
Cultura Imaterial: Aquela que é intangível Ex: Passos de dança, festas, língua...

8 Cultura Subculturas: Fragmentações dentro da cultura
Tipos de subcultura: Regionais: diferentes subculturas de país de acordo com suas características regionais Comportamentais: subculturas que habitam o mesmo espaço e se diferenciam pelo comportamento → “Tribos Urbanas”

9 Cultura Processos Culturais:
Aculturação: Total assimilação de elementos de uma cultura por outra, inviabilizando a existência da primeira Transculturação: Troca de elementos culturais entre duas ou mais culturas gerando um novo fenômeno cultural

10 Cultura Culturas híbridas:
Conceito: Culturas que não pertencem a apenas uma área cultural, mas à cultura mundial. Característica típica do fim do século XIX e XX; Proporcionada pelos avanços tecnológicos em telecomunicações e transporte que facilitaram as Transculturações; OBS.: Hibridação não significa a morte das demais culturas, apenas convivência!!!

11 Fluidez de identidades
Cultura Identidade cultural: Aquilo que gera unidade e sentimento de pertencimento ao grupo cultural “Identidade cultural na pós-modernidade”, Stuart Hall Fluidez de identidades

12 Cultura Etnocentrismo: Problema de alteridade (Oposto de identidade)
Crença na superioridade da sua cultura sobre as outras Postura que deve ser evitada, já que as culturas são apenas diferentes e não hierarquizadas

13 Cultura Etnocentrismo

14 Cultura Controle Social:
“é o conjunto dos meios e processos pelos quais um grupo ou uma unidade social leva os seus membros a adotarem comportamentos, normas, regras de conduta, até mesmo costumes, conformes aos que o grupo considera bom” (Alain Birou)

15 Cultura Tipos de arte: Arte/cultura Erudita: Própria dos intelectuais
Grande sofisticação ; Academias; Arte feita para as elites; Criação individual: “Gênio” Ex.: Pintura, música erudita, literatura e etc.

16 Cultura Tipos de arte: Arte/cultura Popular:
Criação coletiva de um povo; Tradição cultural: “Autenticidade” Criação das classes mais baixas; Técnicas simples; Ex.: Folclore, cordel, cantos de trabalho e etc.

17 Cultura Indústria Cultural: Theodor W. Adorno:
“A indústria cultural se caracteriza pela produção de arte voltada para o mercado, visando apenas o lucro e não a qualidade artística da obra”.

18 Cultura Indústria Cultural: Indústria travestida em arte;
Busca de Lucro: ↓ Qualidade; Valor de Uso → Valor de Troca; Passividade e alienação frente o mundo; Fabricação em série; Ideologia: consumismo; Criação: Produtor; Modismo; Categoria “Gosto”.

19 Cultura Pop Song, John Lajoie

20 Cultura Como fazer um sertanejo universitário, Hugo César

21 Cultura Outras visões a Indústria Cultural: Marshall McLuhan:
Aldeia Global → Mundo como um único lugar Proporcionado pela Globalização e pela Indústria Cultural

22 Cultura Prisioneiros filipinos dançam Thriller (Michael Jackson)

23 Cultura Outras visões a Indústria Cultural: Alfredo Bosi:
Nova divisão da cultura: Cultura universitária Cultura popular Cultura de massas Cultura criadora individualizada: àquela produzida por “intelectuais que não vivem dentro da Universidade, e que, agrupados ou não, formariam, para quem olha de fora, um sistema cultural alto, independente dos motivos ideológicos particulares que animam este ou aquele escritor, este ou aquele artista” (BOSI, 1993, p. 309, grifo do autor)

24 Cultura Todos Juntos (Chico Buarque, Luiz Enriquez, Sergio Bardotti ) Todos juntos somos fortes Somos flecha e somos arco Todos nós no mesmo barco Esperteza, Paciência Não há nada pra temer Lealdade, Teimosia Uma gata, o que é que tem? - Ao meu lado há um amigo E mais dia menos dia - As unhas Que é preciso proteger A lei da selva vai mudar E a galinha, o que é que tem? - O bico Dito assim, parece até ridículo Um bichinho se assanhar Uma gata, o que é que é? E o jumento, o que é que tem? - Esperta - As patas E o jumento, o que é que é? E o cachorro, o que é que tem? - Paciente Não é grande coisa realmente - Os dentes Prum bichinho se assanhar Ponha tudo junto e de repente E o cachorro, o que é que é? vamos ver o que é que dá - Leal E no mundo dizem que são tantos E a galinha, o que é que é? Junte um bico com dez unhas - Teimosa Saltimbancos como somos nós. Quatro patas, trinta dentes Não parece mesmo grande coisa E o valente dos valentes Ainda vai te respeitar Vamos ver no que é que dá

25 Cultura A voz do dono e o dono da voz A louca escorregava nos lençóis
(Chico Buarque ) Chegou a sonhar amantes E, rouca, regalar os seus bemóis Em troca de alguns brilhantes Até quem sabe a voz do dono Gostava do dono da voz Enfim a voz firmou contrato E foi morar com novo algoz Casal igual a nós, de entrega e de abandono De guerra e paz, contras e prós Queria se prensar, Fizeram bodas de acetato - de fato Queria ser um prato Assim como os nossos avós Girar e se esquecer, veloz O dono prensa a voz, Foi revelada na assembléia – atéia A voz resulta um prato Aquela situação atroz Que gira para todos nós A voz foi infiel, trocando de traquéia O dono andava com outras doses E o dono foi perdendo a voz A voz era de um dono só E o dono foi perdendo a linha - que tinha Deus deu ao dono os dentes E foi perdendo a luz e além Deus deu ao dono as nozes E disse: "Minha voz, se vós não sereis minha Às vozes Deus só deu seu dó Vós não sereis de mais ninguém" Porém, a voz ficou cansada após Cem anos fazendo a santa (O que é bom para o dono é bom para a voz O que é bom para o dono é bom para vós Sonhou se desatar de tantos nós O que é bom para o dono é bom para nós) Nas cordas de outra garganta

26 Cultura Outras visões a Indústria Cultural: Andy Warhol: Pop’Art;
Aproximação da arte com o cotidiano; Temas retirados dos meios de comunicação de massa e produtos; Valorização da arte comercial; Crítica e celebração da sociedade capitalista.

27 Cultura

28 Cultura Contracultura:
Movimentos artístico e ideológicos de contestação à cultura dominante. Surgem dentro da cultura para criticá-la, debatê-la e questioná-la. Busca de ruptura com alguns “padrões culturais”.

29 Cultura Características da Contracultura: Vida comunitária;
Luta pela paz (contra as guerras, conflitos e qualquer tipo de repressão); Respeito às minorias raciais e culturais; Experiência com drogas (maconha e LSD); Liberdade nos relacionamentos sexuais e amorosos;  Anticonsumismo; Crítica aos meios de comunicação de massa; Forma despojada e livre de expressão artística; Discordância com os princípios do capitalismo.

30 Cultura Movimentos contraculturais:
Beatniks (década de 1950): Crítica ao consumismo do pós-guerra, ao American way of life, ao anticounismo e à falta de pensamento crítico.

31 Cultura Easy Rider, 1969

32 Cultura Movimentos contraculturais:
Hippies (década de 1960 e 1970): Crítica à sociedade industrial, à competição desenfreada, acumulação de riquezas, a luta pela ascensão social a qualquer preço, a estrutura familiar tradicional, a sociedade de consumo, a hábitos alimentares industrailizados e à Guerra do Vietnã.

33 Cultura Mistério do Planeta, Novos Baianos (1972)

34 Cultura Movimentos contraculturais:
Punks (fim da década de 1970): Integrado geralmente por jovens marginalizados – desempregados ou pobres. Criticavam a sociedade de consumo, a hipocrisia, os privilégios, a sociedade conformista, as desigualdades sociais. Defendiam o Anarquismo e a liberdade individual.

35 Cultura I don’t wanna grow up, The Ramones (1995)

36 Cultura Movimentos contraculturais:
Tropicália ( ): Movimento estético brasileiro que criticava a “caretice” da arte brasileira do período e buscava mesclar elementos da cultura nacional com a estrangeira na produção de suas obras de arte.

37 Cultura 2.001, Os Mutantes (1967)


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