A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criação de um Relevo Sombreado (Shaded Relief)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criação de um Relevo Sombreado (Shaded Relief)"— Transcrição da apresentação:

1 Criação de um Relevo Sombreado (Shaded Relief)

2 Objetivo: transformar um raster de elevação em Relevo Sombreado.
SRTM Topodata Relevo Sombreado

3 DOWNLOAD do SRTM Topodata Sobre o SRTM Topodata
O projeto Topodata oferece o Modelo Digital de Elevação (MDE) e suas derivações locais básicas em cobertura nacional, ora elaborados a partir dos dados SRTM disponibilizados pelo USGS na rede mundial de computadores. Desde que o Topodata foi lançado pela primeira vez, em agosto de 2008, o processamento dos dados foi sucessivamente inspecionado e revisado, com vistas a aprimoramentos e correções. Página oficial do projeto:  Download do DEM Topodata via Interface Web Para iniciar o processo de download do Topodata via Web, visite o endereço abaixo: O SRTM Topodata cobre apenas o território brasileiro. Mapa Índice Topodata: Navegação Web Você está diante do Mapa Índice Topodata criado sobre uma base de mapas OpenStreetMap. Os arquivos foram sistematicamente construídos com base na Articulação 1: do Mapeamento Sistemático (saiba mais). Por exemplo, para visualizar o rótulo das folhas, basta navegar até a localidade desejada e clicar sobre o mapa. Mapa Índice Topodata

4 Topodata: Seleção das Cenas
Parâmetros do SRTM Topodata Tipo de Raster: Contínuo (altimetria ou elevação) Projeção: Sistema Geográfico Lat/Long Datum: arbitrário (a ser definido pelo usuário) Profundidade de Bits: Float 32 Bits Formato de Arquivo: GEOTIFF Resolução Espacial: arco de segundos (aproximadamente 30 m). Por exemplo, para baixar a altimetria que representa o relevo no norte do estado de Roraima, clique sobre esse local de interesse. Na janela que será exibida, clique sobre o link Altitude para baixar o arquivo de elevação. Há outros produtos gerados a partir do modelo de elevação original, como por exemplo o SLOPE (Declividade).

5 TUTORIAL Execute o GM e clique na opção Open Your Own Data Files. Localize seu SRTM Topodata. Clique em Yes na janela seguinte.

6 Se você estiver utilizando o SRTM Topodata como raster de elevação, você deve receber janelas de aviso como estas: Apenas clique no botão OK em ambas as janelas.

7 Com o DEM Topodata aberto no Global Mapper, os valores das altitudes serão exibidos no lado esquerdo. A elevação padrão do GM possui um aspecto semelhante à imagem ao lado.

8 Para modificar esse aspecto, clique no menu Tools – Configure.
Na janela da esquerda, temos as configurações padrão do Global Mapper. A janela da direita apresenta as modificações que precisam ser realizadas para aplicar o efeito Hill Shade no SRTM. O valor de Azimute pode mudar de DEM para DEM, causando impacto direto na iluminação, portanto, teste outros valores de 0 a 360!

9 Ao aplicar as mudanças, seu SRTM deve apresentar um tom azulado.
Abra o Control Center, selecione seu SRTM e clique em Options.

10 Altere o Blend Mode para Color to Grayscale e o Shader para Daylight Shader. Clique em OK.
Este é o Relevo Sombreado!

11 Exporte o resultado como TIFF através do menu File – Export – Export Raster/Image Format.
Mantenha as configurações de acordo com a imagem ao lado!

12 O relevo sombreado é um raster muito utilizado em ilustrações.
No exemplo ao lado, ele pode trabalhar em conjunto com as curvas de nível e trazer uma nova perspectiva da paisagem.

13 Jorge Santos


Carregar ppt "Criação de um Relevo Sombreado (Shaded Relief)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google